conecte-se conosco


Cidades

Comunidades quilombolas recebem palestra e livros do escritor Maciel de Aguiar

Publicado

Com o objetivo de discutir e resgatar a história dos povos tradicionais quilombolas que habitam o norte do Espírito Santo, a Suzano está promovendo uma série de visitas às comunidades remanescentes de quilombos de São Mateus e Conceição da Barra, em parceria com o escritor Maciel de Aguiar, autor capixaba com o maior número de obras publicadas, mais de 140, boa parte das quais com abordagem sobre o período da escravidão no Brasil.

Ao todo, cinco comunidades vão receber o escritor para uma palestra, que vão reunir moradores de 17 localidades, além de discutirem sobre a história das próprias comunidades, seus antepassados, personagens mais importantes, hábitos, costumes e tradições populares. “Esse projeto é importante para que essas comunidades mantenham viva a história de suas famílias, entendam os seus valores, a sua importância e direitos. O conhecimento do passado estimula as pessoas a questionarem seu próprio mundo e a buscarem torná-lo melhor”, afirma Maciel de Aguiar.

Na última quinta-feira (25), foi a vez da comunidade São Domingos, em Conceição da Barra, receber a visita. A agricultora quilombola Luzinete Serafim Blandino, de 65 anos, agradeceu a iniciativa. “É muito bom ouvir sobre nossos antepassados e conhecer fatos novos, porque apesar de sabermos da história contada por nossos pais e avós, nesse encontro pudemos conhecer fatos que não sabíamos. Estamos sempre aprendendo”, diz.

Visualização da imagem

Outra agricultora quilombola, Delma Graciano Oliveira, de 53 anos, também elogiou a palestra. “Muitos dos nossos familiares mais antigos já não estão mais aqui para contar essas histórias, então fazer esse resgate junto do historiador é muito importante e empolgante”, ressalta Delma. As comunidades de Córrego Grande e Córrego do Alexandre também já receberam o projeto.

Leia mais:  Vila Velha bate recorde de abertura de empresas no estado em 4 anos

Além das visitas, 17 comunidades também estão recebendo a doação de 40 livros da coletânea Histórias dos Quilombolas, de Maciel de Aguiar, que reúne publicações sobre personagens da escravidão “esquecidos” pela historiografia oficial. A série de livros conta com depoimentos de ex-escravos e seus descendentes, que enfrentaram um dos sistemas de poder mais perversos do Brasil e deixaram um legado de lutas contra a escravidão.

De acordo com a consultora de Desenvolvimento Social da Suzano, Rafaela Satiro de Souza Cavalcanti, o projeto está em linha com a política de relacionamento da empresa com as comunidades tradicionais do norte do Espírito Santo, que busca manter uma relação pautada no contato aberto, frequente e de respeito e valorização de suas histórias e tradições. “Cultivamos uma relação de parceria com nossa vizinhança, intensificando os investimentos junto as comunidades tradicionais e contribuindo assim para o seu desenvolvimento e preservação de sua história”, destaca Rafaela.

Desde 2022, as frentes de investimentos da Suzano junto as comunidades quilombolas, também contemplam as áreas de formação profissional e valorização da juventude local, oferecendo mais de 300 vagas voltadas a esse público, com foco no acesso ao mercado de trabalho e empreendedorismo.

O escritor

Maciel de Aguiar nasceu em Conceição da Barra, no norte do Espírito Santo, em 11 de fevereiro de 1952. Além de 55 anos de carreira na literatura, foi promotor cultural e secretário de Estado da Cultura e Esportes do Espírito Santo.

Leia mais:  Moradores de Itaúnas se revoltam com a retirada de árvores feita por prefeitura

Entre as mais de 140 obras, publicadas entre 1968 e 2021, estão livros com temáticas da história do Brasil, como “Histórias dos Quilombolas” e “Os anos de chumbo”, e obras que falam de personalidades do país, como “Pelé: o rei da bola”, “Roberto Carlos: as canções que você fez para mim” e “Ayrton Senna: o herói do Brasil”.

Sobre a Suzano – A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais na página www.suzano.com.br

publicidade

Cidades

Dia histórico para Paul com inauguração de unidade de saúde e praça

Publicado

A comunidade de Paul e entorno têm uma Unidade de Saúde novinha em folha, de porte IV, a maior estrutura disponível em uma cidade, e a Praça Antenor Fassarela totalmente revitalizada. Os novos equipamentos de saúde e de lazer foram inaugurados sábado (15) pelo prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, e pelo governador do Estado, Renato Casagrande.
 
Uma multidão prestigiou o evento, que contou também com a participação do vice-governador Ricardo Ferraço e demais autoridades. Um show de Alemão do Forró encerrou a solenidade.
 
A nova Unidade de Saúde, obra muito aguardada pela comunidade, estará em funcionamento a partir desta segunda-feira (17), das 7 às 19 horas, e vai garantir o acesso contínuo a cuidados médicos e outros serviços. Sua estrutura conta com oito consultórios médicos, sendo três ginecológicos, além de quatro consultórios odontológicos, laboratório, farmácia, atendimento psicossocial, vacinação e os serviços de enfermagem.
 
“Hoje, é um dia histórico para Paul! As entregas levam mais dignidade para a nossa população. Desde agosto de 2018 a UBS de Paul ocupava uma casa, com estrutura que não comportava a grande demanda da população. Agora, temos uma unidade novinha, com 800 m².  Além disso, entregamos a revitalização da Praça Antenor Fassarela, um espaço de lazer pensado com muito carinho para as famílias do bairro e região. Cuidar de pessoas é o compromisso da nossa gestão, e estamos fazendo isso a várias mãos, como a do nosso governador Renato Casagrande, que está fazendo justiça social e histórica com a cidade de Vila Velha, que ficou mais de 20 anos sem receber recursos do Estado por conta de brigas dos prefeitos que passaram por aqui”, ressaltou Arnaldinho.
 
Renato Casagrande destacou os resultados da parceria do Governo do Estado e com Vila Velha e os avanços que já são realidade no município. “Estamos investindo e não vamos parar de investir em Vila Velha. Junto com o prefeito Arnaldinho, estamos fazendo uma verdadeira transformação na cidade. Quem anda por Vila Velha vê obras em todos os bairros. Nossa missão é levar dignidade para os cidadãos. Quem mora em cada bairro de Vila Velha tem orgulho de morar nessa bela cidade, que, de fato, é uma das mais lindas do mundo, e é bom a gente poder ajudar a embelezar ainda mais Vila Velha”, declarou.
 
Moradora do bairro Argolas há 30 anos, a senhora Edna Maria da Silva foi prestigiar as inaugurações ao lado do marido, Luiz Pedro da Silva, e afirmou estar maravilhada com os novos espaços. “Agora temos uma Unidade de Saúde pronta e muito bonita para acolher toda a população. Também gostei muito da praça, uma área para toda a família. Vou fazer atividade física lá, pois a caminhada vai ficar mais animada”, disse a munícipe.

Leia mais:  Moradores de Itaúnas se revoltam com a retirada de árvores feita por prefeitura

Equipes

Cinco equipes de estratégia de saúde da família, formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários, farmacêuticos, psicólogos, fonoaudiólogos, pediatras, dentistas, nutricionistas e assistentes sociais vão atuar na Unidade de Saúde, atendendo moradores de Paul, Argolas e Ilha das Flores. O investimento na obra, realizada pela Prefeitura de Vila Velha em parceria com o Governo do Estado, é de R$ R$ 5.562.783,40.
 
“As equipes de saúde estão aptas para atender a população de Paul e região de forma humanizada, eficaz, acolhedora e respeitosa neste novo equipamento que está à altura da qualidade que os munícipes merecem. O compromisso da gestão Arnaldinho Borgo é com a melhoria constante no atendimento e na ampliação ao acesso à saúde pública de qualidade”, afirmou Cátia Lisboa, secretária municipal de Saúde, que é natural de Ilha das Flores, um dos bairros que será atendido com o novo equipamento de Saúde.
 
Avanços na saúde pública em Vila Velha

Desde o início da atual gestão do prefeito Arnaldinho Borgo, foram entregues sete Unidades de Saúde para a população. São elas: Paul, Ataíde, Divino Espírito Santo, São Torquato, Praia das Gaivotas, Jabaeté e Morada da Barra, além da Unidade de Pronto Atendimento de Riviera da Barra, a UPA Zilda Arns, na Grande Terra Vermelha, e o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil Silvia Valeriano Silva (Caps Jabaeté).
 
Outras três unidades de saúde estão em construção: em Rio Marinho, Riviera da Barra e Novo México.
 
Homenagem

Leia mais:  Voluntários da Suzano marcam presença em campanha de doação de sangue

O novo equipamento de saúde ganhou o nome de Ermogenis Marinho dos Santos (in memoriam). Fundador da Drogaria Paul e conhecido por cuidar das pessoas como se fossem da sua família, foi um pilar da comunidade e deixou um legado de amor e dedicação. Seu compromisso em zelar pela saúde e bem-estar de todos será eternamente lembrado.
 
A secretária de Obras e Projetos Estruturantes de Vila Velha, Menara Cavalcante, é neta do homenageado e destacou os seus valores e legado.
 
“O senso comunitário, empatia, compaixão tão evidentes encantava todos ao seu redor. Ao longo dos anos, muitas vidas foram tocadas por ele e pelo talento da experiência acumulada na prática de quase 70 anos como farmacêutico, profissão que iniciou ainda sem o curso ser ministrado e que, mesmo assim, exerceu com excelência. Recebemos essa homenagem ao nosso pai, ao nosso avô, ao nosso bisavô, com o maior legado e valores que também pautam a nossa existência e de nossas futuras gerações”.

Requalificação da Praça Antenor Fassarela

Além da nova unidade de saúde, o investimento na região de Paul inclui a construção de uma grande área de lazer, no valor de R$ 2.266.459,68.  O espaço de convivência, com mais de 6 mil m², contempla quadra poliesportiva, campo de futebol de grama sintética, playground, academia popular, área para o fomento da economia local, com barraquinhas de comércio de alimentos e artesanato, e nova paginação de piso e mobiliário.
 
A família de Antenor Fassarela, que recebeu a homenagem ao ter a praça batizada com o seu nome, estava presente. Em meio à emoção, a filha Penha Fassarela disse que a história do seu pai ficará ainda mais eternizada.
 
“Ele foi um homem do povo, que ajudou muita gente. Tinha um bom coração. E agora também é uma forma da nova geração conhecê-lo”, relatou.

Continue lendo

Cidades

Destaque na produção de café conilon, Jaguaré investe na qualidade do produto

Publicado

Prefeitura de Jaguaré promove ações e incentiva produtores de café conilon a investirem na melhoria da qualidade do café; todo produtor de café conilon está apto a pleitear o Selo de Indicação Geográfica, que abre as portas do mercado internacional para o produtor jaguarense

Jaguaré se destaca no País pelo grande volume na produção do café conilon, base econômica do município. Com base nesse fato, a Prefeitura Municipal, nos últimos quatro anos, tem investido em proporcionar preparação para o produtor. Assim, nesse período foram ofertados seminários e treinamentos para aquisição de conhecimento pelo produtor.

Além disso, está na Câmara Municipal aguardando votação, Projeto de Lei que cria o Programa Municipal de Qualidade do Café Conilon. Recentemente, no dia 12 de março, a Prefeitura promoveu reunião com representantes da Federação dos Cafés do Espírito Santo – Fecafés, entre eles o presidente da instituição e da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianelo, para esclarecimentos sobre o Selo de Indicação Geográfica. Essa é mais uma iniciativa para a melhoria da qualidade do café conilon produzido no município.

Agregar valor

A secretária de Turismo de Jaguaré, Vera Backer, destaca a importância do selo para o município. “Vai valorizar o nosso café conilon, garantir a qualidade, a originalidade, agregar valor e garantir aos cafeicultores o certificado para acesso a outros mercados – especialmente ao mercado internacional. Isso vai promover o desenvolvimento rural, social, econômico e turístico do município. Será uma oportunidade a mais para fixar o jovem no campo. Enfim, vamos potencializar e dar maior visibilidade ao conilon de Jaguaré”, ressaltou Vera Backer.

Leia mais:  Vila Velha bate recorde de abertura de empresas no estado em 4 anos

A Fecafés é a instituição que representa a Indicação Geográfica do conilon. A federação é a representante legal junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial, além de ser a entidade mantenedora do selo. A instituição é composta por quatro cooperativas: Cooabriel; Coopbac; NaterCoop e CafeSul. A federação atua em parceria com o Sebrae, Incaper e, em Jaguaré com a Prefeitura Municipal que encampou o projeto.

O gerente corporativo de Novos Negócios da Cooabriel, Alexandre Costa Ferreira, explica que qualquer produtor pode pleitear o selo. “Quem pode pleitear o selo é todo produtor de café Conilon que tem a sua propriedade dentro da área delimitada, que no caso da Indicação Geográfica do conilon capixaba é todo o território do Espírito Santo. Então todos os produtores podem pleitear o Selo da Indicação Geográfica”, ressaltou.

Valorização

A importância da obtenção do selo pelo produtor passa pela valorização do café produzido. O selo tem algumas características que garante que aquele café passou por processo diferente que o qualifica como produto autêntico e genuinamente capixaba. Na prática, um café com o Selo IG, tem mais possibilidade de alcançar novos mercados, inclusive em nível internacional. O acesso ao mercado internacional depende de inúmeros fatores, porém o selo atesta e garante a origem, a sustentabilidade e a qualidade, características essenciais para internacionalização do café conilon.

Leia mais:  Banestes conquista o selo GPTW pelo segundo ano consecutivo

Critérios

No caso da Indicação Geográfica do conilon do Espírito Santo, o café tem que ser café especial acima de oitenta pontos ou mais, a propriedade tem que ser sustentável e estar no território capixaba. “Esses critérios fazem com que o café tenha resultado diferente. Então, quem tem o selo, tem a garantia de que é um produto autêntico da região e de qualidade elevada. Isso valoriza muito o produto e valoriza também o município que tem esse tipo de processo instalado”, afirmou Alexandre.

 

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana