conecte-se conosco


Política e Governo

Comércio exterior capixaba fecha o ano com movimentação de 24,58 bilhões de dólares

Publicado

Número indica crescimento de 27,1% em relação a 2023. Além disso, em dezembro de 2024, a balança comercial capixaba alcançou superávit pela 1ª vez no ano

Ótima notícia para o comércio exterior capixaba: o crescimento nas exportações e importações fizeram com que o Espírito Santo fechasse 2024 com a movimentação de 24,58 bilhões de dólares, um crescimento de 27,1% em relação a 2023 (19,34 bilhões).

As exportações aumentaram de 9,53 bilhões de dólares em 2023 para 10,71 bilhões de dólares em 2024, sendo 1,18 bilhões de dólares a mais, crescimento de 12,4%. As importações também apresentaram superávit expressivo, passando de 9,81 bilhões de dólares em 2023 para 13,88 bilhões de dólares em 2024, totalizando um aumento de 41%.

As análises são do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com base nos dados do Comex Stat, sistema oficial para extração das estatísticas do comércio exterior brasileiro de bens.

Outra grande novidade para o setor é que o Espírito Santo apresentou uma movimentação total de 1,86 bilhão de dólares em dezembro de 2024, sendo 938,5 milhões de dólares em exportações e 917 milhões de dólares em importações, o que resultou em um saldo comercial positivo de 21,5 milhões de dólares. Com isso, o estado encerrou o mês com superávit em sua balança comercial pela primeira vez no ano.

Para a coordenadora de pesquisa do Observatório do Comércio, o Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Júlio, o saldo positivo vai além do simples equilíbrio entre exportações e importações, refletindo a competitividade do estado no mercado global, com impacto positivo de diferentes setores da economia.

“O saldo da balança comercial reverteu um déficit de 256,2 milhões de dólares em dezembro de 2023 para um superávit de 21,5 milhões de dólares no mesmo mês de 2024. Esse marco reflete o crescimento das exportações, que superaram as importações pela primeira vez no ano de 2024, sendo consequência de um esforço conjunto entre o setor produtivo e políticas que favoreceram o comércio exterior, como melhorias logísticas e incentivos fiscais. Também é um reflexo do fortalecimento da economia estadual e da maior capacidade nas operações comerciais internacionais”, ressaltou Ana Carolina Júlio.

Leia mais:  Ales apresenta saldo de campanha solidária

As exportações passaram de 880 milhões de dólares em dezembro de 2023 para 938,5 milhões de dólares no mesmo mês de 2024, apresentando um crescimento de 6,65%. Já as importações caíram de 1,14 bilhão de dólares em dezembro de 2023 para 917 milhões de dólares no mesmo período de 2024, representando uma queda de 19,3%.

Já a movimentação total do comércio exterior caiu 7,97%, de 2,02 bilhões de dólares em dezembro de 2023 para 1,86 bilhão de dólares no mesmo mês de 2024. “Embora a diminuição da movimentação possa indicar uma desaceleração geral no volume de negócios, a melhoria no saldo comercial aponta para uma maior eficiência do comércio exterior do estado”, frisou a coordenadora do Connect Fecomércio-ES.

Produtos
O principal destaque na exportação de dezembro foi o minério de ferro e seus concentrados, que liderou a pauta com 231,9 milhões de dólares, representando 24,71% do total exportado no mês.

O café não torrado ocupou a segunda posição, com 171,6 milhões de dólares e uma participação de 18,29%. Além disso, produtos semiacabados, lingotes e outras formas primárias de ferro ou aço tiveram um desempenho expressivo, somando 129,9 milhões de dólares (13,85%). A celulose também se destacou, alcançando 102,6 milhões de dólares (10,93%).

Leia mais:  Casagrande diz que "crime organizado será enfrentado de forma rigorosa"

No mês, os produtos importados totalizaram mais de 918 milhões de dólares, com destaque para itens de alto valor agregado e relevância estratégica para a economia local e nacional. O principal item importado foram aeronaves e outros equipamentos relacionados, que somaram 186,2 milhões de dólares, representando 20,31% do total.

Além disso, veículos para transporte de mercadorias e usos especiais, que totalizaram 132,9 milhões de dólares (14,49%), destacam-se pelo apoio ao setor de transporte de cargas e logística, importantes para um estado que serve como porta de entrada e saída de produtos no Brasil.

“As importações de dezembro evidenciam o papel do Espírito Santo como um hub econômico dinâmico, que alia as demandas internas com conexões globais. A pauta importadora do estado reflete uma combinação de itens de alta tecnologia, matérias-primas estratégicas e produtos de consumo que suportam o crescimento econômico e o desenvolvimento industrial, enquanto reforçam a posição do Espírito Santo na cadeia de valor global”, afirmou Ana Carolina Júlio.

A pesquisa completa, com os dados detalhados, pode ser acessada no site https://portaldocomercio-es.com.br.

Sobre a Fecomércio-ES
A Fecomércio-ES integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e representa 374.523 empresas, responsáveis por 65% do ICMS arrecadado no estado e pelo emprego de 719 mil pessoas. Com 31 unidades espalhadas por 15 municípios e ações itinerantes, o Sistema Fecomércio-ES atua em todo o Espírito Santo. A entidade representa 24 sindicatos empresariais e tem como missão contribuir para o desenvolvimento social e econômico do estado. O projeto Connect é uma parceria entre Fecomércio-ES e FAESA, com apoio do Senac-ES, Secti-ES, Fapes e Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI).

publicidade

Política e Governo

Governador recebe Comitê Estadual de Líderes de Turma 2025

Publicado

O governador do Estado, Renato Casagrande, e o vice-governador Ricardo Ferraço receberam, nesta quinta-feira (17), no Palácio Anchieta, em Vitória, 45 alunos da Rede Pública Estadual que compõem o Comitê Estadual de Líderes de Turma 2025. O evento faz parte da programação oficial de posse dos estudantes eleitos por seus pares nos Comitês Regionais de Líderes.

“É uma alegria estar com vocês, formando líderes em nossas escolas. Líder não é o que conquista seguidores, mas que forma novos líderes. Vocês têm tarefas de representatividade, de decidir questões importantes em suas escolas e de ajudar a formar boas pessoas. Nossas escolas têm que cumprir o papel de formar boas pessoas, que sejam respeitadoras, tolerantes e que lutem pelo coletivo”, declarou o governador.

Casagrande prosseguiu: “Quem lidera com boa fé e vontade, faz essa mudança em suas vidas e nas vidas das pessoas ao seu redor. Temos ambiente adequado em todas as escolas e estamos caminhando para que todas as escolas tenham o mesmo nível de infraestrutura. A nossa vida é feita de escolhas e desafios. Vocês escolheram participar dessa eleição de líderes e agora têm o desafio de colaborar com a nossa educação. Tenho certeza que irão nos ajudar a seguir como a melhor educação do País.”

Leia mais:  Casagrande confirma pré-candidatura à reeleição

Durante a recepção, o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, destacou a importância da ocasião e deu as boas-vindas aos estudantes. Ele ressaltou que o encontro com o governador e o vice-governador foi uma forma de celebrar a eleição e a futura posse dos representantes do Comitê Estadual de Líderes de Turma 2025. Vitor de Angelo explicou a estrutura do processo de eleição dos líderes, que começa nas salas de aula, passa pelas regionais e culmina na formação do comitê estadual.

Vitor de Angelo lembrou que os estudantes agora assumem a responsabilidade de levar à gestão pública as demandas e sugestões da comunidade estudantil, contribuindo para a construção de uma educação mais participativa e alinhada às reais necessidades das escolas capixabas.

“Vocês, estudantes, chegaram a essa posição por mérito, conquistaram. E isso traz uma responsabilidade que precisam ter equilíbrio e sabedoria para seguir em frente. Temos resultados significativos na educação capixaba e vamos seguir evoluindo, cada vez mas, para proporcionar formação adequada aos nossos jovens. Parabéns!”, declarou o vice-governador Ricardo Ferraço.

Leia mais:  Eleitores não podem ser presos a partir desta terça; entenda regra eleitoral

Além do encontro, a programação contou também com um momento de acolhimento, entrega dos certificados de posse, apresentações culturais, palestras que abordaram o papel da liderança estudantil, o funcionamento do Comitê e os desafios regionais enfrentados pelos estudantes e oficinas temáticas, em que os estudantes iniciarão a construção dos planos de ação regionais.

A gerente de Gestão Escolar, Julia da Matta, frisou que o Comitê Estadual de Líderes é uma instância de representação estudantil que promove o protagonismo juvenil dentro das escolas. “Seu papel vai além da escuta: os líderes são convidados a refletir, propor e colaborar na criação de políticas públicas educacionais junto à Sedu. A iniciativa visa a ampliar o diálogo entre a gestão e os estudantes, fortalecendo a democracia na Rede Estadual de Ensino”, explicou.

Continue lendo

Política e Governo

Governo do Estado anuncia nova forma de pagamento no Aquaviário e viagens extras durante a Festa da Penha

Publicado

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta quinta-feira (17), duas importantes novidades para o sistema de transporte Aquaviário: a implementação do pagamento por aproximação com cartões de débito e crédito nas estações e a realização de viagens extras para atender os fiéis durante a programação da Festa da Penha, padroeira do Espírito Santo.

A nova forma de pagamento já está disponível nas estações e permite que os passageiros utilizem cartões das bandeiras Visa, Mastercard e Elo, desde que possuam a tecnologia de aproximação (contactless). A tarifa de R$ 4,90 pode ser paga diretamente na catraca, sem necessidade de cadastro prévio. A novidade se soma às formas de cobrança já existentes: Cartão GV e QR Code via aplicativo KIM.

A medida oferece mais praticidade principalmente para turistas e usuários eventuais, além de reforçar o uso da tecnologia como aliada da mobilidade urbana.

“Temos boas novidades no sistema Aquaviário a partir de hoje. Estamos dando oportunidade ao usuário do dia a dia de poder usar seu cartão de débito ou crédito. Às vezes o usuário pode acabar esquecendo seu CartãoGV ou até mesmo esquecer de carregar, então, pode usar normalmente seu débito e crédito. Essa novidade também atende ao usuário esporádico, principalmente, os turistas. Se a pessoa tiver o cartão cadastrado no celular, nem precisa ter o cartão físico em mãos. É uma conquista importante para o transporte público capixaba”, afirmou o governador Casagrande.

Leia mais:  Alunos fazem do plenário  da Assembleia palco de  “audiência da ONU”

O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, também acompanhou o anúncio feito pelo governador em suas redes sociais. “Essa nova opção de pagamento facilita o acesso ao Aquaviário, principalmente para quem não o utiliza com frequência. Essa é uma realidade em diversos locais do mundo e é mais uma forma de incentivar o uso do transporte público, de forma prática”, destacou.

“A Ceturb está empenhada em tornar o sistema Aquaviário cada vez mais moderno e acessível à população. A implementação do pagamento por aproximação, juntamente com a ampliação da oferta de viagens durante a significativa Festa da Penha, reflete nosso compromisso em facilitar a mobilidade urbana e atender às necessidades dos usuários, sejam eles moradores da Grande Vitória ou visitantes que prestigiam este importante evento religioso.”, destacou o diretor-presidente da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES), Marcelo Campos Antunes.

Embora o pagamento por aproximação não permita integração com o sistema Transcol, a nova alternativa amplia o acesso ao serviço, tornando-o ainda mais conveniente para diferentes perfis de usuários.

Operação especial

Durante a Festa da Penha, uma das maiores manifestações religiosas do País, o Aquaviário vai operar com horários ampliados para facilitar o deslocamento da população. A operação especial acontece de sexta-feira (25) até segunda-feira (28) – dia que se comemora o dia da Padroeira do Espírito Santo, com mais viagens nas linhas do sistema: Praça do Papa x Prainha (402) e Porto de Santana x Prainha (403).

Leia mais:  Renato Casagrande é diplomado para novo mandato de Governador do Espírito Santo

A Ceturb também vai reforçar a operação das linhas do Transcol durante a Festa da Penha, com uma tabela especial que será divulgada nos próximos dias. Na sexta-feira (25), no domingo (27) e na segunda-feira (28), a última saída das embarcações do Aquaviário será às 22 horas. Já no sábado (26), por conta da Romaria dos Homens, haverá uma viagem extra durante a madrugada, com partida à 1h da manhã de domingo (27), garantindo o retorno dos fiéis que participarem da tradicional caminhada entre Vitória e Vila Velha.

O reforço nas viagens do Aquaviário vai atender tanto quem sai de Vila Velha rumo à Romaria em Vitória quanto os fiéis que estacionarem no entorno da Praça do Papa, podendo ir até as proximidades da Catedral com essa linha expressa e retornar depois da caminhada pelas embarcações do sistema aquaviário.

Com a ampliação da oferta, o Aquaviário se torna uma alternativa prática e confortável para quem deseja participar da programação da Festa da Penha.

As embarcações funcionarão em horários estendidos, e a Estação da Prainha — principal ponto de desembarque — está localizada no entorno do Convento da Penha, facilitando o acesso dos participantes às celebrações. A ação especial tem como objetivo oferecer mais opções aos fiéis que participarão das celebrações religiosas em Vila Velha.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana