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CartãoGV já pode ser recarregado via aplicativo e nas funções crédito e débito

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Para trazer mais inovação e facilidades aos usuários do transporte coletivo da Grande Vitória, o Governo do Estado e os consórcios lançam mais um importante recurso, unindo o aplicativo ÔnibusGV* e o CartãoGV, Bilhete Único Metropolitano. Agora, já é possível fazer a recarga do Cartão, por meio do aplicativo. A novidade foi anunciada na tarde desta quarta-feira (18) pelo governador Renato Casagrande, no Palácio Anchieta, em Vitória.

“Estamos terminando o ano de 2019 com muito o que comemorar na mobilidade. Demos vários passos adiante. Iniciamos o processo de renovação da frota. Já temos 103 ônibus com ar-condicionado e 600 com wi-fi. O aplicativo ÔnibusGV é utilizado por 300 mil pessoas e chegamos a 900 mil acessos no aplicativo por dia. Além disso, realizamos a integração de tecnologia dos cartões com os sistemas municipais”, afirmou o governador.

Casagrande aproveitou a oportunidade para registrar outros avanços e melhorias feitas na mobilidade ao longo do ano. “Também fizemos a conclusão e entrega das obras da Avenida Leitão da Silva em 11 meses, publicamos o edital do Portal do Príncipe e anunciaremos outras importantes obras no decorrer do próximo ano. A novidade que apresentamos hoje é mais uma facilidade aos usuários do Transcol. Queremos dar mais comodidade aos usuários e que o nosso sistema de transporte seja cada dia mais eficiente”, garantiu.

Agora, ao abrir o aplicativo ÔnibusGV, o usuário vai identificar um novo botão na tela inicial, com a opção “recarga”. Ao selecionar a opção, uma nova tela será aberta, com a lista de parceiros que estão disponibilizando o serviço, como a Kim Recarga e RecargaPay. Neste momento, o usuário ainda precisa instalar o aplicativo de recarga escolhido para efetuar a compra de créditos.

O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, destacou as melhorias e facilidades agregadas ao sistema. “O usuário abre a função recarga no app e escolhe qual o serviço de recarga utilizar. Hoje são dois parceiros, mas outros podem entrar no futuro. Com o CartãoGV e novas modalidades de recarga, já conseguimos reduzir em cerca de 15% o uso do dinheiro a bordo. Isso traz mais agilidade no embarque e mais segurança para o sistema. Além disso temos uma rede ampliada de recarga, inclusive com a opção de recarregar com cartões de crédito e débito, nas lojas e no auto atendimento”, explicou.

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À medida em que novos parceiros de recarga se interessarem por oferecer o serviço, eles também estarão disponíveis no aplicativo ÔnibusGV. O tempo para que os créditos fiquem disponíveis para utilização é de até um dia útil. Outra facilidade disponível para quem utiliza o CartãoGV é a recarga com cartão de crédito e débito, que pode ser efetuada nas lojas e nas máquinas de autoatendimento, disponíveis nos terminais, Rodoviária de Vitória, shoppings e lojas do GV BUS. 

*O botão com a opção de recarga está disponível para os usuários do Sistema Android. Para o sistema IOS, é preciso aguardar a liberação da loja, que deve ocorrer nos próximos dias.

CartãoGV

O CartãoGV foi lançado em julho deste ano, com uma tecnologia mais moderna e garantindo mais comodidade aos usuários do transporte coletivo. O cartão possui tecnologia antifraudes, trazendo mais segurança e agilidade a bordo. Atualmente, o Cartão GV também é aceito nos ônibus municipais (Verdinhos e Sanremo).

Quem já utilizava algum tipo de cartão dos sistemas Transcol ou municipais e fez a migração não precisou trocar seu cartão, pois os dados migraram para o banco de dados do Bilhete Único Metropolitano. O CartãoGV também vai permitir o acesso em outros modais que serão implantados pelo Governo do Estado, como o aquaviário e o sistema compartilhado de bicicletas.

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Como adquirir: o CartãoGV pode ser adquirido nos postos de venda do GV Bus, nos terminais (lojas e agentes de venda), Ônibus Itinerante (consultar agenda no site www.cartaogv.com.br) ou ainda em farmácias parceiras. Após um cadastro simples (CPF) e com o valor mínimo de R$ 10,00 – convertidos em créditos –, o usuário adquire o seu Bilhete Único Metropolitano.

A integração tarifária entre os sistemas Transcol e municipais deve ocorrer em 2020.

Novidades do CartãoGV

– Recarga via app ÔnibusGV

– Funções crédito e débito para recarga

– Todas as lojas do GVBus já estão fazendo a venda em dinheiro e aceitando pagamentos no crédito e no débito.

– Máquinas de Autoatendimento nos terminais: venda no dinheiro, débito e crédito.

T. Itacibá

T. Jardim América

T. Campo Grande

T. Vila Velha

T. Laranjeiras

T. Carapina

T. Ibes

T. Jacaraípe

Loja Cadastro Vitória (Rua Constante Sodré, 265 – Santa Lúcia – CEP: 29055-420 – Vitória – ES. Próximo ao Centro de Convenções de Vitória.)

– Máquinas de Autoatendimento nos Shoppings: venda apenas no débito e crédito.

Rodoviária Vitória

Shopping Mestre Álvaro

Shopping Moxuara

Shopping Praia da Costa

Shopping Montserrat

Shopping Boulevard

– Nos próximos dias:

Shopping Norte e Sul

Em 2020

Shopping Vitória

Shopping Vila Velha

– Rede de parceiros: 64 farmácias cadastradas até o momento –  venda é feita conforme cada farmácia, normalmente, apenas em dinheiro.

– Agentes de venda:  atuam nos terminais fazendo comercialização de cartões e de créditos. Aceitam pagamento em dinheiro, no crédito e no débito.

– Recarga online (via site www.cartaogv.com.br para Estudante e cidadão – pagamento via boleto) 

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Plataforma Recoloca Rio Doce tem vagas de emprego em Linhares e Baixo Guandu 

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Vagas são direcionadas às empresas contratadas que atuam nas ações de reparação e compensação executadas na região

Interessados em participar de processos seletivos e conquistar uma vaga de trabalho em Linhares, Baixo Guandu e região têm a plataforma Recoloca Rio Doce para cadastrar seus currículos. A ferramenta faz parte de iniciativa da Fundação Renova para reparar e compensar os danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão (MG). Com o foco em recolocar a população no mercado de trabalho, o Recoloca visa também levar desenvolvimento humano aliado ao objetivo de estimular a retomada do desenvolvimento econômico na região atingida.

Nesta semana, estão abertas quatro oportunidades de emprego para atuação nas ações de reparação e compensação executadas pela Fundação Renova. Dessas, duas vagas são disponíveis em Linhares e oferecidas pela empresa Palma Construtora e Incorporadora para a função de pedreiro. As outras duas vagas são em Baixo Guandu, na empresa Gênese Consultoria Ambiental, Planejamento e Construções para Técnico em Segurança do Trabalho.

As vagas e os requisitos podem ser conferidos na plataforma Recoloca Rio Doce, onde os profissionais interessados devem cadastrar seus currículos, e nos Sine locais dos municípios.

A ferramenta on-line e gratuita, desenvolvida pela Fundação Renova em parceria com a Kienbaum Consultoria, é um canal disponibilizado para as pessoas das comunidades atingidas que buscam inserção no mercado de trabalho.

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“O objetivo é formar um banco de currículos qualificado, no qual as empresas encontram profissionais conforme suas demandas. As empresas também anunciam as suas vagas”, diz Jucilene Junia Martins, analista do Programa de Estímulo à Contratação Local da Fundação Renova.

Com o uso da plataforma, os currículos impressos não serão mais considerados nos processos seletivos de fornecedores e parceiros da Fundação Renova. O cadastramento do currículo não garante a contratação, mas é requisito para concorrer às vagas. Os documentos digitais, unificados na plataforma, possibilitam um maior alcance e acesso às vagas, já que as necessidades das empresas são mapeadas e os candidatos, direcionados de acordo com as demandas de cada empreendimento. 

Capacitações de mão de obra

O Recoloca Rio Doce também oferece capacitações para o mercado de trabalho, como treinamentos e videoaulas sobre elaboração de currículos, o que possibilita o aprimoramento das habilidades dos profissionais dos profissionais das regiões impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão. A iniciativa amplia as possibilidades de os profissionais atingidos retornarem ao mercado de trabalho no município.

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Mão de obra local

A valorização da mão de obra local é um dos compromissos da Fundação Renova para execução das atividades de reparação, conforme previsto no Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC) e no Termo de Acordo de Mariana. Fornecedores da Fundação Renova também consideram a priorização da contratação local para execução dos seus trabalhos.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

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“Caixaça Econômica”: distribuidora do ES faz sucesso com nome, mas Caixa pede alteração

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A distribuidora de bebidas fica no bairro Nova Rosa da Penha, em Cariacica, e viralizou nas redes sociais

Uma distribuidora de bebidas bombou nas redes sociais após adotar um nome fazendo alusão à Caixa Econômica Federal. A criatividade do proprietário do estabelecimento, que fica no bairro Nova Rosa da Penha, em Cariacica, deu o que falar e a “Caixaça Econômica” ganhou destaque nacional. 

A brincadeira, mesmo sendo positiva para o estabelecimento, chamou a atenção até da diretoria da Caixa, que solicitou que o nome da distribuidora fosse alterado, inclusive as cores e a fonte usadas. 

Antes de se tornar uma distribuidora de bebidas, o local funcionava como uma loja de conveniência, que vendia utensílios para o lar. Os proprietários, Adilson Ramos Júnior e Francini Moreira Alves, resolveram mudar o ramo de atuação e colocaram um nome diferenciado para chamar a atenção de clientes e tentar aumentar as vendas.

“Aqui funcionava uma loja de conveniência, mas o negócio não estava dando muito certo. Nessa região, o comércio muito forte é de bebidas. Como atuo nesse negócio há muitos anos, resolvi mudar para uma distribuidora. Eu e minha esposa pensamos juntos e chegamos neste nome para chamar a atenção”, afirmou o proprietário.

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Em julho, um pastor, do Rio de Janeiro, estava no Espírito Santo a passeio. Quando esteve em Cariacica, pediu ajuda para encontrar um banco da Caixa, pois precisava realizar uma transação.

Foi quando os moradores deram o endereço da distribuidora do Adilson, conhecido também como “Bil”. Quando o homem chegou no local, ficou impressionado, gravou um vídeo contando a história e publicou em uma rede social.

O que Bil e Francini não imaginavam era que o vídeo daria tanta repercussão. Depois de três dias nas redes sociais, a gravação já passava de 2 milhões de visualizações.

O nome continuou chamando a atenção. Diversos moradores da região contaram que gostaram da criatividade com a escolha do nome da distribuidora. Muitos, inclusive, gravaram vídeos no local, que acabou virando “ponto turístico”.

Por ter viralizado, a história chegou ao conhecimento da Caixa Econômica Federal que, segundo o proprietário da distribuidora, teria notificado ele e a esposa, pedindo que eles retirassem referências à instituição da placa.

“A Caixa me procurou no quinto dia e pediu para tirarmos a identidade deles, que é o X. Já tiramos e já estamos com outra placa para fugir disso”, contou.

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Procurado pela reportagem, o banco confirmou que encaminhou notificação para a retirada das marcas de qualquer anúncio publicitário, ação promocional, fachada ou referência visual na internet.

A Caixa disse ainda que é a titular exclusiva dos direitos de utilização das marcas institucionais e que a utilização indevida constitui crime contra a propriedade intelectual.

Os empresários fizeram uma alteração na marca e substituíram o “X” nas cores branco e laranja, característico do banco, pelas letras “CH”. O azul-escuro e a tipografia que lembra a mesma utilizada pela instituição foram mantidas. A placa com a nova marca da distribuidora deve ser instalada até o final da semana.

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