conecte-se conosco


Medicina e Saúde

Conheça a diferença entre dengue, zika e chikungunya

Publicado

Dengue, zika e chikungunya são doenças transmitidas pelo mesmo vetor, o mosquito Aedes aegypti. Apesar de terem alguns sintomas parecidos, há caraterísticas que podem ajudar a diferenciá-los.

Em relação à dengue, os sintomas são febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, perda de apetite, manchas e erupções na pele (principalmente na região do tórax e membros superiores), náuseas e vômitos, tontura, moleza e extremo cansaço, dor no corpo, dor nos ossos e nas articulações, e dor no abdome.

Já os sintomas comuns da zika são febre baixa, dor nas articulações, dor muscular, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, conjuntivite, erupções cutâneas avermelhadas que podem coçar, dor abdominal (pouco comum), diarreia (pouco comum), constipação (pouco comum), pequenas úlceras na mucosa oral (pouco comum).

Na chikungunya deve-se ficar atento aos sintomas, como dor incapacitante nas articulações, febre, dor nas costas, erupções cutâneas, fadiga, náuseas, vômitos, dor de cabeça, dores musculares (mialgias) e inchaço articular bilateral.

A Secretaria da Saúde (Sesa) orienta que, na presença de qualquer sintoma, o paciente procure por orientação médica. É importante também fazer o repouso e ingerir bastante líquido durante os dias de manifestação de sintomas.

 

Leia mais:  Como manter a saúde mental durante o confinamento

Veja aqui o 23º boletim da dengue.

Veja aqui o 23º boletim de zika.

Veja aqui o 23º boletim chikungunya.

publicidade

Medicina e Saúde

Vacina Covid-19: Estado recebe mais de 108 mil doses nesta quinta-feira (16)

Publicado

O Espírito Santo receberá, nesta quinta-feira (16), mais 108.280 doses de vacinas contra Covid-19 enviadas pelo Ministério da Saúde. Dessas, 69.030 doses são da Pfizer/BionTech, que chegaram nesta manhã, e 39.250 da AstraZeneca (Fiocruz/Oxford), que chegarão na noite de hoje. 

O primeiro imunizante será destinado para aplicação da dose de reforço do público de 60 anos ou mais que tenha completado o esquema vacinal básico (D2 ou dose única) há no mínimo cinco meses; vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, com deficiência permanente, lactantes, privados de liberdade, gestantes e puérperas; vacinação de adolescentes de 15 a 17 anos sem comorbidades; e aplicação da segunda dose.

Já as doses da AstraZeneca serão exclusivamente à aplicação da segunda dose da população capixaba que que recebeu a vacina como D1.

As vacinas serão encaminhadas à Central Estadual de Rede de Frio e distribuídas aos municípios da Região Metropolitana e às Regionais de Saúde Norte, Central e Sul na sexta-feira (17).

Leia mais:  Tenho alergia a álcool gel, o que posso usar para higienizar as mãos?
Continue lendo

Medicina e Saúde

Secretaria de Saúde de Pedro Canário inicia vacinação em adolescentes de 12 anos acima nesta quinta-feira (16)

Publicado

A Prefeitura de Pedro Canário deve iniciar nesta quinta-feira (16) a vacinação contra a Covid-19 em adolescentes com mais de 12 anos. A vacinação acontecerá na Câmara Municipal, das 08 às 16h.

Os adolescentes da cidade podem receber o imunizante acompanhados pelos pais, avós ou familiares de até terceiro grau.

Visualização da imagem

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, além dos acompanhantes, os adolescentes devem portar o CPF, cartão do SUS e cartão de vacina para receberem o imunizante. Em caso de não possuir o cartão do SUS, o adolescente pode procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para a confecção do documento.

Visualização da imagem

O agendamento está disponível no site www.vacinaeconfia.es.gov.br . Ao acessar a página, o cidadão deve escolher a 1ª dose, população de 12 anos ou mais, preencher os dados solicitados, escolher a unidade, data e horário em que receberá a vacina.

Vacinação

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde de Pedro Canário, até a última terça-feira (14), a cidade já teria vacinado 13.753 pessoas do imunizante contra a Covid-19 com a primeira dose. Destas, 6.745 também já receberam a segunda dose e 815 em dose única

Leia mais:  Depressão no ambiente de trabalho: como detectar e minimizar os casos dentro da empresa?
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana