Confederação Brasileira de Futebol sofreu pressão por parte dos esportistas para tomar a decisão
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta terça-feira (7), o adiamento dos jogos dos times gaúchos, mandantes ou visitantes, em todas as divisões do futebol brasileiro devido às chuvas no Rio Grande do Sul. Partidas como Internacional x Juventude e Atlético-MG x Grêmio, pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro, serão remarcadas, sem data prevista. Os jogos de colorados e gremistas pela Copa Sul-Americana e Copa Libertadores também foram adiados. Grêmio, Internacional e Juventude formalizaram um pedido à CBF para adiar seus compromissos no Brasileirão e na Copa do Brasil pelos próximos 20 dias, sendo assim, até dia 27 de maio. O Rio Guaíba atingiu 5,3 metros, alagando centros de treinamento e estádios dos times gaúchos. O Juventude, de Caxias do Sul, segue treinando na serra rio-grandense.
A CBF não pretende tomar uma decisão imediata e deve manter os adiamentos como solução temporária, devido à escassez de datas no calendário do futebol nacional.
O aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, está com voos suspensos até o dia 30 de maio, o que dificulta a criação de uma bolha para as equipes do Rio Grande do Sul. Além disso, as equipes gaúchas enfrentam déficit técnico e psicológico devido à falta de treinos e às consequências das chuvas. Jogadores do Internacional e Grêmio têm se mobilizado para ajudar as vítimas, com ações como distribuição de comida e participação em resgates.
Competições, que irão acontecer simultaneamente, reúnem grandes nadadores capixabas e também vão contar com atletas do Fluminense, que nadam como convidados.
O Clube AEST, recebe neste final de semana dois grandes eventos organizados pela Federação Aquática Capixaba (FAC). O I Torneio FAC de Categorias e o I Festival FAC Pré-Mirim, Mirim e Petiz reunirão atletas de diversas idades e categorias, e ambos acontecem no sábado (22), nas dependências do clube da Associação Esportiva Siderúrgica de Tubarão, que fica em Manguinhos, na Serra.
O 1º Torneio FAC de Categorias contará com a participação de 84 atletas, representando seis diferentes clubes. Já o 1º Festival FAC Pré-Mirim, Mirim e Petiz terá 35 atletas de cinco clubes do Estado, dentre eles o Álvares Cabral e também a AEST, além de atletas do Fluminense (RJ) que nadam como convidados.
Programação:
– 1ª Etapa: Aquecimento às 7h30, com início das provas às 8h15. – 2ª Etapa: Aquecimento às 14h, com início das provas às 14h45.
Atletas de destaque: Os dois eventos contarão com a presença de grandes nomes da natação capixaba e brasileira, como:
– Felipe Messias (CIBES): Campeão brasileiro absoluto nos 50m Livre em 2022 e recordista mundial master (Categoria 35+) na mesma prova. – Milena Pizzini (AEST) e Ramzy Novaes (CIBES) : Medalhistas no festival Internacional EKAT 2023, na Rússia. – Lucca Sfalsin (Álvares Cabral): Tetracampeão brasileiro na categoria Infantil e que, agora, está na categoria Juvenil, Atleta convocado para a seleção brasileira escolar para disputar, em abril, o ISF U15 Gymnasiade 2025, na Sérvia. – Matheus Ngome (Álvares Cabral): Multi recordista brasileiro de categoria, iniciando sua trajetória na categoria Infantil. – Guilherme Pagung (CIBES): Campeão brasileiro sênior em 2024, no 100m costas. – Rovanna Agrizzi (Álvares Cabral): Campeã mundial master nos 100m borboleta (Categoria 35+).
Para a surpresa de muito Fanático, a Seleção Brasileira tem como plano trocar de comando técnico visando a Copa do Mundo de 2026. Para isso, nos bastidores, a CBF já começa a se movimentar em busca do substituto de Dorival Jr.
E estamos falando, é claro, de Carlo Ancelotti, treinador do Real Madrid. O episódio de duas temporadas atrás se repete. Desta vez, as coisas são diferentes, como a entidade brasileira fazendo promessas para convencê-lo do novo projeto.
A CBF sabe que o futuro de Ancelotti no Real Madrid depende de uma grande conquista, seja ela a Champions ou La Liga, embora não possa ser descartado que o italiano, mesmo sendo campeão, finalmente aceite o desafio de treinar o Brasil, acordo que chegou a ficar próximo de ser selado há duas temporadas.
As promessas para Ancelotti
Ancelotti nunca escondeu a vontade de ser treinador do Brasil, apesar que sua prioridade sempre será o Real Madrid. Com intuito de aumentar o desejo do italiano no novo desafio, a CBF promete algumas facilidades ao treinador.
Ancelotti é alvo novamente da Seleção Brasileira. (Photo by Angel Martinez/Getty Images)
A primeira delas permitiria que Ancelotti seguisse morando em Madri, na Espanha, ou onde quisesse. Ele viajaria ocasionalmente para monitorar jogadores e liderar os campos de treinamento do Brasil.
A CBF foca totalmente em Ancelotti, pois acredita que o italiano restaurará o brilho perdido pela Seleção Brasileira nos últimos anos, com sua sabedoria de gestão diante de jogadores talentosos, como é no Real Madrid.
O que pensa o italiano?
A publicação do jornal Sport conta que não está descartado Ancelotti encerrar a carreira em clubes e, assim, assumir a Seleção Brasileira no final da temporada, onde ele estará diante de um projeto diferente e que o animou anos atrás. Seria, na Copa do Mundo de 2026, a última aventura antes de encerrar a carreira.
A Seleção Brasileira enfrenta Colômbia e Argentina pelas eliminatórias da Copa do Mundo. Do time convocado por Dorival Jr, há vários jogadores do Flamengo, atual campeão do Campeonato Carioca.