Uma costureira de Cariacica, no Espírito Santo, transformou o natal de diversas crianças da região onde mora. Conheça a história e se inspire
Francisca Monteiro, de 67 anos, é conhecida como ‘Chiquita costureira’ e faz juz ao nome. Com a ajuda da máquina de costura, ela transforma bonecas velhas em presentes novos e, assim, leva alegria para o natal de diversas crianças carentes da região onde mora, em Cariacica, no Espírito Santo. “Sempre senti vontade de ajudar as pessoas que passam necessidade”, contou.
Costureira há quase 50 anos, depois que se aposentou do trabalho como doméstica, Francisca continuou com as costuras para complementar a renda de casa. Em 2016 teve a ideia de restaurar bonecas velhas para presentear as crianças da igreja que frequenta. Na ocasião, juntou algumas que achou no lixo e com retalhos fez 18 bonecas. De lá pra cá pegou gosto e não parou mais.
Em 2017, Chiquita restaurou 43 bonecas. Já em 2018, foram 101. Neste ano de 2019, fez mais mais de 200 bonecas. “É uma alegria ver as crianças com as bonecas, elas ficam muito felizes”, disse a costureira.
A costureira já começou os preparativos para o próximo ano e não pretende parar. “Aqui em casa não tivemos isso, minha mãe criou sete filhos sozinha. No natal, mal tínhamos o que comer. Pescávamos peixes no rio para fazer a ceia e nunca ganhamos presentes, os meninos faziam os brinquedos com latas de óleo”, revela Francisca.
“Nesse ano, a maior parte foi para a igreja, 30 para projetos sociais, 12 para a Pastoral da Criança e uma parte para o Hospital Santa Rita, que atende crianças com câncer”, conta Chiquita.
Além das instituições, ela também ajudou a organizar uma festa de natal para as crianças do bairro Novo Horizonte, afetado por enchentes este ano. “Quase não dava, mas pensei ‘vamos dar um jeito, se deixar pra fazer a festa em janeiro perde o sentido’”. Assim, ela decidiu que colocaria algumas bonecas à venda para conhecidos e, com o dinheiro arrecadado, conseguiu comprar 40 caixas de bombom e 500 picolés.
Algumas bonecas são encontradas no lixo e estão em péssimo estado, sujas e mofadas. Francisca faz todo um processo de restauração, costura roupas novas, troca o enchimento e deixa tudo parecendo novo.