conecte-se conosco


Entretenimento

Colatina e Aracruz vão sediar edições do Circuito Pocar em 25 e 26 de outubro, respectivamente

Publicado

Com patrocínio da Suzano, tradicional evento cultural e artístico de Conceição da Barra será expandido novamente para outras cidades

Com o sucesso de 11 anos do tradicional Pocar Festival de Cultura, que tem patrocínio da Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, nasceu o Circuito Pocar, que fomenta a produção cultural em municípios capixabas e outros estados. Pelo terceiro ano consecutivo e sob organização do Instituto Cultural Tambor de Raiz, o Circuito será realizado fora de Conceição da Barra, cidade sede do Pocar Festival. Duas edições compõem o Circuito Pocar 2024, sendo uma em Colatina, no próximo dia 25 de outubro, com abertura a partir das 17h na Área Verde da Avenida Beira Rio, e outra em Aracruz, em 26 de outubro, iniciando às 15h na Praça São Sebastião.

O Circuito Pocar será realizado em data única nas cidades, mas mantém as mesmas características do habitual, trazendo atrações gratuitas de teatro, música, cultura popular tradicional, brinquedos e distribuição de guloseimas para as crianças. O destaque da vez é o espetáculo circense “Era Solo Que Me Faltava”, do Lacarta Circo Teatro, que irá se apresentar nas duas edições do Circuito. Com 11 anos de estrada, o Circo promete muitas gargalhadas com toda a irreverência dos palhaços equilibristas excêntricos.

“Queremos fazer o Circuito crescer e ter vários dias de duração como o Pocar Festival. A Suzano, que já apoia o festival há tempos, agora apoia também o Circuito e já nos ajudou a dar um passo maior. Estamos em busca de mais patrocinadores e acreditamos que, em um futuro breve, ganharemos mais combustível para torná-lo ainda mais grandioso”, afirma Benedito Camillo, coordenador do Festival e do Circuito Pocar e presidente do Instituto Cultural Tambor de Raiz.

A Suzano é uma das patrocinadoras do Circuito em Colatina e Aracruz, estendendo a parceria para além do festival que ocorre em Conceição da Barra. “É uma tradição capixaba com um potencial turístico muito grande, que oferece cultura e entretenimento gratuitamente. Acreditamos que o Circuito Pocar seguirá sendo um sucesso fora de Conceição da Barra e temos o compromisso de deixar um legado positivo onde a Suzano tem atuação, então queremos seguir impulsionando o desenvolvimento social e econômico destas regiões”, declarou o analista de Relações Corporativas da Suzano, Júlio Augusto Soares.

Leia mais:  Influenciadora é internada em estado grave após lipoaspiração

Além da Suzano, o Circuito Pocar tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, apoio da Prefeitura de Colatina, da Prefeitura de Aracruz, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES) por meio do FUNCULTURA e da Lei Paulo Gustavo e parceria com a Academia de Letras e Artes de Conceição da Barra e com a CRIARTE.

Serviço – Circuito Pocar 2024

Datas: 25 de outubro (sexta-feira) em Colatina e 26 de outubro (sábado) em Aracruz

Locais: Em Colatina – Área Verde da Avenida Beira Rio (próximo ao restaurante Aruna) / Em Aracruz – Praça São Sebastião

Horário de início: 17h em Colatina e 15h em Aracruz

Entrada: Gratuita

Classificação: Livre

Instagram: @pocarfestival

Visualização da imagem

PROGRAMAÇÃO
SEXTA-FEIRA – 25 de outubro – Colatina
17h00 – Abertura com brinquedos, distribuição de pipoca e algodão doce

18h00 – Apresentação de Capoeira e Maculelê (Grupo Nação Malungos)
19h00 – Espetáculo circense “Era Solo Que Me Faltava” (Lacarta Circo Teatro)
20h00 – Show “Musical Infantil Estripolia”

SÁBADO – 26 de outubro – Aracruz
15h00 – Abertura com brinquedos, distribuição de pipoca e algodão doce
16h00 – Espetáculo circense “Era Solo Que Me Faltava” (Lacarta Circo Teatro)
17h00 – Apresentação do Grupo de Guerreiros Tupinikim de Caieiras Velha

18h00 – Show “Musical Infantil Estripolia”

Visualização da imagem

Sobre o Pocar Festival de Cultura

O Pocar Festival de Cultura é um evento anual que acontece em Conceição da Barra, no Espírito Santo, para celebrar a cultura popular local e promover o turismo. O festival é uma referência no calendário cultural do estado e um dos principais eventos da região. O festival foi criado em 2013 para comemorar o reconhecimento do conjunto arquitetônico de Conceição da Barra como Patrimônio Histórico e Artístico do Espírito Santo. O evento surgiu da mobilização de moradores e artistas solidários à causa, sem recursos e oferece ao público uma programação cultural e artística gratuita, com apresentações artísticas, cursos, palestras, oficinas e workshops.

Leia mais:  Justiça suspende show de Wesley Safadão com cachê de R$ 700 mil em cidade pequena do Nordeste

Sobre o Circuito Pocar

Do Pocar Festival de Cultura nasceu o Circuito Pocar, em 2022. Através dele, o Instituto Cultural Tambor de raiz amplia suas ações para além dos limites de Conceição da Barra. Com atividades gratuitas, o Circuito Pocar busca fomentar a produção cultural em municípios capixabas e de outros estados, oferecendo uma programação gratuita com música, teatro, apresentações tradicionais, oficinas e palestras destinadas a crianças, jovens e professores da rede pública de ensino onde acontece.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais na página www.suzano.com.br 

publicidade

Entretenimento

Cinema em Toda Parte finaliza formações em Conceição da Barra, Jerônimo Monteiro, Montanha e Mucurici

Publicado

O Cinema em Toda Parte – Formação de Núcleos Audiovisuais no Espírito Santo finalizou suas últimas formações nos municípios de Conceição da Barra, Jerônimo Monteiro, Montanha e Mucurici. Do final de novembro até esta quinta-feira (05), os estudantes da região receberam aulas teóricas e práticas sobre o universo do cinema, além da implementação de um núcleo audiovisual em cada uma das regiões. 

Foram contemplados os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Jerônimo Monteiro, em Jerônimo Monteiro; da EEEFM de Mucurici; e EEEFM Dom José Dalvit, em Montanha. Já em Conceição da Barra, as atividades na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Prof. Joaquim Fonseca. 

Como resultado da finalização das oficinas, cada turma produziu um curta-metragem em que todas as técnicas aprendidas em sala de aula foram aplicadas na produção. No município de Jerônimo Monteiro, a comunidade escolar realizou o filme Área Vip, que tem direção coletiva da turma realizada sob a supervisão de Gabriele Stein.

Na cidade de Mucurici, os alunos produziram o curta-metragem Não Olhe pra Trás, que contou com a direção coletiva do grupo e foi realizado sob a supervisão de Tati Rabelo. Em Montanha, a produção exibida foi Explana, que teve direção coletiva realizada com supervisão de Rodrigo Linhales.

Fechando as exibições, os alunos de Conceição da Barra realizaram o filme Olhares Capturados, direção coletiva realizada com supervisão de Bernard Lessa.  Encerrando as formações, os filmes são exibidos para toda a escola, além de familiares dos participantes da oficina.

Ana Flávia Torres Moraes, aluna da EEEM Prof. Joaquim Fonseca, descobriu um mundo de novas possibilidades na Oficina do Cinema em Toda Parte, em Conceição da Barra. “Aprendi coisas novas. Aprendi a atuar, uma área que eu não imaginava. Aprendi a mexer com a câmera. Foi incrível”, disse.

A aluna Maria Flávia Alves, da EEEFM de Mucurici, destacou a oportunidade de passar o aprendizado da formação adiante. “Atualmente, estamos fazendo a oficina, a gente está trabalhando nisso. Ano que vem, podemos ser os oficineiros. Ou seja, passar nosso conhecimento para eles”, comentou.

Leia mais:  Justiça suspende show de Wesley Safadão com cachê de R$ 700 mil em cidade pequena do Nordeste

Para Ana Clara Peixoto, aluna da EEEFM Dom José Dalvit, em Montanha, receber a caravana de formação audiovisual na sua escola é uma chance ampliar o conhecimento em uma área fora do universo tradicional de ensino. “Receber o Cinema em Toda Parte aqui na escola está sendo maravilhoso. A gente está aprendendo muita coisa, todo dia uma coisa nova. Para quem gosta de atuar, está sendo perfeito. A gente acredita que vai ser muito bom nosso curta-metragem”, contou.

Mostra Audiovisual

Na próxima quinta-feira (12), a partir das 15 horas, no Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, acontece a Mostra Audiovisual. O evento marca o lançamento dos dez curtas-metragens produzidos pelos alunos das instituições estaduais de ensino que participaram do Cinema em Toda Parte – Formação de Núcleos Audiovisuais no Espírito Santo. A exibição é aberta ao público mediante ingressos retirados na plataforma Sympla (CLIQUE AQUI). 

As produções dialogam com temas escolhidos pelos estudantes, em parceria com os oficineiros responsáveis pelas formações em cada cidade e refletem, entre outros temas, questões do cotidiano, do ambiente escolar e da vida no interior. Os filmes que serão exibidos são:

– Coisas de Aluno, direção coletiva realizada com a supervisão de Bernard Lessa
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Camila Motta (Alfredo Chaves)

– Entre sem Bater, direção coletiva realizada com a supervisão de Gabriele Stein
Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Marcondes de Souza (Muqui)

– Nova Era, direção coletiva realizada com supervisão de Gabriele Stein
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Ana Maria Carletti Quiuqui (Águia Branca)

– Sussurro, direção coletiva realizada com supervisão de Junior Batista
Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Dr. Edward Abreu do Nascimento (Pedro Canário)

– O Despertar, direção coletiva realizada com supervisão Fran de Oliveira
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Antônio dos Santos Neves (Boa Esperança)

Leia mais:  Polícia acaba com festa em casa de Elba Ramalho em Trancoso (BA)

– Temos Nosso Próprio Tempo, direção coletiva realizada com supervisão de Gabriele Stein
Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Henrique Coutinho (Iúna)

– Área Vip, direção coletiva realizada com supervisão de Gabriele Stein
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Jerônimo Monteiro (Jerônimo Monteiro)

– Não Olhe pra Trás, direção coletiva realizada com supervisão de Tati Rabelo
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) de Mucurici (Mucurici)

– Explana, direção coletiva realizada com supervisão de Rodrigo Linhales
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Dom José Dalvit (Montanha)

– Olhares Capturados, direção coletiva realizada com supervisão de Bernard Lessa
Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Prof. Joaquim Fonseca (Conceição da Barra). 

 

Curso

O Cinema em Toda Parte – Formação de Núcleos Audiovisuais no Espírito Santo é uma caravana de formação e difusão audiovisual para jovens estudantes das escolas da Rede Pública Estadual de Ensino, para estudantes com idade entre 14 e 25 anos, localizadas em municípios capixabas com até 30 mil habitantes.

Integram o projeto instituições estaduais de ensino dos municípios de Águia Branca, Pedro Canário, Jerônimo Monteiro, Boa Esperança, Alfredo Chaves, Muqui, Iúna, Mucurici, Montanha e Conceição da Barra.

Faz parte do programa, a implementação de dez Núcleos Audiovisuais e dez oficinas de formação em audiovisual, que apresentam como produto final um curta-metragem realizado pelos próprios alunos, que é exibido para a comunidade escolar como produto final da formação.

O Cinema em Toda Parte – Formação de Núcleos Audiovisuais no Espírito Santo é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), com o apoio institucional da Secretaria da Educação (Sedu).

Continue lendo

Entretenimento

Péricles, Dudu Nobre e muito mais para curtir o fim de semana no ES

Publicado

Tem festival, shows e teatro, que começam nesta sexta-feira (6) e seguem até domingo (7)

Fim de semana chegou e vão rolar eventos para todos os estilos na Grande Vitória. Tem festival, shows e teatro, que começam nesta sexta-feira (6) e seguem até domingo (7).

Bora conferir a programação?

CONFIRA A AGENDA CULTURAL 

FEST CRIA

Atrações: Oficinas, exposições e maratonas.
Horário: a partir das 9h
Local: Centro de Vitória

PAGODE DO ANDIN 

Atrações: Andin, Pedro Felipe, SambaDM e DJ Ryan
Horário: a partir das 19h
Local: Encontro da Ilha – Mãe Joana

SAMBA QUE EU QUERO VER

Atrações: Shows com DJ, Resenha do Romão e Vinny Santa Fé.
Horário: a partir das 20h.
Local: Tenda do Samba (em frente à Casa da Música Sônia Cabral).

RAIMUNDOS TURNÊ 30 ANOS

Atração: Raimundos.
Horário: às 20h.
Local: Oasis Beach Club, Jardim Camburi.

BOA VISTA RECEBE MUG

Atrações: segmentos das duas escolas de samba.
Horário: a partir das 21h.
Local: quadra da Boa Vista.

ROCK 426

Atração: Banda Trilha.
Horário: às 21 horas.
Local: PUB 426, Praia do Canto.

FEST CRIA

Atrações: Oficinas, exposições e maratonas.
Horário: a partir das 9h
Local: Centro de Vitória

FEIRA DE ANTIGUIDADES

Atrações: Atividades culturais.
Horário: das 9h às 16h.
Local: Rua da Lama, no bairro Jardim da Penha.

SAMBA QUE EU QUERO VER

Atrações: Negra Memória Afrotur – Aula itinerante com o historiador Marcus Vinicius Sant’ana.
Horário: a partir das 10h.
Local: Centro de Vitória.

SAMBA QUE EU QUERO VER

Atrações: Oficina de bateria mirim.
Horário: a partir das 14h.
Local: Tenda Samba (em frente à Casa da Música Sônia Cabral).

SAMBA QUE EU QUERO VER

Atrações: Banda de Fanfarra Alphaville, Bloco dos Sambistinhas, Lobos do Samba e Sombrinha e Samba de Quintal.
Horário: a partir das 15h.
Local: Tenda Samba (em frente à Casa da Música Sônia Cabral).

MARIEN CALIXTE JAZZ MUSIC FESTIVAL

Atrações: Luccas Martins Quarteto, Duo Finlândia, Bixiga 70 e Malê Dixieland nos intervalos.
Horário: a partir das 16h.
Local: Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha.

PAGODE DO PERICLES

Atrações: Dudu Nobre e o grupo Revelação.
Horário: a partir das 17h.
Local: Área Verde do Álvares Cabral.

REPIQUE

Atração: Duavesso, Samba Crioulo e DJ Ryan nos intervalos.
Horário: às 17 horas.
Local: Repique, Praia de Camburi, em Vitória.

FRESNO IN SUSNSET

Atração: Fresno.
Horário: às 17h.
Local: Oasis Beach Club, Jardim Camburi.

MÃE JOANA – RODA DE SAMBA 

Atrações: Samba Júnior, Pedro Felipe e Andin Soares
Horário: a partir das 17h
Local: Mãe Joana – Quiosque Encontro da Ilha

TARDEZINHA NA MARINHA

Atrações: Leoziinho, Zé Felipe e Romário e atração surpresa
Horário: a partir das 20h
Local: Marina Bay

BLOCO SAMBAJU

Atrações: Juana Zanchetta, com Andrea Nery e Xá da índia.
Horário: a partir das 18h.
Local: Brizz.

NATAL DE ENCANTOS

Atrações: Família Lima
Horário: a partir das 18h
Local: Praça do Papa, em Vitória

NOVO IMPÉRIO RECEBE JUCUTUQUARA E BOA VISTA

Atrações: segmentos das duas escolas.
Horário: 19h.
Local: Quadra da Novo Império.

ROGÉRIO MORGADO 

Atração: stand-up comedy com Rogério Morgado
Horário: a partir das 20h.
Local: Espaço Patrick Ribeiro – Aeroporto de Vitória

ROCK 426

Atração: Duets.
Horário: às 21 horas.
Local: PUB 426, Praia do Canto.

SOMOS DAS ANTIGAS 3

Atração: Cidinho e Doca, Mc Mascote, Menor do Chapa, Mc Cacau, Mc Marcinho Jr (filho do Mc Marcinho), Mc Hudson 22, Mc Caçula e Mc Jefinho e Flavinho.
Horário: às 21h
Local: No Embraza, Alto Lage, em Cariacica.

PUXA A TROPA

Atração: Ml da Vila, Lucão, Belucio e Gustavo o Brabo.
Horário: às 22h.
Local: Embrazado, Praia do Canto.

DIVERTIDAMENTE 2

Atração: Espetáculo inspirado no filme Divertidamente 2
Horário: A partir das 14h
Local: Espaço Patrick Ribeiro – Aeroporto de Vitória.

ROCK 426

Atração: Beatles na Calçada.
Horário: a partir das 16 horas.
Local: PUB 426, Praia do Canto.

MARIEN CALIXTE JAZZ MUSIC FESTIVAL

Atrações: Terra BrasilES, Camarones Orquestra Guitarrística, MaMokas e Malê Dixieland nos intervalos.
Horário: a partir das 16h.
Local: Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha.

REPIQUE

Atração: Lleon, Glauco, Lécio Soares e Suelen Nascimento.
Horário: às 17 horas.
Local: Repique, Praia de Camburi, em Vitória.

FEIJOADA DA PEGA NO SAMBA

Atrações: Thiago Brito, Lilian Lomeu, Gustavo Pingo, bateria Locomotiva e outros segmentos.
Horário: a partir das 13h.
Local: Quadra da Pega no Samba.

ENSAIO SHOW DA JUCUTUQUARA

Atrações: segmentos da escola e participação do grupo carioca Nosso Sentimento.
Horário: a partir das 16h.
Local: Clube Anchieta.

ENSAIO SHOW DA MUG

Atrações: segmentos da escola e participação do grupo Samba Pra Todos.
Horário: a partir das 19h.
Local: Quadra da Mocidade Unida da Glória

MÃE JOANA FORA DE CASA

Atrações: D’Moleque, Pedro Felipe, Andin Soares, Cariello, Fabrício V
Horário: a partir das 20h
Local: Boate Garden

Leia mais:  Funcultura: cantora Ilus lança álbum inspirado na autoestima da pessoa autista
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana