conecte-se conosco


Entretenimento

Classificação improvável no handebol e prata de Bruno Fratus marcam semana olímpica dos brasileiros

Egito campeão na África e Espanha na Europa fazem com que Brasil renasça na briga por um lugar em Tóquio 2020; na natação, Bruno Fratus consegue a prata em evento em Luxemburgo

Publicado

Faltando seis meses para a Olimpíada de Tóquio 2020, os atletas brasileiros tiveram uma semana movimentada. No handebol, a seleção perdeu o Centro Sul-Americano masculino para a Argentina, mas com uma combinação improvável, que envolveu títulos de Egito e Espanha, está classificada para o pré-olímpico. Na natação, começo de ano excelente para Bruno Fratus, vice-campeão do torneio de Luxemburgo.

Depois da medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos do ano passado, a única chance que o Brasil teria de seguir na briga pela vaga em Tóquio 2020 e disputar o pré-olímpico mundial era: o Egito ser campeão africano e Croácia, Espanha, Suécia, Noruega ou França levar o título europeu.

E, nesta semana, foi isso que aconteceu: o Egito levantou o troféu africano, enquanto a Espanha levou o europeu e, assim, o Brasil herdou uma vaga para o pré-olímpico mundial, em abril, na Noruega. Ali, disputará duas vagas contra os donos da casa, o Chile e a Coreia.

Nesta semana, a seleção jogou o Campeonato Centro Sul-Americano e ficou com a medalha de prata, sendo derrotada pela Argentina.

Fratus fez 22s01 nas eliminatórias contra 21s91 de Manaudou. Na final, 21s56 para o francês, 21s77 para Fratus.

O judô masculino brasileiro mostrou no primeiro desafio do ano olímpico que pode surpreender nos Jogos de Tóquio, no Japão. O país encerrou sua participação no Grand Prix de Tel Aviv, em Israel, com cinco no total – todas elas conquistadas pela seleção masculina.

Leonardo Gonçalves ficou com a prata, e Rafael Buzacarini, com o bronze, na categoria meio-pesado (-100kg); e Rafael Macedo também terminou na terceira colocação no peso-médio (90kg). Eles se juntaram a Daniel Cargnin e Eduardo Yudy, que foram ao pódio nos dois primeiros dias do torneio.Rafaela Silva foi comunicada pela Federação Internacional de Judô (FIJ) que está suspensa por ter sido pega no exame antidoping realizado em agosto do ano passado, durante os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. A decisão tiraria a campeã olímpica da Rio 2016 dos Jogos de Tóquio, no Japão, que iniciam no dia 24 de julho. Segundo apuração da Globo, a punição é de dois anos, e a judoca já procurou um novo advogado, Marcelo Franklin, para entrar com recurso no CAS (Corte Arbitral do Esporte), que é a última instância do direito desportivo mundial.

Leia mais:  Neymar avisa: 'Estarei desfalcando o Carnaval. Não terá polêmica'

A disputa mais apertada pela vaga olímpica ficou ainda mais acirrada depois da etapa de Paris do Circuito Mundial, realizada neste fim de semana. O brasileiro Vinícius Figueira terminou a mais tradicional competição do karatê em quinto lugar e viu o seu rival direto, o egípcio Ali Elsawy, perder logo na segunda rodada. Com isso, a diferença que era de 600 pontos agora é apenas de 300. Restam três competições até ao fim do ciclo olímpico, com cerca de 3 mil pontos em disputa, o que torna a disputa totalmente imprevisível.

Quem também teve uma boa performance em Paris foi o bicampeão mundial Douglas Brose. Ele ficou em quinto na categoria até 60 kg e segue em bom momento, após a prata no Chile. O brasileiro está em décimo na categoria olímpica, mas suas chances de classificação direta pelo ranking acabaram depois do torneio francês.

publicidade

Entretenimento

Santa Leopoldina se revelando para o mundo

Publicado

Privilégio não é para qualquer um. Muito menos para uma cidade que acaba de ser escolhida no Brasil para participar de uma conferência anual que celebra projetos de partilha de conhecimento livre como o Wikipédia e seus projetos irmãos, com três dias de conferência, discussões, encontros, treinamentos e seminários. É o caso de Santa Leopoldina que está nessa seleta lista, o Wiki Ocupa Santa Leopoldina, uma iniciativa para melhorar a cobertura do município, nos projetos Wikimedia. O evento acontece entre 11 e 14 deste mês de agosto, quando serão realizadas inúmeras atividades que incluem caminhada fotográfica, maratona de edição de verbetes (editatona) e mapeamento colaborativo.

Neste ano a Wikimania vai acontecer de forma híbrida e será composta por eventos presenciais locais e uma programação virtual mundial. Em nosso estado o Ocupa Santa Leopoldina integra o projeto Wiki Loves Espírito Santo, que está inserido no evento internacional Wikimania 2022. São parceiros do evento a Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo e o Museu do Colono de Santa Leopoldina.

Leia mais:  Patricia Abravanel entrega 'vício' de Silvio Santos: 'Eu acho um problema'

Vale destacar que o evento quem participar aprenderá como editar a Wikipédia e poderá também de participar de uma atividade prática de melhoria de verbetes sobre o município de Santa Leopoldina, até porque haverá um tutorial de edição. A participação presencial vai contar com o mapeamento digital das edificações históricas e passeios fotográficos para registro do casario da cidade, digitalização de coleções do Museu do Colono e a edição de verbetes que vai ampliar o conteúdo de disponível online sobre a cidade “Ocupada”. É um evento muito importante para a cidade, sua população e, principalmente para a sua história, que ganha mais visibilidade e destaque em nível nacional e internacional.

Confira a programação online apresentadas pelo Brasil no Dia das Américas na Wikimania:

* 12/08 – das 8 às 10:15 (UTC-3)

– Como organizar um “Wiki Ocupa uma cidade”

Célio Costa Filho e Sandra Soster

* 12/08 – 19:00 às 19:30 (UTC-3)

– Wiki Loves Espírito Santo: Um estudo de caso

Rafael Deminicis e Érica Azzellini

12/08 – 19:55 às 20:45 (UTC-3)

Leia mais:  Filha de Silvio Santos tem piora e é hospitalizada por Covid: "Implorando por ar"

– Atividades das Américas

Como anda a descolonização do conhecimento na América Latina?

– Atividade prática com a participação de membros das comunidades Wiki dos países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Peru e Uruguai.

Continue lendo

Entretenimento

Simaria se apaixonou pelo marido de Simone e por isso dupla acabou, diz jornalista

Publicado

Segundo o colunista, este seria o motivo do término da dupla das irmãs

Parece até loucura, mas o jornalista Thiago Sodré jura que é verdade! Segundo ele, o motivo do término da dupla Simone e Simaria é por conta de uma paixão platônica.

O jornalista de celebridades afirma que Simaria, após terminar seu casamento, acabou se apaixonando pelo cunhado, o empresário Kaká Diniz.

Eu não estou conseguindo entender o motivo. Por que as pessoas não dizem o verdadeiro motivo da briga entre as irmãs Simone e Simaria? Está tão nítido, está tão aí na cara de todo mundo. Eu vou vender logo pra vocês, já que ninguém quer falar, já que a imprensa não quer dizer sobre isso. É nítido, é traição! Olha aí, dá pra ver que as irmãs não estão se entendendo e é uma traição amorosa“, afirma Sodré.

O colunista ainda foi direto ao falar de um possível retorno da dupla: “Por qual motivo não falar isso? Que a dupla acabou, acabou. Elas não conseguem superar esse trauma e não conseguiram passar por cima disto. Essa dupla não vai existir mais. Já que ninguém fala, pronto falei! Esse é o motivo“.

Leia mais:  Shows do ‘É o Tchan’ e Diogo Nogueira vão agitar o fim de semana em Vitória

Se essa história toda é verdade, não dá pra saber. Mas o clima entre as duas não anda nada bem.

Segundo o portal Metrópoles, Simone teria ido embora mais cedo da festa de seu filho, Henry, assim que Simaria chegou ao evento, que aconteceu na última quinta-feira (4).

Depois, a assessoria da cantora informou que o motivo dela ter deixado a festa era uma bateria de exames a ser feita no dia seguinte.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana