conecte-se conosco


Entretenimento

Cinema em Toda Parte finaliza formações em Conceição da Barra, Jerônimo Monteiro, Montanha e Mucurici

Publicado

O Cinema em Toda Parte – Formação de Núcleos Audiovisuais no Espírito Santo finalizou suas últimas formações nos municípios de Conceição da Barra, Jerônimo Monteiro, Montanha e Mucurici. Do final de novembro até esta quinta-feira (05), os estudantes da região receberam aulas teóricas e práticas sobre o universo do cinema, além da implementação de um núcleo audiovisual em cada uma das regiões. 

Foram contemplados os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Jerônimo Monteiro, em Jerônimo Monteiro; da EEEFM de Mucurici; e EEEFM Dom José Dalvit, em Montanha. Já em Conceição da Barra, as atividades na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Prof. Joaquim Fonseca. 

Como resultado da finalização das oficinas, cada turma produziu um curta-metragem em que todas as técnicas aprendidas em sala de aula foram aplicadas na produção. No município de Jerônimo Monteiro, a comunidade escolar realizou o filme Área Vip, que tem direção coletiva da turma realizada sob a supervisão de Gabriele Stein.

Na cidade de Mucurici, os alunos produziram o curta-metragem Não Olhe pra Trás, que contou com a direção coletiva do grupo e foi realizado sob a supervisão de Tati Rabelo. Em Montanha, a produção exibida foi Explana, que teve direção coletiva realizada com supervisão de Rodrigo Linhales.

Fechando as exibições, os alunos de Conceição da Barra realizaram o filme Olhares Capturados, direção coletiva realizada com supervisão de Bernard Lessa.  Encerrando as formações, os filmes são exibidos para toda a escola, além de familiares dos participantes da oficina.

Ana Flávia Torres Moraes, aluna da EEEM Prof. Joaquim Fonseca, descobriu um mundo de novas possibilidades na Oficina do Cinema em Toda Parte, em Conceição da Barra. “Aprendi coisas novas. Aprendi a atuar, uma área que eu não imaginava. Aprendi a mexer com a câmera. Foi incrível”, disse.

A aluna Maria Flávia Alves, da EEEFM de Mucurici, destacou a oportunidade de passar o aprendizado da formação adiante. “Atualmente, estamos fazendo a oficina, a gente está trabalhando nisso. Ano que vem, podemos ser os oficineiros. Ou seja, passar nosso conhecimento para eles”, comentou.

Leia mais:  Alimentos que melhoram a memória

Para Ana Clara Peixoto, aluna da EEEFM Dom José Dalvit, em Montanha, receber a caravana de formação audiovisual na sua escola é uma chance ampliar o conhecimento em uma área fora do universo tradicional de ensino. “Receber o Cinema em Toda Parte aqui na escola está sendo maravilhoso. A gente está aprendendo muita coisa, todo dia uma coisa nova. Para quem gosta de atuar, está sendo perfeito. A gente acredita que vai ser muito bom nosso curta-metragem”, contou.

Mostra Audiovisual

Na próxima quinta-feira (12), a partir das 15 horas, no Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, acontece a Mostra Audiovisual. O evento marca o lançamento dos dez curtas-metragens produzidos pelos alunos das instituições estaduais de ensino que participaram do Cinema em Toda Parte – Formação de Núcleos Audiovisuais no Espírito Santo. A exibição é aberta ao público mediante ingressos retirados na plataforma Sympla (CLIQUE AQUI). 

As produções dialogam com temas escolhidos pelos estudantes, em parceria com os oficineiros responsáveis pelas formações em cada cidade e refletem, entre outros temas, questões do cotidiano, do ambiente escolar e da vida no interior. Os filmes que serão exibidos são:

– Coisas de Aluno, direção coletiva realizada com a supervisão de Bernard Lessa
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Camila Motta (Alfredo Chaves)

– Entre sem Bater, direção coletiva realizada com a supervisão de Gabriele Stein
Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Marcondes de Souza (Muqui)

– Nova Era, direção coletiva realizada com supervisão de Gabriele Stein
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Ana Maria Carletti Quiuqui (Águia Branca)

– Sussurro, direção coletiva realizada com supervisão de Junior Batista
Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Dr. Edward Abreu do Nascimento (Pedro Canário)

– O Despertar, direção coletiva realizada com supervisão Fran de Oliveira
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Antônio dos Santos Neves (Boa Esperança)

Leia mais:  Parques estaduais são opção de lazer nos feriados

– Temos Nosso Próprio Tempo, direção coletiva realizada com supervisão de Gabriele Stein
Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Henrique Coutinho (Iúna)

– Área Vip, direção coletiva realizada com supervisão de Gabriele Stein
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Jerônimo Monteiro (Jerônimo Monteiro)

– Não Olhe pra Trás, direção coletiva realizada com supervisão de Tati Rabelo
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) de Mucurici (Mucurici)

– Explana, direção coletiva realizada com supervisão de Rodrigo Linhales
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Dom José Dalvit (Montanha)

– Olhares Capturados, direção coletiva realizada com supervisão de Bernard Lessa
Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Prof. Joaquim Fonseca (Conceição da Barra). 

 

Curso

O Cinema em Toda Parte – Formação de Núcleos Audiovisuais no Espírito Santo é uma caravana de formação e difusão audiovisual para jovens estudantes das escolas da Rede Pública Estadual de Ensino, para estudantes com idade entre 14 e 25 anos, localizadas em municípios capixabas com até 30 mil habitantes.

Integram o projeto instituições estaduais de ensino dos municípios de Águia Branca, Pedro Canário, Jerônimo Monteiro, Boa Esperança, Alfredo Chaves, Muqui, Iúna, Mucurici, Montanha e Conceição da Barra.

Faz parte do programa, a implementação de dez Núcleos Audiovisuais e dez oficinas de formação em audiovisual, que apresentam como produto final um curta-metragem realizado pelos próprios alunos, que é exibido para a comunidade escolar como produto final da formação.

O Cinema em Toda Parte – Formação de Núcleos Audiovisuais no Espírito Santo é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), com o apoio institucional da Secretaria da Educação (Sedu).

publicidade

Entretenimento

Globo se pronuncia sobre possível saída de Tadeu Schmidt do BBB

Publicado

Emissora estaria avaliando outros nomes para a apresentação, incluindo Paulo Vieira, Eliana, Thiago Oliveira e Alex Escobar

Tadeu Schmidt será o apresentador da 26ª edição do Big Brother Brasil. A Globo desmentiu rumores que sugeriam uma possível troca de apresentador, reafirmando sua satisfação com o trabalho dele. Boatos em emissoras concorrentes e nas redes sociais mencionaram que a rede de televisão do Rio de Janeiro estaria avaliando outros nomes para a apresentação, incluindo Paulo Vieira, Eliana, Thiago Oliveira e Alex Escobar.

Tadeu assumiu a apresentação do Big Brother Brasil em 2022 e, com a confirmação de sua permanência, ele se prepara para a nova temporada, que está prevista para estrear em janeiro. Até o momento, a emissora ainda não divulgou informações adicionais sobre o que os fãs podem esperar para o BBB 26.

Leia mais:  Parques estaduais são opção de lazer nos feriados
Continue lendo

Entretenimento

7º Festival da Moqueca de Conceição da Barra servirá mil unidades em panelas de barro

Publicado

O evento será realizado no feriado de Corpus Christi, celebrando a gastronomia capixaba com recorde de unidades servidas

O tradicional Festival da Moqueca de Conceição da Barra chega à 7ª edição com novidades e muito sabor. Entre os dias 19 e 22 de junho, no feriado de Corpus Christi, a festa que já ostenta o título da maior moqueca do mundo servirá mil moquecas individuais, preparadas artesanalmente e apresentadas nas tradicionais panelas de barro das paneleiras de Goiabeiras.

Desde sua primeira edição em 2018 e o reconhecimento pelo Guinness em 2019 – quando o município preparou uma moqueca com 200 quilos de peixe em uma panela de barro gigante de 1,4 metro de diâmetro – o festival tem se consolidado como uma celebração da identidade capixaba.

Idealizado pelo produtor cultural Roberto Malacarne, o evento se tornou um dos maiores festivais gastronômicos do Espírito Santo. “Os preparativos para a realização deste evento começaram em fevereiro. Nosso primeiro movimento foi encomendar as panelas às paneleiras de Goiabeiras, especialmente para o festival. Cada uma delas será entregue ao visitante com uma saborosa moqueca dentro. A pessoa degusta e a leva para casa, como lembrança e memória afetiva”, explica ele.

Leia mais:  Parques estaduais são opção de lazer nos feriados

Além das mil panelas de barro individuais, haverá outra gigante, com cerca de um metro de diâmetro, usada para demonstrações ao vivo. A estimativa é que sejam produzidas 150 moquecas por hora, graças a uma estrutura eficiente e uma equipe comprometida com a qualidade do serviço. As moquecas também serão servidas com os acompanhamentos tradicionais, como arroz e pirão, em embalagens biodegradáveis, alinhando-se a uma proposta responsável e sustentável.

O festival contará, ainda, com 10 a 12 barracas de alimentação, onde chefs e cozinheiros locais apresentarão variações criativas do prato: moqueca de lagosta, de caranguejo, de siri, de sururu e até pastéis e risoles recheados com o famoso preparo. O público também terá a oportunidade de adquirir produtos típicos das comunidades quilombolas de Conceição da Barra e São Mateus, na Tenda Cultural da Rota do Sapê do Norte, como beiju, pamonha, farinha, urucum e pilado — todos produzidos por moradores da região.

A programação inclui apresentações culturais e shows musicais. Serão 12 atrações musicais ao longo dos quatro dias, com destaque para rodas de samba, pagode e axé retrô, além de apresentações culturais como o jongo, dança típica da região. A entrada é gratuita.

Leia mais:  Oses divulga lista de aprovados do processo seletivo para músicos

“Além de trazer entretenimento qualificado e promover a gastronomia na região, o Festival da Moqueca impulsiona a economia local, gerando novos empregos, crescimento na receita de outros setores por causa do grande número de visitantes que o evento reúne, fortalecendo a economia. A hotelaria e o comércio estão entre os segmentos que se beneficiam com a realização do evento”, afirma Malacarne.

Serviço:
7º Festival da Moqueca de Conceição da Barra
Local: Beira do Cais – Conceição da Barra (ES)
Data: 19 a 22 de junho de 2025
Entrada: Gratuita
Moquecas ao vivo, comidas típicas, artesanato quilombola, apresentações culturais e música regional.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana