conecte-se conosco


Camisa 10

Cria do Porto Vitória, meia Júlio, de 10 anos, é aprovado no Bahia

Publicado

Do lado esquerdo, Celso Caju, captador da base do Bahia, à direita, Jackson da Silva, pai do Júlio.

Acordo entre os clubes capixaba e baiano prevê o desenvolvimento do atleta no Espírito Santo até atingir 14 anos, quando poderá ser alojado definitivamente nas dependências do Tricolor da Boa Terra

Único time capixaba que atualmente possui o Certificado de Clube Formador da CBF, o Porto Vitória tem jogadores espalhados por todo o Brasil e até fora do país. E um jovem talento, de apenas 10 anos, já está acertado com o Bahia. É o meia Júlio, aprovado no time baiano e é tratado como uma verdadeira joia.

Com muita habilidade na perna esquerda e versatilidade para atuar nos dois lados do campo, Júlio foi de avião para o estado baiano e ficou hospedado em hotel, tudo pago pelo Bahia, e com acompanhamento direto do presidente do Porto Vitória, Vinícius Coelho, que também viajou.

O atleta, que já vinha sendo observado desde o ano passado, foi aprovado pelo clube em maio deste ano, tanto pelo captador do Bahia, Celso Caju, quanto pelo Coordenador Metodológico da base tricolor, Pedro Miranda, o Pedrinho.

Em casa, é só festa! A família vive a expectativa de ver o filho vestindo as cores de um time de Série A do Campeonato Brasileiro e que agora também tem o aporte financeiro do poderoso Grupo City, que comprou a SAF do Bahia. Pai de Júlio, o empresário Jackson da Silva conta como foi o início da ainda curta carreira do filho e como percebeu que o menino tinha talento para o futebol.

– Ele começou com cinco anos, em escolinha de futsal do bairro. Com sete anos, vimos que ele era diferente e o levamos para o Álvares Cabral. Lá também identificaram talento nele e aí conseguimos um teste no Porto Vitória. Com oito anos ele veio para o Porto, e com nove anos ele já jogava no Sub-11, inclusive foi campeão estadual no Sub-11, ele com nove anos num campeonato de meninos de onze anos – afirmou.

Leia mais:  Vasco anuncia Vanderlei Luxemburgo como novo técnico

Fã de Cristiano Ronaldo, Júlio treina a semana inteira

Mesmo com a pouca idade, a rotina de Júlio é bem corrida. O jogador treina três vezes por semana no Porto Vitória, na parte da tarde. E outras duas vezes na semana, o atleta faz futsal no Álvares Cabral. Tudo isso intercalando com os estudos, e o pai indo “pra cima e pra baixo” de moto para transportá-lo. Fã de Cristiano Ronaldo, Júlio sonha alto quer escrever seu nome na história do futebol profissional.

– Meu maior sonho é ser jogador de futebol, disputar uma Champions League e conquistar muitos títulos. O futebol pra mim é diversão, é estar com meus amigos, é fazer o que eu gosto, que é jogar bola. Pra mim vai ser muito bom ir para o Bahia, porque vou ter emoções novas, coisas novas, amigos novos, jogar em outro estado, isso é muito bom.

Joia será lapidada no Espírito Santo

No Porto Vitória, o menino é tratado como uma joia, um investimento. Conforme o presidente do Verdão, Vinícius Coelho, o acordo entre os dois clubes é manter o atleta se desenvolvendo no Espírito Santo até atingir uma idade onde ele tenha mais maturidade e também possa ficar alojado no novo clube, provavelmente com 14 anos.

– É uma parceria dos três lados, tanto do Bahia, quanto do Porto Vitória, e também da família. O Bahia entende que o Júlio ainda tem 10 anos, que pela idade ainda não pode sair daqui e que a família não pode se mudar pra Bahia. Então eles acreditam no potencial do Júlio e do Porto Vitória para desenvolver atletas. Ele passou no teste no Bahia, é considerado atleta do Bahia, mas não é do Bahia ainda porque ele treina e joga pelo Porto.

Leia mais:  Seleção brasileira de basquete terá capixaba no Pré-Olímpico de basquete

Júlio terá uma rotina de passar algumas temporadas no Bahia, entre uma semana e 10 dias, para ir se ambientando ao novo clube, participando de treinos e jogos, até mesmo algumas competições.

– É um projeto a longo prazo. O Bahia enxerga como positivo manter o Júlio aqui porque não desestrutura a família, eles não se desfazem do que tem aqui para mudar pra lá. Isso ajuda nos estímulos de desenvolvimento dele como atleta aqui no Porto – afirma o dirigente.

Gestor de futebol do Porto Vitória, Léo Casula explica mais alguns detalhes do acordo entre os dois clubes e enaltece o trabalho feito no time capixaba, o que possibilitou que fosse feito um compromisso entre Bahia e Porto para que o jovem jogador permaneça em solo capixaba neste período de iniciação esportiva.

– O Porto Vitória possui uma estrutura de staff que gera confiança ao Bahia de deixar um atleta aprovado sendo desenvolvido aqui neste primeiro momento. Hoje o Júlio é do Bahia, ninguém pode levá-lo. Isso demonstra o nosso crescimento na questão estrutural, mas sobretudo, da capacitação dos nossos profissionais. Porque quem faz o futebol tem que ter estrutura, oferecer condições de trabalho e quem faz e desenvolve esses meninos é o nosso staff – afirmou.

Campeão capixaba sub-11 no ano passado com o Porto Vitória, o próximo desafio do meia Júlio é a IberCup, que começa no próximo dia 15 de julho, no Rio de Janeiro. Os jogos serão realizados na Zona Oeste Carioca, no Centro de Treinamento Olímpico da Aeronáutica, que fica próximo do Parque Olímpico, onde foi a principal sede das Olimpíadas Rio 2016.

publicidade

Camisa 10

Jorge Jesus diz que aguarda decisão de Neymar sobre participação nos torneios: ‘Espero que ele aceite’

Publicado

Proposta surge em função das dificuldades físicas que o atleta tem enfrentado, especialmente após uma série de lesões desde sua chegada ao clube

Jorge Jesus, técnico do Al-Hilal, está aguardando uma resposta de Neymar sobre a possibilidade de participar apenas de dois torneios: a Liga dos Campeões da Ásia e o Mundial de Clubes. Essa proposta surge em função das dificuldades físicas que o atleta tem enfrentado, especialmente após uma série de lesões desde sua chegada ao clube. O treinador comentou sobre a situação, afirmando que, caso Neymar não participe do Campeonato Saudita, ele poderá contar com o jogador nas outras competições. Jesus expressou seu desejo de que Neymar aceite essa condição, mas não tem certeza se o atleta concordará. Desde que retornou de uma cirurgia no joelho, Neymar já sofreu uma nova lesão na coxa, o que complicou ainda mais sua situação.

O vínculo de Neymar com o Al-Hilal se estende até junho de 2025, e ele ainda pode ser registrado no Campeonato Árabe até o dia 31 de janeiro. Jesus ressaltou que o jogador não tem conseguido acompanhar o ritmo da equipe devido ao tempo que ficou afastado, o que torna a recuperação um desafio considerável. No Campeonato Saudita, as regras permitem que as equipes inscrevam até dez jogadores estrangeiros, sendo que apenas oito podem atuar simultaneamente em campo.

O Al-Hilal possui um elenco diversificado, incluindo atletas como Bono, Koulibaly, Malcom, Marcos Leonardo, Renan Lodi, João Cancelo, Rúben Neves, Mitrovic e Milinkovic-Savic, além de Neymar. Jesus expressou sua frustração em relação às lesões de Neymar, lamentando não ter tido a chance de trabalhar com um dos melhores jogadores do mundo em sua plenitude. Ele também elogiou o caráter do atacante, destacando que Neymar é um excelente companheiro de equipe, o que torna sua ausência ainda mais sentida no grupo.

Leia mais:  Fifa estuda fim dos 90 minutos e alterações no impedimento; 'catimba' será punida
Continue lendo

Camisa 10

Idosas vão representar o ES em competição nacional de vôlei

Publicado

Atletas capixabas conquistaram vaga para a Superliga Melhor Idade e intensificam treinos para o campeonato nacional, que acontece em janeiro

Atletas capixabas garantiram a participação na Superliga Melhor Idade, campeonato nacional de vôlei adaptado organizado pela Confederação Brasileira de Vôlei Adaptado (CBVA). A competição será realizada em Palmas, Tocantins, de 22 a 26 de janeiro de 2025.

As atletas integram o projeto Viva Vôlei, idealizado pela educadora física Kátia Siquara e apoiado pela MedSênior. O grupo conquistou a vaga no torneio após vencer etapas do campeonato estadual, encerrado em setembro de 2024.

“Este ano, levaremos aproximadamente 35 atletas que representarão o Espírito Santo nas categorias 45+, 58+, 68+ e 75+”, explica Kátia.

vôlei adaptado é uma modalidade inspirada no vôlei tradicional, com ajustes para atender às necessidades da terceira idade.

“Algumas regras, como a proibição de saque por cima e salto na linha dos três metros, foram pensadas para proteger a integridade física dos atletas”, detalha Kátia.

Leia mais:  Mais decisivo até que Neymar, Gabigol espera convocação amanhã

Com adeptos em todo o país, o vôlei adaptado tem crescido nos últimos anos, culminando na criação da CBVA. Os times do projeto Viva Vôlei, após conquistarem medalhas de ouro e prata na etapa estadual, intensificaram os treinos para o torneio nacional.

Foto: MedSênior/Divulgação

Benefícios da atividade física na terceira idade

A prática de exercícios é essencial em qualquer fase da vida, ressalta o geriatra e superintendente de Medicina Preventiva da MedSênior, Roni Mukamal.

“Mesmo quem foi sedentário a vida inteira pode começar. O ideal é experimentar atividades e encontrar uma que desperte paixão”, afirma o médico.

Essa paixão pelo esporte também transformou a vida de Ivone Endres Spellmeier, de 74 anos. “Quando me mudei para o Espírito Santo, procurei um lugar para continuar jogando. O vôlei adaptado me manteve ativa e me trouxe novas amizades”, conta Ivone, atleta do projeto.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana