conecte-se conosco


Camisa 10

Cerimônia de abertura marca o início da Regional IV dos Jogos Escolares

Publicado

Na tarde de segunda-feira (13), foi realizada, em Santa Teresa, a cerimônia de abertura da Regional IV dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES). A competição segue até o próximo sábado (18), com a participação de sete municípios, 57 equipes e 684 estudantes.

Estarão presentes atletas de Aracruz, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra, Santa Maria de Jetibá e São Roque do Canaã, além do município-sede, disputando as modalidades coletivas de basquete, futsal, handebol e vôlei.

Na categoria infantil, de 12 a 14 anos, os times são representados por suas escolas. Já na juvenil, de 15 a 17 anos, por seleções municipais.

No último sábado (11), foi encerrada a Regional III dos Jogos, com a disputa em Montanha. Confira no fim do texto todos os campeões.

Como é tradição, os vencedores de cada região garantem vaga para as finais estaduais no Sesc de Guarapari, em julho. As disputas da categoria infantil serão entre os dias 1º a 06, e da categoria juvenil acontecem entre os dias 08 e 13.

Já as competições das modalidades individuais serão realizas nos meses de junho e julho, em um total de 15 categorias: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, triathlon, vôlei de praia, wrestling (luta olímpica) e xadrez. Confira o calendário completo aqui.

Leia mais:  'Tantas vezes sonhei... Eu não posso acreditar...' O emocionante desabafo do campeão do mundo, Lionel Messi

Etapas nacionais

Os campeões do Estado seguem para as etapas nacionais. Entre setembro e outubro, em Recife, Pernambuco, serão disputados os Jogos Escolares Brasileiros (JEBS), promovidos pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), com alunos de 12 a 14 anos (infantil). Em novembro, em João Pessoa, na Paraíba, acontecem os Jogos da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), com estudantes de 15 a 17 anos (juvenil).

Jogos Escolares

Os Jogos Escolares do Espírito Santo têm a finalidade de aumentar a participação de jovens em atividades esportivas em todas as instituições de ensino pública e privada do Estado, além de promover a ampla mobilização da juventude estudantil capixaba em torno do esporte.

A competição visa também a fomentar a prática do esporte escolar com fins educativos, a possibilitar a identificação de talentos nas escolas e a contribuir para o desenvolvimento integral do aluno como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania, com a aplicação de conhecimento e oportunidades de acesso às práticas esportivas escolares.

Confira todos os campeões da Regional III, em Montanha:

Leia mais:  Usyk derrota Tyson Fury sob olhares de Neymar e Cristiano Ronaldo

BASQUETE

Feminino infantil – EMEF Maria Aparecida dos Santos Silva Filadelfo (São Mateus)

Feminino juvenil – Conceição da Barra

Masculino infantil – EMEF Dr. Mário Vello Silvares (Conceição da Barra)

Masculino juvenil – Conceição da Barra

FUTSAL

Feminino infantil – EMEF Jorge Duffles Andrade Donati (Conceição da Barra)

Feminino juvenil – Conceição da Barra

Masculino infantil – EMEF Dr. Mário Vello Silvares (Conceição da Barra)

Masculino juvenil – Montanha

HANDEBOL

Feminino infantil – EMEF Dr. Emir de Macedo Gomes (Pinheiros)

Feminino juvenil –  Pinheiros

Masculino infantil – CEIER (Boa Esperança)

Masculino juvenil – Boa Esperança

VÔLEI

Feminino infantil – EMEF Dr. Mário Vello Silvares (Conceição da Barra)

Feminino juvenil – São Mateus

Masculino infantil – EEEFM Professora Maria Magdalena da Silva (Ponto Belo)

Masculino juvenil – Jaguaré

publicidade

Camisa 10

Árbitro capixaba faz rifa para se recuperar de acidente após perna amputada

Publicado

Francisco Cássio teve a perna amputada após acidente em dezembro e amigos organizam rifa para ajudar com custos

O árbitro de futebol capixaba Francisco Cássio teve a perna amputada após um acidente de moto no final do ano passado. Amigos do profissional estão organizando uma rifa para ajudá-lo com os custos da recuperação.

Cássio sofreu um acidente de moto quando estava voltando do treino, no dia 18 de dezembro do ano passado, próximo ao Terminal de Vila Velha. Ele chegou a ficar em coma por dois dias e internado no hospital por cinco dias. Os médicos disseram que treinar com regularidade durante a vida toda ajudou na recuperação.

O árbitro só recobrou a memória após o quinto dia de recuperação, mas não se lembra de como foi o acidente. Segundo ele, a única coisa que se recorda é que um carro o atropelou quando já estava chegando em casa e que foi arremessado por cerca de 10 metros.

Após o ocorrido, Cássio teve a perna amputada e está fazendo fisioterapia com o apoio de uma academia que pertence a um amigo. Ele ainda não conseguiu liberação do tratamento pelo SUS e pelo INSS e por isso conta com os equipamentos e profissionais da academia.

“Para a recuperação é se agarrar nas forças de Deus e seguir em frente. Infelizmente, o Governo e o INSS não ajudam”, comenta.

Francisco Cássio tem feito fisioterapia com apoio da academia de um amigo. Foto: Arquivo pessoal

Rifa para ajudar com os custos

Além de jogos profissionais, o árbitro também participava de “peladas” e jogos amadores. Cássio conta que recebeu apoio de times amadores de Vila Velha. Três amigos, que jogam em um desses times, foram os organizadores da rifa.

Leia mais:  Semifinais do Campeonato Super Master será neste sábado em Jaguaré

Bruno Barros, Cláudio Alves e Dimitrus compraram uma camisa oficial do Flamengo autografada pelo ídolo Zico e colocaram como o prêmio do sorteio. Em dois dias de rifa, mais de 130 números já foram vendidos.

O dinheiro será usado para ajudar a arcar com os custos da recuperação de Cássio e com a renda da família, já que o profissional está afastado do trabalho.

Para comprar as rifas e ajudar o árbitro, basta acessar o link https://criarifa.com/zW990LCada rifa custa R$ 10,00.

Apoio de colegas e da Federação

Além da rifa, o árbitro frisou que conta com o apoio de colegas e também da Federação de Futebol do Espírito Santo (FES).

“No dia seguinte ao acidente, houve a confraternização da arbitragem. Ali mesmo o pessoal já se juntou para me apoiar. Ajudam com dinheiro, remédios, equipamentos… Foram 27 anos de trabalho, conheci muita gente e eles estão me ajudando”, afirma o árbitro.

Ele é árbitro federado desde 1999 e já apitou jogos de Série A. Em 2023, foi o árbitro da final da Segunda Divisão do Campeonato Capixaba. Aos 50 anos, já estava caminhando para o final da carreira e seria árbitro auxiliar em 2025.

Leia mais:  Usyk derrota Tyson Fury sob olhares de Neymar e Cristiano Ronaldo

Cássio faz questão de agradecer pelo apoio que tem recebido de amigos e da FES. Ele ressalta que o presidente da comissão de arbitragem do ES, Marcos André Gomes, foi o primeiro a visitá-lo e que o presidente da Federação, Gustavo Vieira, prometeu fazer uma campanha para a compra de uma prótese.

Volta aos gramados

Francisco Cássio espera voltar aos gramados um dia. Ele afirma que sente falta de correr e apitar jogos.

“Minha mente está focada em voltar e ser o primeiro árbitro a apitar com uma prótese”, revela Cássio.

O árbitro espera voltar a apitar jogos amadores quando estiver recuperado e com uma prótese. Sobre a volta à arbitragem profissional, ele não descartou nenhuma possibilidade, apesar de não haver um programa para árbitros deficientes atualmente.

“Se a Federação convidar, seja para apitar em um jogo sub-15, 17 ou 20, eu topo!” disse Cássio.

Continue lendo

Camisa 10

Neymar faz post em casa após polêmica de festa em sítio: ‘Novelinha e dormir’

Publicado

Já Bruna Biancardi, noiva do jogador, optou por passar a noite em um restaurante japonês na companhia de amigas

Após rumores que circulavam sobre sua presença em uma festa particular, Neymar apareceu nas redes sociais na noite desta quinta-feira (13). Em uma postagem, o jogador compartilhou uma imagem de si mesmo relaxando em sua cama, assistindo televisão, acompanhada da legenda “Novelinha e dormir”. Enquanto isso, Bruna Biancardi, noiva de Neymar, optou por passar a noite em um restaurante japonês na companhia de amigas.

A assessoria de Neymar se pronunciou sobre a situação, desmentindo sua presença na festa organizada por Rafa Motta. Embora o helicóptero do atleta tenha sido avistado nas proximidades do evento, a equipe do jogador esclareceu que ele não estava no local e que frequentemente empresta sua aeronave.

Veja a publicação:

Neymar nos stories – Reprodução/Instagram

Leia mais:  Semifinais do Campeonato Super Master será neste sábado em Jaguaré
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana