conecte-se conosco


Entretenimento

“Cine Zona” une cinema e literatura em sessões itinerantes em Vila Velha

Publicado

A sétima arte e o debate literário vão percorrer alguns bairros de Vila Velha, com o “Cine Zona – clube de cinema e leitura”. Serão sete sessões itinerantes com exibição de curtas e longas-metragens, com curadoria que vai privilegiar produções nacionais e capixabas. Essa é uma ação do projeto Zona Literária, que já realizou duas edições, sempre com apoio da Prefeitura de Vila Velha.
 
A primeira sessão será realizada na Academia de Letras de Vila Velha, na Prainha, no sábado (04), às 16 horas, com a exibição do filme “Brás Cubas”, de Júlio Bressane. A entrada é gratuita e a classificação é 18 anos.  A sessão também vai contar com a participação da escritora Bernadette Lyra que vai falar sobre cinema e literatura.
 
O cineclube ainda vai realizar mais seis sessões, que vão acontecer no Estação Cidadania, em Ilha das Flores; no Cine Por Elas, em Cristóvão Colombo; no Tambor de Congo, na Barra do Jucu, entre outros bairros do município canela-verde.
 
“O nosso objetivo é estimular o debate sobre os encontros entre o cinema e a literatura. A nossa curadoria inclui curtas metragens de realizadores capixabas ou filmes que se inspiram em livros de autores capixabas. Pretendemos promover a divulgação dessas obras, que muitas vezes ficam restritas a pequenos circuitos de distribuição e festivais, e depois se tornam de difícil acesso para outros públicos”, explica a escritora Lívia Corbellari, uma das idealizadoras do projeto.
 
Com sessões gratuitas e que abrangem todas as faixas etárias e classes sociais, o Cine Zona também vai realizar a leitura de trechos dos livros que inspiraram as obras, com debate sobre adaptação de literatura para o cinema. O projeto conta com apoio da Lei Paulo Gustavo por meio da Prefeitura de Vila Velha.
 
Serviço
Cine Zona – clube de cinema e leitura
 
1ª sessão
Filme: “Brás Cubas”, de Júlio Bressane.
Data: sábado – 04/05
Hora: 16horas
Local: Academia de Letras de Vila Velha – Rua Vinte e Três de Maio, 83 – Prainha
Classificação: 18 anosServiço
Cine Zona – clube de cinema e leitura 

Leia mais:  Após críticas Neymar faz nota de esclarecimento e diz que evento será para 150 pessoas

1ª sessão 
Filme: “Brás Cubas”, de Júlio Bressane.
Data: 04/05
Hora: 16 horas
Local: Academia de Letras de Vila Velha – Rua Vinte e Três de Maio, 83 – Prainha
Classificação: 18 anos

2ª sessão 
Filme: “Weekend”, de Jean-Luc Godard
Data: 11/05
Hora: 16 horas
Local: Academia de Letras de Vila Velha. R. Vinte e Três de Maio, 83 – Prainha
Classificação: 18 anos 

3ª sessão 
Filmes: Carolina, de Jeferson De (São Paulo) 
Macabéa, de Erly Vieira Jr. (Espírito Santo)  
Tomar Tempo, Coletivo Poesia Inútil (Espírito Santo) 
Data: 28/05
Hora: 14 horas
Local: Estação Cidadania. Rua Paulo Portela, 16 – Ilha das Flores
Classificação: 15 anos 

4ª sessão 
Filmes: Carolina, de Jeferson De (São Paulo) 
Macabéa, de Erly Vieira Jr. (Espírito Santo)  
Tomar Tempo, Coletivo Poesia Inútil (Espírito Santo) 
Data: 03/06
Hora: 14 horas
Local: Espaço Tambor de Congo – Avenida Ana Penha Barcelos, 207 – Barra do Jucu
Classificação: 15 anos

Leia mais:  “Não sei cantar ao vivo” revela Xuxa ao não fazer show on-line

Entrada gratuita

publicidade

Entretenimento

Globo se pronuncia sobre possível saída de Tadeu Schmidt do BBB

Publicado

Emissora estaria avaliando outros nomes para a apresentação, incluindo Paulo Vieira, Eliana, Thiago Oliveira e Alex Escobar

Tadeu Schmidt será o apresentador da 26ª edição do Big Brother Brasil. A Globo desmentiu rumores que sugeriam uma possível troca de apresentador, reafirmando sua satisfação com o trabalho dele. Boatos em emissoras concorrentes e nas redes sociais mencionaram que a rede de televisão do Rio de Janeiro estaria avaliando outros nomes para a apresentação, incluindo Paulo Vieira, Eliana, Thiago Oliveira e Alex Escobar.

Tadeu assumiu a apresentação do Big Brother Brasil em 2022 e, com a confirmação de sua permanência, ele se prepara para a nova temporada, que está prevista para estrear em janeiro. Até o momento, a emissora ainda não divulgou informações adicionais sobre o que os fãs podem esperar para o BBB 26.

Leia mais:  Cantor Neto LX, o Gordinho Gostoso, é preso por não pagar pensão de filho
Continue lendo

Entretenimento

7º Festival da Moqueca de Conceição da Barra servirá mil unidades em panelas de barro

Publicado

O evento será realizado no feriado de Corpus Christi, celebrando a gastronomia capixaba com recorde de unidades servidas

O tradicional Festival da Moqueca de Conceição da Barra chega à 7ª edição com novidades e muito sabor. Entre os dias 19 e 22 de junho, no feriado de Corpus Christi, a festa que já ostenta o título da maior moqueca do mundo servirá mil moquecas individuais, preparadas artesanalmente e apresentadas nas tradicionais panelas de barro das paneleiras de Goiabeiras.

Desde sua primeira edição em 2018 e o reconhecimento pelo Guinness em 2019 – quando o município preparou uma moqueca com 200 quilos de peixe em uma panela de barro gigante de 1,4 metro de diâmetro – o festival tem se consolidado como uma celebração da identidade capixaba.

Idealizado pelo produtor cultural Roberto Malacarne, o evento se tornou um dos maiores festivais gastronômicos do Espírito Santo. “Os preparativos para a realização deste evento começaram em fevereiro. Nosso primeiro movimento foi encomendar as panelas às paneleiras de Goiabeiras, especialmente para o festival. Cada uma delas será entregue ao visitante com uma saborosa moqueca dentro. A pessoa degusta e a leva para casa, como lembrança e memória afetiva”, explica ele.

Leia mais:  Homem filmado com padre Fábio de Melo se pronuncia após polêmica

Além das mil panelas de barro individuais, haverá outra gigante, com cerca de um metro de diâmetro, usada para demonstrações ao vivo. A estimativa é que sejam produzidas 150 moquecas por hora, graças a uma estrutura eficiente e uma equipe comprometida com a qualidade do serviço. As moquecas também serão servidas com os acompanhamentos tradicionais, como arroz e pirão, em embalagens biodegradáveis, alinhando-se a uma proposta responsável e sustentável.

O festival contará, ainda, com 10 a 12 barracas de alimentação, onde chefs e cozinheiros locais apresentarão variações criativas do prato: moqueca de lagosta, de caranguejo, de siri, de sururu e até pastéis e risoles recheados com o famoso preparo. O público também terá a oportunidade de adquirir produtos típicos das comunidades quilombolas de Conceição da Barra e São Mateus, na Tenda Cultural da Rota do Sapê do Norte, como beiju, pamonha, farinha, urucum e pilado — todos produzidos por moradores da região.

A programação inclui apresentações culturais e shows musicais. Serão 12 atrações musicais ao longo dos quatro dias, com destaque para rodas de samba, pagode e axé retrô, além de apresentações culturais como o jongo, dança típica da região. A entrada é gratuita.

Leia mais:  Musical Italiano será grande atração da Festa do Imigrante em Santa Teresa

“Além de trazer entretenimento qualificado e promover a gastronomia na região, o Festival da Moqueca impulsiona a economia local, gerando novos empregos, crescimento na receita de outros setores por causa do grande número de visitantes que o evento reúne, fortalecendo a economia. A hotelaria e o comércio estão entre os segmentos que se beneficiam com a realização do evento”, afirma Malacarne.

Serviço:
7º Festival da Moqueca de Conceição da Barra
Local: Beira do Cais – Conceição da Barra (ES)
Data: 19 a 22 de junho de 2025
Entrada: Gratuita
Moquecas ao vivo, comidas típicas, artesanato quilombola, apresentações culturais e música regional.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana