conecte-se conosco


Cidades

Crianças estão liberadas para frequentar shoppings do Espírito Santo

Publicado

Com a mudança nas regras, assinada pelo secretário de saúde, não há mais restrições por idade para frequentar os centros comerciais

A decisão foi assinada pelo secretário de Saúde Nésio Fernandes, na Portaria 116-R, da Secretaria de Estado da Saúde, publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado no último sábado (22). A regra já está em vigor.

Com a mudança, não há mais restrições por idade para frequentar os centros comerciais.

As lojas dos estabelecimentos estão funcionando de segunda a sábado, de 12h às 20h. E as praças de alimentação, funcionam todos os dias (segunda a domingo), de 12h às 18h, conforme autorizado pelo Governo do Estado.

Para funcionamento dos shoppings, o governo lista uma série de regras e protocolos sanitários a serem seguidos para evitar a transmissão do coronavírus. 

Entre os pontos, estão a aferição de temperatura na chegada, uso obrigatório de máscaras e limite de clientes por loja. Nas praças de alimentação, os frequentadores também devem se atentar ao distanciamento entre as mesas e o uso de álcool em gel.

Os cinemas ainda permanecem fechados no Estado e sem previsão para reabertura.

Leia mais:  Detran flexibiliza medidas para apoiar trabalhadores do Transporte Escolar
publicidade

Cidades

Sedu realiza reunião de alinhamento das avaliações e metas para 2022

Publicado

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Gerência de Avaliação (GEA), realizou, nessa quarta-feira (26), a Reunião de Alinhamento 2022. Conduzida pela gerente Endy de Albuquerque Silva e pela subgerente Giselle Peres Zucolotto, foram pontuados os indicadores, as metas e as estratégias do Plano Estadual de Educação (PNE), referente às avaliações externas e índices, o Mapa Estratégico da Sedu e o Decreto Nº 4.889.

A partir disso, a GEA preparou seu plano estratégico para este ano, direcionando os trabalhos a serem desenvolvidos pela equipe e priorizando a garantia da qualidade, além da busca pela equidade na educação.

A reunião foi centrada no Mapa Estratégico 2019-2022, tendo em vista o foco nos parâmetros avaliativos e nos resultados das avaliações educacionais para monitorar o desempenho e analisar o sistema de ensino. A GEA planejou sistemática de assessoramento às avaliações nos âmbitos nacional e internacional e elaborou o cronograma para aplicação das avaliações estaduais.

“Foi um momento criativo, realizado com muito diálogo, aprendizado, trocas de ideias e apropriação das informações para o Planejamento Anual de 2022”, disse a gerente da GEA, Endy de Albuquerque Silva.

Leia mais:  Tecnologia inédita no País vai mostrar lotação em tempo real dos ônibus do Sistema Transcol
Continue lendo

Cidades

Nuvem impressionante chama atenção em Aracruz

Publicado

Fenômeno foi registrado na manhã desta quarta-feira. Instituto explica a formação curiosa

Quem já assistiu ao filme “Twister” lembra, imediatamente, das cenas que impressionaram nos cinemas em 1996, quando vê a imagem que surpreendeu os moradores de Aracruz, no Norte do Espírito Santo, na manhã desta quarta-feira (26). A nuvem surgiu próximo à entrada ao Estaleiro Jurong Aracruz (EJA) e deixou a população curiosa.  

Mas, o que será este fenômeno da natureza? 

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em uma primeira análise, a imagem trata-se de um tipo de nuvem popularmente conhecida como nuvem preteleira ou “shelf cloud” (em inglês) e é técnicamente conhecida como “Cumulonimbus Arcus”. 

O Incaper informou, também, que este é um tipo de formação de nuvem que tem aspecto característico de uma longa, baixa e densa camada horizontal, anexada logo abaixo a uma nuvem-mãe (neste caso, uma Cumulonimbus – Cb).

Segundo o Incaper, a nuvem é formada em função das chuvas que devem estar ocorrendo no município no instante em que a foto foi tirada. 

Leia mais:  Raquel Lessa busca recursos para novo hospital de Mucurici
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana