conecte-se conosco


Entretenimento

Como é “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, livro de Machado de Assis que viralizou

Publicado

Veiculado inicialmente como folhetim ao longo de edições de uma revista, o livro foi lançado no ano de 1881

Um dos clássicos mais celebrados da literatura brasileira, Memórias Póstumas de Brás Cubas fez barulho nas redes sociais após uma influencer norte-americana publicar um vídeo no TikTok, dizendo estar encantada com o livro. A obra de Machado de Assis agora lidera a lista da Amazon de mais vendidos.

Veiculado inicialmente como folhetim ao longo de edições de uma revista, algo comum na época, Memórias Póstumas de Brás Cubas foi oficialmente publicado como romance em 1881. É considerada a obra inaugural do Realismo na literatura do Brasil.

O narrador do livro é Brás Cubas, descrito como “defunto-autor”: um homem que, depois da morte, torna-se escritor para compor sua autobiografia. As peculiaridades que tornaram o livro célebre já aparecem na dedicatória “ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver”.

Nascido na elite carioca, o narrador reflete as hipocrisias e caprichos das classes abastadas do século 19, denunciando a moral duvidosa e a preocupação com as aparências acima de tudo. 

Leia mais:  Tombo da Papa agita Itarana neste fim de semana

A trama, que não segue uma linearidade necessariamente cronológica, começa com a morte do protagonista, vítima de uma pneumonia, e seu enterro. A partir daí as memórias do defunto são apresentadas: a infância travessa, a adolescência e os primeiros amores, as tentativas de se estabelecer na vida adulta.

A vida de Brás Cubas, no fim das contas, é resumida como um grande fracasso. Ele não conquistou nada do que era esperado: teve amantes, mas não se casou nem teve filhos; não alcançou reconhecimento na carreira (ainda que tenha sido deputado, o desempenho no cargo foi medíocre).

O protagonista também não conseguiu terminar seu ambicioso projeto, o ‘emplastro’ – um remédio capaz de tudo curar, em uma tentativa final de tornar-se um homem memorável. O tom que permeia a trama é, portanto, pessimista.

Há também um tempo psicológico correndo paralelamente aos episódios narrados pelo defunto-autor. Falando do além, ele se deixa divagar, mergulhando em digressões. Nesses momentos aparecem reflexões filosóficas e metáforas absurdas.

O texto de Machado de Assis, dotado de ironia ácida, tece críticas à sociedade da época, trazendo referências histórias. Somado a isso, está seu teor literário inovador. Como resultado, a obra é favorita nas listas de leituras obrigatórias de vestibulares e escolas do País.

Leia mais:  Jorge e Mateus explicam show com aglomerações em lanchas

publicidade

Entretenimento

Festival em Santa Teresa terá aulas gratuitas de gastronomia; saiba como participar

Publicado

O Festival Nostra Cucina vai oferecer aulas gratuitas de gastronomia em Santa Teresa, com cursos sobre pizzas, massas caseiras, bolos, hambúrgueres gourmet e pães artesanais.

As atividades acontecem na unidade móvel de gastronomia do Senac-ES, estacionada na Avenida Ricardo Pasoline, nº 52, no Centro do município, até o dia 24 de abril.

As vagas são limitadas e destinadas à população em geral, profissionais e empresários do setor de turismo. Interessados podem se inscrever pelo formulário online, disponível neste link.

Ao todo, 255 vagas foram disponibilizadas para 13 cursos. No dia 29 de março, o espaço também receberá uma rodada de networking voltada a profissionais e entusiastas da gastronomia.

Festival Nostra Cucina

O festival acontece nos dias 28, 29 e 30 de março, reunindo 33 restaurantes que apresentarão pratos inspirados na culinária italiana. Além dos restaurantes, cafeterias, queijarias e gelaterias participam do evento com opções selecionadas para o público.

Entre os pratos disponíveis, estão risotto de tomatinho com páprica defumada e pollo al limone; gnocchi de batata ao molho alfredo trufado com filé mignon grelhado e crocante de mexerica; e fettuccine alfredo com camarão, bacon e espinafre. Os valores dos pratos variam entre R$10 e R$230.

Leia mais:  Jorge e Mateus explicam show com aglomerações em lanchas

A lista completa dos restaurantes participantes pode ser conferida no Instagram oficial do evento: @nostracucinafestival.

Continue lendo

Entretenimento

Pequena Miss Brasil, Wenna Dalpra Macci é de Santa Teresa do ES

Publicado

Com apenas 13 anos, Wenna Dalpra Macci se preparou para um grande desafio: e conquistou q a coroa e a faixa de Pequena Miss Brasil 2025

O concurso aconteceu entre os dias 19 e 23 de março, em Balneário Camboriú, Santa Catarina. Além da competição, as candidatas se divertiram e tiveram dias de lazer no famoso Parque Beto Carrero.

Ao todo, 70 meninas de diferentes estados brasileiros participaram da disputa dividida em categorias — baby, mirim e infantil — e culminou com a coroação da grande vencedora, Wenna!

Escolhida como segundo lugar no Pequena Miss ES 2024 Wenna representou com orgulho a cidade natal Santa Teresa e todo o ES. Modelo, estudante e influencer, ela é apaixonada por cachorros e não dispensa uma boa brincadeira. Encarou com dedicação e elegância o maior desafio do ingresso na carreira como miss. Wenna agora não só levou o título de Pequena Miss Brasil 2025 como também terá a honra de representar o país no Miss Universo Infantil, realizado no exterior.

Leia mais:  Thales Bretas, companheiro de Paulo Gustavo se despede: ‘Sempre te amarei’

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana