conecte-se conosco


Cidades

Confira o calendário 2025 do período de andada do caranguejo-uçá

Publicado

Nesta terça-feira (31) tem início o primeiro período da andada do caranguejo-uçá (Ucides cordatus) que segue até o proximo dia 05. A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) publicou a nova portaria com o calendário oficial do período de andadano último dia 20. Durante as datas estabelecidas, a captura, transporte, beneficiamento e comercialização do crustáceo ficam proibidos, reforçando a proteção da espécie em seu ciclo reprodutivo.

As andadas, momentos em que os caranguejos saem de suas tocas para a reprodução, tornam a espécie mais vulnerável à captura, já que se movimentam em grande número pelos manguezais. Para impedir a sobrepesca e garantir a reposição dos estoques naturais, a portaria estabelece restrições em cinco períodos ao longo do ano, sempre alinhados às fases de lua nova.

Para o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, além da importância biológica, o caranguejo também é fonte de subsistência para inúmeras famílias de pescadores e catadores tradicionais.

“O caranguejo-uçá é também uma fonte importante de renda para muitas famílias capixabas. E os períodos de andada ajudam a manter o equilíbrio desta dinâmica econômica, ambiental e cultural em sintonia com representantes de diversas instituições que compõem a Rede de Monitoramento de Andadas Reprodutivas de Caranguejos – REMAR e o Fórum ManguES”, ponderou o secretário Felipe Rigoni. 

Leia mais:  Detran|ES promove ação educativa no Dia do Motorista

Foram definidos estes períodos em todo Estado do Espírito Santo:

  1. a) 1º Período: 31 de dezembro de 2024 a 05 de janeiro de 2025 (lua nova);
  2. b) 2º Período: 30 de janeiro a 04 de fevereiro de 2025 (lua nova);
  3. c) 3º Período: 28 de fevereiro a 05 de março de 2025 (lua nova);
  4. d) 4º Período: 30 de marco a 04 de abril de 2025 (lua nova);
  5. e) 5º Período: 28 de abril a 03 de maio de 2025 (lua nova).

Com as proibições estabelecidas na Portaria, é possível garantir maior proteção para a sobrevivência dos caranguejos e a reposição dos indivíduos na natureza, por isso todo o esforço nesta manutenção dos estoques pesqueiros.

A gerente de Biodiversidade e Biotecnologia da Seama, Thais Volpi, destaca que os municípios podem declarar andada local a qualquer momento. “Os gestores locais têm autonomia para declarar outras andadas específicas, desde que garanta as andadas previstas na Portaria Estadual, o que fortalece ainda mais a conservação da espécie”, acrescentou.

Leia mais:  Ecoporanga, Montanha e Barra de São Francisco recebem projeto Eficiência Solidária, da EDP, com substituição de 14 mil lâmpadas LED a moradores

Outro destaque observado por Thais Volpi foi sobre os reflexos das mudanças climáticas na construção dos períodos de andada. “As mudanças do clima estão influenciando diretamente nos processos biológicos de ecdise e reprodução dos caranguejos, que são sincronizados. Com isso, é preciso atentar para essas alterações, o que acabam interferindo na elaboração e definição dos períodos de andada, como aconteceu pela primeira vez este ano, com o El nino, em que os animais fizeram a muda da carapaça em setembro, sendo que a previsão era outubro”, explicou a gerente.

A implementação do calendário também busca conscientizar pescadores e a sociedade sobre a relevância da preservação do caranguejo-uçá. “É um esforço coletivo para garantir que futuras gerações possam contar com essa importante riqueza natural e cultural, em que essa política garanta estoques, ou seja, garanta a continuidade em longo prazo das atividades dos catadores”, frisou o secretario Rigoni.

A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento sustentável, assegurando a proteção dos ecossistemas e o equilíbrio entre as necessidades ambientais e econômicas da população.

Para acessar a Portaria, clique AQUI.

publicidade

Cidades

Sebrae/ES apresentará avanços no turismo da Regional Central durante Jornada Gastronômica & Turística

Publicado

Evento em Colatina, Ibiraçu e Linhares também contará com palestra da empreendedora Luciana Balbino, referência nacional em turismo rural

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) irá realizar nos próximos nos dias 23 e 24 de abril a Jornada Gastronômica & Turística: Descubra Destinos, Vivencie Sabores! com programação especial em três municípios: Colatina, Ibiraçu e Linhares. O principal objetivo da ação é apresentar os resultados alcançados pelos atendimentos do Sebrae aos empreendimentos turísticos da região, reforçando o papel do turismo como motor do desenvolvimento econômico e sustentável.

Visualização da imagem

Visualização da imagem

Visualização da imagem

A Jornada é direcionada a empreendedores do setor, entidades públicas, estâncias de governança em turismo e parceiros locais. Durante o evento, os participantes terão acesso a dados atualizados sobre o cenário do turismo no Espírito Santo e, especialmente, nos municípios atendidos pela Regional Central, com orientações práticas para qualificação e crescimento dos negócios turísticos.

Outro ponto alto da programação é a palestra da empreendedora Luciana Balbino, proprietária do Restaurante Rural Vó Maria e do Sítio Casa de Vó, na Paraíba. Reconhecida pela revista Forbes como uma das “100 Mulheres Poderosas do Agro” no Brasil, Luciana vai compartilhar sua experiência com projetos de impacto social e desenvolvimento territorial por meio do turismo e da gastronomia rural. Sua trajetória inspiradora promete enriquecer o debate com exemplos reais de transformação em comunidades do campo.

Leia mais:  Vila Velha anuncia reajuste de até 8% para servidores municipais

A programação será aberta em Colatina, no dia 23 de abril, das 8h às 12h, no Cerimonial Simonassi. No mesmo dia, a Jornada segue para Ibiraçu, com programação das 16h às 20h no auditório do Instituto Espírito Santo de Inovação Social (IESIS). Encerrando o circuito, o evento será realizado em Linhares no dia 24 de abril, das 14h às 18h, no Solarium Cerimonial.

“A Jornada é uma ação da regional para apresentar o resultado de atuação estratégica para o turismo e gastronomia do Sebrae, a fim de melhorar e ampliar o valor agregado da oferta turística através de ações e estratégias personalizadas de acordo com o perfil do território. Nós vamos apresentar a evolução dessas ações no último ano, onde lançamos as ferramentas e os resultados alcançados através do 360, do Decola, do turismo de experiência, dos festivais e das parcerias. A Luciana é um case de sucesso que estamos trazendo e falará sobre transformação de território através da liderança empreendedora, então vai compor muito bem ao evento como um todo”, explica Carla Bortolozzo, Gerente da Unidade Regional Central do Sebrae/ES.

Leia mais:  Procon-ES vai atender consumidores no bairro Comdusa neste sábado (17)

Outro destaque da programação é o lançamento da plataforma Panela de Barro, iniciativa do Instituto Panela de Barro, parceiro do Sebrae na promoção da identidade e da valorização cultural capixaba. Em Colatina, a Jornada também contará com a parceria do Banco do Nordeste, que vem apoiando o fomento financeiro a empreendimentos turísticos da região, principalmente no município de Pancas. Nos demais municípios, o evento conta com o apoio das prefeituras locais e das Salas do Empreendedor, que atuam na mobilização e divulgação junto aos empresários.

Com uma proposta dinâmica e inspiradora, a Jornada busca não apenas divulgar os resultados já alcançados pelo Sebrae junto ao setor turístico, mas também fomentar novas conexões, oportunidades de negócios e o fortalecimento da governança local em torno do turismo como vetor de desenvolvimento.

Continue lendo

Cidades

PMV nomeia pedagogos e professores para atuarem na rede municipal

Publicado

A Prefeitura de Vitória está nomeando os candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado para a contratação de pedagogos e professores que irão atuar na Rede Pública de Ensino no ano letivo de 2025, por tempo determinado. Os selecionados passaram para a 2ª etapa, em que é necessário comprovar as informações declaradas e apresentar os documentos para contratação. As convocações foram publicadas no Diário Oficial desta quarta-feira (16).

Os candidatos que constam nos editais 089/2025 (Pedagogos) e 090/2025 (Professores) devem comparecer com o comprovante de inscrição impresso e toda a documentação exigida em edital, na Gerência de Recrutamento, Seleção e Registros (Atendimento RH), da Seges, localizada na sede da Prefeitura de Vitória, na avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927, bairro Bento Ferreira, no próximo dia 22/04/2025.

Atenção aos horários de apresentação:

Apresentação às 8h:
Professor de Educação Básica IV – PEB IV – Função Pedagógica – 25h ou 40h ou 44h (Ed.14/2024)

Apresentação às 13h:
Professor de Educação Básica II – PEB II – Séries Iniciais do Ensino Fundamental – 25h ou 44h (Ed. 012/2024)

Leia mais:  Pesquisas vão avaliar perfil do turista no Inverno do Espírito Santo

Documentação

Todos os candidatos deverão entregar o laudo médico admissional emitido por empresa especializada (ASO – contendo as informações para a Prefeitura Municipal de Vitória) na função pleiteada. A relação de documentos e formulários obrigatórios para a admissão estarão disponíveis no site selecao.vitoria.es.gov.br, e os mesmos deverão ser entregues sem rasura e legível. O edital destaca que poderão ser solicitados novos documentos para a conclusão do processo de contratação.

Na hipótese de as vagas disponíveis no momento desta convocação serem preenchidas antes de se esgotar a lista de candidatos convocados, a equipe responsável pelo atendimento encerrará as chamadas. Os candidatos não admitidos na ocasião permanecerão na lista de classificação e aguardarão nova chamada pelo site – sem perda de sua posição.

Os candidatos deverão obedecer ao horário definido no Edital. Serão distribuídas as senhas por ordem de convocação. O candidato que comparecer após o horário determinado, não terá a prioridade da escolha das vagas.

O candidato que já possui um ou dois vínculos no Município, ficará ciente, que deverá sair dos vínculos atuais no momento da assinatura do contrato, para exercer a função de 44 horas, desde que não seja a mesma função que está sendo convocado.

Leia mais:  Vila Velha anuncia reajuste de até 8% para servidores municipais

Também serão realizadas as assinaturas de contrato. Portanto, os candidatos deverão apresentar toda a documentação e formulários (incluindo a declaração de acúmulo, emitida pelo RH do órgão), sob pena de eliminação caso o candidato deixe de apresentar algum documento/formulário.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana