conecte-se conosco


Camisa 10

Corredora capixaba é a melhor brasileira na Maratona de Londres

Publicado

A Maratona de Londres ficou marcada pelo novo recorde mundial feminino, batido pela queniana Peres Jepchirchir, e foi histórica também para uma corredora capixaba

Maratona de Londres ficou marcada pelo novo recorde mundial feminino, batido pela queniana Peres Jepchirchir com o tempo de 2h16min16. Mas a prova realizada no domingo (21) foi histórica também para outro personagem, a capixaba Marina Passos Ramalhete.

Natural de Vitória e moradora de Serra, ela foi a melhor brasileira na classificação geral da tradicional prova, uma das seis mais importantes maratonas do mundo, junto com Chicago, Boston, Nova Iorque, Berlim e Tóquio — são as chamadas “6 Majors”.

Marina, 38 anos, completou os 42,195km de percurso em 2h54min04, quase 10 minutos à frente da segunda melhor brasileira na classificação geral, entre competidores amadores, Raquel Garcia, que fez 3h03min32. No total, 584 brasileiros correram a Maratona de Londres no domingo.

“Foram quatro meses e meio de preparação para esta prova, especificamente. Eu fazia triatlo, mas abandonei neste período pra me dedicar somente a essa corrida de longa distância. Meu treinador, Luiz Carlos Santos, montou todo o planejamento de treino pra esta prova. Eu treino com eles desde 2018, já tenho uma bagagem”, contou Marina.

Leia mais:  Caratecas de Jaguaré conquistam medalhas em Colatina

Curiosamente, Londres não estava no mapa da corredora.

“Eu ganhei a inscrição em um sorteio em dezembro. Eu tava indo para a Maratona de Roterdã (Holanda), mas acabei alterando os meus planos”, revelou.

Marina começou a correr em agosto de 2014, por questões de saúde. De lá para cá, já foram inúmeras provas, entre elas, 17 maratonas (42,195km). A capixaba já participou de cinco das “6 Majors”, faltando somente a Maratona de Nova Iorque na sua coleção particular.

Em 2022, ela já havia sido a melhor brasileira na Maratona de Boston.

“Em 2022, eu deveria ter corrido esta prova de Londres em outubro. Mas tive uma lesão e não pude correr. Agora fui sorteada e vim pra cá em 2024”, lembra.

Engenheira Eletricista, Marina chegou a Londres cinco dias antes da prova e conseguiu fazer dois treinos de adaptação ao clima.

“Cheguei na quarta-feira pra me adaptar ao clima, fiz dois treinos pra sentir a temperatura. Antes de sair do Brasil, tracei o planejamento e executamos conforme o planejado. Do mesmo ritmo que larguei, eu conseguir finalizar. Corri num ritmo constante, a temperatura tava ótima. No km25, o GPS do meu relógio se perdeu e eu não sabia o ritmo. Aí, fui muito na percepção do esforço, somente olhando as pessoas ao meu redor pra ver o ritmo”, contou.

Leia mais:  CBF divulga pré-convocação da seleção com Neymar e sexteto do Flamengo

O resultado da preparação certa foi a sua melhor marca pessoal em maratonas.

“Foi um ciclo bem legal, bem diferente e foi meu recorde pessoal. Em 2022, fiz 2h58min03 em Boston. Ontem (domingo), consegui bater 2h54min04 e tive a felicidade de me tornar a melhor brasileira da Maratona de Londres. Foi bem legal, um ciclo mais longo, mas bem prazeroso”, comemorou.

publicidade

Camisa 10

Atletas de Vila Velha conquistam vitórias no jiu-jitsu e na natação

Publicado

Dois atletas do programa Bolsa Atleta da Prefeitura de Vila Velha representaram o município em competições estaduais realizadas no último fim de semana e voltaram para casa com medalhas e troféus. Os resultados reforçam a atuação dos jovens esportistas da cidade em diferentes modalidades e o impacto do programa de incentivo ao alto rendimento.

 No domingo (23), o atleta Anderson Emanuel, conhecido como “Sorriso”, de 13 anos, conquistou o primeiro lugar na 1ª Etapa do Campeonato Estadual de Jiu-jitsu 2025 da FJJES, na categoria infantojuvenil B até 52,5 kg. A disputa ocorreu no Ginásio Tartarugão, em Vila Velha. Além da medalha de ouro, o atleta venceu o GP Kids 14/15 até 55 kg, entre seis competidores, garantindo o cinturão da categoria.
 
Anderson também se destacou na 9ª Etapa do Circuito Capixaba de Jiu-jitsu, realizada no Ginásio Municipal de Jerônimo Monteiro, em 17 de novembro de 2024, onde ficou em primeiro lugar na categoria e no Desafio Kids. O histórico de conquistas do atleta inclui o primeiro lugar no AJP Tour Abu Dhabi Guarapari (2024), Copa Pódio (2024), Classic Internacional Badboy (2024), Open Vitória CBJJ (2024), e no Kids Internacional Curitiba CBJJ (2023), além de pódios no Brasileiro Kids e no Campeonato Sul-Americano.
 
Luísa de Souza Patrício
 
No sábado (22), foi a vez da atleta Luísa de Souza Patrício, também com 13 anos, se destacar nas piscinas. Ela competiu no I Torneio FAC Categoria 2025, promovido pela Federação Aquática Capixaba no Clube AEST, e venceu a prova dos 200 metros borboleta na categoria juvenil. Na mesma competição, conquistou o segundo lugar nos 100 metros livre e venceu, com sua equipe, o revezamento 4×100 medley misto.
 
Com uma temporada consistente, Luísa já havia sido campeã estadual na categoria Infantil 2, em novembro de 2024, nas provas de 400 m livre, 800 m livre, 100 m borboleta e 200 m borboleta. Também conquistou medalhas de prata nos 50 m borboleta e 100 m livre, além de integrar equipes campeãs nos revezamentos 4×50 livre feminino e 4×50 medley feminino.
 
A próxima competição de Luísa será entre os dias 12 e 16 de novembro, no Campeonato Brasileiro Infantil de Verão, que também será realizado em Vitória, no Clube Álvares Cabral.
 
O Bolsa Atleta é um programa da Prefeitura Municipal de Vila Velha que apoia financeiramente atletas em diversas modalidades esportivas, visando incentivar o desenvolvimento e o alto rendimento dos esportistas da cidade.

Leia mais:  Mesmo desanimado Hamilton continuará na Mercedes

Continue lendo

Camisa 10

Final do Capixabão: confira a nova data do jogo de ida entre Rio Branco e Porto Vitória

Publicado

Jogo de ida da final do Capixabão, entre Porto Vitória x Rio Branco, muda de data por causa da morte do auxiliar técnico do Porto Vitória

O jogo de ida da final do Capixabão mudou de data e, agora vai acontecer na terça-feira (1º de abril), às 19h30, no estádio Kleber Andrade em Cariacica. A mudança foi anunciada na tarde desta terça-feira (25), nas redes sociais dos dois times finalistas da competição: Porto Vitória e Rio Branco.

A primeira partida da decisão inédita do campeonato estava marcada para o próximo sábado (29). Porém, o adiamento acontece pela morte do auxiliar técnico do Porto Vitória, Nilmar Filho, no último domingo, logo após o triunfo por 2 a 0 sobre o Vitória, resultado que classicou o Vedão da Capital para a sua primeira final de Capixabão.

Porto Vitória solicita o adiamento e conta com apoio do Rio Branco

Porto Vitória é o mandante do jogo de ida da final do Capixabão e solicitou o adiamento junto à Federação de Futebol do Espírito Santo (FES). O pedido foi atendido e contou com o apoio do Rio Branco.

Leia mais:  Linhares 222 anos: Volta da Lagoa Juparanã vai brindar participantes com percurso de belas paisagens

Confira a nota do Porto Vitória:

“Em reunião realizada hoje (25/03) entre a Federação de Futebol do Espírito Santo (FES), Porto Vitória e Rio Branco, foi definido que a data do jogo de ida da final do Capixabão 2025 será alterada em respeito ao falecimento de Nilmar, nosso auxiliar técnico.

O jogo, que estava marcado para o próximo sábado, dia 29, foi adiado para terça-feira, dia 01/04, às 19h30, no Kleber Andrade, onde o Porto será mandante.

Agradecemos à FES e ao Rio Branco pela compreensão e apoio, entendendo a necessidade de ajustes no cronograma de treinos do Porto devido a esse triste acontecimento.

Vamos juntos honrar a memória do Nilmar!”. 

Também pelas redes sociais, o Rio Branco se solidarizou com o Porto Vitória e disse entender o motivo da mudança de data da partida de ida da decisão.

“O Rio Branco compreende a infelicidade dos torcedores em não ter o primeiro jogo realizado no final de semana, mas entende perfeitamente o motivo da mudança, em prol do luto e do respeito ao adversário, que foi comprometido com os treinamentos devido ao ocorrido. Reforçamos, novamente, nosso pesar pelo falecimento do auxiliar-técnico Nilmar Filho e expressamos nossos mais sinceros pêsames aos familiares e amigos”, escreveu o Rio Branco, na nota publicada nesta terça-feira.

Final do Capixabão

Rio Branco Escudo Rio Branco x Escudo Porto Vitória Porto Vitória

Jogo de ida: 1º de abril (terça) | 19h30 | Kleber Andrade

Leia mais:  Valencia proíbe Netflix de filmar documentário sobre Vinicius Júnior

Jogo de volta: 5 de abril (sábado) | 16h30 | Kleber Andrade

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana