conecte-se conosco


Cidades

Cine Drive-in em jardim Camburi é opção de lazer seguro nessa época de pandemia

Publicado

Do correspondente / Paulo Borges

Vitória – Os moradores de Jardim Camburi poderão ter motivo para saírem de casa de forma segura e curtirem um momento de lazer nessa época de pandemia. Trata-se da realização da primeira sessão do Circuito Cine Drive-in, que está sendo montado no estacionamento da Faculdade Estácio, onde serão exibidos diversos filmes para se assistir de dentro do carro. A primeira sessão do Circuito Cine Drive-in acontece nesta quinta-feira (2), às 21 horas, onde começa a programação e serão exibidos diversos filmes durante o circuito da semana.

O Cine Drive-in seguirá todos os padrões de segurança estabelecidos em decreto da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Contará com uma grande tela, localizada a três metros do chão e, para ouvir o áudio sem incomodar a vizinhança, os clientes deverão sintonizar o som do carro em uma frequência a ser informada pela equipe do cinema drive-in. Os organizadores do evento ressaltam que, seguindo as medidas impostas pelos órgãos controladores, não haverá necessidade de manter os vidros dos carros fechados durante a sessão.

Ainda de acordo com os responsáveis, cada sessão terá limite de 100 veículos por vez e as vagas terão delimitação de distanciamento. Além disso, o espaço contará com funcionários uniformizados e seguindo todas as recomendações dos órgãos de saúde. “Os pneus dos carros serão higienizados enquanto estiverem no local”, garante um dos organizadores.

Na parte de alimentação o cardápio será disponibilizado digitalmente e será informado pelo WhatsApp. O pagamento será realizado por cartões ou PicPay. “A ideia é que sejam menus diferenciados, de acordo com a sessão temática”, informou a organização do evento.

Outra questão é quanto a circulação de pessoas, exceto para ir ao banheiro, com limitação simultânea para que seja evitado aglomerações. E, quanto ao lixo, será recolhido ao final da sessão e todo o local terá abastecimento de álcool em gel.

Segundo os organizadores do Circuito Drive-in, serão duas sessões diárias, de terça-feira a domingo, uma a partir das 19 horas e outra às 21:20 horas. A programação inicial do Drive-in contará com três filmes: Paddington 2”, de aventura e animação, que será o filme de estreia, nesta quinta-feira, às 21 horas, além do longa metragem nacional “Uma loucura de Mulher”, comédia e musical e o filme de suspense “O Passageiro”. No sábado e domingo, às 17 horas, haverá filmes direcionados para as crianças, com também de “Paddington 2”, na primeira semana de programação.

Outro detalhe que foi destacado é que no estacionamento, haverá uma loja de conveniência para quem quiser comer algo ou adquirir produtos dos filmes (camisas, bonés, chaveiros etc.). O atendimento e a compra serão online, por meio do site http//diretaticket.com.br/. O valor é de R$ 50,00 por carro.

Parcerias

A Associação Comunitária de Jardim Camburi (Acjac) entrou nessa parceria, quando seus membros foram procurados e viram a necessidade de levar as famílias do bairro desfrutarem da possibilidade de se divertirem, com segurança e seguindo todos os cuidados e exigências que o momento requer. O presidente Aloisio Muruce e os coordenadores foram convidados a conhecerem o projeto e acompanhar todos os preparativos para a abertura e funcionamento do

Cinema Drive-in. A parceria, então, foi celebrada entre a empresa Tella Vídeo (organizadora do projeto), a Faculdade Estácio e a Acjac.

“É um projeto maravilhoso para a promoção cultural e social, pois quem for participar assistindo filme, poderá contribuir com alimentos não perecíveis para a Faculdade Estácio e a ACJAC, realizarem doações às pessoas necessitadas”, afirmou o presidente Muruce.

Leia mais:  Vira-lata salva avó e neto de ataque de pitbull em Guarapari e acaba ferido
publicidade

Cidades

Saiba quantas doses da vacina contra a covid-19 cada região do ES recebeu

Publicado

A Secretaria de Estado da Saúde começou a distribuição dos imunizantes às quatro Regionais de Saúde nesta terça-feira

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) começou nesta terça-feira (19) a distribuir as doses da vacina contra o novo coronavírus aos municípios capixabas. Ao todo, o Estado recebeu 101.320 doses do Ministério da Saúde, que chegaram ao Aeroporto de Vitória no início da noite de segunda-feira (18). 

Os primeiros profissionais de saúde foram imunizados ainda na segunda-feira, no hospital Jayme Santos Neves, na Serra, principal referência para o tratamento da covid-19 no Estado. Nesta terça, a Sesa encaminhou as doses da CoronaVac, do Instituto Butantan, às Regionais de Saúde para imunização da população-alvo desta primeira etapa.

As doses da vacina foram distribuídas nos seguintes quantitativos: 2.651 à Região Norte (São Mateus), 4.796 à Região Sul (Cacheiro de Itapemirim), 7.029 à Região Central (Colatina), e 17.260 à Região Metropolitana (Vitória).

De acordo com a Sesa, as Regionais Sul e Central receberam as doses no final da manhã desta terça (19). Para a Central, os municípios seguirão um cronograma para a retirada, com previsão de que todas as cidades recebam as doses até o final de quarta (20). Já na Região Sul, todos os municípios já realizaram a retirada na Regional de Cachoeiro de Itapemirim.

Ainda nesta manhã foram distribuídas as doses de Vitória, Cariacica e Serra. De acordo com a Sesa, a Prefeitura de Vila Velha fez um pedido especial e foi até a sede da Vigilância em Saúde, na capital, para retirar suas doses. Os demais municípios que compõem a Região Metropolitana devem retirar as doses diretamente na Rede de Frio, da Sesa.

Municípios por Regionais de Saúde

Regional de Saúde do Sul compreende os municípios de Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta.

Regional Central de Saúde compreende os municípios de Águia Branca, Alto Rio Novo, Aracruz, Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindenberg, Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, Rio Bananal, São Domingos do Norte, São Gabriel aa Palha, São Roque ao Canaã, Sooretama e Vila Valério.

Regional Metropolitana de Saúde compreende os municípios de Afonso Cláudio, Brejetuba, Cariacica, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Fundão, Guarapari, Ibatiba, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.

Já a Regional Norte de Saúde compreende os municípios de Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão.

Grupos prioritários

Para esta primeira fase da vacinação, foram definidos como grupos prioritários, pelo Ministério da Saúde, pessoas maiores de 60 anos residentes em instituições de longa permanência, maiores de 18 anos com deficiência residentes em Residências Inclusivas, indígenas aldeados e trabalhadores da saúde. 

De acordo com a Sesa, em relação aos trabalhadores da saúde, todos os 78 municípios capixabas receberão o equivalente a 24% do número de profissionais que historicamente tomaram a vacina da gripe. 

Além disso, para a imunização deste público, foi pactuado e definido pelos municípios os trabalhadores da saúde a serem imunizados. Serão vacinados, primeiramente, os vacinadores de cada cidade, bem como aqueles que atuam na linha de frente no combate à covid-19, como profissionais de UTI’s e salas vermelhas dos Pronto Atendimentos, por exemplo. 

A imunização ocorrerá em duas doses, com intervalo de quatro semanas. Para a aplicação da segunda dose, a previsão do governo do Estado é realizar uma nova distribuição às Regionais na segunda semana de fevereiro. Além disso, de acordo com o Ministério da Saúde, o registro das doses aplicadas em todo o País — que será nominal/individualizado, por meio de CPF ou CNS [Cartão Nacional de Saúde] — deverão ser feitos no sistema de informação que será disponibilizado em breve no portal https://opendatasus.saude.gov.br/.

Ainda de acordo com a Sesa, está prevista, para esta primeira fase, a imunização do público idoso acima dos 75 anos não institucionalizados, em conformidade com os cenários de disponibilidade da vacina.

“O objetivo é poder imunizar, ainda durante a primeira fase, toda a população capixaba que pertença ao público-alvo da campanha. Para esta primeira etapa da primeira fase serão atendidos parte dos trabalhadores da saúde, mas com meta de imunização dos mais de 111 mil profissionais do Estado, a depender da disponibilidade dos insumos”, explicou a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis da Sesa, Danielle Grillo.

Em relação às próximas etapas de vacinação, a coordenadora ressalta que as informações serão divulgadas pelo Ministério da Saúde.

Leia mais:  Novas restrições para controlar contágio da covid-19 no ES serão anunciadas na sexta-feira
Continue lendo

Cidades

Primeiros idosos são vacinados contra a covid-19 em asilos de Vitória e Viana

Publicado

A capital iniciou a campanha vacinando idosos em instituições de longa permanência contra covid-19 na manhã desta terça (19)

Prefeituras da região metropolitana começaram a registrar os primeiros vacinados contra a covid-19. A preferência, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde, tem sido a população idosa residente em instituições de longa permanência.

Em Vitória, o primeiro vacinado contra a covid-19 foi o aposentado José Firmino, de 93 anos. Ele reside no Asilo dos Idosos de Vitória, na Ilha de Monte Belo, desde 2000. Antes, vivia pelas ruas. A vacinação ocorreu na manhã  desta terça-feira (19) e contou com presença do prefeito Lorenzo Pazolini.

No município de Viana, a primeira pessoa imunizada com uma dose da CoronaVac foi um idoso que reside em uma instituição de longa permanência da cidade. O momento da vacinação foi transmitido, ao vivo, pelas redes sociais, e contou com a presença do prefeito Wanderson Bueno.

Leia mais:  Prefeitura oferece curso de Informática para adolescentes, adultos e idosos
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana