conecte-se conosco


Política e Governo

Casagrande apresenta Cerco Inteligente para governador do Amazonas

Publicado

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, recebeu, na manhã desta sexta-feira (13), o governador do Amazonas, Wilson Lima, no Palácio Anchieta, em Vitória. Durante o encontro, Casagrande apresentou o Cerco Inteligente que será implantado na Região Metropolitana. O capixaba destacou as potencialidades da tecnologia e apresentou outras iniciativas do Governo do Estado, como os programas Estado Presente em Defesa da Vida, Qualificar ES e CNH Social.


“O cerco fará o controle da criminalidade, da sonegação, da proteção do meio ambiente, da infraestrutura de cargas, além do trânsito. É uma estrutura que trará mais segurança aos capixabas. Também citamos outras iniciativas do Governo que estão dando resultados, como o Programa Estado Presente”, comentou o governador Casagrande.


Wilson Lima mostrou interesse em implantar o Cerco Inteligente na cidade de Manaus. “É uma solução que a gente pensa em adotar, já que 90% dos crimes acontecem na Capital”, declarou o governador amazonense.

A apresentação do Cerco foi realizada pelo secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, e pelo coordenador geral de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Governo do Estado, Victor Murad. Participaram da agenda, o deputado federal Amaro Neto e o secretário de Segurança do Amazonas, Louismar Bonates.

Leia mais:  Dessalinização: Governo do Estado busca tecnologia alternativa para ampliar abastecimento de água

Em seguida, os governadores fizeram uma visita à empresa Terca, em Cariacica, que faz a operação de um centro de distribuição. O local é um entreposto da zona franca de Manaus no Espírito Santo. O diretor superintendente da Terca, Sidemar Costa fez uma apresentação aos dois chefes do Executivo. Os secretários de Estado, Marcos Kneip (Desenvolvimento), e Rogelio Pegoretti (Fazenda) fizeram parte da comitiva.

Casagrande presenteou Wilson Lima com um livro que conta a história do Palácio Anchieta e uma cachaça capixaba. Do governador amazonense, Casagrande ganhou bombons produzidos no Amazonas.

Cerco Inteligente

O Cerco Inteligente tem por objetivo a colaboração de secretarias e órgãos do Governo, visando otimizar as ações de fiscalização do trânsito, fazendárias, ambientais e de segurança pública nas rodovias estaduais e demais vias públicas do Estado do Espírito Santo, permitindo o uso de Inteligência Artificial para identificar irregularidades como:

– Veículos com IPVA em débito

– Veículos utilizando placa “clonada”

– Veículos com notificação de Furto/Roubo

– Veículos trafegando em local/horário indevido

Leia mais:  Enivaldo indica ao Governo e profissionais da Saúde podem ter Gratificação durante a quarentena

– Transporte irregular de Rochas / Madeira / Animais / demais cargas.

Na fase 1 (RMGV) e Divisas, serão 680 faixas monitoradas, chegando a 1600 faixas no total do projeto.

publicidade

Política e Governo

Prefeito Erivan Tavares se reúne com Casagrande para apresentar pautas prioritárias de Conceição da Barra

Publicado

O prefeito de Conceição da Barra, Erivan Tavares, acompanhado do vice-prefeito Marquinhos e de diversas lideranças locais, realizou importante visita ao governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, em busca de apoio para viabilizar investimentos estratégicos no município. A comitiva apresentou ao governador pautas prioritárias, destacando projetos essenciais para o desenvolvimento da cidade, com ênfase nas obras de contenção da Praia de Guaxindiba e dá Macrodrenagem dos bairros Vila dos Pescadores, Nova Betânia e Nossa Senhora Aparecida.

Visualização da imagem

A situação da Praia da Guaxindiba tem sido motivo de grande preocupação para a população local, devido ao avanço do mar e à necessidade de ações urgentes para a preservação da área, e os Bairros Vila dos Pescadores, Nova Betânia e Nossa Senhora da Conceição vem sofrendo com alagamentos, o que tem tirado o sono dos moradores. Durante a reunião, o prefeito enfatizou a importância dos projetos não apenas para proteger a região costeira e acabar com os alagamentos, mas também para impulsionar o turismo e garantir a segurança de moradores e visitantes.

Leia mais:  Tribunal de Contas declara inaplicável lei que cria cargos comissionados na Ales

Além da contenção da praia e a macrodrenagem, outros projetos estruturantes foram apresentados, incluindo melhorias na infraestrutura urbana, fortalecimento dos serviços públicos e iniciativas voltadas para o desenvolvimento sustentável da região. O governador Renato Casagrande demonstrou sensibilidade às demandas do município e se comprometeu a avaliar as propostas, reforçando a parceria entre o governo estadual e a gestão municipal para trazer avanços concretos para Conceição da Barra.

Visualização da imagem

Essa articulação entre os líderes municipais e estaduais reflete o compromisso da administração de Erivan Tavares em buscar soluções para os desafios da cidade, garantindo investimentos que promovam o bem-estar da população e a preservação ambiental.

Continue lendo

Política e Governo

Gandini alerta para risco de entrar no mar após-chuva

Publicado

Fabrício Gandini (PSD) é presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa e autor de um projeto que obriga as prefeituras a realizarem, de forma semanal, a análise de balneabilidade nas praias

Banho de mar e chuva não combinam! Quem gosta de banho de mar precisa ficar atento à balneabilidade, especialmente no período chuvoso. A recomendação feita por especialistas é que turistas e moradores esperem, pelo menos, 48 horas após as chuvas antes de entrar no mar, para reduzir riscos à saúde e evitar contaminação por água suja.

O alerta vem do presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa e autor do Projeto de Lei 5/2023, que determina que prefeituras litorâneas realizem análises semanais de balneabilidade dos corpos d’água, principalmente as praias.

Visualização da imagem

Gandini, com a filha Mariana, na praia: o deputado propõe análise semanal da qualidade da água para dar mais segurança aos banhistas.

A proposta estabelece que as prefeituras classifiquem as águas como próprias, impróprias ou interditadas, seguindo critérios e limites da Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) nº 274, de 29 de novembro de 2000.

Leia mais:  Crédito emergencial para empresas prejudicadas pelas chuvas

De acordo com Gandini, o acesso a essas informações deve ser garantido a todos os cidadãos por meio de sinalização em pontos de maior concentração de banhistas. O objetivo é informar sobre a real qualidade da água naquele local.

Os municípios deverão afixar placas com as informações de balneabilidade, incluindo a data da última análise realizada. Os resultados devem ser enviados ao Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), que também deverá publicá-los em seu site.

O projeto já foi aprovado nas comissões de Justiça, Meio Ambiente e Finanças e deve ir à votação no plenário em breve.

 ALERTA

O deputado alerta sobre os perigos de nadar logo após as chuvas, devido ao risco de contato com água contaminada.

“É preciso atenção redobrada nas regiões onde os rios deságuam no mar. Corpos d’água com coliformes fecais provenientes de esgoto doméstico ou produtos químicos oferecem riscos. Crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade são mais suscetíveis a infecções após contato com águas contaminadas. Por isso, conhecer a qualidade da água é essencial”, frisou Gandini.

Leia mais:  Governador Casagrande visita obras rodoviárias e hospital no sul do Estado

A gastroenterite é a doença mais comum associada à água poluída por esgoto, com sintomas como náusea, vômito, dor de estômago, diarreia, dor de cabeça e febre.

Exposições mais graves podem levar a disenteria, hepatite A, cólera, leptospirose e febre tifoide.

“Além de evitar o mar, as pessoas devem evitar andar em ruas alagadas e não pisar descalças em poças d’água ou lama. Alimentos que tiveram contato com inundações ou não foram lavados com água tratada não devem ser consumidos”, advertiu Gandini.

Ele recomenda, em caso de contato com água contaminada, higiene rigorosa, hidratação e atenção a sintomas por pelo menos 15 dias. Se houver dúvidas, a orientação é procurar atendimento médico.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana