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Cidades

CRAS de Santa Leopoldina é inaugurado

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A população de Santa Leopoldina recebeu, na tarde desta sexta-feira (03), um novo equipamento público para o atendimento socioassistencial. Trata-se do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A inauguração teve a presença do governador Renato Casagrande, do secretário de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Bruno Lamas, além de outras autoridades. O investimento total foi de R$ 761.224,94, com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (FUNCOP).

Em sua fala, Casagrande apontou a parceria do Governo do Estado com o município e a importância do assistencialismo para quem necessita de oportunidades:

“Nossa parceria com o município é forte desde nosso primeiro mandato. Estamos fazendo a rodovia que liga Santa Leopoldina a Santa Teresa. Além da infraestrutura, a área de assistência social também merece toda nossa atenção, pois a desigualdade social é o principal problema do nosso País. O CRAS se torna uma porta para quem está mais necessitado. Temos que ter clareza, uma ação forte da administração pública, para que a pessoa que nasce extremamente pobre não morra extremamente pobre. Precisamos dar oportunidades de estudar, trabalhar, para que possam sair dessa situação”, ressaltou o governador.

O novo equipamento deve beneficiar cerca de duas mil famílias na região. O CRAS é a porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas) a programas sociais e atua no acompanhamento das famílias da região registradas no Cadastro Único. Esse fato foi lembrado pelo secretário Bruno Lamas, que também destacou a importância da entrega.

“O CRAS tem a intenção de prevenir a ocorrência das situações de vulnerabilidades, evitando que as famílias vivenciem situações de riscos, como a violência intrafamiliar, dentre outras. Entregar um equipamento como esse, que integra a política de assistência e política do trabalho, nos faz ter a certeza de que o recurso público está sendo bem aplicado. É oportunidade para os mais necessitados”, disse Lamas.

Por meio das equipes nos CRAS, busca-se o desenvolvimento das potencialidades das famílias, fortalecimento de seus vínculos familiares e comunitário, além de contribuir para o processo de autonomia e emancipação social das famílias e a ampliação do acesso à direitos e ao exercício da cidadania. O CRAS de Santa Leopoldina está localizado no Edifício Conilon situado à Rua Fernando Monteiro, no Centro do município.

Estiveram presentes na solenidade, a vice-governadora Jaqueline Moraes; o prefeito de Santa Leopoldina, Vavá Coutinho; além de secretários de Estado, dirigentes de órgãos, lideranças comunitárias, moradores e usuários dos serviços da Rede de Assistência municipal.

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Cidades

Banestes promove uso seguro da internet em apoio à Semana da Segurança Digital

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Iniciativa da Federação Brasileira de Bancos visa instruir a população sobre como se prevenir dos golpes digitais mais recorrentes.

Na próxima segunda-feira (25), terá início mais uma edição da Semana da Segurança Digital. A campanha da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) busca promover a conscientização da sociedade para o uso dos canais digitais de forma segura e, para isso, conta com a colaboração das instituições bancárias.

Assim como nas edições anteriores, o Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) aderiu à campanha, que ocorre entre os dias 25 e 29 de outubro. O objetivo é atuar ativamente na disseminação de informações que instruam funcionários e clientes sobre como se prevenir dos golpes e fraudes mais recorrentes no ambiente digital.

O Banestes investe em segurança continuamente e atua com agilidade e eficácia na resposta aos ataques. Segundo o diretor de Riscos e Controle do Banestes, Carlos Artur Hauschild, o Banco “derruba” mensalmente cerca de 30 páginas falsas, criadas por criminosos para aplicar golpes, e orienta aos clientes para que identifiquem contatos suspeitos.

“É importante que os clientes estejam atentos e lembrem que os dados bancários são pessoais e intransferíveis. O Banestes nunca realiza contato para pedir informações sigilosas ou solicita que o cliente acesse um link e forneça suas credenciais“, ressaltou Hauschild.

Caso receba uma ligação afirmando ser do banco, o Banestes recomenda que o cliente utilize outra linha para contatar a Central de Atendimento, que atende pelo 0800 727 0474, ou a agência de relacionamento. Os telefones das agências podem ser consultados pelo link “Rede de Agências”, no rodapé no site oficial www.banestes.com.br.

Hauschild reforçou ainda que, caso seja vítima desse tipo de crime, é fundamental que o usuário proceda com agilidade. “Ao tomar ciência do golpe, imediatamente registre um boletim de ocorrência e comunique à agência o ocorrido. Quanto mais rápido o incidente for relatado, maiores são as chances de reaver o valor roubado”, orientou.

Para transmitir mais informações sobre prevenção a golpes digitais, no período da campanha, a Febraban irá promover uma live com o tema “Fraudes e Golpes”. Mais detalhes sobre o evento serão divulgados pela Febraban.

Todas as dicas antigolpes e alertas sobre os golpes mais comuns estão disponíveis em https://antifraudes.febraban.org.br/. Mais conteúdos sobre segurança digital são postados de forma rotineira nas redes sociais oficiais do Banestes: Facebook, LinkedIn, Instagram e Twitter.

A população pode aderir à Semana da Segurança Digital compartilhando as postagens e materiais divulgados com a hashtag #SemanadaSegurançaDigital.

Semana da Segurança Digital 2021:

  • De 25 a 29/10/2021.
  • Informações completas em https://antifraudes.febraban.org.br/.
  • Conteúdos sobre prevenção a golpes são postados de forma rotineira nas redes sociais oficiais do Banestes: Facebook, LinkedIn, Instagram e Twitter. Siga para acompanhar.
  • Compartilhe com a hashtag: #SemanadaSegurançaDigital.

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Cidades

Detran chama atenção para e-mails falsos em nome do órgão

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O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) alerta que não envia informes ou notificações de infrações por e-mail. O órgão esclarece que utiliza correspondências enviadas pelos Correios, ou mensagens via SMS ou aplicativo para aqueles condutores e proprietários de veículos que utilizam o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) e orienta que, diante de e-mails supostamente enviados pelo Detran|ES, o cidadão não acesse links ou abra arquivos contidos nas mensagens. 

Serviços on-line   

O DETRAN|ES disponibiliza no seu site www.detran.es.gov.br informações sobre infrações, veículos e Habilitação. Em caso de dúvida, o cidadão pode acessar o site e verificar os seus dados clicando nos banners das áreas na página principal e nos serviços listados. 

Para consultar informações sobre o veículo, o proprietário deve acessar o serviço ‘Consulta de veículo’ (https://publicodetran.es.gov.br/ConsultaVeiculo/NovoConsultaVeiculoES.asp) e informar a placa e o RENAVAM. Na página, consta o dossiê do veículo, débitos, infrações, registradas, recursos, inclusive se há restrições no veículo ou processos em andamento. 

As infrações registradas por condutor estão disponíveis no serviço o ‘Consulta de pontuação’ (https://renach2.es.gov.br/Penalidade/Publico/pub_consulta_pontuacao.aspx). O condutor deverá informar os dados solicitados, que constam em sua CNH, para ter acesso às infrações registradas e pontuação. 

Para aqueles que realizaram algum serviço relacionado à habilitação, como obtenção da primeira Habilitação, renovação ou segunda via da CNH, é possível acompanhar o andamento do processo e o código de rastreio do documento no ícone ‘Acompanhamento de Processos de CNH’ (https://detran.es.gov.br/habilitacao/servicos-online). 

É necessário fazer o cadastro no portal Acesso Cidadão, caso ainda não tenha. No caso de algum desses processos, o cidadão com e-mail cadastrado no órgão poderá receber uma mensagem via e-mail do Portal de Serviços da SENATRAN (https://portalservicos.senatran.serpro.gov.br/#/) com os dados para que ele possa baixar sua CNH Digital no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). 

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