conecte-se conosco


Entretenimento

Colatina e Aracruz vão sediar edições do Circuito Pocar em 25 e 26 de outubro, respectivamente

Publicado

Com patrocínio da Suzano, tradicional evento cultural e artístico de Conceição da Barra será expandido novamente para outras cidades

Com o sucesso de 11 anos do tradicional Pocar Festival de Cultura, que tem patrocínio da Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, nasceu o Circuito Pocar, que fomenta a produção cultural em municípios capixabas e outros estados. Pelo terceiro ano consecutivo e sob organização do Instituto Cultural Tambor de Raiz, o Circuito será realizado fora de Conceição da Barra, cidade sede do Pocar Festival. Duas edições compõem o Circuito Pocar 2024, sendo uma em Colatina, no próximo dia 25 de outubro, com abertura a partir das 17h na Área Verde da Avenida Beira Rio, e outra em Aracruz, em 26 de outubro, iniciando às 15h na Praça São Sebastião.

O Circuito Pocar será realizado em data única nas cidades, mas mantém as mesmas características do habitual, trazendo atrações gratuitas de teatro, música, cultura popular tradicional, brinquedos e distribuição de guloseimas para as crianças. O destaque da vez é o espetáculo circense “Era Solo Que Me Faltava”, do Lacarta Circo Teatro, que irá se apresentar nas duas edições do Circuito. Com 11 anos de estrada, o Circo promete muitas gargalhadas com toda a irreverência dos palhaços equilibristas excêntricos.

“Queremos fazer o Circuito crescer e ter vários dias de duração como o Pocar Festival. A Suzano, que já apoia o festival há tempos, agora apoia também o Circuito e já nos ajudou a dar um passo maior. Estamos em busca de mais patrocinadores e acreditamos que, em um futuro breve, ganharemos mais combustível para torná-lo ainda mais grandioso”, afirma Benedito Camillo, coordenador do Festival e do Circuito Pocar e presidente do Instituto Cultural Tambor de Raiz.

A Suzano é uma das patrocinadoras do Circuito em Colatina e Aracruz, estendendo a parceria para além do festival que ocorre em Conceição da Barra. “É uma tradição capixaba com um potencial turístico muito grande, que oferece cultura e entretenimento gratuitamente. Acreditamos que o Circuito Pocar seguirá sendo um sucesso fora de Conceição da Barra e temos o compromisso de deixar um legado positivo onde a Suzano tem atuação, então queremos seguir impulsionando o desenvolvimento social e econômico destas regiões”, declarou o analista de Relações Corporativas da Suzano, Júlio Augusto Soares.

Leia mais:  Príncipe Harry herdou mais de R$ 72 milhões da mãe, Lady Di

Além da Suzano, o Circuito Pocar tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, apoio da Prefeitura de Colatina, da Prefeitura de Aracruz, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES) por meio do FUNCULTURA e da Lei Paulo Gustavo e parceria com a Academia de Letras e Artes de Conceição da Barra e com a CRIARTE.

Serviço – Circuito Pocar 2024

Datas: 25 de outubro (sexta-feira) em Colatina e 26 de outubro (sábado) em Aracruz

Locais: Em Colatina – Área Verde da Avenida Beira Rio (próximo ao restaurante Aruna) / Em Aracruz – Praça São Sebastião

Horário de início: 17h em Colatina e 15h em Aracruz

Entrada: Gratuita

Classificação: Livre

Instagram: @pocarfestival

Visualização da imagem

PROGRAMAÇÃO
SEXTA-FEIRA – 25 de outubro – Colatina
17h00 – Abertura com brinquedos, distribuição de pipoca e algodão doce

18h00 – Apresentação de Capoeira e Maculelê (Grupo Nação Malungos)
19h00 – Espetáculo circense “Era Solo Que Me Faltava” (Lacarta Circo Teatro)
20h00 – Show “Musical Infantil Estripolia”

SÁBADO – 26 de outubro – Aracruz
15h00 – Abertura com brinquedos, distribuição de pipoca e algodão doce
16h00 – Espetáculo circense “Era Solo Que Me Faltava” (Lacarta Circo Teatro)
17h00 – Apresentação do Grupo de Guerreiros Tupinikim de Caieiras Velha

18h00 – Show “Musical Infantil Estripolia”

Visualização da imagem

Sobre o Pocar Festival de Cultura

O Pocar Festival de Cultura é um evento anual que acontece em Conceição da Barra, no Espírito Santo, para celebrar a cultura popular local e promover o turismo. O festival é uma referência no calendário cultural do estado e um dos principais eventos da região. O festival foi criado em 2013 para comemorar o reconhecimento do conjunto arquitetônico de Conceição da Barra como Patrimônio Histórico e Artístico do Espírito Santo. O evento surgiu da mobilização de moradores e artistas solidários à causa, sem recursos e oferece ao público uma programação cultural e artística gratuita, com apresentações artísticas, cursos, palestras, oficinas e workshops.

Leia mais:  Verão Cultural: cantor e compositor Douglas Lopes apresenta o show “A Fogueira” na Casa da Música Sônia Cabral

Sobre o Circuito Pocar

Do Pocar Festival de Cultura nasceu o Circuito Pocar, em 2022. Através dele, o Instituto Cultural Tambor de raiz amplia suas ações para além dos limites de Conceição da Barra. Com atividades gratuitas, o Circuito Pocar busca fomentar a produção cultural em municípios capixabas e de outros estados, oferecendo uma programação gratuita com música, teatro, apresentações tradicionais, oficinas e palestras destinadas a crianças, jovens e professores da rede pública de ensino onde acontece.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais na página www.suzano.com.br 

publicidade

Entretenimento

7º Festival da Moqueca de Conceição da Barra servirá mil unidades em panelas de barro

Publicado

O evento será realizado no feriado de Corpus Christi, celebrando a gastronomia capixaba com recorde de unidades servidas

O tradicional Festival da Moqueca de Conceição da Barra chega à 7ª edição com novidades e muito sabor. Entre os dias 19 e 22 de junho, no feriado de Corpus Christi, a festa que já ostenta o título da maior moqueca do mundo servirá mil moquecas individuais, preparadas artesanalmente e apresentadas nas tradicionais panelas de barro das paneleiras de Goiabeiras.

Desde sua primeira edição em 2018 e o reconhecimento pelo Guinness em 2019 – quando o município preparou uma moqueca com 200 quilos de peixe em uma panela de barro gigante de 1,4 metro de diâmetro – o festival tem se consolidado como uma celebração da identidade capixaba.

Idealizado pelo produtor cultural Roberto Malacarne, o evento se tornou um dos maiores festivais gastronômicos do Espírito Santo. “Os preparativos para a realização deste evento começaram em fevereiro. Nosso primeiro movimento foi encomendar as panelas às paneleiras de Goiabeiras, especialmente para o festival. Cada uma delas será entregue ao visitante com uma saborosa moqueca dentro. A pessoa degusta e a leva para casa, como lembrança e memória afetiva”, explica ele.

Leia mais:  Galvão Bueno não renova com a Globo e sai da emissora após Copa, diz jornal

Além das mil panelas de barro individuais, haverá outra gigante, com cerca de um metro de diâmetro, usada para demonstrações ao vivo. A estimativa é que sejam produzidas 150 moquecas por hora, graças a uma estrutura eficiente e uma equipe comprometida com a qualidade do serviço. As moquecas também serão servidas com os acompanhamentos tradicionais, como arroz e pirão, em embalagens biodegradáveis, alinhando-se a uma proposta responsável e sustentável.

O festival contará, ainda, com 10 a 12 barracas de alimentação, onde chefs e cozinheiros locais apresentarão variações criativas do prato: moqueca de lagosta, de caranguejo, de siri, de sururu e até pastéis e risoles recheados com o famoso preparo. O público também terá a oportunidade de adquirir produtos típicos das comunidades quilombolas de Conceição da Barra e São Mateus, na Tenda Cultural da Rota do Sapê do Norte, como beiju, pamonha, farinha, urucum e pilado — todos produzidos por moradores da região.

A programação inclui apresentações culturais e shows musicais. Serão 12 atrações musicais ao longo dos quatro dias, com destaque para rodas de samba, pagode e axé retrô, além de apresentações culturais como o jongo, dança típica da região. A entrada é gratuita.

Leia mais:  Sesc Glória realiza vivência sobre cultura indígena com Ará Martins

“Além de trazer entretenimento qualificado e promover a gastronomia na região, o Festival da Moqueca impulsiona a economia local, gerando novos empregos, crescimento na receita de outros setores por causa do grande número de visitantes que o evento reúne, fortalecendo a economia. A hotelaria e o comércio estão entre os segmentos que se beneficiam com a realização do evento”, afirma Malacarne.

Serviço:
7º Festival da Moqueca de Conceição da Barra
Local: Beira do Cais – Conceição da Barra (ES)
Data: 19 a 22 de junho de 2025
Entrada: Gratuita
Moquecas ao vivo, comidas típicas, artesanato quilombola, apresentações culturais e música regional.

Continue lendo

Entretenimento

Pianista capixaba apresenta recital inédito em Vitória

Publicado

Recital solo de Estêvão Gomes, de 16 anos, marca a segunda execução integral da obra no país e acontece no Teatro Sônia Cabral

O Teatro Sônia Cabral, em Vitória, será palco de uma apresentação rara no Brasil, na quinta-feira (12), às 20h. O pianista capixaba Estêvão Medeiros Gomes, de 16 anos, interpretará os 27 Estudos de Frédéric Chopin em um recital solo, feito notável na história da música erudita nacional.

A execução da obra completa é considerada um dos maiores desafios da literatura pianística. Há registro de apenas uma apresentação integral em recital ao vivo no Brasil, realizada em 1978 pelo pianista potiguar Oriano de Almeida. O concerto de Estêvão, portanto, será um marco para a música clássica no país.

Intitulado “Concerto Especial: Os 27 Estudos de Chopin”, é resultado de quatro anos de preparação intensa. Desde os 12 anos, o jovem músico vem estudando mais de seis horas por dia, sem pausas semanais, sob orientação da professora Janne Gonçalves, da Escola de Música Gabriel Camargo.

Leia mais:  Xuxa, Angélica e Eliana têm 'encontro histórico' e agitam a web

Os ingressos para o recital estão disponíveis na Sympla, a partir de R$ 25 (meia-entrada).

Quem é Estêvão Gomes

Natural da cidade de Serra, Estêvão Gomes acumula mais de 30 prêmios em competições nacionais e internacionais, com destaque para participações em países como Grécia, Portugal, Indonésia, Colômbia, Espanha e Rússia. Em 2022, venceu o Concurso de Piano Souza Lima e o National Pro Music Competition, nos Estados Unidos.

A projeção nacional veio em 2024, quando venceu o programa Prelúdio, da TV Cultura, interpretando o Concerto nº 5 de Saint-Saëns com a Orquestra Prelúdio, regida por Júlio Medaglia. Como prêmio, conquistou uma bolsa de estudos na Academia Franz Liszt, em Budapeste, além de apoio financeiro para sua estadia no exterior.

Serviço

Concerto Especial: Os 27 Estudos de Chopin – com Estêvão Gomes

  • Data: Quinta-feira, 12 de junho
  • Horário: 20h
  • Local: Teatro Sônia Cabral – Centro, Vitória/ES
  • Ingressos: Disponíveis pelo Sympla ou na secretaria da Escola Gabriel Camargo

Leia mais:  Sesc Glória realiza vivência sobre cultura indígena com Ará Martins
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana