conecte-se conosco


São Mateus

Comunidade de Meleiras está abandonada pelas prefeituras de São Mateus e Conceição da Barra

Publicado

Os moradores cansaram de solicitar melhorias e os dois municípios viraram as costas para aquela comunidade

Parece coisa de filme de terror, mas o que a maioria dos moradores das Meleiras deduz é que existe uma parceria de abandono entre as municipalidades mateense e barrense, que relegaram ao descaso o atendimento daquela região que pertence aos dois municípios.

A começar pela estrada que, quando recebe alguma melhoria, é apenas o lado de Conceição da Barra que se disponibiliza a patrolar e pelo menos dá a sensação de que está tendo alguma atitude. O acesso é difícil quebra suspensão dos veículos e assusta motoristas com tantos buracos e quebra-molas improvisados. Quando chove é a lama e quando vem a seca é a poeira e os buracos ficam à mostra. “Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”, disse desanimado um dos moradores ouvidos pelo Jornal do Norte. “Deveríamos ter nossa estrada asfaltada, mas preferiram asfaltar um pedaço de rua em frente ao Hospital Roberto Silvares para beneficiar alguma imobiliária”, disse outro morador fazendo um comparativo com “prioridades invertidas”, segundo ele.

O sinal da telefonia móvel é algo que atormenta os moradores faz muito tempo. É coisa do século passado que ainda as operadoras não conseguem resolver. As dificuldades no uso do telefone celular é notória e prejudica em muito as comunicações dos moradores, inclusive com órgãos importantes como as prefeituras e hospitais. Os moradores acreditam que uma torre resolveria o problema.

Uma outra questão é a rede elétrica o que dificulta as casas terem energia. A rede é de alta tensão sendo necessário a aquisição pelo morador de um transformador que possa converter a energia em condições de tê-la em casa.

O transporte coletivo não tem linha regular para aquela comunidade. Nem por parte da Viação Mar Aberto e da Viação São Gabriel.

Quanto à segurança, apesar da pouca presença do policiamento preventivo, ainda não chegou a níveis preocupantes, mesmo com alguns assaltos em alguns sítios da região.

Com a construção de um atracadouro de balsas, que está em fase final para começar a operar ligando a ilha de Guriri a Conceição da Barra, possa trazer a esperança de ver asfaltada a estrada até o local onde está instalado o atracadouro. “A esperança é a última que morre e a nossa está morrendo porque as autoridades não têm compromisso com a população”, disse um revoltado morador.

A região de Meleiras é uma APA (Área de Preservação Permanente) e deve merecer atenção e cuidados ao serem implementadas benfeitorias das prefeituras. Normativas específicas devem ser observadas.

Leia mais:  Fragmentos de óleo chega a Guriri, confirma Marinha
publicidade

São Mateus

São Mateus: Estado anuncia abertura de 60 leitos doados pela iniciativa privada

Publicado

O Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares, em São Mateus, conta com mais 60 leitos de enfermaria clínica para o tratamento de pacientes com o novo Coronavírus (Covid-19). Nesta quarta-feira (21), o governador do Estado, Renato Casagrande, esteve no local para acompanhar a abertura dos novos leitos, doados pelas empresas Águia Branca, EDP e Suzano, com o apoio do movimento empresarial ES em Ação.

Devido à demanda imediata da Região Norte de Saúde em relação ao crescente número de casos e internações pela Covid-19, o Governo do Estado priorizou a disponibilização dos novos leitos na unidade hospitalar de São Mateus.

Para a construção, foi firmado um termo de cooperação técnica entre o Governo e o movimento empresarial, sem transferência de recursos financeiros. A construção foi realizada em unidades modulares (pré-fabricadas) e provisórias, em espaço anexo ao Hospital Roberto Arnizaut Silvares, com recursos exclusivos das empresas, bem como a aquisição de equipamentos.


O Estado fará o gerenciamento de recursos humanos e de manutenção, enquanto os leitos ficarão à disposição do Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba pelo período de 90 dias, podendo ser prorrogado. O acesso será feito via regulação estadual.

“É muito bom estar abrindo esses leitos aqui no Roberto Silvares, em São Mateus. Vocês estão acompanhando nosso esforço e contamos com a ajuda de todo mundo. Estamos em um trabalho gigantesco, abrindo mais de dois mil leitos de UTI e Enfermaria. Fizemos uma parceria importante com empresas que nos ajudaram a construir essa estrutura. São 60 leitos de enfermaria que parecem um hospital permanente, com estrutura qualificada e que dará dignidade a quem tiver que vir a ser internado aqui”, afirmou o governador.

Casagrande destacou a importância das parcerias e da união de todos em torno do enfrentamento à pandemia. “Esse recurso veio das empresas EDP, Suzano e Águia Branca, com o apoio do ES em Ação. Veja como é bom termos parceria do Governo do Estado com prefeituras, setor empresarial, Assembleia Legislativa e a sociedade em geral. Minha expectativa é que possamos seguir reduzindo a ocupação dos leitos em decorrência da nossa quarentena. Começamos a ter uma redução na transmissão do vírus e uma menor demanda hospitalar. Se Deus quiser, teremos redução de óbitos nos próximos dias”, declarou.

Leitos ficam prontos em menos de 20 dias

Leia mais:  São Mateus: Qualificar ES abre 60 vagas em retorno de cursos presenciais

A união das empresas Águia Branca, EDP e Suzano, com apoio do ES em Ação permitiu a entrega dos 60 leitos em menos de 20 dias. Com a doação de mais de R$ 2 milhões das empresas, foi possível realizar as contratações para montagem da estrutura provisória, além disso, coube ao movimento empresarial a contratação de equipamentos e móveis a serem utilizados e que posteriormente serão doados ao Estado.

“Certamente, esta é mais uma iniciativa inovadora na relação empresa-sociedade e na relação empresa-estado, evidenciando o compromisso do empresariado capixaba com as mais importantes demandas da nossa sociedade nesta fase crítica da pandemia”, reforçou o diretor-presidente do ES em Ação, Fabio Brasileiro.

Continue lendo

São Mateus

Sebrae e prefeitura de São Mateus firmam parceria para consultoria gratuita a microempreendedores

Publicado

Até o dia 31 de maio pessoas físicas, inclusive artesãos e pequenos produtores rurais, que fizerem seu processo de regularização para obtenção de CNPJ através da Sala do Empreendedor, serão cadastradas no sistema SEBRAE e receberão, gratuitamente, uma consultoria on-line a escolher, entre Marketing, Finanças ou Planejamento. O benefício vale também para Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) que ainda não utilizam os serviços do SEBRAE.

Para ter uma ideia da economia proporcionada, o custo de qualquer uma dessas consultorias sem o intermédio da Prefeitura gira em torno de R$ 2.400,00. Os interessados devem procurar a Sala do Empreendedor no Centro Administrativo da Prefeitura, no Bairro Carapina, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Contatos podem ser feitos pelo e-mail [email protected] ou pelo número celular (27) 98812-0703.

SÃO MATEUS CIDADE EMPREENDEDORA

A Sala do Empreendedor, um dos serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, foi criada para incentivar o empreendedorismo, facilitando a vida das pessoas físicas que desejam regularizar suas atividades para desfrutar das vantagens de ter um CNPJ, tais como comercializar produtos e serviços para empresas privadas ou Poder Público, ter linhas de crédito diferenciadas, entre outros. 

Pessoas físicas que desempenham alguma atividade comercial, de serviços ou artesanal, são o alvo principal da iniciativa, mas MEIs, MEs e EPPs também são atendidas. Esses empreendedores encontram, na Sala, do planejamento ao crédito, com juros abaixo do mercado. A parceria existente entre a Prefeitura e o SEBRAE permite o acesso a um amplo leque de treinamentos e consultorias de alto nível, que ajudam a evitar as armadilhas burocráticas, minimizar custos e reduzir o tempo de retorno do capital investido na atividade.

Leia mais:  Ação Comunitária da Igreja Batista do Calvário foi um sucesso
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana