conecte-se conosco


Cidades

Castrações de 600 cães e felinos fêmeas começam na próxima segunda-feira (18) em Linhares

Publicado

O serviço Castramóvel da Prefeitura de Linhares, que realiza castração de cães e gatos de tutores residentes em Linhares, começará na próxima segunda-feira, dia 18, os procedimentos para castrar 600 animais – 300 cães e 300 gatos fêmeas. O Castramóvel integra as ações de políticas públicas do Município.

Para ter direito à castração os tutores dos animais participaram de um processo de inscrição e seleção realizado pelo Departamento de Bem-estar Animal da secretaria municipal de Meio Ambiente.

Foram contemplados cães e gatos fêmeas acima de 4 meses até 7 anos, que não fossem animais braquicefálicos e com até 30kg. Só tiveram acesso ao programa animais sem raça definida (SRD).

O serviço, que é inteiramente de graça, será realizado no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do bairro Aviso de segunda-feira, dia 18, até a próxima sexta-feira, dia 22, sempre a partir das 7 horas. Os horários das cirurgias foram previamente agendados no dia da inscrição e é importante o tutor ficar atento à data e ao horário do procedimento.

Leia mais:  Governo do Estado e municípios capixabas recebem R$ 260 milhões da cessão onerosa

Nos dias 18 e 20 serão castrados os cães fêmeas e nos dias 19 e 21 os felinos fêmeas. Os tutores devem levar os animais cães com coleiras e focinheira e os animais gatos na caixa de transporte. Os animais precisam estar em jejum para realizar os procedimentos.

No ato da inscrição os tutores receberam uma cartilha com todos os cuidados antes e pós-cirurgia.

É importante o tutor levar os seguintes documentos: documento com foto (RG, CNH ou Carteira de Trabalho), comprovante de residência, caderneta de vacinação do animal atualizada (deve comprovar a aplicação da vacina antirrábica) e comprovante do NIS do Cadúnico.

Para a diretora de Bem-estar animal da Prefeitura de Linhares, Renata Rangel Rosa, o projeto é uma questão de saúde pública e de sensibilização por parte da Prefeitura de Linhares com aquelas pessoas que não têm condições de pagar por um atendimento.

“O Castramóvel da Prefeitura veio para democratizar ainda mais o acesso à castração e resguardar a saúde dos animais, conforme a nossa Política de Bem-Estar Animal. Temos certeza que será um espaço de grande sucesso, e vamos conseguir garantir mais qualidade de vida para os pets tornando esse serviço cada vez mais acessível para a população”, destacou a diretora do Departamento de Bem-estar Animal, Renata Rangel.

Além disso, a castração responsável previne doenças como tumores, a exemplo do câncer de mama nas cadelas ou gatas. A intervenção diminui também a demarcação de território e, em muitos casos, reduz a agressividade do animal.

Leia mais:  Barra de São Francisco: Projeto para dar comida a carentes atende a 612 pessoas no seu 2° dia

publicidade

Cidades

“Ônibus estava cheio e sentei na escada”, conta estudante que caiu de Transcol em Vitória

Publicado

O acidente impressionante, que aconteceu na noite de quarta-feira (4), no Centro de Vitória, foi registrado por câmera de segurança

A estudante Aundrea Camporeze, de 17 anos, arremessada de um ônibus do Sistema Transcol em movimento durante uma curva, no Centro de Vitória, contou que estava sentada nas escadas do veículo no momento do acidente. 

Em entrevista a adolescente relatou que o ônibus estava muito cheio e por conta disso precisou se sentar nas escadas no meio de duas pessoas. 

O acidente impressionante aconteceu por volta das 18h40 desta quarta-feira (4) e foi registrado por uma câmera de segurança.

“Eu lembro que naquele horário do Ifes x Vitória, o ônibus acabou se atrasando. Era para estar lá 18h10, mas se atrasou uns 20 minutos. Ele estava cheio, normalmente, sempre com pressa”, contou. 

Ela relatou que, por estar sentada nas escadas, a todo momento precisava se levantar para que pessoas pudessem entrar ou sair do ônibus, e que em determinado momento, acabou ficando próxima à porta do veículo. 

“Eu acabei sentando no meio de duas pessoas naquelas escadas da porta. Aí eu fiquei lá até o Parque Moscoso. Acabava levantando para as pessoas descerem. Então, naquele momento no Parque Moscoso, entrou uma pessoa, onde eu estava sentada entre duas pessoas, e acabei ficando naquela escada abaixo. Na curva do Parque Moscoso, o corpo acabou indo para perto da porta, mas não encostei. A porta abriu e eu acabei caindo”, relatou Aundrea. 

Leia mais:  Pedro Canário celebra 38 anos de emancipação político-administrativa

A estudante lembra que, ao cair do ônibus, foi ajudada por pessoas do próprio coletivo, após o veículo parar a cerca de 50 metros do local do acidente.

Foram as próprias pessoas que estavam no local que acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). 

Com a queda, a adolescente acabou tendo perdas materiais, como os óculos de grau e o telefone celular, que ficaram totalmente destruídos.

Aundrea, inclusive, quase foi atropelada por um carro, mas conta que sequer percebeu a aproximação do automóvel no momento. 

“Quem veio me ajudar foi o pessoal que estava no 123, e o ônibus parou a poucos metros dali. Aí veio uma enfermeira me ajudar, o pessoal ligou para o Samu e recolheu meus materiais, que estavam caídos no chão. Eu não percebi porque acabei me ajoelhando de costas e depois sentei, então não vi o carro chegando”, disse. 

A jovem foi levada ao hospital, onde permaneceu internada até esta quinta-feira (5), momentos antes da entrevista. Ela relatou que não teve ferimentos graves, mas ainda sente dor no joelho.

“Agora estou melhor, mas o joelho ainda dói. Nos dedos, as luxações melhoraram, mas aqui embaixo dói ainda”, relatou. 

“Estava correndo”, diz mãe da adolescente

A mãe da estudante descreveu que a filha  voltava da escola no momento do acidente e reafirmou que o ônibus estava lotado.

“O ônibus lotado e o motorista ‘chutando’, tanto é que ele nem viu. A menina contou que ele não viu o que havia acontecido. Quando as pessoas gritaram, ele parou”, descreveu a mãe. 

O que a empresa de ônibus diz sobre o ocorrido?

Por meio de uma nota, a GVBus lamentou o ocorrido e informou que, assim que tomou conhecimento do fato, tirou o ônibus de circulação para vistoria e colocou outro em substituição.

“O motorista acionou o Samu imediatamente para socorrer a vítima e o boletim de ocorrência foi registrado no local”, descreve a empresa.

Além disso, também é destacado que, as circunstâncias do acidente ainda estão em apuração. “Mas, é importante destacar que todos os ônibus do Sistema Transcol são equipados com um dispositivo de segurança que impede que a porta se abra com o coletivo em movimento”.

“O GVBus, por sua vez, ressalta que todos os ônibus do Sistema Transcol passam por vistoria e manutenção periódicas nas garagens. Eles são retirados de circulação quando constatado algum problema, são reparados e reencaminhados para atendimento à população”, finaliza a nota. 

Leia mais:  Suzano é destaque na premiação Deals of the Year Awards promovida pela LatinFinance
Continue lendo

Cidades

Grave acidente na BR-101 deixa um morto e dois feridos em Aracruz

Publicado

Colisão aconteceu no quilômetro 193, no distrito de Guaraná

Uma pessoa morreu em um grave acidente na BR-101. O acidente aconteceu nesta quinta-feira (5) na altura do distrito de Guaraná, em Aracruz. 

O impacto da batida deixou os veículos com as frentes completamente destruídas.

Segundo informações preliminares, três pessoas estavam envolvidas no acidente. Uma delas não resistiu aos ferimentos e morreu no local. As outras duas foram socorridas e encaminhadas para um hospital da região.

Durante o atendimento às vítimas, o trânsito precisou fluir no sistema de pare e siga por cerca de duas horas, sendo liberado posteriormente.

Leia mais:  Novas cores de ônibus do Transcol chamam a atenção. A cor vai mudar?
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana