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Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo é escolhido para avaliar robustas do Mato Grosso

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O trabalho desenvolvido pelo Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo (Cecafes) está se tornando referência no País. O laboratório do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), localizado na Fazenda Experimental de Venda Nova do Imigrante, foi escolhido para fazer a análise de qualidade de bebida de cafés robustas produzidos no Estado do Mato Grosso.

Analisadas em fevereiro, as amostras de cafés foram obtidas em experimentos conduzidos nos municípios de Tangara da Serra e Sinop, sob a coordenação da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer-MT), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Neste estudo, está sendo avaliado o comportamento agronômico de 50 clones híbridos de cafeeiros selecionados para cultivo nas condições amazônicas.

“No Mato Grosso, a produção de cafés da espécie C. canephora se concentra na parte oeste e norte do estado. Nessas regiões, a demanda por informações técnicas sobre a cultura é grande, especialmente com relação à escolha dos melhores clones para serem cultivados. Com este estudo, pretendemos identificar quais clones se adaptam melhor às condições de cultivo do oeste e norte do estado mato-grossense, e, agora, com o apoio Incaper, por meio do Cecafes, pretendemos também definir quais desses clones apresentam maior potencial para a produção de cafés especiais”, afirma o pesquisador Marcelo Curitiba Espindula, um dos coordenadores da pesquisa.

Os experimentos foram implantados em 2021 e tiveram a primeira safra colhida em 2023, no período de maio a julho. Os grãos avaliados no Cecafes são referentes a esta colheita. As principais conclusões deste primeiro ano de avaliação serão apresentadas ao público em um dia de campo que será realizado em maio de 2024, na Fazenda Experimental da Empaer no município de Sinop. A pesquisa ainda prevê a avaliação de cafés de mais três safras (2024 a 2026) no centro, para a confirmação do potencial genético de qualidade desses materiais.

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Para o coordenador do Cecafes, Douglas Gonzaga de Sousa, a parceira possibilita ampliar o conhecimento sobre a diversidade da cafeicultura brasileira.

“Provar cafés de diferentes terroirs é uma experiência enriquecedora para nossa equipe. Durante a análise sensorial, pudemos perceber toda a exuberância dos canephoras brasileiros, a diversidade de aromas e sabores à xícara e também a familiaridade e singularidade dos perfis encontrados em cada café, por se tratar de cafés oriundos de clones cultivados em condições de solo e clima diferentes dos cafés produzidos no Espírito Santo. Também é gratificante poder colaborar com outros estados produtores e ter essa integração com outras instituições”, afirma Gonzaga.

No Cecafes, as amostras dos cafés mato-grossenses passaram pelas etapas de processamento, antes de seguir para a análise sensorial da bebida, que foi acompanhada por pesquisadores da Empaer-MT.

“Foi muito interessante a experiência no Cecafes, porque é um centro muito bem organizado e coordenado, com uma equipe de trabalho muito técnica e competente. No Mato Grosso, ainda estamos desenvolvendo expertise na produção de cafés especiais. Então, é um privilégio contar com o apoio de técnicos e provadores qualificados do Espírito Santo, que se destaca como estado produtor de cafés especiais”, avalia a pesquisadora da Empaer-MT, Danielle Helena Müller.

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O Cecafes

O Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo (Cecafes) foi criado em 2020, para ajudar a impulsionar a qualidade e a competitividade do café produzido no Estado, por meio de ações de pesquisa, difusão de tecnologias, treinamentos de produtores e profissionais da cadeia produtiva, apoio a concursos de cafés especiais, entre outras atividades.

Vinculado ao Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPDI) Serrano do Incaper, o Cecafes tem como objetivo principal oferecer ações focadas na produção e obtenção de cafés especiais, atuando em conjunto com a pesquisa e extensão do Instituto, bem como com instituições parceiras e a iniciativa privada.

Para isso, o Centro conta com servidores qualificados e infraestrutura laboratorial adequada para a condução de análises de amostras experimentais de cafés, sendo uma unidade de confluência de parcerias e esforços no desenvolvimento e promoção dos cafés especiais do Espírito Santo.

Também é atribuição do Cecafes a formação de um banco didático e amostral dos cafés especiais capixabas, que seja um referencial da potencialidade das tecnologias disponíveis para a produção de cafés de qualidade. Neste ano, o alcance das atividades do Cecafes será ampliado com novas unidades de referência em regiões estratégicas do Estado.

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Criança de dois anos morre ao receber medicação errada em hospital particular

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Um menino de dois anos m0rreu após receber medicação errada durante atendimento em um hospital particular de Andradina, no interior de São Paulo, confirmou a Polícia Civil ao Terra nesta terça-feira, 13.

De acordo com o registro da ocorrência, o incidente aconteceu na noite da última terça-feira, 6. Na ocasião, a criança, identificada como José Rafael dos Santos de Souza, deu entrada na unidade com sintomas de bronquiolite.

A pediatra plantonista receitou à enfermagem que a criança fosse medicada com hidrocortisona de 100 mg. No entanto, após a aplicação, o menino teve mal-estar e apresentou queda de saturação, vômmito e soffreu uma parada cardiorresppiratória. 

“A equipe médica iniciou reanimação cardiopulmonar, massagem cardíaca externa, intubbação orotraqueal e administração de adrenalina, além de outros fármacos indicados. A monitoração contínua foi mantida, porém sem sucesso”, informou a P0lícia Civil, de acordo com o boletim de ocorrência. 

A m0rte de José Rafael foi declarada duas horas após sua chegada ao hospital, às 23h45. A médica responsável, então, identificou que o remédio administrado tratava-se de succinicolina, usado para paralisar músculos durante intubbações. A família da criança, então, chamou a p0lícia e a equipe médica foi conduzida à delegacia. 

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À P0lícia Civil, a técnica de enfermagem responsável pela aplicação do remédio informou que retirou a ampola de uma caixa identificada como hidrocortisona. Com a descoberta do erro, a equipe verificou que o frasco de succinilcolina estava na caixa errada.

Após o depoimento, a profissional foi presa em flagrante por hommicídio culposo, quando não há intenção de mattar. Ela pagou fiança de R$ 4.560 e responderá em liberdade. 

O c0rpo de José Rafael foi seppultado na tarde de quarta-feira, 7, no Cemitério Campo Santo São Sebastião, em Andradina. 

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Fraude do INSS: 473,9 mil vítimas já contestaram descontos indevidos

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Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começaram nesta quarta-feira (14) a abrir requerimentos de devolução de valores descontados indevidamente nos últimos anos, por meio dos canais oficiais da autarquia.

O pedido deve ser feito pelo aplicativo Meu INSS, pelo site ou pelo telefone 135.

Em balanço apresentado no fim do dia, o presidente do INSSGilberto Waller Júnior, informou já terem sido abertos, neste primeiro dia de funcionamento do sistema, um total de 480.660 procedimentos de reconhecimento ou não dos descontos, somando plataforma online e atendimento telefônico.

Desse total, 473.940 pessoas (98,6%) informaram não reconhecer a cobrança de mensalidade por entidade associativa. Outros 6.720 (1,4%) reconheceram os vínculos. Esses dados foram apurados até as 16h.

São 41 entidades associativas contestadas em todos esses lançamentos, abrangendo todas que têm ou tinham algum credenciamento com o órgão para fazer o desconto.

Estamos encaminhando para 41 entidades para que, em 15 dias úteis, elas informem o vínculo, documentação que comprove o vínculo ou realizem o pagamento [do desconto não autorizado]. Esse pagamento não vai para a conta do segurado, vai para a conta do Tesouro e o INSS vai ressarci-lo no pagamento em folha, na conta em que ele recebe o benefício, explicou Waller, em coletiva de imprensa.

Cerca de 9 milhões de segurados começaram a ser notificados desde terça-feira (13) sobre descontos por entidades e associações. Agora é possível saber o nome da entidade à qual o aposentado ou pensionista que teve desconto está vinculado, por meio do serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, disponível no aplicativo.

A gente precisa reforçar: a forma de entrada desse pedido é pelo aplicativo Meu INSS, central 135 ou pelo site da Previdência, no Meu INSS. Não há nenhuma outra forma de contato. A central de atendimento 135 não liga para ninguém, não entra em contato com ninguém. É você, tendo interesse, liga para o INSS. Não informe nada a ninguém, não assine nada a ninguém, não abra link algum, não dê qualquer tipo de informação, reforçou o presidente do INSS.

Sem prazo para contestar descontos

Waller Júnior também enfatizou que os segurados do INSS não precisam ter pressa em abrir o requerimento, pois não há prazo para a contestação dos valores.

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“Todos serão ressarcidos no menor tempo possível. Não precisa correr, gente não vai fechar o sistema de um hora para outra”, garantiu.

As associações que tiverem seus descontos contestados por um segurado terão de apresentar a documentação individualizada, no prazo de 15 dias úteis, também em uma plataforma própria disponibilizada pela Dataprev.

“Foi colocado à disposição das entidades um sistema que permite que elas façam exatamente esse procedimento. Já é possível para as entidades cumprirem com sua obrigação de apresentarem autorização comprobatória”, explicou Rodrigo Assumpção, presidente da Dataprev.

Para quem abriu procedimento pelo Meu INSS, após esse prazo, a documentação apresentada pela entidade poderá ser conferida, e o segurado vai poder verificar se a assinatura e os documentos conferem com seus dados.

Na mesma plataforma, o segurado pode recusar a veracidade da documentação. A entidade associativa também vai ter a opção de pagar o valor descontado, por meio de Guia de Recolhimento à União (GRU) paga ao Tesouro Nacional.

Quem vai pagar pela fraude

“A ideia inicial é que quem custeie essa indenização seja o fraudador, aquele que gerou dano a essa pessoa. Depois de verificado quantas pessoas, qual valor a ser pago, aí a gente vai verificar de onde vai sair o dinheiro e como vai sair o dinheiro. Mas, primeiro a gente precisa levantar um tanto, qual o valor”, disse o presidente do INSS.

Até o momento, o órgão conta com R$ 1 bilhão apreendido em contas de entidades já no dia da deflagração da operação contra as fraudes, no fim do mês passado.

Outros R$ 2,5 bilhões e bloqueios também já foram solicitados pela Advocacia Geral da União (AGU).

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A Dataprev, empresa que fornece o serviço de tecnologia da informação para os sistemas da Previdência, não quis adiantar o valor total contestado por esses mais de 473 mil segurados que já abriram processo na plataforma, já que os prazos de apuração sobre a legalidade dos descontos ainda estão em andamento.

Atendimento presencial

Segundo o INSS, dos mais de 480 mil requerimentos já abertos, 450.426 (93,7%) utilizaram o canal Meu INSS (aplicativo ou site). Pela Central 135, houve 30.234 ligações. Pela média dos atendimentos diários, a autarquia registrou um aumento de 13% nos atendimentos neste primeiro dia de período para pedido de devolução dos descontos.

Dos quase 100 milhões de segurados, 89,5 milhões já utilizam regularmente a plataforma Meu INSS, via aplicativo ou página na internet.

Já a média mensal de atendimento pela Central 135 é de 6,9 milhões de ligações, e o atendimento presencial chega a 2,1 milhões de pessoas, mas, nesses casos, se referem a segurados que precisam realizar algum tipo de perícia.

No momento, o presidente do INSS avalia que não é necessário expandir o atendimento de forma presencial utilizando agências de parceiros como Caixa Econômica Federal ou os Correios, que possuem maior capilaridade que o INSS, que está presente em cerca de 800 dos mais de 5,5 mil municípios brasileiros.

O INSS vem monitorando esses canais de atendimento e verificando se será necessário abrir outros canais. Esse pedido [de devolução de desconto] não tem prazo para terminar. A gente vai monitorando essa situação para verificar se é necessário encontrar parceiros, se vai precisar atender nas agências ou outras formas de busca, afirmou Gilberto Waller Júnior.

O gestor, no entanto, não descartou a possibilidade de fazer busca ativa a partir de um balanço futuro, caso segmentos específicos desses 9 milhões de segurados não tenham conseguido acessar os canais principais de atendimento para avaliar os descontos.

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