conecte-se conosco


Cidades

Cemaden prevê alto risco de chuvas no ES ainda nesta semana

Publicado

De acordo com o diretor do Cemaden, Prof. Osvaldo Moraes, as chuvas devem ficar entre 230 e 400 mm

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu na terça-feira (21), uma previsão de risco geo-hidrológico alertando que a possibilidade de pancada de chuva entre a região central de Minas Gerais e o centro-sul do Espírito Santo é alta. O Deputado Federal Evair de Melo, que acompanha a situação dos municípios de Iconha, Vargem Alta e Alfredo Chaves, entrou em contato com o diretor do órgão, Professor Osvaldo Moraes, que avisa sobre a chegada de uma frente fria e chuvas entre 230 e 400 milímetros em qualquer região do Espírito Santo.

Segundo Evair, as bacias e microbacias capixabas não suportam o alto volume de chuvas previsto entre quarta e sábado. O parlamentar pede cautela à população. “Quem vai colocar o carro na estrada, aqueles que têm atividades externas e, principalmente, quem está em área de risco precisa ter calma, acompanhar as informações e ter segurança, pois a prevenção é fundamental. Não é momento de pânico e, sim, de fazer o que for possível para salvar vidas”.

O parlamentar apresentou nesta terça-feira um documento ao Ministério da Defesa solicitando o deslocamento de militares profissionais da área da saúde para atender aos municípios capixabas que foram afetados pelas chuvas no sul do Estado do Espírito Santo.

Evair já havia solicitado o reconhecimento do Governo Federal de Situação de Calamidade nos municípios de Iconha, Vargem Alta e Alfredo Chaves e também encaminhou ofícios para o Ministério da Infraestrutura e também à Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O parlamentar solicita a adoção de quaisquer providências possibilitando a recuperação imediata das cidades.

O deputado tem atuado na busca e distribuição de doações para os municípios mais atingidos, dialogando com a população local. Evair também participou nesta segunda-feira de uma série de reuniões voltadas à busca de saídas para a reconstrução das cidades. “Nosso objetivo é já iniciar nesta semana ações administrativas para recuperamos a dignidade dos municípios atingidos pelas chuvas, como o adiamento do recolhimento de impostos, prorrogação de financiamentos, concessão de capital de giro e crédito para estoques com juros subsidiados, entre outras ações em caráter emergencial”.

Leia mais:  OAB-ES retoma serviço de vans para advocacia do interior do Estado
publicidade

Cidades

Adolescente é resgatado de helicóptero após ter pulmão perfurado por galho de árvore

Publicado

O menino e o pai faziam a poda de uma árvore no sítio da família, em Laranja da Terra, interior do Espírito Santo, quando o acidente aconteceu

Um adolescente de 16 anos foi resgatado por um helicóptero do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Secretaria da Casa Militar (Notaer) após ser atingido por um galho de árvore e ter o pulmão perfurado e as costelas quebradas.

O acidente aconteceu na manhã deste sábado (23) em Laranja da Terra, interior do Estado. Em 25 minutos, a aeronave levou o menino para o Hospital São Lucas, em Vitória, onde ele está internado.

Eles preferiram não gravar entrevista, mas contaram que o adolescente e o pai acordaram cedo e foram cortar os galhos de uma árvore no sítio da família. Durante a poda, um galho caiu em cima do menino.

Segundo informações da polícia, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) fez os primeiros atendimentos ao adolescente e acionou o transporte aéreo logo em seguida.

O Major Pablo afirmou que acionar o Notaer reduziu o tempo de deslocamento até o hospital: “Um trajeto que uma ambulância demoraria entre 3 a 4 horas para realizar, o helicóptero fez em 25 minutos”.

Ainda segundo a família, as primeira informações da equipe médica do hospital são de que o menino está na chamada “sala de choque” para se recuperar do trauma.

Leia mais:  OAB-ES retoma serviço de vans para advocacia do interior do Estado
Continue lendo

Cidades

Carro vai parar embaixo de caminhão em Nova Venécia

Publicado

Neste sábado (23), por volta de 11h15min, um acidente foi registrado na rotatória da Avenida Guanabara, em Nova Venécia.

Um veículo, Fiat Strada HD WK, de cor prata, registrado em Vila Pavão, desceu o morro que fica ao lado do posto de gasolina e descontrolado bateu na carroceria de um caminhão.

Com o impacto, o para-choques que fica na traseira do caminhão foi arrancado.

No Fiat Strada estava apenas a motorista que sofreu ferimentos em uma das mãos.

Por sorte não havia ninguém no carona, parte que ficou completamente destruída.

A motorista do Fiat Strada, em estado de choque, não soube explicar o que aconteceu.

Leia mais:  Detran-ES reforça que as atitudes individuais podem salvar vidas no trânsito e na pandemia
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana