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CartãoGV já pode ser recarregado via aplicativo e nas funções crédito e débito

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Para trazer mais inovação e facilidades aos usuários do transporte coletivo da Grande Vitória, o Governo do Estado e os consórcios lançam mais um importante recurso, unindo o aplicativo ÔnibusGV* e o CartãoGV, Bilhete Único Metropolitano. Agora, já é possível fazer a recarga do Cartão, por meio do aplicativo. A novidade foi anunciada na tarde desta quarta-feira (18) pelo governador Renato Casagrande, no Palácio Anchieta, em Vitória.

“Estamos terminando o ano de 2019 com muito o que comemorar na mobilidade. Demos vários passos adiante. Iniciamos o processo de renovação da frota. Já temos 103 ônibus com ar-condicionado e 600 com wi-fi. O aplicativo ÔnibusGV é utilizado por 300 mil pessoas e chegamos a 900 mil acessos no aplicativo por dia. Além disso, realizamos a integração de tecnologia dos cartões com os sistemas municipais”, afirmou o governador.

Casagrande aproveitou a oportunidade para registrar outros avanços e melhorias feitas na mobilidade ao longo do ano. “Também fizemos a conclusão e entrega das obras da Avenida Leitão da Silva em 11 meses, publicamos o edital do Portal do Príncipe e anunciaremos outras importantes obras no decorrer do próximo ano. A novidade que apresentamos hoje é mais uma facilidade aos usuários do Transcol. Queremos dar mais comodidade aos usuários e que o nosso sistema de transporte seja cada dia mais eficiente”, garantiu.

Agora, ao abrir o aplicativo ÔnibusGV, o usuário vai identificar um novo botão na tela inicial, com a opção “recarga”. Ao selecionar a opção, uma nova tela será aberta, com a lista de parceiros que estão disponibilizando o serviço, como a Kim Recarga e RecargaPay. Neste momento, o usuário ainda precisa instalar o aplicativo de recarga escolhido para efetuar a compra de créditos.

O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, destacou as melhorias e facilidades agregadas ao sistema. “O usuário abre a função recarga no app e escolhe qual o serviço de recarga utilizar. Hoje são dois parceiros, mas outros podem entrar no futuro. Com o CartãoGV e novas modalidades de recarga, já conseguimos reduzir em cerca de 15% o uso do dinheiro a bordo. Isso traz mais agilidade no embarque e mais segurança para o sistema. Além disso temos uma rede ampliada de recarga, inclusive com a opção de recarregar com cartões de crédito e débito, nas lojas e no auto atendimento”, explicou.

À medida em que novos parceiros de recarga se interessarem por oferecer o serviço, eles também estarão disponíveis no aplicativo ÔnibusGV. O tempo para que os créditos fiquem disponíveis para utilização é de até um dia útil. Outra facilidade disponível para quem utiliza o CartãoGV é a recarga com cartão de crédito e débito, que pode ser efetuada nas lojas e nas máquinas de autoatendimento, disponíveis nos terminais, Rodoviária de Vitória, shoppings e lojas do GV BUS. 

*O botão com a opção de recarga está disponível para os usuários do Sistema Android. Para o sistema IOS, é preciso aguardar a liberação da loja, que deve ocorrer nos próximos dias.

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CartãoGV

O CartãoGV foi lançado em julho deste ano, com uma tecnologia mais moderna e garantindo mais comodidade aos usuários do transporte coletivo. O cartão possui tecnologia antifraudes, trazendo mais segurança e agilidade a bordo. Atualmente, o Cartão GV também é aceito nos ônibus municipais (Verdinhos e Sanremo).

Quem já utilizava algum tipo de cartão dos sistemas Transcol ou municipais e fez a migração não precisou trocar seu cartão, pois os dados migraram para o banco de dados do Bilhete Único Metropolitano. O CartãoGV também vai permitir o acesso em outros modais que serão implantados pelo Governo do Estado, como o aquaviário e o sistema compartilhado de bicicletas.

Como adquirir: o CartãoGV pode ser adquirido nos postos de venda do GV Bus, nos terminais (lojas e agentes de venda), Ônibus Itinerante (consultar agenda no site www.cartaogv.com.br) ou ainda em farmácias parceiras. Após um cadastro simples (CPF) e com o valor mínimo de R$ 10,00 – convertidos em créditos –, o usuário adquire o seu Bilhete Único Metropolitano.

A integração tarifária entre os sistemas Transcol e municipais deve ocorrer em 2020.

Novidades do CartãoGV

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– Recarga via app ÔnibusGV

– Funções crédito e débito para recarga

– Todas as lojas do GVBus já estão fazendo a venda em dinheiro e aceitando pagamentos no crédito e no débito.

– Máquinas de Autoatendimento nos terminais: venda no dinheiro, débito e crédito.

T. Itacibá

T. Jardim América

T. Campo Grande

T. Vila Velha

T. Laranjeiras

T. Carapina

T. Ibes

T. Jacaraípe

Loja Cadastro Vitória (Rua Constante Sodré, 265 – Santa Lúcia – CEP: 29055-420 – Vitória – ES. Próximo ao Centro de Convenções de Vitória.)

– Máquinas de Autoatendimento nos Shoppings: venda apenas no débito e crédito.

Rodoviária Vitória

Shopping Mestre Álvaro

Shopping Moxuara

Shopping Praia da Costa

Shopping Montserrat

Shopping Boulevard

– Nos próximos dias:

Shopping Norte e Sul

Em 2020

Shopping Vitória

Shopping Vila Velha

– Rede de parceiros: 64 farmácias cadastradas até o momento –  venda é feita conforme cada farmácia, normalmente, apenas em dinheiro.

– Agentes de venda:  atuam nos terminais fazendo comercialização de cartões e de créditos. Aceitam pagamento em dinheiro, no crédito e no débito.

– Recarga online (via site www.cartaogv.com.br para Estudante e cidadão – pagamento via boleto) 

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Detran inova e agora permite indicação do real condutor infrator pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT)

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Essa é para você, proprietário de veículo. Uma multa autuada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), pelas prefeituras cujo trânsito é municipalizado ou pelo Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) foi registrada no seu veículo, mas não era você o condutor naquele dia e horário? A partir de agora, é possível indicar o real condutor pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O Detran|ES é o pioneiro no País na adesão dessa tecnologia, que foi desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) – antigo Denatran, do Ministério da Infraestrutura. 

O aplicativo Carteira Digital de Trânsito reúne uma série de informações sobre o condutor e o veículo. Além de permitir fazer a indicação do principal condutor do veículo, a adesão ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) e o informe sobre a necessidade de realizar o recall do veículo, agora é possível mais essa facilidade, sem a necessidade de acessar um outro site ou se deslocar até uma unidade do Detran|ES.  

“O mundo está caminhando a passos largos para a digitalização de documentos e procedimentos. E o Detran|ES não fica para trás. Por meio do Detran 100% Digital, programa alinhado ao planejamento estratégico do Governo Casagrande, estamos implementando a modernização do órgão, com tecnologia, equipamentos e procedimentos, facilitando a vida do usuário dos nossos serviços. Hoje, já oferecemos mais de 60 serviços digitais por meio do nosso site e aplicativos parceiros. E podem esperar porque não vamos parar por aqui”, reforçou o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira.    

Como vai funcionar 

O proprietário do veículo receberá a notificação de autuação da infração, por meio do aplicativo CDT, logo que aderir ao SNE. Se não for ele o responsável por aquela infração, é preciso acessar a multa, selecionar a opção “Real Infrator” e, posteriormente, a opção “Indicar”, informando o CPF do indicado. Esse, por sua vez, receberá uma notificação da indicação e deverá aceitar e efetuar a autenticação da assinatura, por meio do portal gov.br, para que o procedimento seja efetuado. Após a conclusão, será possível visualizar o documento assinado.  

A analista de negócio do Serpro, Mara Leniza, explica que com a nova funcionalidade de indicação, é possível informar o verdadeiro responsável pela infração. “Caso o indicado realize o aceite pelo aplicativo, assumirá, apenas para aquela infração, os pontos em sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH)”, informa.   

Notificação de infrações a terceiros 

Anteriormente, o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) enviava notificações de infrações apenas para o atual proprietário do veículo. Com a nova funcionalidade, o aplicativo agora passa a enviar também notificações eletrônicas para outras pessoas do ciclo de vida da infração, como o proprietário anterior do veículo (ou proprietário à época do cometimento da infração), o principal condutor e o real infrator. Portanto, é essencial que o proprietário do veículo e o indicado já estejam utilizando o aplicativo CDT e tenham feito a adesão ao SNE.  

Outras maneiras de fazer o indicativo de real infrator 

O Detran|ES disponibiliza, no site www.detran.es.gov.br, a possibilidade de o proprietário do veículo realizar a Indicação de Real condutor das multas autuadas pelo órgão, sem a necessidade de se dirigir presencialmente até uma unidade. 

Para ter acesso ao serviço, é necessário que a infração seja de competência do Detran|ES, que não tenha havido abordagem pelo agente de trânsito com identificação do condutor infrator e que a multa em questão seja considerada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) de responsabilidade do condutor e não do proprietário do veículo. 

Para realizar o serviço, o proprietário do veículo deverá acessar o site do Detran|ES, na área de “Infrações”, e acessar o ícone de “Indicação On-line de Condutor”, na opção de “Serviços On-line”. Para garantir a segurança do processo, será necessário informar a placa e o Renavam do veículo, o CPF ou CNPJ do proprietário e o número do Auto de Infração. 

Na página seguinte, o interessado deverá preencher o formulário com os dados do condutor infrator e anexar a Carteira Nacional de Habilitação do proprietário do veículo e do condutor que cometeu a infração, além da Declaração de Indicação de Real Condutor (Dirc), utilizando a própria Notificação de Autuação de Infração de Trânsito, em que constam os campos que devem ser corretamente preenchidos e assinados. 

O processo será analisado pela equipe do Detran|ES e, caso a indicação cumpra os critérios exigidos, ela será deferida e a pontuação será transferida para o condutor infrator. Caso a indicação seja indeferida, o proprietário do veículo será considerado responsável pela infração. Com o novo serviço, o resultado, com o deferimento ou indeferimento do processo, também será enviado por e-mail para o requerente.

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Encontro com empreendedores de Itaúnas discute ações de promoção para o destino

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Equipes da Secretaria de Turismo (Setur); da Superintendência Estadual de Comunicação Social do Espírito Santo (Secom), do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) e da Associação Brasileira de Agências de Viagem do Espírito Santo (Abav) se reuniram com empreendedores da cadeia produtiva da Vila de Itaúnas, em Conceição da Barra, na última sexta-feira (17) para debater ações de fomento do destino, com vistas à promoção na 48ª Abav Expo & Collab, em Fortaleza-CE – principal feira nacional do setor – focada em agentes de viagem e operadoras de turismo. Também participaram da reunião representantes da prefeitura de Conceição da Barra e da Câmara Municipal.

Com ações voltadas ao ecoturismo e potencial de Itaúnas, o destino deve ser fortalecido com a estruturação da Trilha de Itaúnas, que faz parte da Rede Capixaba de Trilhas, no âmbito da Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso. A reunião foi a oportunidade de o poder público, empreendedores e parceiros unirem esforços no sentido de fortalecer meios de hospedagem e atrativos turísticos para qualificar a infraestrutura local, a fim de atender os turistas que chegarão à Vila, vindos de todo o País.

De acordo com a secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro, este é o momento de fortalecer o turismo sustentável e Itaúnas é a vitrine ideal para que isso aconteça. “A Vila já é conhecida e querida pelo capixaba, que se encanta com a beleza natural e história do local, mas pode ser ainda mais divulgada nacionalmente, uma vez que investimentos recentes foram entregues para qualificar o destino, como a pavimentação da Rodovia ES-010, e outros estão sendo construídos, como as oficinas de capacitação”, enfatiza.

Nesta quinta-feira (23) tem início a Oficina de Sinalização e Manejo de Trilhas de Longo Curso, que tem como público-alvo empreendedores e lideranças locais envolvidos no projeto da Rede Capixaba de Trilhas. A implementação do projeto piloto na região do Parque Estadual de Itaúnas (PEI) será também catalisador do desenvolvimento sustentável na região de forma ordenada, gerando renda para toda a cadeia produtiva do Turismo na região e projetando o destino no cenário nacional. A primeira etapa da trilha será um percurso de aproximadamente 30 quilômetros, entre Guaxindiba, ao sul do Parque, e Itaúnas.

A elaboração da Rede Capixaba de Trilhas é uma ação conjunta entre Setur, Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Diagnóstico

O Sebrae apresentou, na manhã de sexta-feira, em Conceição da Barra, o diagnóstico para o desenvolvimento sustentável do Turismo e da Cultura Barrense, que abrange as regiões de Itaúnas e Meleiras.

O estudo foi realizado por uma consultoria que identificou os principais ativos turísticos da região, capazes de potencializar o turismo e a cultura local, convergindo esforços e recursos das diversas inciativas presentes no município.

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