conecte-se conosco


Agenda Norte

Concurso de fotos do Parque de Itaúnas: votação aberta para escolher a vencedora

Publicado

Estão disponíveis para votação as fotos selecionadas para o 1º Concurso de Fotos do Parque Estadual de Itaúnas (PEI), localizado em Conceição da Barra. As imagens enviadas pelos participantes foram postadas em https://www.instagram.com/parque_estadual_de_itaunas/. Ganha a foto que tiver maior número de curtidas. A ação comemora os 29 anos de criação do Parque, celebrados no domingo (08).

A competição tem como objetivo valorizar a Unidade de Conservação (UC) e mostrar a necessidade de sua preservação. “Essa foi uma forma que encontramos para celebrar o aniversário do parque virtualmente em tempos de pandemia”, explicou o gestor do parque, Tarciley Gonçalves.

O resultado será divulgado nesta sexta-feira (13), às 10 horas, e, às 15 horas será realizada uma live no Instagram do parque, para prestigiar os vencedores e conversar um pouco sobre a UC.

Leia mais:  Herdeiros de Tom Veiga podem perder imóvel nos EUA por causa de pagamentos atrasados
publicidade

Agenda Norte

Artigo – Educação a Distância: potencializando interações de aprendizagem

Publicado

Por Rita de Cássia Turmann Tuchinski

Em virtude do cenário atual, com o avanço tecnológico e tantos outros fatores econômicos e políticos que contribuem para a mudança do tempo e espaço, é indispensável que os professores reflitam a utilização e ampliação da educação à distância dentro dos espaços que promovem o processo de aprendizagem.

Ela oferece possibilidades para refletir, questionar, compartilhar conhecimentos, formular e reformular ideias, concepções, percepções, experiências e vivências, torna-se um espaço privilegiado superando a necessidade da presencialidade física, ou seja, a obrigatoriedade do professor e estudante no mesmo espaço físico.

Esta modalidade de ensino é vista como uma possibilidade de evolução do sistema educacional, pois não existe uma pedagogia própria para a EaD. É preciso pensá-la e construí-la como um modo de educar para a comunicação em um processo mútuo, colaborativo e constitutivo de práticas educativas que busquem promover a aprendizagem.

Nesse contexto, faz-se necessário que os educadores passem a olhar suas práticas voltadas para o trabalho em equipe, utilizando-se da criatividade, do conhecimento coletivo, e que tenham como objetivo ampliar e enriquecer as possibilidades de uma intensa interação com seus educandos.

Mas, aí vem um questionamento muito usado quando se fala em interação principalmente na educação a distância, e assim logo nos remetemos a pensamentos como: é possível uma interação efetiva nos ambientes virtuais de aprendizagem?

Pois bem, o contexto de Educação a Distância é caracterizado como um espaço de ensino e aprendizagem que nos traz inúmeras possibilidades de ofertar instrumentos por meio de metodologias que potencializem esse processo e possibilitem a interação entre o professor e discente. E como exemplo de que é possível, sim, interação nos ambientes virtuais de aprendizagem, temos as ferramentas tecnológicas como os fóruns, chats, canais em que o estudante fala diretamente com o professor.

Sendo assim, destaca-se com uma característica horizontal, o fórum como um diferencial de interação para o processo de ensino aprendizagem nos ambientes de salas de aulas virtuais.

E para que os espaços destinados aos fóruns online tenham uma efetividade na aprendizagem, podemos promover diálogos assíncronos que podem acontecer em diferentes tempos com a troca de experiências e vivências, o compartilhamento colaborativo de conhecimentos, os pontos de vista entre os estudantes e os professores, a interação social. E o mais importante: agregar conteúdos com situações próximas à realidade do discente, que o possibilite pensar, refletir, buscar possíveis soluções que de certa forma contribuam para um desenvolvimento autônomo frente as suas ações pessoais e profissionais.

Portanto, aprimorar a interação dos fóruns nos ambientes virtuais de aprendizagem potencializa uma ressignificação do papel do professor como mediador e do estudante como participante ativo, que de forma dinâmica e significativa, estabelece melhores relações com o processo de aprendizagem.  

 

Leia mais:  Último final de semana de 2019 será de muito esporte no Espírito Santo

Rita de Cássia Turmann Tuchinski

é professora do curso de Pedagogia

do Centro Universitário Internacional Uninter.

Continue lendo

Agenda Norte

Artigo – O que você vale

Publicado

Por Sirano Asdrubal

O que você vale? Essa é uma pergunta difícil de responder, temos que considerar o emocional, social e afetivo de cada pessoa envolvida.

Certa vez um amigo me disse: ‘Amigo meu não tem defeitos, INIMIGO se não tiver eu coloco.’ Um amigo tem liberdade para fazer críticas a você, releva até uma crítica ao seu clube de coração. Pode dizer que você é feio e sua foto serve para matar baratas de susto. Ora, mas é um amigo quem fala, vá falar isso outra pessoa, cria um atrito, mesmo pequeno, mas cria.

Cada pessoa vale aquilo que pode doar a outra, uma palavra, ajuda financeira ou social, seu trabalho tem valor, uma opinião, saber ouvir problemas, aconselhar, até mesmo pelo exemplo da própria vida. Uma boa conversa resolve problemas que até pouco tempo pareciam insuperáveis. Uma boa troca de ideias, pode fazer você ver a vida diferente, aprender com o outro, até ensinar.

Somente Deus é o dono da verdade.

Somos pessoas em desenvolvimento moral e intelectual, muitas vezes visamos o dinheiro como uma forma de subsistência, mas o que acrescenta na vida é a interação entre as pessoas, ninguém vive sozinho, o ser humano precisa de interação do outro, essa troca de ideias é que alavanca o progresso moral e intelectual.

Se você lê um livro é porque outro escreveu, e na leitura você sempre aprende algo de bom e produtivo.

As coisas que você viveu, viu, sentiu, são únicas, o sabor de um beijo, de uma comida, do sexo, do calor, de um frio, de um banho de mar, de um rio, são emoções e sentimentos únicos na sua vida e intransferíveis.

Você pode até contar seus sentimentos e sensações, mas ninguém jamais vai saber o que você sentiu. Por isso somos pessoas únicas nesse universo de Deus.

Faça o seu caminho, combatendo o bom combate, guardado na fé, sempre atento de podemos fazer algo para o nosso bem e para o progresso da humanidade. Deus está vendo!

Leia mais:  Sikêra Jr pede apoio das igrejas após ser condenado a pagar R$ 30 mil a modelo trans
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana