conecte-se conosco


Segurança

Criança de 10 anos morre após agressão em escola no Sul do ES

Publicado

Menino teria sido agredido por outros dois estudantes mais velhos e não resistiu aos ferimentos

Uma criança de 10 anos morreu nesta quinta-feira (12) após ser vítima de agressão de outros estudantes de uma escola em Ibatiba, no Sul do Espírito Santo. 

O menino, segundo a família, teria sido agredido por dois alunos mais velhos na última segunda-feira (9). Ele foi socorrido após as agressões e levado para um hospital, onde estava internado até esta quinta. A criança não resistiu aos ferimentos e morreu.

Ainda de acordo com a família, o menino teve uma vértebra quebrada por conta das agressões. Ele desenvolveu uma infecção generalizada, teve complicações nos rins e uma parada cardíaca.

A Câmara de Vereadores da cidade emitiu uma nota de pesar e decretou luto de três dias. Informou ainda que já foi solicitado que a Comissão de Educação do Legislativo apure o ocorrido.

A reportagem tenta contato com a prefeitura da cidade. A Polícia Civil também foi procurada. O texto será atualizado quando houver um posicionamento.

Leia mais:  Homem se esconde em geladeira para não ser preso com o irmão em Vitória

Veja a nota da Câmara: 

“A Câmara Municipal de Ibatiba repudia o ato de violência cometido contra o estudante ocorrido na segunda-feira, 9 de dezembro.

Infelizmente, a violência que partiu de outros dois estudantes mais velhos, supostamente, resultou no óbito da criança.

Informamos que o presidente da Câmara Municipal, Marcus Rodrigo Amorim Florindo, já solicitou a Comissão de Educação do Legislativo para apurar o caso.

Neste momento de dor, a Câmara Municipal de Ibatiba decreta luto de três dias, expressa as mais sinceras condolências por esta inestimável perda e roga a Deus que conforte o coração dos familiares e amigos.”

publicidade

Segurança

Concursos da Polícia Civil e Militar vão abrir mais de 2 mil vagas no ES

Publicado

A PM confirmou a intenção de realizar o processo seletivo. A expectativa é que cada corporação realize novas seleções durante o ano de 2025

O Estado do Espírito Santo terá um reforço na segurança pública estadual com a abertura de mais de 2 mil vagas nas polícias Civil e Militar. A informação da previsão do novo concurso da Polícia Militar, no ano de 2025, foi confirmada nesta sexta-feira (17) pela corporação.

Segundo a PM, a previsão é de que o número de vagas se aproxime de 1 mil. Ainda conforme a Polícia Militar “os critérios de seleção e o edital serão divulgados em momento oportuno”.

A realização de concurso público para a PMES é um projeto estruturante do governo do Estado dentro do Programa Estado Presente, com o objetivo de ampliar o efetivo da corporação, informa a Polícia Militar.

O órgão também destacou que mil policiais militares se formaram em 2024, sendo que existem, ainda, mais mil alunos na Academia da Polícia Militar que se formarão em 2025.

Leia mais:  Operação contra grilagem prende militares da reserva na Serra

Polícia Civil também prepara um concurso público com 1.052 vagas para o cargo de Oficial Investigador de Polícia (OIP) em 2025. 

A comissão é composta por membros da Polícia Civil, da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) e da Secretaria de Gestão de Pessoas (Seger), sob a presidência de Robson Alves Damasceno, diretor da Academia da Polícia Civil (Acadepol).

Embora ainda não tenham sido divulgados detalhes como data de inscrição, salário e critérios de seleção, o concurso seguirá a Lei Complementar nº. 1.093, que estabelece seis fases no processo seletivo:

  1. Prova escrita de conhecimentos gerais e específicos
  2. Exame de aptidão física
  3. Exame de saúde
  4. Exame psicotécnico
  5. Investigação criminal e social
  6. Curso de formação profissional

Os trâmites para a organização do concurso estão em andamento e mais informações sobre o cronograma e os procedimentos de inscrição serão divulgadas em breve.

Continue lendo

Segurança

Guarda-Vidas dá dicas para aproveitar a praia com segurança

Publicado

Nesse período de férias,  as praias se tornaram destinos irresistíveis para moradores e turistas que buscam sol, mar e diversão. Porém, para aproveitar a praia com segurança é preciso seguir algumas orientações.
 
De acordo com o coordenador da Salvamar, Luiz Bastos, é fundamental priorizar a segurança ao escolher onde aproveitar o dia. “O ideal é frequentar locais com a presença de guarda-vidas e se informar sobre os riscos específicos da área. Prefira regiões com águas calmas, especialmente se forem acompanhadas de crianças, e mantenha os pequenos sempre por perto”, orienta Bastos
 
Outras dicas incluem evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e alimentos e não ultrapassar a linha da cintura dentro da água. Esses cuidados simples podem fazer a diferença.
 
Uma medida importante para quem vai à praia com crianças é o uso de pulseiras de identificação, disponibilizadas gratuitamente pelos guarda-vidas. “As pulseiras têm espaço para escrever o nome e o telefone do responsável, facilitando a localização dos pais caso a criança se perca em meio ao movimento das praias lotadas”, explica Bastos.
 
O coordenador ainda ressalta a importância do banhista ficar atento às correntes de retorno do mar. “A corrente de retorno é um fenômeno da natureza que acontece com a quebra das ondas. A corrente então arrasta o banhista para dentro do mar. Se acontecer, a orientação é manter a calma, pedir ajuda, tentar boiar ou nadar na direção paralela à areia”, explica.
 
Reforço

Leia mais:  Operação ‘Tolerância Zero’ autua 461 condutores infratores na maior blitz do Estado

Em Vila Velha, durante o verão e o período de férias, as equipes de guarda-vidas são reforçadas para atender as demandas. “Nesse época, o número de guarda-vidas passa de 98 para 138. Eles são distribuídos nos 32 postos na orla de Vila Velha, da Praia da Costa até Ponta da Fruta. Vale ressaltar que os profissionais atuam todos os dias da semana, nas praias e também nas lagoas do município, das 8 às 18h”, ressalta o secretário de Proteção e Defesa Civil, Coronel Marcelo D’lsep.
 
Os atendimentos das ocorrências pelos Guarda-vidas contam com ajuda do bote e da moto aquática para dar mais agilidade. “Com esses equipamentos os agentes conseguem chegar mais rápido à ocorrência ou até mesmo conseguem realizar o resgate de forma mais célere”, afirmou o secretário.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana