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Cidades

Concurso para professor no ES terá 1.290 mil vagas com salário de até R$ 6 mil

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Oportunidades são para agente de suporte educacional e professores. Inscrições começa na próxima segunda-feira, 16 de dezembro

A Secretaria de Educação do Espírito Santo (Sedu) publicou nesta sexta-feira (13) o edital do concurso público com 1.290 vagas. São 940 oportunidades para professores, 60 para pedagogos e 290 para agente de suporte educacional. Com salários de R$ 2.661,13 até R$ 6.018,32.

As inscrições podem ser feitas de 16 de dezembro a 21 de janeiro de 2025, exclusivamente no site da Fundação Carlos Chagas. As provas serão aplicadas em 16 de março de 2025.

As vagas para agentes de suporte educacional, exigem ensino médio completo e curso de informática básica com 40 horas. O salário inicial do cargo de agente é de R$2.661,13 para uma jornada de 40 horas.

Já as vagas para professores são distribuídas entre as seguintes especialidades:

professor B – Arte: 50 vagas;
professor B – Biologia/Ciências: 75 vagas;
professor B – Educação Física: 50 vagas;
professor B – Filosofia: 30 vagas;
professor B – Física: 40 vagas;
professor B – Geografia: 65 vagas;
professor B – História: 65 vagas;
professor B – Língua Inglesa: 55 vagas;
professor B – Língua Portuguesa: 200 vagas;
professor B – Matemática: 240 vagas;
professor B – Química: 40 vagas;
professor B – Sociologia: 30 vagas;
professor P – Pedagogo: 60 vagas.

Os salários dos professores serão com base na sua escolaridade, dessa forma fica sendo:

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 • R$ 3.265,94, para professores com diploma de Licenciatura ou de Programa Especial de Formação Pedagógica para docentes, destinado a graduados em Educação Superior;

• R$ 3.429,24, para professores com pós-graduação “Lato Sensu” (especialização) em Educação, na própria área de conhecimento da licenciatura ou em área correlata/afim ao desempenho das atribuições do cargo/função, com duração mínima de 360 horas.

• R$ 4.458,01, para professores com pós-graduação “Stricto Sensu” (mestrado) em Educação, na própria área de conhecimento da licenciatura ou em área de conhecimento correlata/afim ao desempenho das atribuições do cargo; e

• R$ 6.018,32, para professores com pós-graduação “Stricto Sensu” (doutorado) em Educação, na própria área de conhecimento da licenciatura ou em área de conhecimento correlata/afim ao desempenho das atribuições do cargo.

Inscrições e isenções

As inscrições poderão ser feitas entre 16 de dezembro e 21 de janeiro pelo site da Fundação Carlos Chagas (FCC). As taxas são de R$ 70 para agente de suporte educacional e R$ 85 para professor.

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Isenções podem ser solicitadas de 16 a 20 de dezembro, para grupos como inscritos no CadÚnico, doadores de medula óssea ou sangue, eleitores convocados pela Justiça Eleitoral, e pessoas com deficiência.

Provas e etapas

As provas objetiva e discursiva estão marcadas para 16 de março de 2025, com realização em cidades como Vitória, Serra, Vila Velha e Colatina. 

Prova de agentes educacionais:

• Conhecimentos Básicos: Língua Portuguesa (15 questões), Informática Básica (6), Atualidades (4);

• Conhecimentos Específicos: Legislação Básica (18), Redação de Expedientes (5), Relações Humanas (4), Matemática e Raciocínio Lógico (8);

A prova discursiva será uma redação.

Prova para professores:

• Conhecimentos Básicos: Língua Portuguesa (12), Psicologia na Aprendizagem (3), Conhecimentos Pedagógicos (6), Informática Básica (4);

• Conhecimentos Específicos: Educação (15), Componente Curricular (20);

• A prova discursiva consistirá em um estudo de caso, além de avaliação de títulos.

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Cidades

Prefeitura vai conceder quase 700 títulos de regularização fundiária em Jaguaré

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A previsão é que a Prefeitura de Jaguaré conceda mais de três mil títulos de regularização fundiária para moradores até o final do ano com o programa “Regulariza Jaguaré”; primeiros loteamentos contemplados são Brioschi, Júlio Pansini, Pansini e Laquini, com a emissão de quase setecentos títulos

A Prefeitura de Jaguaré criou recentemente o programa de regularização fundiária “Regulariza Jaguaré”. O programa é destinado à regularização de imóveis urbanos com a legitimação da propriedade pelos moradores. Os interessados devem realizar cadastro para abertura de processo administrativo com o objetivo de regularização junto à Secretaria Municipal de Planejamento Urbano.

Nessa primeira etapa serão regularizados 668 imóveis nos loteamentos Brioschi, Júlio Pansini, Pansini e Laquini. Outras localidades serão beneficiadas com o “Regulariza Jaguaré” e, este ano ainda outros mais de 3.000 imóveis passarão pelo processo de regularização fundiária. Os próximos loteamentos que receberão a titularidade são: Casagrande; Clubinho; Izídio Altoé; Jorge Dorte; Júlio Pansini II; Mata Atlântica; Nicolau Falchetto; Parque das Mangueiras; Theodoro Martins; Vergílio Trevizan e Vergílio Trevizan II.

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Gratuidade

A regularização fundiária urbana é realizada em duas modalidades, Reurb-S (Regularização fundiária de Interesse Social) e Reurb-E (Regularização fundiária de Interesse Específico). A escritura é gratuita para proprietários com renda mensal familiar de até 5 (cinco) salários-mínimos e que não possuam nenhum outro terreno escriturado, definidos como Reurb-S.

“A regularização fundiária garante ao cidadão o acesso à titularidade do terreno onde as famílias vivem já há muitos anos. Essa iniciativa também é importante para possibilitar a urbanização de todos os espaços da cidade adequando, dessa forma, a área urbana ao desenvolvimento de todas as regiões do município”, destacou o prefeito Marcos Guerra.

Os que se enquadram como Reurb-E são os proprietários com renda mensal familiar maiores que 5 (cinco) salários-mínimos e que já possuem algum terreno escriturado. Os que se encontram nessa faixa irão pagar o valor da escritura, que é 3% do valor venal do imóvel mais o valor do registro da escritura. Para mais informações, deve-se procurar o Setor de Tributação ou entrar em contato com a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano pelo número 99750-9410.

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Por que é importante regularizar?

Os proprietários de imóveis que conseguem a regularização têm acesso a benefícios, entre eles: segurança jurídica para a família; valorização do imóvel e possibilidade de financiamento e melhorias. O objetivo da Prefeitura de Jaguaré é dar a oportunidade para que moradores recebam a matrícula definitiva de seu terreno, inclusive com a escritura em seu nome. No total são cerca de aproximadamente 10 mil famílias, que terão a regularização fundiária em diversos locais da cidade. O passo a passo para conseguir a regularização fundiária é:

1) Procurar o Setor de Tributação da Prefeitura de Jaguaré No prédio do lado da Prefeitura Municipal);

2) Fazer o cadastro social, apresentando os seguintes documentos:

• Certidão de nascimento, casamento ou óbito;

• RG e CPF do titular e cônjuge:

• Documento do imóvel/Recibo de Compra e Venda;

• Comprovante de renda e

• Comprovante de residência atualizado.

3) Aguardar o contato do setor para as próximas etapas.

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Cidades

Servidores terão ponto eletrônico em Colatina

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Buscando aumentar a transparência no cumprimento da jornada de trabalho dos servidores públicos municipais, a Prefeitura de Colatina vai implantar um sistema de registro eletrônico de entrada e saída dos funcionários.

A medida visa aprimorar a rotina de registro de assiduidade e pontualidade, proporcionando mais transparência e eficiência na gestão pública.

A mudança foi estabelecida pelo decreto nº 30.370, publicado no dia 14 de janeiro de 2025, e visa racionalizar o processo, conferindo controle e clareza tanto para a sociedade, quanto para os órgãos de fiscalização interna.

De acordo com o decreto, todos os procedimentos relacionados ao controle de ponto serão padronizados, utilizando tecnologia para garantir o registro correto da jornada de trabalho de todos os colaboradores da Prefeitura.

“O controle de assiduidade e pontualidade dos servidores públicos é um compromisso de nossa administração com a transparência e o respeito ao dinheiro público. Estamos adotando medidas que não só aprimoram a gestão interna, mas também fortalecem a confiança da sociedade em nosso trabalho”, diz o prefeito.

Com a medida, a Prefeitura de Colatina reforça seu compromisso com a modernização administrativa e a melhoria contínua dos serviços prestados à população.

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