conecte-se conosco


Camisa 10

Cria do Álvares Cabral, armador Pedro Henrique passa por avaliação no Botafogo

Publicado

Jogador de 16 anos foi bicampeão capixaba de basquete em duas categorias. Fã de Kobe Bryant e SGA, atleta é oriundo de projeto social da Serra e sonha em se tornar profissional

O esporte capixaba segue revelando talentos nas mais variadas modalidades. E é do basquete que uma nova joia, de apenas 16 anos e 1,80 de altura, pode ser um novo destaque do Espírito Santo. Trata-se do ala/armador Pedro Henrique, do Álvares Cabral.

Após ser bicampeão estadual em 2023, o jogador irá passar por uma avaliação no Botafogo, no Rio de Janeiro, que acontece neste domingo (23), na sede do clube carioca. A expectativa é grande para o jovem atleta, nascido na Serra e oriundo de um projeto social, o Instituto PEB, de Laranjeiras, local onde ainda treina, intercalando atividades com o clube cabralista.

“Eu penso em cada vez mais elevar o nível do meu basquete. Tenho treinado muito, todos os dias, buscando melhorar em todos os aspectos, e essa avaliação no Botafogo me deixa empolgado. Vou me esforçar muito para conseguir. Estou focado e a partir disso quero conseguiu construir uma história lá, ganhar a visibilidade e subir para o profissional, que acho que seria interessante também”, afirmou.

Da brincadeira ao sonho

Filho de Joelson e Edneia, Pedro Henrique foi campeão capixaba sub-15 e sub-16, pelo Álvares Cabral, em 2023. Na sequência, o ala/armador chegou a ser pré-selecionado para a Seleção Capixaba de Basquete sub-16, no ano passado. Dando um passo de cada vez, o jogador relembra o seu início no esporte e segue sonhando com voos ainda mais altos.

Leia mais:  Nova Venécia leva a virada da Portuguesa-RJ e terá reverter em casa na Série D

“Comecei a jogar na escola, com 12 anos, ali no intervalo ou educação física, com meus amigos, ainda como brincadeira. Aí eu peguei gosto pelo esporte e minha mãe me colocou em um projeto social, o Instituto PEB, em Laranjeiras, na Serra. Gostei muito de estar lá, participar dos treinos e percebi que era aquilo que eu queria para a minha vida. De lá, consegui fazer um teste no Álvares Cabral, passei e no ano de 2023 eu entrei no clube, conquistei dois campeonatos, então a brincadeira virou um sonho”, afirmou.

Evolução como atleta

Pedro Henrique treina a semana inteira, sendo três dias no Álvares Cabral e outros dois no Instituto PEB, na Serra. Uma rotina árdua, porém necessária, para que o atleta evolua o seu jogo e possa se colocar em destaque estadual.

“Quando eu entrei lá no Álvares Cabral eu era o pior de todos (risos). Fui acolhido pelo clube desde quando eu cheguei, mas eu senti que eu precisava treinar mais, me dedicar. Quando eu fui evoluindo, eu percebi que começaram a me olhar diferente, comecei a ser ainda mais respeitado. Estou totalmente adaptado ao clube e quero obter mais e mais conquistas”, revela.

Fã de Kobe Bryant e inspiração em SGA

Leia mais:  Nadadoras capixabas conquistam mais duas medalhas na Paralimpíada de Paris

Como todo jogador de basquete, Pedro Henrique tem seus ídolos no esporte. O capixaba é fã do lendário armador Kobe Bryant, que fez história com cinco títulos da NBA pelo Los Angeles Lakers, e que faleceu num trágico acidente de helicóptero, em janeiro de 2020.

Dentro de quadra, além do superastro norte-americano, um canadense é a inspiração que Pedro Henrique tenta emular em seu jogo. O também ala/armador Shai Gilgeous-Alexander, de 26 anos, destaque máximo do Oklahoma City Thunder, também da NBA.

E além das estrelas internacionais, o armador Yago Mateus, da Seleção Brasileira de basquete, e que atualmente defende o Estrela Vermelha, da Sérvia, também está no radar do capixaba.

“Meu maior ídolo é o Kobe pela mentalidade, que é o que eu mais gosto de alguns jogadores. O meu jogador favorito é o Shai, por conta da defesa. Eu gosto muito de ver como ele defende, da liderança dele com o grupo e as escolhas dele são muito boas. Em geral, o jogo dele eu acho que é bem efetivo. E do Brasil mesmo eu acompanho o Yago Mateus, da Seleção Brasileira, ele joga muito”, finaliza.

publicidade

Camisa 10

Atletas de Vila Velha conquistam vitórias no jiu-jitsu e na natação

Publicado

Dois atletas do programa Bolsa Atleta da Prefeitura de Vila Velha representaram o município em competições estaduais realizadas no último fim de semana e voltaram para casa com medalhas e troféus. Os resultados reforçam a atuação dos jovens esportistas da cidade em diferentes modalidades e o impacto do programa de incentivo ao alto rendimento.

 No domingo (23), o atleta Anderson Emanuel, conhecido como “Sorriso”, de 13 anos, conquistou o primeiro lugar na 1ª Etapa do Campeonato Estadual de Jiu-jitsu 2025 da FJJES, na categoria infantojuvenil B até 52,5 kg. A disputa ocorreu no Ginásio Tartarugão, em Vila Velha. Além da medalha de ouro, o atleta venceu o GP Kids 14/15 até 55 kg, entre seis competidores, garantindo o cinturão da categoria.
 
Anderson também se destacou na 9ª Etapa do Circuito Capixaba de Jiu-jitsu, realizada no Ginásio Municipal de Jerônimo Monteiro, em 17 de novembro de 2024, onde ficou em primeiro lugar na categoria e no Desafio Kids. O histórico de conquistas do atleta inclui o primeiro lugar no AJP Tour Abu Dhabi Guarapari (2024), Copa Pódio (2024), Classic Internacional Badboy (2024), Open Vitória CBJJ (2024), e no Kids Internacional Curitiba CBJJ (2023), além de pódios no Brasileiro Kids e no Campeonato Sul-Americano.
 
Luísa de Souza Patrício
 
No sábado (22), foi a vez da atleta Luísa de Souza Patrício, também com 13 anos, se destacar nas piscinas. Ela competiu no I Torneio FAC Categoria 2025, promovido pela Federação Aquática Capixaba no Clube AEST, e venceu a prova dos 200 metros borboleta na categoria juvenil. Na mesma competição, conquistou o segundo lugar nos 100 metros livre e venceu, com sua equipe, o revezamento 4×100 medley misto.
 
Com uma temporada consistente, Luísa já havia sido campeã estadual na categoria Infantil 2, em novembro de 2024, nas provas de 400 m livre, 800 m livre, 100 m borboleta e 200 m borboleta. Também conquistou medalhas de prata nos 50 m borboleta e 100 m livre, além de integrar equipes campeãs nos revezamentos 4×50 livre feminino e 4×50 medley feminino.
 
A próxima competição de Luísa será entre os dias 12 e 16 de novembro, no Campeonato Brasileiro Infantil de Verão, que também será realizado em Vitória, no Clube Álvares Cabral.
 
O Bolsa Atleta é um programa da Prefeitura Municipal de Vila Velha que apoia financeiramente atletas em diversas modalidades esportivas, visando incentivar o desenvolvimento e o alto rendimento dos esportistas da cidade.

Leia mais:  ES vai sediar rally internacional de velocidade. Veja as cidades que podem receber a prova

Continue lendo

Camisa 10

Final do Capixabão: confira a nova data do jogo de ida entre Rio Branco e Porto Vitória

Publicado

Jogo de ida da final do Capixabão, entre Porto Vitória x Rio Branco, muda de data por causa da morte do auxiliar técnico do Porto Vitória

O jogo de ida da final do Capixabão mudou de data e, agora vai acontecer na terça-feira (1º de abril), às 19h30, no estádio Kleber Andrade em Cariacica. A mudança foi anunciada na tarde desta terça-feira (25), nas redes sociais dos dois times finalistas da competição: Porto Vitória e Rio Branco.

A primeira partida da decisão inédita do campeonato estava marcada para o próximo sábado (29). Porém, o adiamento acontece pela morte do auxiliar técnico do Porto Vitória, Nilmar Filho, no último domingo, logo após o triunfo por 2 a 0 sobre o Vitória, resultado que classicou o Vedão da Capital para a sua primeira final de Capixabão.

Porto Vitória solicita o adiamento e conta com apoio do Rio Branco

Porto Vitória é o mandante do jogo de ida da final do Capixabão e solicitou o adiamento junto à Federação de Futebol do Espírito Santo (FES). O pedido foi atendido e contou com o apoio do Rio Branco.

Leia mais:  Nadadoras capixabas conquistam mais duas medalhas na Paralimpíada de Paris

Confira a nota do Porto Vitória:

“Em reunião realizada hoje (25/03) entre a Federação de Futebol do Espírito Santo (FES), Porto Vitória e Rio Branco, foi definido que a data do jogo de ida da final do Capixabão 2025 será alterada em respeito ao falecimento de Nilmar, nosso auxiliar técnico.

O jogo, que estava marcado para o próximo sábado, dia 29, foi adiado para terça-feira, dia 01/04, às 19h30, no Kleber Andrade, onde o Porto será mandante.

Agradecemos à FES e ao Rio Branco pela compreensão e apoio, entendendo a necessidade de ajustes no cronograma de treinos do Porto devido a esse triste acontecimento.

Vamos juntos honrar a memória do Nilmar!”. 

Também pelas redes sociais, o Rio Branco se solidarizou com o Porto Vitória e disse entender o motivo da mudança de data da partida de ida da decisão.

“O Rio Branco compreende a infelicidade dos torcedores em não ter o primeiro jogo realizado no final de semana, mas entende perfeitamente o motivo da mudança, em prol do luto e do respeito ao adversário, que foi comprometido com os treinamentos devido ao ocorrido. Reforçamos, novamente, nosso pesar pelo falecimento do auxiliar-técnico Nilmar Filho e expressamos nossos mais sinceros pêsames aos familiares e amigos”, escreveu o Rio Branco, na nota publicada nesta terça-feira.

Final do Capixabão

Rio Branco Escudo Rio Branco x Escudo Porto Vitória Porto Vitória

Jogo de ida: 1º de abril (terça) | 19h30 | Kleber Andrade

Leia mais:  ES vai sediar rally internacional de velocidade. Veja as cidades que podem receber a prova

Jogo de volta: 5 de abril (sábado) | 16h30 | Kleber Andrade

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana