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Política e Governo

Comunicação e solidariedade são novas propostas de Majeski para o combate à Covid-19

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Uma das tecnologias mais antigas e eficientes presentes na telefonia móvel pode ser uma aliada no combate ao novo coronavírus no Espírito Santo.

Já está tramitando na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 414/2020, de autoria do deputado estadual Sergio Majeski (PSB), que estabelece o encaminhamento diário de informações por meio do serviço de mensagens curtas de texto, o popular SMS, pelo Governo do Estado ao cidadão, com a finalidade de apresentar informações sobre as medidas de enfrentamento à propagação e ao combate à COVID-19 e para conscientização sobre a situação atualizada da pandemia.

“Pode ser uma mensagem direta para o cidadão saber como está o índice de contaminação no seu bairro, na sua rua. É um serviço de baixíssimo custo, acessível em praticamente todos os celulares e smartphones e que nem necessita que o cidadão tenha pacote de internet contratado. Entendemos que embora estes dados já estejam disponíveis no Painel COVID e que a mídia os divulgue diariamente nos telejornais, temos a certeza de que milhares de capixabas não são informados sobre a real situação da pandemia em sua região. Dessa forma, cabe ao Poder Público estabelecer novos mecanismos para conscientizar a população. A telefonia móvel está presente em quase todas as residências, tem uma abrangência significativa, tornando a comunicação diária muito eficiente”, destaca Majeski.

Solidariedade e benefícios na doação de plasma

O cidadão que contraiu o novo coronavírus e se curou da Covid-19 pode contribuir com o tratamento de casos graves da doença ao doar plasma nas unidades do Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes).

Além de ser um ato de solidariedade, para estimular a doação, o Projeto de Lei 379/2020 do deputado Majeski inclui os doadores de plasma na mesma lista de benefícios já garantidos aos doadores de sangue e amplia para dois anos a validade da carteira de doador que for emitida durante a vigência do Decreto de Calamidade Pública no Estado do Espírito Santo em decorrência da pandemia da Covid-19.

“O objetivo é salvar vidas. É mais uma proposta que busca estimular as doações neste período crítico em que os estoques de sangue estão baixos, como forma de incentivo aos doadores regulares e aos novos. Uma única doação de plasma garantirá direito aos benefícios existentes aos doadores de sangue e pelo dobro do período atual, com a ampliação da validade da carteira de doador”, completa Majeski.

Crédito da foto: Leonardo Tononi
Sugestão de legenda: O SMS é uma tecnologia eficiente e barata, capaz de informar e alertar o cidadão rapidamente.

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Política e Governo

Monitoramento de grandes contribuintes pela Receita Estadual recupera R$ 9,8 milhões em quatro meses

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A SGCONT (Supervisão de Grandes Contribuintes), criada no final de 2018 a partir de proposta do redesenho de processos na Sefaz-ES (Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo), já recolheu até hoje mais de R$ 22,2 milhões e lavrou autos de infração na ordem de R$ 45,1 milhões. Entre os 41 contribuintes que a Supervisão monitora, há representantes dos setores de atacado, telecomunicações, petróleo e gás, energia elétrica, mineração, siderurgia entre outros.

Somente neste ano, de março a julho, os sete Auditores Fiscais da Receita do Estado do Espírito Santo responsáveis pelo acompanhamento e monitoramento dos maiores contribuintes do território capixaba, recuperaram R$ 9,8 milhões, segundo dados levantados pelo Sindifiscal (Sindicato dos Auditores Fiscais e Auxiliares Fazendários do Espírito Santo).

Os contribuintes acompanhados por esse departamento do Fisco representam hoje 43% de toda a arrecadação do Estado em ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Além disso, eles atuam em setores estratégicos para a economia capixaba – daí a elevada importância para o Estado e a necessidade de um constante monitoramento.

De acordo com Benício Costa, Auditor Fiscal da Receita Estadual e Supervisor da SGCONT, o acompanhamento e monitoramento fiscal dessa carteira de contribuintes visa também subsidiar a gestão da Administração Tributária com informações sobre o comportamento tributário do grupo, possibilitando a produção de análises sobre as variações relevantes da arrecadação dessas empresas.

“Por serem empresas de grande porte e com grande quantidade de especificidades é necessária uma auditoria de alto nível e extrema dificuldade técnica, o que torna o trabalho dos Auditores Fiscais ainda mais complexo. O trabalho consiste em monitorar constantemente as operações dessas empresas, seja a distância ou in loco, e com isso promover a arrecadação potencial das mesmas através da diminuição de possíveis erros ou fraudes fiscais nas operações”, afirma Benício.

Ainda de acordo com o Auditor Fiscal, existe uma maior aproximação entre os profissionais fazendários e as empresas monitoradas, o que faz com que seja melhorada a comunicação entre as partes, otimizando os processos e controles fiscais dos contribuintes. “Além disso, os Auditores Fiscais adquirem profundo conhecimento dos setores econômicos envolvidos e hoje já controlam arrecadação, faturamento, preços, dentre outras variáveis, e pelo know-how adquirido nos setores acabam também auxiliando os contribuintes monitorados em seus controles internos”, afirma.

“Em momentos de dificuldade, como esse que estamos vivendo atualmente, o trabalho dos Auditores Fiscais se torna ainda mais importante, pois recupera as receitas tributárias essenciais para a implementação das políticas públicas necessárias à população capixaba e contribui diretamente para o equilíbrio das contas públicas através da potencialização da receita estadual”, finaliza Benício.

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Política e Governo

Capixabas já registraram 700 destaques e 450 propostas para Orçamento 2022

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Setecentos destaques e aproximadamente 450 propostas já foram registrados no site orcamento.es.gov.br, onde cidadãos capixabas podem deixar suas sugestões para a elaboração do Projeto de Lei do Orçamento 2022, do Governo do Espírito Santo. A participação popular acontece dentro das Audiências Públicas coordenadas pela Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) desde o dia 1º deste mês.

O site orcamento.es.gov.br permanecerá no ar até o dia 30 de junho e, nesse período, o diálogo do Governo com os capixabas se dará também por meio de encontros virtuais, com transmissão em tempo real. As Audiências Públicas são amparadas pela Lei de Responsabilidade Fiscal e têm o objetivo de garantir a transparência e a participação da população nos processos de elaboração de orçamentos.

O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, ressalta a importância da participação da população como forma de auxiliar o Governo no enfrentamento aos desafios da gestão, visando à realização de políticas públicas que atendam aos interesses da sociedade, dentro da capacidade orçamentária do Governo.

Acesso

No site www.orcamento.es.gov.br, que pode ser acessado por computador, smartphone e tablet, a população pode apresentar sugestões, destacar desafios e detalhar ações que deverão receber maior atenção do Governo Estadual, em nove áreas estratégicas: Segurança em Defesa da Vida, Educação para o Futuro, Saúde Integral, Infraestrutura para Crescer, Gestão Pública Inovadora, Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

Após escolher a microrregião, basta clicar na área estratégica para a qual deseja contribuir, destacar o desafio que considera de maior relevância e registrar a proposta. Os cidadãos também podem, se desejarem, escrever um texto com 200 caracteres, para apresentar nova proposta, além das sugeridas.

Encontros

Para ampliar a capacidade de diálogo do Governo com a sociedade capixaba, durante as Audiências Públicas, também serão realizados três encontros virtuais, nos quais gestores de Secretarias e órgãos, de todas as áreas estratégicas, estarão acessíveis dando informações e respondendo às demandas dos cidadãos.

Os encontros serão transmitidos, em tempo real, nos dias 22, 23 e 24 de junho, das 15h às 17h, pela TVE, Rádio ES e também pelo canal do Governo do Estado no YouTube, que registrará as demandas dos cidadãos e as respostas dos gestores das Secretarias e órgãos em seu chat.    

LOA

O resultado de uma audiência pública subsidia a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), que é compatível com o Plano Plurianual (PPA). A LOA é o instrumento de planejamento de curto prazo utilizado pela administração pública para estimar todos os recursos que serão arrecadados (receita) e fixar os valores a serem aplicados (despesas) em um determinado exercício financeiro.

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