conecte-se conosco


São Mateus

Conta rejeitada do ex-prefeito Amadeu Boroto não o desanima para uma pré-candidatura a deputado estadual

Publicado

A maioria dos vereadores de São Mateus rejeitou mais uma das contas do ex-prefeito Amadeu, mas ainda vai tentar reverter a situação e poder participar da próxima eleição

O ex-prefeito Amadeu Boroto, apesar da rejeição de suas contas pela Câmara, ainda aposta na possibilidade de participar das próximas eleições. Por 10 votos a 1 a Câmara Municipal de Vereadores rejeitou as contas do exercício 2015/2016, aprovando parecer do Tribunal Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), pela sua reprovação.

A maioria dos vereadores acatou os pareceres prévios do TCE-ES que “apontaram o descumprimento do limite do gasto de pessoal, no 1º quadrimestre de 2015, quando o Executivo registrou gasto de 55,23% da receita corrente líquida com a folha de pagamento, sendo o limite de 54%. Pelas normas da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o município deveria ter alcançado a adequação ao limite até o 2º quadrimestre de 2016, quando, em vez de redução, o limite com pessoal alcançou mais de 60% da Lei de Responsabilidade Fiscal”.

Leia mais:  Vereadores eleitos estão na mira para serem cooptados pelo prefeito de São Mateus

Para o presidente da Câmara, Paulo Fundão (PP), o Legislativo apenas se pautou pelo que foi detectado de irregularidades pelos técnicos do Tribunal nos exercícios 2015/2016, que tem como configuração um ato de improbidade administrativa.

Diante da rejeição das contas do ex-prefeito, uma possível intenção de voltar à política pode parecer difícil o seu retorno à vida pública e sair candidato a deputado estadual, mas ele ainda acredita poder reverter a situação e participar do próximo pleito.

Segundo algumas lideranças políticas mateenses, “existe perseguição política contra o ex-prefeito patrocinada pelo prefeito Daniel Santana”, que conta com maioria de votos em plenário da Câmara. O único vereador que defendeu Amadeu Boroto foi Carlinhos Simião, uma voz solitária a favor da aprovação das contas do ex-gestor mateense.

Outra questão para essas lideranças ouvidas pela reportagem e que não quiseram se identificar, “é curioso que as contas do atual prefeito são aprovadas sem qualquer questionamento, apesar dos inúmeros rumores de irregularidades durante os quatro primeiros anos do seu mandato”. Para algumas dessas lideranças, o prefeito Daniel cometeu inúmeras irregularidades que foram ignoradas pelo Tribunal e pelo Legislativo, que deveriam investigar, inclusive com relação ao uso dos recursos destinados pelo Governo Federal no combate à pandemia”. Acrescentam que a maioria dos vereadores é aliada do prefeito Daniel e isso pode explicar a perseguição e reprovação das contas do ex-prefeito, Amadeu Boroto.

Leia mais:  Vereadores indicam construção de crematório municipal

O JN tentou falar com o ex-prefeito, mas não houve retorno as tentativas de contato feitas pela reportagem.

publicidade

São Mateus

Filho do radialista e ex-vereador Glesson Borges se envolve em acidente de carro

Publicado

O acidente automobilístico com o jovem Wan Borges, filho do radialista Glesson Borges, aconteceu neste domingo no bairro Seac

O acidente com Wan Borges, que é filho do radialista e ex-vereador Glesson Borges, aconteceu neste domingo (7), na BR-101, na altura do bairro Seac, logo após o Centro de Detenção Provisório.

Wan Borges relatou em uma rede social que apesar dos susto, estava bem, sentido apenas algumas dores no corpo, devido ao impacto.

“Ontem sofri um acidente grave, muita gente mandando mensagem, ligando… Eu estou bem! Não houve fratura, nem perfuração interna, só algumas dores devido ao impacto, agradeço aos meus amigos que prestaram atendimento na hora, minha família, e principalmente a Deus por me livrar desse ocorrido”, disse Wan.

“Quero deixar aqui essa data registrada, para me lembrar o quanto Deus me ama e me protege sempre, por onde eu for. Obrigado Deus!”, completou.

Em contato com a nossa redação o radialista Glesson Borges, reforçou que o seu filho está bem e agradeceu por toda solidariedade e manifestações de apoio recebido.

Leia mais:  Vereador é preso em São Mateus suspeito de abuso sexual contra duas adolescentes

Continue lendo

São Mateus

São Mateus continua recebendo benefícios do Governo do Estado e governador quer fazer mais pelo Espírito Santo

Publicado

O governador Renato Casagrande participou de encontro regional e afirma compromisso com o ES e o Norte capixaba

A região Norte capixaba recebeu mais uma visita do governador Renato Casagrande (PSB), principalmente São Mateus e Jaguaré. Em São Mateus participou do Encontro Regional para a Construção do Plano de Governo 2023-2026, quando teve a oportunidade de falar das realizações do seu governo em todos os 78 municípios e que o voto não deve ser analisado não só pelo que fez, mas o que o governo está fazendo.

São Mateus é um dos 78 municípios que recebeu muitos investimentos do seu governo e programas sociais, demonstrando mais uma vez o compromisso e o cumprimento de descentralizar os investimentos da Grande Vitória, pulverizando pelos outros da composição estadual.

O mateense lembrou de que perdeu a montadora de aviões por pura briga de vaidades do prefeito para Jaguaré, quando o governador do Estado, Renato Casagrande, esteve em Jaguaré, quando Casagrande participou de uma visita à filial da montadora de aviões Sling Aircraft, em Água Limpa. A empresa é coirmã da TAF – The Airplane Factory, de Johannesburgo, África do Sul, e é responsável pelo desenvolvimento e produção de aeronaves monomotores de 2 e 4 lugares no Brasil. Fez também visita às instalações industriais da Oxford Porcelanas, no Polo Industrial localizado no Bairro São Benedito (Rodocon), em São Mateus.

Leia mais:  Oficialmente aberta, Feira da Ilha impulsiona o turismo e o empreendedorismo regional

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana