conecte-se conosco


Cidades

Covid: com trabalho intenso, Vila Velha reduz casos ativos na cidade

Publicado

A Prefeitura de Vila Velha, por meio do trabalho da Vigilância Epidemiológica do município, tem alcançado resultados significativos nas últimas três semanas. Um dos principais é o reflexo na redução do indicador de casos ativos para Covid-19, que passou de quase 2 mil no início de junho para 487 (até o dia 23 do mesmo mês), que equivale a uma queda de 75%.
 
Essa redução de casos permitiu que o município de Vila Velha voltasse ao risco moderado. Os casos ativos são todos aqueles que não evoluíram a óbito e que ainda não se enquadram nos critérios de alta por cura. 

Para a secretária de Saúde de Vila Velha, Cátia Lisboa, o esforço da equipe de Vigilância Epidemiológica para processar as informações sobre infectados e curados foi fundamental para que o município apresentasse desempenho compatível para o risco moderado.
 
“Nas últimas três semanas, a quantidade de notificações se manteve numa média de 350 por dia. Mesmo assim, o empenho dos profissionais demonstra a capacidade da gestão em dar resposta o mais rápido possível para a população”, disse. 
 
Resultados 

Leia mais:  Almoço nas Férias: quase 1 mil estudantes são atendidos com refeições em sete escolas da Prefeitura

Os resultados alcançados são fruto de uma mudança de abordagem na gestão das informações no setor. A preocupação com a checagem e apuração das informações são essenciais para assegurar a melhor resposta frente à pandemia de Covid-19.
 
Mas o trabalho da equipe da Vigilância Epidemiológica não se resume apenas à Covid-19. Todas as outras doenças transmissíveis e não-transmissíveis continuam sendo acompanhadas de perto pela vigilância.

O número de casos ativos é um dos componentes mais importantes na composição da matriz de risco do município. Quanto mais casos ativos, maior chance de estarmos nos riscos alto ou extremo. “Para produzir informações sobre os casos temos que fazer a busca ativa, ligando para saber as condições de saúde das pessoas com a Covid-19. É um trabalho minucioso e fundamental”, disse Fabiana Turino, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

publicidade

Cidades

Vitória nomeia aprovados em processo seletivo para atuarem na Saúde do município

Publicado

Prefeitura de Vitória nomeou mais 38 profissionais para atuarem na Saúde do município, por tempo determinado, de acordo com os Editais de Convocação 067/2025 e 068/2025. A publicação está no Diário Oficial desta terça-feira (25).

Dentre os nomeados para as vagas estão auxiliares de consultório dentário, assistente farmacêutico, arteterapeuta, assistente social, médicos clínicos, pediatra, ginecologista, técnico de edificações e técnicos de enfermagem.

Os candidatos aprovados devem entregar os documentos exigidos na Gerência de Recrutamento, Seleção e Registros (atendimento RH), localizada na sede da Prefeitura de Vitória. O prazo para entrega dos documentos começa na próxima segunda-feira (31) e vai até sexta-feira (4) da mesma semana, das 8 às 17 horas.

É necessária a apresentação do comprovante de inscrição (impresso) e dos documentos que comprovem as informações declaradas no ato da inscrição.

Leia mais:  Suzano promove evento virtual para fornecedores em Cachoeiro de Itapemirim
Continue lendo

Cidades

Palestra em escola de Pinheiros alerta para a escalada da violência contra a mulher

Publicado

– A psicóloga Gabriela Andrade da Silva levou um tema urgente para as alunas da Escola Emir de Macedo Gomes na última terça-feira (18). Em alusão ao mês da mulher, a palestra “As Múltiplas Facetas da Violência Contra a Mulher” trouxe um panorama preocupante da realidade enfrentada por milhares de brasileiras – e que também se reflete no município de Pinheiros.

– Durante o encontro, Gabriela apresentou dados alarmantes sobre a violência de gênero no Brasil, no Espírito Santo e na cidade. Somente entre janeiro e março deste ano, foram registrados 33 casos de violência contra mulheres e cinco ameaças, além de outros episódios de agressão.

– A psicóloga destacou que o problema não escolhe classe social e está presente em diversos bairros, mas com maior incidência em Santo Antônio, Jundiá, Pinheirinho e no distrito de São João do Sobrado.

– A iniciativa faz parte de um esforço contínuo para levar informação e conscientização às jovens, promovendo um debate necessário sobre o combate à violência e os caminhos para romper esse ciclo. Gabriela continuará visitando outras escolas da rede municipal para ampliar a discussão e fortalecer a rede de apoio às vítimas.

Leia mais:  Sebrae/ES e Setur oferecem consultoria gratuita em turismo de experiência

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana