Medicina e Saúde
Casos de dengue diminuem no Espírito Santo
Publicado
26/06/2020 - 18:39
O ano de 2020 está sendo diferente em relação aos casos de dengue em todo o Espírito Santo. Neste primeiro semestre, foram notificados 39.827 casos da doença. Isso representa 16.437 notificações a menos em relação ao mesmo período de 2019, quando foram registrados 56.264 casos. Os dados são do último boletim epidemiológico divulgado, nesta quinta-feira (25), pela Secretaria da Saúde (Sesa).
De acordo com o chefe do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental, Roberto Laperriere Júnior, um dos fatores que influencia nesse resultado é a diminuição da temperatura, que tende a cair ainda mais durante o inverno. Nesse período, além da redução da circulação doAedes aegypti (transmissor da dengue, zika e chikungunya), as pessoas também utilizam roupas que cobrem mais o corpo, ficando menos expostas às picadas do vetor.
“As arboviroses são multifatoriais. Mas, um fator que influencia na queda de casos é a temperatura. Este ano, percebemos que o clima está mais ameno, com o frio chegando mais cedo do que no ano passado. Dessa forma, o vetor fica menos ativo e o cidadão passa a utilizar roupas mais cobertas, estando menos exposto ao mosquito”, disse Laperriere Júnior.
Segundo ele, a diminuição dos casos também é observada no diagrama de controle, um instrumento epidemiológico que é utilizado para compreender a dinâmica da doença e traçar o seu prognóstico. Ainda de acordo com o especialista, é importante que os cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti continuem sendo intensificados. “Isso para que não haja aumento dos casos a partir de setembro, quando inicia o período sazonal da dengue”, explica.

Medicina e Saúde
Novos exames de sangue ajudam a confirmar diagnóstico de Alzheimer
Publicado
16/05/2022 - 12:42
Apesar da corrida por detecção precoce, médicos alertam que o diagnóstico do Alzheimer é complexo e continua a ser majoritariamente clínico
Desde que a mãe recebeu o diagnóstico de Alzheimer, há 13 anos, a fotógrafa e laboratorista Rosangela Andrade lida com a situação com um ponto de vista moldado pelo ofício. Para ela, quem não registra as coisas não pode ter memória. Por isso, decidiu ensinar Therezinha Motta Andrade, de 87 anos, a fotografar.
“A ideia foi criar uma espécie de jogo da memória com as fotos reveladas. Não basta encontrar a mesma imagem sobre a mesa cheia de cenas; pedia para ela falar quem eram as pessoas. Foi uma tentativa de manter minha mãe mais tempo entre nós.”
Encontrar formas de sustentar a memória viva e funcional é o desafio que move milhares de cientistas, médicos e familiares de pacientes com Alzheimer. Assim como desenvolver métodos de detecção precoce da doença degenerativa que, se estima, afeta 1,2 milhão de pessoas no Brasil (a maior parte sem diagnóstico), segundo o Ministério da Saúde. E novos exames de sangue, mais baratos que os recursos atuais, surgem como alternativa para auxiliar o diagnóstico.
Neste mês, a FDA (órgão similar à Anvisa nos EUA) aprovou um teste para estimar os níveis de placas amiloides que se acumulam, em grandes quantidades, no cérebro de quem tem a doença. O exame é da Fujirebio.
No Brasil, a Dasa acaba de lançar produto semelhante, que procura identificar dois tipos da proteína beta-amiloide. Um dos principais atrativos é evitar a realização da punção lombar para coleta do liquor. Além de ser menos invasivo, o exame de sangue custa cerca de R$ 1,5 mil, um terço dos métodos de confirmação disponíveis hoje.
ALERTA. Apesar da corrida por detecção precoce, médicos alertam que o diagnóstico do Alzheimer é complexo e continua a ser majoritariamente clínico.
“Em 80% dos casos, é feito a partir de exame físico completo, análise do histórico do paciente, de exames de sangue para descartar outros problemas e da avaliação neuropsicológica, que serve para quantificar as queixas de memória”, diz o neurologista Ivan Okamoto, do Núcleo de Excelência em Memória do Hospital Israelita Albert Einstein.
“Não é correto dar a ideia de que o diagnóstico só pode ser feito com exames subsidiários e inacessíveis à maioria”, afirma Okamoto. “Exames adicionais, como uma biópsia do liquor ou um exame de imagem (PET amiloide) para avaliar a formação de placas amiloides no cérebro, só são necessários quando restam dúvidas ou se a pessoa quer ter uma confirmação do diagnóstico por outro método”, diz o neurologista.
E há a questão do acesso. Até o início do mês, o Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas (InRad) era o único a fornecer o exame PET amiloide em São Paulo.
Além da rede pública, o InRad recebe pacientes de particulares, como Einstein e Vila Nova Star, e cobra cerca de R$ 4,5 mil. Segundo os especialistas, não faz sentido correr aos laboratórios em busca dos exames na tentativa de descobrir características da doença uma ou duas décadas antes do aparecimento dos sintomas. E nem todo positivo indica que se terá a doença.
O Alzheimer é provocado pelo acúmulo da substância amiloide. Ela é produzida diariamente e, durante o sono, eliminada pelo sistema glinfático (formado pela glia, o conjunto de células responsáveis pelo suporte e nutrição dos neurônios, entre outras funções).
“Como essa limpeza é durante o sono, os estudos sugerem que o risco de Alzheimer é mais elevado em pessoas que dormem pouco ou mal”, diz Álvaro Pentagna, coordenador do departamento de neurologia do Hospital Vila Nova Star e do laboratório do sono do Hospital das Clínicas. Como prevenção da doença, os médicos recomendam sono de qualidade, exercício físico, alimentação saudável e atividade intelectual prazerosa.
Estudos recentes ainda adicionaram novas peças ao grande quebra-cabeça. No ano passado, o grupo liderado pela cientista Heidi Jacobs, da Universidade Harvard, relacionou a má preservação de uma pequena estrutura no tronco cerebral ao desenvolvimento da doença. Neste mês, cientistas da Universidade da Califórnia, em San Diego, detectaram a enzima chamada PHGDH, relacionada ao Alzheimer, por meio de um exame de sangue.
DÉFICIT NEURONAL. A perda de uma parcela dos neurônios faz parte do envelhecimento. Além do Alzheimer, existem dezenas de outros tipos de demência. Os sintomas são similares, mas podem variar de acordo com o indivíduo. Não há cura, mas existem alguns remédios. Os pacientes de Alzheimer são tratados principalmente com medicamentos como donepezila, galantamina, rivastigmina e memantina, disponíveis no SUS. O objetivo é controlar os sintomas e reduzir a progressão da doença.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Medicina e Saúde
Norovírus: surto em Salvador deixa todo mundo preocupado e virologista faz alerta
Publicado
14/05/2022 - 13:47
Esse é um vírus altamente contagioso e pode se proliferar de forma rápida, por isso é preciso tomar muito cuidado
A UFBA – Universidade Federal da Bahia, descobriu através de um estudo recente que o número de casos de norovírus em Salvador está crescendo rapidamente. Das 35 amostras analisadas, 15 testaram positivo para o vírus.
Esse é um vírus altamente contagioso e com apenas algumas dezenas de partículas já consegue infectar uma pessoa.
O médico Diogo Umann explicou que esse vírus é muito resistente e transmitido de uma pessoa para outra com extrema facilidade.
Como a evolução por mutação desse vírus vem acontecendo de forma rápida, até o momento não foi possível criar uma vacina que possa oferecer proteção.
Entre os principais sintomas, estão: diarreia forte, vômitos e também náuseas, além de dor de cabeça, febre e dores pelo corpo.
Outra preocupação dos especialistas é que a transmissão esse vírus é maior durante o outono e o inverno, o que pode complicar ainda mais a situação, já que estamos no mês de maio e o frio está só começando no Brasil.
O virologista Gúbio Soares, do Instituto de Ciências da Saúde da UFBA vem tentando alertar a todos e disse que nos hospitais já têm pacientes com o norovírus.
“Ele não é um vírus comum de aparecer, nem que está sempre presente na população. Quando ele aparece a tendência é aumentar e causar um grande surto“, explicou Gúbio.
Para os especialistas, as pessoas estão ficando aglomeradas e, com isso, facilita a transmissão desse vírus, por isso é importante evitar qualquer tipo de contato com alguém que esteja apresentando os sintomas.
Para impedir o avanço do norovírus seria preciso adotar alguns cuidados, mas os estados e municípios brasileiros ainda não anunciaram nenhuma medida para impedir que o surto se espalhe.

Espírito Santo avança em transparência e lança Política de Dados Abertos

Governo do Estado anuncia repasses e novos investimentos em Montanha

A 15 dias do fim do prazo, quase 12 milhões não declararam o IR 2022

Nos EUA, leite para bebês desaparece das prateleiras

“Marca da besta” está relacionada ao comércio, diz evangelista ao falar de microchip
São Mateus


US3 terá plantão sábado e domingo para atendimento a pacientes de oftalmologia e angiologia previamente agendados pela CRM
São Mateus – Neste sábado e domingo, a partir das 8h, na US3 do Bairro Boa Vista, vai acontecer um...


Vereadores mateenses aprovam ajuda a projetos da Polícia Militar
Parlamentares aproveitam presença do comandante Jefson para elogiar ações da PM e reforçam demandas de Segurança Pública São Mateus –...


Na Câmara, Marcopolo projeta mais 400 empregos em São Mateus até agosto
Aos vereadores, o gerente de produção Cristiano Jackson Nanica detalhou os planos que a montadora de ônibus tem para o...
Política e Governo


Espírito Santo avança em transparência e lança Política de Dados Abertos
Em mais um avanço na área de transparência pública, o Governo do Estado publicou, nesta segunda-feira (16), data em que...


Governo do Estado anuncia repasses e novos investimentos em Montanha
O governador do Estado, Renato Casagrande, esteve, na manhã desta segunda-feira (16), no município de Montanha, na microrregião Nordeste, para...


Empresário de São Mateus recebe homenagem da Câmara de Vitória
O vereador Anderson Goggi foi o autor do reconhecimento do trabalho do empresário Cássio Caldeira acatado pelo Legislativo da capital...
Segurança


Sargento da PM é baleado durante tentativa de assalto
O sargento foi socorrido para um hospital de Vitória. Ele precisou passar por uma cirurgia, já que o tiro atingiu...


Polícia Militar apresentam à CDL propostas para segurança no comércio de Linhares
Na última quinta-feira (12), a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, a...


Operação da Sefaz apreende mais de R$ 1 milhão em bebidas sem notas fiscais
Uma fiscalização da Secretaria da Fazenda (Sefaz) apreendeu pouco mais de R$ 1 milhão em bebidas que estavam sendo comercializadas...
Camisa 10


Bola rola para Copa Sesport com partidas em Domingos Martins e Nova Venécia
A Copa Sesport teve início na noite desta quinta-feira (12), no Estádio Arthur Gerhardt Santos, em Domingos Martins, no jogo...


São Mateus estreia neste sábado na Copa SESPORT
A seleção de São Mateus estreará em casa, dia 14 (sábado), na Copa SESPORT, enfrentando Conceição da Barra. O jogo...


Copa Municipal de Futebol Society tem finais eletrizantes em Jaguaré
Organizada pela Secretaria Municipal de Esportes, Copa de Futebol Society tem finais empolgantes Jaguaré conheceu nesta quarta-feira, 11, os campeões...
Mais Lidas da Semana
-
Entretenimento09/10/2020 - 21:59
11ª edição do Circuito Banestes de Teatro acontece em formato on-line
-
Moda e Beleza02/01/2020 - 11:05
Tendência de maquiagem 2020: tudo que vai estar na moda
-
Moda e Beleza28/02/2020 - 10:23
Óleo para cabelos: ideais para cabelo cacheado, ressecado, crescer e baratos!
-
Moda e Beleza15/05/2020 - 19:12
Gelatina para cabelo – Como usar, funcionamento e benefícios
-
Moda e Beleza03/09/2020 - 08:51
Máscara capilar com aloe vera (babosa), veja receitas caseiras
-
São Mateus29/02/2020 - 19:57
Viação São Gabriel realiza Escolinha de Formação de Motoristas
-
São Mateus24/10/2020 - 14:20
Fábrica de ônibus Marcopolo sai do RJ e vem para São Mateus
-
Segurança26/03/2020 - 10:54
Cadastro de familiares de presos será feito pelo WhatsApp