conecte-se conosco


Cidades

Cobra entra em tubulação e deixa distrito sem água em Linhares

Publicado

A cobra da espécie caninana foi retirada morta e não contaminou a água da região

Moradores do distrito de Farias, em Linhares, no Norte do estado ficaram sem água  na manhã do último domingo (20) por conta de uma cobra que entrou na tubulação.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), que cuida do fornecimento na região, foi acionado por moradores e quando chegaram no local encontraram a cobra morta na tubulação.

As equipes da Saae acreditam que a cobra seja da espécie caninana, espécie típica da Mata Atlântica e que não é venenosa. O diretor do Saae, Zércio Largura, disse que por a cobra estar na entrada da tubulação, não houve nenhuma contaminação na água.

Após a retirada da cobra, uma desinfecção foi feita no local e a água voltou a fluir normalmente para os moradores.  “Ficamos surpresos quando encontramos a cobra. Não tínhamos sido acionados antes para uma ocorrência desse tipo”, comentou Zércio.

De acordo com o biólogo Felipe Mello, a espécie, cientificamente chamada de Spilotes pullatus, é muito ágil, veloz e pode atingir até 2,5 metros de comprimento. “Por isso é temida por muitos, no entanto, não oferece perigo pois é uma cobra não-peçonhenta. Pode se tornar agressiva dando botes para sua defesa quando se sente ameaçada. Nesses casos, ela infla a região atrás da cabeça e levanta a parte frontal em sinal de ataque. Isso é considerado ameaçador para suas presas, por isso os animais, tendem a fugir com medo. Se alimenta de aves e roedores”, explicou.

Leia mais:  Governo do Estado entrega restauro da Capela de Santa Luzia na próxima segunda-feira (02)
publicidade

Cidades

Jaguaré recebe primeira remessa de doses da Vacina contra COVID

Publicado

Quarta-feira, dia 20 de Janeiro de 2021, um dia histórico para a saúde pública de Jaguaré. A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, recebeu a primeira remessa contendo 113 doses da Vacina contra a Covid-19. 


Seguindo as orientações do Governo do Estado, as primeiras 113 doses recebidas do imunizante produzido pela Sinovac/Instituto Butantan, foram entregues pela Regional Norte, e serão aplicadas em alguns profissionais da saúde que estão na linha de frente do combate à Pandemia.
A Enfermeira Elaine Moreschi, da ESF Jirau, foi a primeira profissional à receber a dose do imunizante. A Vigilância Epidemiológica informou que a sequência da vacinação vai seguir alguns protocolos de distribuição.
De acordo com o Prefeito Marcos Guerra, a chegada da vacina representa a esperança de dias melhores: “o momento é de alegria, que Deus possa nos abençoar, e que em breve toda a população possa estar vacinada.”

Leia mais:  Lagoa de Linhares amanhece com milhares de peixes mortos
Continue lendo

Cidades

Comércio poderá funcionar normalmente no Carnaval, informa Fecomércio-ES

Publicado

A Fecomércio destaca que o empregador pode estabelecer o trabalho normal do empregador ou negociar com os funcionários a dispensa do trabalho mediante acordo de compensação.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES), informou, por meio de nota, que o comércio poderá funcionar normalmente no Carnaval 2021. O comunicado, divulgado nesta terça-feira (19), lembra que a data é apenas tradição e não se enquadra como feriado. 

“Esclarecemos, que em alguns Estados e municípios brasileiros, a terça-feira de Carnaval e a Quarta-feira de Cinzas são reconhecidos como ‘feriados’ por determinação de lei, e por isso, estão sendo transferidos para outros dias do corrente ano, em razão das consequências geradas pela pandemia. No Estado do Espírito Santo, porém, não há norma estadual. E, quanto ao reconhecimento do Carnaval como feriado pelos Municípios do Estado do Espírito Santo, deverão ser consultadas a legislação de cada municipalidade”, diz a nota.

A Fecomércio destaca que o empregador pode estabelecer o trabalho normal do empregador ou negociar com os funcionários a dispensa do trabalho mediante acordo de compensação. Além disso, nas localidades onde a data não é considerada feriado, a segunda e a terça-feira, além da Quarta-Feira de Cinzas, podem ser ou não definidas como trabalho facultativo.

Veja o comunicado!

Leia mais:  Secont inicia inspeção em OSS que administra Hospital de Urgência e Emergência
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana