conecte-se conosco


Cidades

Confiança dos empresários do comércio capixaba cresce pelo 3º mês seguido

Publicado

Indicador é o maior do Sudeste e está mais alto que a média brasileira em novembro. Aumento foi impulsionado pelas boas expectativas em relação à economia e às vendas

Otimismo para a economia capixaba: o Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (Icec) do Espírito Santo cresceu pelo terceiro mês seguido e é o mais alto da região Sudeste. O indicador chegou a 116,2 pontos em novembro, enquanto a média do Brasil é menor, de 113,5 pontos. Mesmo assim, ambos estão acima do chamado índice satisfatório (mais de 100 pontos).

Foi observado um aumento de 2,4% na transição de agosto de 2024 para setembro de 2024, de 5,5% de setembro para outubro e de 0,9% em novembro. Ao comparar o mês passado com o mesmo período de 2023, o aumento foi de 1%.

As análises são do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com informações da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

De acordo com o levantamento, o crescimento do Icec reflete um otimismo em relação às perspectivas econômicas, influenciado por fatores como a melhora nas expectativas de vendas e nas condições de mercado para os próximos meses.

Leia mais:  DER-ES explica dinâmica da obra na ES-146, de Marechal Floriano a Alfredo Chaves

Entre os subíndices que compõem o Icec, o de Expectativas futuras – que engloba economia, setor e empresa – subiu 3,5% em relação ao mês anterior e 3,1% em comparação a novembro de 2023, com destaque para o crescimento de 5,9% na expectava para o futuro da economia. Além disso, esse subíndice também é o bloco com maior pontuação média, alcançando 144,1 pontos. Já os de Intenções de investimento e de Condições atuais tiveram leve queda de, respectivamente, 0,8% e 1,1% entre outubro e novembro.

Esse otimismo no bloco de expectativas futuras encontra respaldo em dados de consumo e no cenário econômico mais amplo, de acordo com a coordenadora de pesquisas do Observatório do Comércio, o Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Júlio.

“A Pesquisa de intenção de consumo das famílias (ICF), também medida pela CNC, demonstra que os consumidores estão mais confiantes em relação à renda e à sua capacidade de consumo. Essa percepção é reforçada pela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), que aponta uma redução no número de famílias com dívidas em atraso, sinalizando uma melhora gradual na saúde financeira das famílias”, explicou a coordenadora.

Leia mais:  Sedu vai destinar R$ 1,3 milhão aos Conselhos de Escola para custear ações do Prêmio Escola que Colabora

Ana Carolina ressaltou ainda que as boas expectativas dos empresários não apenas impulsionam o indicador geral do Icec, mas também refletem o papel central da Black Friday, realizada em novembro, como catalisador de confiança, especialmente para empresas menores, que dependem desse período para reforçar suas operações, vendas e planejar um encerramento de ano positivo.

A pesquisa completa, com os dados detalhados, pode ser acessada no site https://portaldocomercio-es.com.br.

Sobre a Fecomércio-ES
A Fecomércio-ES integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e representa 374.523 empresas, responsáveis por 65% do ICMS arrecadado no estado e pelo emprego de 719 mil pessoas. Com 31 unidades espalhadas por 15 municípios e ações itinerantes, o Sistema Fecomércio-ES atua em todo o Espírito Santo. A entidade representa 24 sindicatos empresariais e tem como missão contribuir para o desenvolvimento social e econômico do estado. O projeto Connect é uma parceria entre Fecomércio-ES e FAESA, com apoio do Senac-ES, Secti-ES, Fapes e Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI).

publicidade

Cidades

​Prefeitura de Vila Velha abre 3.385 vagas para Educação de Jovens e Adultos

Publicado

A rede municipal de ensino de Vila Velha está disponibilizando 3.385 vagas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Atualmente, a modalidade é oferecida em 13 escolas, distribuídas em todas as cinco regiões administrativas da cidade.
 
A EJA é a modalidade de ensino destinada a garantir o acesso e a permanência na escola aos jovens, adultos e idosos que não ingressaram ou não deram continuidade aos estudos no Ensino Fundamental, na idade própria.
 
Para efetuar a matrícula, que acontece durante todo o ano, os interessados devem comparecer a uma das escolas mais próximo da sua residência que oferecem a modalidade. É necessário estar munido da certidão de nascimento ou de casamento, documento de identificação (RG, CTPS ou CNH), declaração ou histórico escolar e comprovante de residência. Para os menores de 18 anos, a matrícula deverá ser realizada pelo responsável legal.
 
A idade inicial mínima para fazer EJA no Brasil é 15 anos para o ensino fundamental e a partir de 18 anos para o ensino médio, de acordo com a disposição da ei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
 
Confira a relação de escolas com a oferta da Educação de Jovens e Adultos:

Leia mais:  DER-ES explica dinâmica da obra na ES-146, de Marechal Floriano a Alfredo Chaves

Região 1
UMEF Deputado Mikeil Chequer (Boa Vista II)
UMEF Irmã Feliciana Garcia (Ilha dos Ayres)
UMEF Senador João de Medeiros Calmon (Praia das Gaivotas)
 
Região 2
UMEF Guilherme Santos (Santa Inês)
 
Região 3
UMEF Leonel de Moura Brizola (Santa Rita)
UMEF Macionília Maurício Bueno (Ilha das Flores)
 
Região 4
UMEF Juiz Jairo Mattos Pereira (São Torquato)
UMEF Joffre Fraga (Vale Encantado)
 
Região 5
UMEF Alger Ribeiro Bossois (Cidade da Barra)
UMEF Aly da Silva (Ponta da Fruta)
UMEF Governador Christiano Dias Lopes Filho (São Conrado)
UMEF Professor Darcy Ribeiro (Morada da Barra)
UMEF Professor Paulo César Vinha (Terra Vermelha)

Continue lendo

Cidades

Iniciada reforma e ampliação em mais uma escola em Jaguaré

Publicado

Prefeitura de Jaguaré iniciou reforma e ampliação da Emef Cipriano Coco; previsão para o término da execução da obra é de doze meses; escola atende quase 700 alunos de diversas regiões do município

O ano de 2025 em Jaguaré começou com muito trabalho. A Prefeitura de Jaguaré, por meio da Secretaria Municipal de Educação – Seme deu início às obras de reforma e ampliação na Escola Municipal de Ensino fundamental – Emef Cipriano, Coco localizada no Centro da cidade. A obra, avaliada no valor de R$ 1.210.300,00 (um milhão, duzentos e dez mil e trezentos reais), está sendo realizada inicialmente com recursos próprios.

A reforma foi iniciada com a retirada das janelas e portas antigas da escola e inclui substituição de portas e janelas, construção de dois banheiros acessíveis, aplicação de nova camada de pintura, reparos na cobertura, revisão da infraestrutura elétrica e hidráulica, bem como o aprimoramento da quadra poliesportiva. Além disso, está prevista a expansão das instalações por meio da construção de duas novas salas de aula e a cobertura do bloco B. A previsão de término da obra é de um ano.

Leia mais:  Vila Velha mantém dianteira na geração de empregos no Espírito Santo

Comunidades que a escola atende

A escola recebe estudantes da faixa etária entre 06 e 10 anos de idade e atende as comunidades Nova Esperança, Palmital, Trevisan limitando-se a Rua Altemar Cerutti e o Centro até o trevo (saída para Km 41 e Comunidade Nossa Senhora de Fátima) e ainda alunos da área rural onde não há unidade de ensino próxima da residência e tenham necessidade de atendimento.

São os casos das comunidades de Santo Anjo, Vargem Grande, Santo Antônio de Pádua, Jundiá, Dagostini/Rotary clube, comunidade do Córrego do Laço e São Paulinho. A escola também atende alunos de Educação de Jovens e Adultos – EJA, 1º e 2º segmentos, acima de quinze anos de idade em todo município.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana