conecte-se conosco


Cidades

Criada frente para discutir custos de cartórios no ES

Publicado

Uma frente parlamentar criada na Assembleia Legislativa que vai debater medidas relacionadas aos custos e emolumentos cartorários para lavraturas de escrituras de imóveis da Companhia Habitacional do Espírito Santo (Cohab-ES).

“Estamos criando essa frente parlamentar para, junto com o Poder Judiciário, Corregedoria Geral da Justiça e tabeliães, discutir a possibilidade de liberação das taxas exigidas para lavraturas de escrituras e registros de imóveis do Cohab-ES”, explica o deputado Alexandre Xambinho (Rede), autor do requerimento aprovado em Plenário na última quarta-feira.

De acordo com o Ato 2350/2019, que autorizou a criação do novo colegiado, a frente parlamentar também vai se ocupar em discutir, propor e incentivar programas de politicas públicas para a habitação no Estado cujas ações garantem a participação da sociedade e de instituições públicas ou privadas da área.

Além de Alexandre Xambinho, também compõem a frente os deputados Coronel Alexandre Quintino (PSL), Euclério Sampaio         (sem partido), Freitas (PSB), Adilson Espindula (PTB), Carlos Von (Avante), Delegado Danilo Bahiense (PSL), Gandini (Cidadania), Iriny Lopes (PT) e Dr. Rafael Favatto (Patri).

Leia mais:  Nova Venécia amarga queda de 32,26% na arrecadação do Fundeb no mês de junho
publicidade

Cidades

Sedu realiza reunião de alinhamento das avaliações e metas para 2022

Publicado

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Gerência de Avaliação (GEA), realizou, nessa quarta-feira (26), a Reunião de Alinhamento 2022. Conduzida pela gerente Endy de Albuquerque Silva e pela subgerente Giselle Peres Zucolotto, foram pontuados os indicadores, as metas e as estratégias do Plano Estadual de Educação (PNE), referente às avaliações externas e índices, o Mapa Estratégico da Sedu e o Decreto Nº 4.889.

A partir disso, a GEA preparou seu plano estratégico para este ano, direcionando os trabalhos a serem desenvolvidos pela equipe e priorizando a garantia da qualidade, além da busca pela equidade na educação.

A reunião foi centrada no Mapa Estratégico 2019-2022, tendo em vista o foco nos parâmetros avaliativos e nos resultados das avaliações educacionais para monitorar o desempenho e analisar o sistema de ensino. A GEA planejou sistemática de assessoramento às avaliações nos âmbitos nacional e internacional e elaborou o cronograma para aplicação das avaliações estaduais.

“Foi um momento criativo, realizado com muito diálogo, aprendizado, trocas de ideias e apropriação das informações para o Planejamento Anual de 2022”, disse a gerente da GEA, Endy de Albuquerque Silva.

Leia mais:  Com poucos ônibus nas ruas, paralisação no Transcol continua
Continue lendo

Cidades

Nuvem impressionante chama atenção em Aracruz

Publicado

Fenômeno foi registrado na manhã desta quarta-feira. Instituto explica a formação curiosa

Quem já assistiu ao filme “Twister” lembra, imediatamente, das cenas que impressionaram nos cinemas em 1996, quando vê a imagem que surpreendeu os moradores de Aracruz, no Norte do Espírito Santo, na manhã desta quarta-feira (26). A nuvem surgiu próximo à entrada ao Estaleiro Jurong Aracruz (EJA) e deixou a população curiosa.  

Mas, o que será este fenômeno da natureza? 

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em uma primeira análise, a imagem trata-se de um tipo de nuvem popularmente conhecida como nuvem preteleira ou “shelf cloud” (em inglês) e é técnicamente conhecida como “Cumulonimbus Arcus”. 

O Incaper informou, também, que este é um tipo de formação de nuvem que tem aspecto característico de uma longa, baixa e densa camada horizontal, anexada logo abaixo a uma nuvem-mãe (neste caso, uma Cumulonimbus – Cb).

Segundo o Incaper, a nuvem é formada em função das chuvas que devem estar ocorrendo no município no instante em que a foto foi tirada. 

Leia mais:  Prefeitura de Linhares finaliza primeira barragem do segundo edital no distrito de São Rafael
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana