conecte-se conosco


Internacional

Coreia do Norte ignora pedido do G7 e ameaça expandir arsenal nuclear

Publicado

Governo do país asiático acusou o bloco de infringir seus direitos soberanos e o rotulou como um ‘conglomerado criminoso nuclear’ que fomenta a ‘proliferação nuclear ilegal’

A Coreia do Norte desconsiderou o pedido do G7 para que o país renunciasse ao seu arsenal nuclear, ameaçando, em contrapartida, expandir suas capacidades nucleares. Em uma declaração oficial, o governo de Kim Jong-un acusou o G7 de infringir seus direitos soberanos e rotulou o grupo como um “conglomerado criminoso nuclear” que fomenta a “proliferação nuclear ilegal e maliciosa”.

O G7 havia solicitado que a Coreia do Norte interrompesse seus programas de armamento nuclear e de mísseis balísticos, além de condenar o apoio militar do país a Rússia no conflito com a Ucrânia. Em resposta, a Coreia do Norte reafirmou que seu status como potência nuclear é garantido pela Constituição e que intensificará suas forças armadas nucleares diante de ameaças externas.

No comunicado, a Coreia do Norte também direcionou críticas aos Estados Unidos e aos demais integrantes do G7, acusando-os de levar a Península Coreana e outras áreas a um cenário de conflito nuclear iminente. O Reino Unido, a Alemanha, a Itália, a França e o Japão foram citados por suas ações relacionadas ao armamento nuclear.

Leia mais:  'Voos-fantasma': companhias aéreas decolam dezenas de aviões basicamente vazios

publicidade

Internacional

Apagão na Espanha e em Portugal gera caos no transporte público e deixa população sem sinal de celular

Publicado

Blecaute causou paralisações no metrô de Madri, Lisboa e Porto, cancelamentos de viagens de trem e congestionamentos; há relatos de falhas também na França, Alemanha e Finlândia, embora em menor escala

Um apagão atingiu nesta segunda-feira (28) vários países da Europa, principalmente Espanha e Portugal, provocando interrupções no transporte público, queda de sinal de celular e fechamento de comércios. Há relatos de falhas também na FrançaAlemanha e Finlândia, embora em menor escala. Na Espanha, a empresa Red Eléctrica informou que ativou planos de emergência para restabelecer o fornecimento de energia. Segundo dados reunidos pelo jornal El País, o consumo caiu pela metade entre 12h25 e 13h25 do horário local. Em comunicado, a companhia afirmou que “as causas estão sendo analisadas” e que “todos os recursos estão sendo dedicados à solução”.

Em Portugal, a fornecedora E-Redes relatou que o blecaute é parte de “um problema europeu mais amplo” e que o caso já foi reportado ao Centro Nacional de Cibersegurança. As autoridades portuguesas pediram que a população redobre a atenção no trânsito, uma vez que semáforos foram afetados em várias cidades, como Lisboa e Porto. Apesar de ainda não haver uma causa oficial confirmada, autoridades espanholas e portuguesas investigam a possibilidade de um ciberataque. “A dimensão do apagão é compatível com um ataque”, disse o ministro Adjunto e da Coesão Territorial de Portugal, Manuel Castro Almeida, embora tenha ressaltado que essa hipótese ainda não está confirmada.

Leia mais:  Japão chega a 1 milhão de casos e infecções crescem fora de Tóquio

O blecaute causou paralisações no metrô de Madri, Lisboa e Porto, além de cancelamentos de viagens de trem e congestionamentos devido à falha dos semáforos. Em Madri, o torneio de tênis ATP Masters 1000 foi interrompido em meio a partidas importantes, como a de Grigor Dimitrov contra Jacob Fearnley. Segundo a ATP, a energia foi cortada às 12h34 locais.

Nos aeroportos portugueses, os embarques foram realizados manualmente, com apoio de geradores. A empresa ANA, responsável pela operação dos aeroportos, confirmou que as decolagens e aterrissagens seguiram em Faro, Porto e Lisboa, embora com limitações na capital. Hospitais, universidades e outros serviços essenciais em Portugal também acionaram geradores para manter o funcionamento. Em Lisboa, a emissora SIC relatou que houve casos de pessoas presas em vagões de metrô devido à falta de energia. As operadoras elétricas seguem trabalhando para restabelecer totalmente o serviço. A expectativa inicial era de normalização parcial a partir das 13h locais (9h em Brasília).

Continue lendo

Internacional

‘Espero que possamos chegar a um acordo em todos os pontos discutidos’, diz Zelensky após reunião com Trump

Publicado

Presidente da Ucrânia declarou que deseja um ‘cessar-fogo total e incondicional’ e afirmou que, embora o encontro tenha sido ‘muito simbólico’, ele pode se tornar histórico caso alcance resultados concretos 

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, disse neste sábado (26) que falou de uma trégua “total e incondicional” durante seu encontro “simbólico” com seu colega americano, Donald Trump, que está pressionando pelo fim das hostilidades entre Kiev e Moscou. “Boa reunião. Conversamos bastante pessoalmente. Espero que possamos chegar a um acordo em todos os pontos discutidos”, escreveu Zelensky nas redes sociais após o encontro, que ocorreu paralelamente ao funeral do papa Francisco no Vaticano.

O líder acrescentou que quer “um cessar-fogo total e incondicional” e que a reunião foi “muito simbólica” e “pode se tornar histórica se alcançarmos resultados comuns”.

Leia mais:  Incêndio em casamento deixa 113 mortos e mais de 150 feridos
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana