conecte-se conosco


Cidades

Chácara Parreiral: Reforma e ampliação de unidade de saúde e revitalização da praça

Publicado

Foram assinadas ordens de serviço para início de duas obras importantes para o bairro

Na noite de terça-feira (30) foi assinada a ordem de serviço para a revitalização e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Chácara Parreiral, um investimento de R$ 1.366.842,07. Na ocasião, também foi anunciada a revitalização da praça do bairro, uma obra de cerca de R$ 580.000,00.

“Vamos reformar a praça como forma de compensar o carinho dos moradores dessa comunidade, que doaram parte da Associação de Moradores, um espaço de vocês, para a ampliação da unidade de saúde”, comentou o prefeito da Serra, Sergio Vidigal.

No momento, a UBS de Chácara Parreiral funciona no bairro em um imóvel alugado. A obra da nova unidade foi prevista pelo Orçamento Participativo.

“Esta é uma obra importantíssima para a comunidade. A saúde é o maior investimento da Prefeitura da Serra. Hoje temos 50 equipamentos de saúde, isso só acontece por causa dessa gestão, cada entrega como esta representa um investimento”, disse a secretária de Saúde da Serra, Fernanda Coimbra.

Leia mais:  Municípios ampliam vacinação contra a Covid-19 para três turnos

Será realizada a reforma total do imóvel com adequações para novos ambientes, iluminação, climatização e banheiros acessíveis. Já o ambiente externo, contará com nova composição de pintura, nova iluminação, novo paisagismo e calçada cidadã.

A reforma garante três consultórios e a ampliação mais cinco consultórios, além disso toda a intervenção vai proporcionar espaços novos para a recepção, copa, sala de curativo, depósito, sala de coleta, farmácia, e outros.

São serviços ofertados pela unidade de saúde de Chácara Parreiral: curativo, dispensação de medicamentos; vacinação; consultas médicas; coleta de exames, aferição de pressão, testes rápidos, encaminhamento para exames e para consulta com profissionais especialistas; entre outros.

“A unidade de saúde de Chácara Parreiral vai ficar tão linda, porque não é só reformar o espaço, vamos ampliar e climatizar todo o ambiente, e também realizar as intervenções em conjunto com a revitalização da praça, que fica em frente ao equipamento”, destacou a secretária de Obras da Serra, Izabela Roriz.

publicidade

Cidades

Prefeitura de Linhares vai lançar programa de recuperação de nascentes

Publicado

A Fazenda Santa Gertrudes, no distrito do Farias, no interior de Linhares, foi a propriedade escolhida para o lançamento do Programa de Recuperação de Nascentes, Olhos d’água e Áreas Afins, no próximo dia 21 de março (sexta-feira), às 8h30min. O objetivo do programa é a proteção de nascentes de água em toda a Linhares.

O lançamento acontece no Dia Mundial da Água e é uma iniciativa da Prefeitura de Linhares, por meio das secretarias municipais de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais.

No dia haverá o plantio de 150 mudas nativas ao redor de uma nascente existente na propriedade rural e também ocorrerá o lançamento de um edital para proprietários rurais interessados em recuperar nascentes, olhos d’águas e áreas afins em suas propriedades consolidando o compromisso do município com a sustentabilidade.

O projeto prevê também diversas ações de educação ambiental, envolvendo proprietários de terras, lideranças comunitárias, técnicos, agentes ambientais, professores, moradores e estudantes.

“É uma atitude inteligente para construirmos o futuro. Queremos que as pessoas vivam bem, com água de qualidade, e que os processos agrícolas tenham sustentabilidade”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tiago Magalhães Faria. “Este é só o início, queremos proteger muitas nascentes nos próximos anos e continuar avançando na conservação da água, que é um grande patrimônio natural”.

Leia mais:  Governador Renato Casagrande inaugura Praça Multiesportiva em Jaguaré nesta sexta-feira (24)

Guilherme Felitto da Costa, que é biólogo da secretaria municipal de Meio Ambiente, explicou que técnicos das secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura estarão em campo para orientar os agricultores sobre as ações de proteção das nascentes e destaca que o projeto conta com a contribuição de várias entidades.

“Água é um bem finito. Proteger, usar com responsabilidade, é cada vez mais necessário. Este programa mostra que estamos preocupados, sim, com a com o aspecto sustentável da nossa agricultura. E são ações que, no médio e longo prazos, ajudam a reduzir custos e perdas eventuais por clima”, destaca.

Continue lendo

Cidades

Prefeitura de Nova Venécia avança e conclui recuperação das principais estradas vicinais

Publicado

Desde o início do ano a Secretaria Municipal de Agricultura de Nova Venécia tem intensificado os trabalhos de patrolamento e recuperação das estradas vicinais e ramais pelo município, chegando ao meado do mês de março com quase 100% das principais vias recuperadas.

A iniciativa trouxe importantes melhorias de acesso às comunidades rurais, garantindo um transporte escolar de qualidade, além de facilitar o escoamento da produção agrícola e o ir e vir da população que resido no interior.

De acordo com a Secretaria de Agricultura de Nova Venécia, as estradas estavam precárias, chegando ao ponto de ter que interditar alguns trechos. “As condições de algumas estradas dificultavam muito a locomoção dos moradores e o transporte dos estudantes e da produção agrícola. Priorizamos a linha do transporte escolar e conseguimos concluir essa primeira etapa alcançando as nossas metas. Agora estamos nos aproximando da colheita do café e o nosso objetivo é melhorar a mobilidade e garantir que os agricultores possam escoar sua produção”.

Facilidade no escoamento da produção

Leia mais:  Banestes prorroga condições especiais para crédito imobiliário

Além da recuperação das vias principais, a Secretaria Municipal de Agricultura também tem se preocupado com os carreadores das lavouras. Com a proximidade da colheita do café, a pasta agora se curva para deixar as estradas das lavouras em boas condições e facilitar a vida do produtor rural.

Pontos críticos

Em algumas localidades as vias estavam em condições precárias e até intransitáveis. Na região da Travessia, um trecho estava interditado desde dezembro do ano passado, impedindo o tráfego de veículos e o escoamento da produção. Na localidade do Córrego Santa Joana, um ponto que estava interditado foi recuperado, assim como a estrada que liga o Córrego Invejadinha ao Córrego Dantas.

Ação de prevenção

Além disso, foram realizados levantamentos em áreas baixas propensas a alagamentos, com ações preventivas para evitar novos problemas durante o período chuvoso. As intervenções visam garantir mais segurança e fluidez no tráfego, beneficiando tanto os produtores rurais quanto os moradores das comunidades.

Depoimentos

“Essa recuperação é muito importante, principalmente em relação ao transporte escolar, que agora está mais seguro para as crianças. Além disso, em épocas de chuva, o caminhão que transportava o leite não conseguia passar, o que prejudicava muito os produtores. Com as melhorias, o acesso está muito melhor”.
José Duíno de Freitas / Produtor rural do Córrego Maruí

Leia mais:  Aluna de escola estadual em Laranja da Terra alcança 980 pontos na redação do Enem

“As estradas estavam cheias de buracos, o que prejudicava muito o acesso à comunidade. Agora, com o patrolamento e a recuperação, o trajeto está mais seguro e eficiente”.
Elson Ponte / Produtor rural do Córrego do Ouro

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana