conecte-se conosco


Cidades

Cartão Reconstrução começa a ser entregue nos municípios do Sul do Estado

Publicado

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta segunda-feira (22), o início da entrega do Cartão Reconstrução, direcionado às famílias residentes nos 13 municípios capixabas mais impactados pelas fortes chuvas do mês de março. O valor do auxílio foi reajustado para R$ 3,5 mil, com previsão de atendimento a cerca de 17 mil famílias. O investimento estadual previsto é de mais de R$ 60 milhões.

Serão contempladas famílias residentes nos municípios de Alegre, Alfredo Chaves, Apiacá, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Guaçuí, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta.

“Hoje completa um mês do fenômeno ambiental extremo que atingiu 13 municípios da região sul do Estado, principalmente Apiacá e Mimoso do Sul, onde infelizmente tivemos a perda de vidas. Desde então, trabalhamos para o restabelecimento da normalidade nessas cidades. Criamos linhas de financiamento sem juros ou com juros subsidiados para empreendedores, além disso isentamos a população de alguns tributos e taxas, incluindo, a tarifa de água. Outra medida foi a distribuição do Cartão Reconstrução, que é mais uma forma de ajudarmos as famílias  a recuperarem a normalidade de suas vidas”, afirmou o governador.

Leia mais:  Programa de estágio do Governo do Estado está com mais de 1.300 vagas abertas

A secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grillo, explica que a determinação do governador é para que todas as famílias que têm direito ao auxílio o recebam o mais rápido possível. “Nossas equipes estão há 15 dias trabalhando para garantir que o Cartão Reconstrução possa chegar a quem realmente precisa, no menor espaço de tempo possível, com eficácia e transparência de todo processo”, disse.

O pagamento do benefício será liberado por lotes mensais, à medida que o processo de triagem da documentação das famílias for feito. A previsão é que o pagamento do segundo lote aconteça no dia 17 de abril. Um calendário de pagamento será disponibilizado no site da Setades, nas próximas semanas.

Nos municípios de Mimoso do Sul, Apiacá e Bom Jesus do Norte, que tiveram os equipamentos públicos afetados de forma mais significativa, o Governo do Estado intensificou a atuação de equipes para restabelecer o atendimento à população. Para agilizar o processo de obtenção do benefício, servidores da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), em parceria com servidores municipais, estão fazendo a triagem in loco para cadastramento e a validação das famílias que têm direito ao Cartão Reconstrução.

Leia mais:  Banestes recebe mais de 31 mil inscrições para concurso

Para saber quem pode ter acesso ao Cartão Reconstrução, acesse: https://setades.es.gov.br/cartao-reconstrucao-perguntas-e-respostas

publicidade

Cidades

Vitória nomeia aprovados em processo seletivo para atuarem na Saúde do município

Publicado

Prefeitura de Vitória nomeou mais 38 profissionais para atuarem na Saúde do município, por tempo determinado, de acordo com os Editais de Convocação 067/2025 e 068/2025. A publicação está no Diário Oficial desta terça-feira (25).

Dentre os nomeados para as vagas estão auxiliares de consultório dentário, assistente farmacêutico, arteterapeuta, assistente social, médicos clínicos, pediatra, ginecologista, técnico de edificações e técnicos de enfermagem.

Os candidatos aprovados devem entregar os documentos exigidos na Gerência de Recrutamento, Seleção e Registros (atendimento RH), localizada na sede da Prefeitura de Vitória. O prazo para entrega dos documentos começa na próxima segunda-feira (31) e vai até sexta-feira (4) da mesma semana, das 8 às 17 horas.

É necessária a apresentação do comprovante de inscrição (impresso) e dos documentos que comprovem as informações declaradas no ato da inscrição.

Leia mais:  Certificação internacional atesta a excelência ambiental da celulose fluff da Suzano por meio do selo EU Ecolabel
Continue lendo

Cidades

Palestra em escola de Pinheiros alerta para a escalada da violência contra a mulher

Publicado

– A psicóloga Gabriela Andrade da Silva levou um tema urgente para as alunas da Escola Emir de Macedo Gomes na última terça-feira (18). Em alusão ao mês da mulher, a palestra “As Múltiplas Facetas da Violência Contra a Mulher” trouxe um panorama preocupante da realidade enfrentada por milhares de brasileiras – e que também se reflete no município de Pinheiros.

– Durante o encontro, Gabriela apresentou dados alarmantes sobre a violência de gênero no Brasil, no Espírito Santo e na cidade. Somente entre janeiro e março deste ano, foram registrados 33 casos de violência contra mulheres e cinco ameaças, além de outros episódios de agressão.

– A psicóloga destacou que o problema não escolhe classe social e está presente em diversos bairros, mas com maior incidência em Santo Antônio, Jundiá, Pinheirinho e no distrito de São João do Sobrado.

– A iniciativa faz parte de um esforço contínuo para levar informação e conscientização às jovens, promovendo um debate necessário sobre o combate à violência e os caminhos para romper esse ciclo. Gabriela continuará visitando outras escolas da rede municipal para ampliar a discussão e fortalecer a rede de apoio às vítimas.

Leia mais:  Programa de estágio do Governo do Estado está com mais de 1.300 vagas abertas

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana