Relembrar os tempos áureos do futebol nacional e rever ídolos do passado numa grande disputa. É com esse pano de fundo que, neste domingo, dia 14 de julho, a partir das 9h, vai acontecer em Linhares o “Desafio dos Pênaltis”
Grandes craques como o ex-atacante Túlio Maravilha, além dos ex-zagueiros Odvan e Fabiano Eller, têm presença confirmada no evento, marcado para o Campo São Paulo Apóstolo, que fica na Avenida Pedro Álvares Cabral, no bairro Interlagos.
Também foram confirmados o ex-zagueiro Luciano (Vasco) e o craque do futevôlei Bruno Travezani. Outros atletas nacionais e também estaduais, estão em negociação para participar do torneio, organizado pela Brand Sport Marketing Esportivo e que terá entrada gratuita.
Regulamento
A 1ª fase da competição vai reunir 40 batedores de pênaltis contra três goleiros. Dois batedores entram na arena e cobram três pênaltis, um contra cada goleiro. O batedor que converter mais pênaltis se classifica. Em caráter eliminatório, essa fase irá classificar três batedores para a segunda fase, onde irão encarar as estrelas veteranas em busca do título.
Organizadora do Desafio dos Pênaltis do Brasil, a Brand Sport é uma empresa de eventos e marketing esportivo, com objetivo de conectar grandes eventos e assessora carreiras de jogadores, proporcionando uma experiência única para todos os envolvidos. Única empresa 100% capixaba, quem tem no seu portfólio de serviço: Promoção de eventos, Gestão de imagem de atletas, Produção de conteúdo, Sala de podcast, Estúdio fotográfico, Criação de site e Assessoria de imprensa.
Proposta surge em função das dificuldades físicas que o atleta tem enfrentado, especialmente após uma série de lesões desde sua chegada ao clube
Jorge Jesus, técnico do Al-Hilal, está aguardando uma resposta de Neymar sobre a possibilidade de participar apenas de dois torneios: a Liga dos Campeões da Ásia e o Mundial de Clubes. Essa proposta surge em função das dificuldades físicas que o atleta tem enfrentado, especialmente após uma série de lesões desde sua chegada ao clube. O treinador comentou sobre a situação, afirmando que, caso Neymar não participe do Campeonato Saudita, ele poderá contar com o jogador nas outras competições. Jesus expressou seu desejo de que Neymar aceite essa condição, mas não tem certeza se o atleta concordará. Desde que retornou de uma cirurgia no joelho, Neymar já sofreu uma nova lesão na coxa, o que complicou ainda mais sua situação.
O vínculo de Neymar com o Al-Hilal se estende até junho de 2025, e ele ainda pode ser registrado no Campeonato Árabe até o dia 31 de janeiro. Jesus ressaltou que o jogador não tem conseguido acompanhar o ritmo da equipe devido ao tempo que ficou afastado, o que torna a recuperação um desafio considerável. No Campeonato Saudita, as regras permitem que as equipes inscrevam até dez jogadores estrangeiros, sendo que apenas oito podem atuar simultaneamente em campo.
O Al-Hilal possui um elenco diversificado, incluindo atletas como Bono, Koulibaly, Malcom, Marcos Leonardo, Renan Lodi, João Cancelo, Rúben Neves, Mitrovic e Milinkovic-Savic, além de Neymar. Jesus expressou sua frustração em relação às lesões de Neymar, lamentando não ter tido a chance de trabalhar com um dos melhores jogadores do mundo em sua plenitude. Ele também elogiou o caráter do atacante, destacando que Neymar é um excelente companheiro de equipe, o que torna sua ausência ainda mais sentida no grupo.
Atletas capixabas conquistaram vaga para a Superliga Melhor Idade e intensificam treinos para o campeonato nacional, que acontece em janeiro
Atletas capixabas garantiram a participação na Superliga Melhor Idade, campeonato nacional de vôlei adaptado organizado pela Confederação Brasileira de Vôlei Adaptado (CBVA). A competição será realizada em Palmas, Tocantins, de 22 a 26 de janeiro de 2025.
As atletas integram o projeto Viva Vôlei, idealizado pela educadora física Kátia Siquara e apoiado pela MedSênior. O grupo conquistou a vaga no torneio após vencer etapas do campeonato estadual, encerrado em setembro de 2024.
“Este ano, levaremos aproximadamente 35 atletas que representarão o Espírito Santo nas categorias 45+, 58+, 68+ e 75+”, explica Kátia.
O vôlei adaptado é uma modalidade inspirada no vôlei tradicional, com ajustes para atender às necessidades da terceira idade.
“Algumas regras, como a proibição de saque por cima e salto na linha dos três metros, foram pensadas para proteger a integridade física dos atletas”, detalha Kátia.
Com adeptos em todo o país, o vôlei adaptado tem crescido nos últimos anos, culminando na criação da CBVA. Os times do projeto Viva Vôlei, após conquistarem medalhas de ouro e prata na etapa estadual, intensificaram os treinos para o torneio nacional.
Foto: MedSênior/Divulgação
Benefícios da atividade física na terceira idade
A prática de exercícios é essencial em qualquer fase da vida, ressalta o geriatra e superintendente de Medicina Preventiva da MedSênior, Roni Mukamal.
“Mesmo quem foi sedentário a vida inteira pode começar. O ideal é experimentar atividades e encontrar uma que desperte paixão”, afirma o médico.
Essa paixão pelo esporte também transformou a vida de Ivone Endres Spellmeier, de 74 anos. “Quando me mudei para o Espírito Santo, procurei um lugar para continuar jogando. O vôlei adaptado me manteve ativa e me trouxe novas amizades”, conta Ivone, atleta do projeto.