conecte-se conosco


Internacional

Chinês cria escudo térmico para proteger contra o coronavírus

Publicado

Temperatura do equipamento é mais elevada para matar o vírus que está no ar e impedir o contágio com a doença 

O arquiteto chinês Sun Dayong projetou uma armadura para conter a disseminação do coronavírus pelo mundo

O equipamento chamado de Be a Batman é feito de um material termoplástico que envolve completamente o usuário como uma “bolha”. 

Para vestir, basta colocar nas costas, como uma mochila, e prender com tiras de fibra de carbono nas costas.

Segundo Sun Dayong, o dispositivo seria aconselhável para pessoas expostas à situação perigosa durante a emergência do coronavírus.

Escudo é vestido como uma mochila nas costas, mas com o formato da asa de um morcego

Escudo é vestido como uma mochila nas costas, mas com o formato da asa de um morcego

Além da barreira física, equipamento ainda tem luzes UV (ultravioleta) que elevam a temperaturas até 56º C, que seria o suficiente para matar o vírus que está no ar.

Be a Batman ainda precisa de um patrocinador para começar a ser fabricado.

Dayong acredita que após o surto, será possível usar o equipamento como um espaço privado móvel para apenas uma pessoa.

Leia mais:  Mulher judia é esfaqueada na porta de casa na França

publicidade

Internacional

China e UE suspendem importação de frango do Brasil após primeiro caso de gripe aviária em granja comercial

Publicado

China e UE suspendem importação de frango do Brasil após primeiro caso de gripe aviária em granja comercial

China e a União Europeia suspenderam por 60 dias as importações de carne e ovos de frango do Brasil, após a confirmação do primeiro caso de gripe aviária de alta patogenicidade em uma granja comercial no país. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (16) pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. O foco da doença foi detectado em uma propriedade de reprodução de aves no município de Montenegro, na região metropolitana de Porto Alegre (RS). O caso envolveu 35 animais infectados pelo vírus H5N1. Segundo o ministério, todas as aves do local foram eliminadas e a área foi isolada. Um protocolo de emergência zoossanitária foi decretado, abrangendo um raio de 10 km ao redor da granja. A produção da região está temporariamente impedida de ser exportada.

De acordo com cláusulas contratuais firmadas com os importadores, a confirmação da gripe aviária exige a suspensão automática das compras como medida de precaução sanitária. Além de China e União Europeia, países como Japão, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Argentina e Reino Unido também devem adotar restrições às importações do Rio Grande do Sul. Apesar do impacto, Fávaro destacou que o sistema de vigilância sanitária brasileiro é robusto e confiável. “Vários países já adaptaram seus protocolos para limitar as restrições apenas à região afetada. No entanto, alguns, como a China, mantêm cláusulas que exigem suspensão nacional temporária”, explicou o ministro.

Leia mais:  Vídeo: Acrobata morre ao cair durante apresentação com o marido na China

Em viagem recente à China, o governo brasileiro negociou a ampliação da exportação de produtos de origem aviária, como miúdos, patos e peru. Com a suspensão, o Ministério da Agricultura deve divulgar o cálculo das perdas comerciais. O Rio Grande do Sul responde por cerca de 15% das exportações brasileiras de carne de frango. Em 2024, o país exportou US$ 10 bilhões (aproximadamente R$ 57 bilhões) em carne de frango, o equivalente a 35% do comércio global, com destaque para empresas como BRF e JBS, que vendem para cerca de 150 países.

O Ministério da Agricultura reforçou que o consumo de carne de frango e ovos continua seguro. “O risco de contaminação está restrito a pessoas que manipulam aves infectadas vivas ou mortas, como tratadores. Por isso, são necessários protocolos rígidos para esses trabalhadores”, afirmou Fávaro. A gripe aviária tem provocado prejuízos à avicultura mundial, afetando a produção em países como os Estados Unidos, onde cerca de 170 milhões de aves foram abatidas desde 2022. No Brasil, até então, os casos da doença se restringiam a aves silvestres. Este é o primeiro registro em sistema comercial.

Leia mais:  Mulher judia é esfaqueada na porta de casa na França

Continue lendo

Internacional

Professora é condenada na Rússia por abuso sexual de aluno de 11 anos

Publicado

Escândalo veio à tona quando a mãe do menino descobriu mensagens e imagens inapropriadas entre a professora, identificada como Anna Plaksyuk, e seu filho

Uma educadora da Rússia foi condenada a nove anos de reclusão por abusar sexualmente de um aluno de apenas 11 anos. O escândalo veio à tona quando a mãe do menino descobriu mensagens e imagens inapropriadas entre a professora, identificada como Anna Plaksyuk, e seu filho. Na época dos crimes, a docente tinha 25 anos e foi acusada de forçar o garoto a realizar atos sexuais. O período de abuso se estendeu por quatro meses e foi revelado após a mãe do aluno tomar a iniciativa de denunciar a professora tanto à escola quanto às autoridades policiais.

Durante o processo judicial, Plaksyuk admitiu que havia mantido encontros secretos com o menino, mas tentou justificar suas ações alegando que ele demonstrava interesse por ela. No tribunal, a professora foi considerada culpada de cometer atos sexuais violentos contra uma criança com menos de 14 anos. Além da pena de nove anos de prisão, a educadora também recebeu uma sanção que a impede de exercer a profissão de professora por um ano após cumprir sua pena.

Leia mais:  Kim Jong-Un chora e pede desculpas ao povo da Coreia do Norte

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana