Tanto a Samaritan’s Purse quanto a Christian Aid são organizações cristãs de ajuda humanitária internacional que responderam rapidamente ao terremoto e têm uma presença de longa data em Mianmar
Organizações humanitárias cristãs estão se mobilizando rapidamente para fornecer ajuda após um terremoto catastrófico de magnitude 7,7 que atingiu o centro de Mianmar e partes da Tailândia na sexta-feira.
Apenas 12 minutos depois, um poderoso tremor secundário de magnitude 6,4 sacudiu a região novamente, agravando a destruição. Mais de 1.700 pessoas foram mortas, com dezenas de milhares feridas e deslocadas.
Tanto a Samaritan’s Purse quanto a Christian Aid são organizações cristãs de ajuda humanitária internacional que responderam rapidamente ao terremoto e têm uma presença de longa data em Mianmar. A Samaritan’s Purse atende o país desde que respondeu ao ciclone Nargis em 2008, operou um escritório no país de 2017 a 2022, enquanto a Christian Aid auxiliou comunidades e organizações parceiras em Mianmar por décadas por meio de parceiros locais confiáveis, particularmente nas regiões centrais mais afetadas pelo terremoto.
Em resposta à catástrofe, a Samaritan’s Purse enviou sua Equipe de Resposta de Assistência a Desastres do Vietnã e do Camboja e montará um Hospital de Campanha de Emergência totalmente equipado em Mianmar.
A instalação será o maior modelo em seu arsenal, incluindo uma farmácia, uma sala de emergência, um laboratório, enfermarias para pacientes internados e duas salas de cirurgia. O jato DC-8 da organização está programado para partir de Greensboro, Carolina do Norte, levando 28 especialistas médicos e de resposta a desastres junto com o hospital.
Suprimentos adicionais, como sistemas de filtragem de água, materiais para abrigos de emergência, kits de higiene e lanternas, serão transportados por via aérea pela Samaritan’s Purse nos próximos dias.
O presidente da Samaritan’s Purse, Franklin Graham, comentou: “Este terremoto devastador abalou Mianmar e Tailândia, matando pelo menos 1.700 pessoas e deixando comunidades inteiras em ruínas. Agora, as famílias estão sofrendo a perda de entes queridos e muitos ficaram sem nada — dormindo ao relento, enquanto os tremores secundários continuam. A Samaritan’s Purse está respondendo em nome de Jesus para trazer alívio àqueles que estão sofrendo. Por favor, orem por todos os afetados e por nossas equipes enquanto elas servem.”
Da mesma forma, a Christian Aid também entrou em ação, trabalhando em estreita colaboração com parceiros locais para avaliar os danos e coordenar os esforços de socorro. A organização confirmou relatos de que a Represa Kyaukse Kinta em Mandalay estourou devido ao terremoto, inundando áreas de planície e aumentando a crise.
Em resposta, com foco em uma resposta local e comunitária, a Christian Aid liberou fundos de emergência para apoiar áreas onde o acesso a serviços essenciais foi gravemente interrompido, fornecendo necessidades imediatas, como água potável, cestas básicas, abrigos temporários e assistência financeira.
A organização está pedindo doações por meio de sua página de doações emergenciais e convidando pessoas ao redor do mundo a se juntarem em oração:
“Deus, nossa força e nosso refúgio, oramos a você pelo povo de Mianmar. Temos em mente aqueles que estão feridos ou enlutados. Pedimos sua proteção para todos que aguardam resgate. Que aqueles que perderam suas casas e pertences sejam confortados. Que os trabalhadores de emergência e a equipe médica estejam seguros enquanto colocam sua energia para salvar as vidas de outros. Que a comunidade internacional responda rapidamente para apoiar os afetados. Deus, nossa força e nosso refúgio, esteja com nossos vizinhos globais hoje.”
À medida que as operações de busca e salvamento continuam, espera-se que o número de mortos continue aumentando. Mesmo antes do terremoto, Myanmar já estava lidando com profundos desafios trazidos pela pobreza, conflito e deslocamento.
Reconhecendo essa realidade, a chefe da Christian Aid para Ásia, Oriente Médio e Europa, Julie Mehigan, declarou: “Mianmar é um dos países de menor renda do mundo. Mesmo antes desse terremoto de partir o coração, sabíamos que o conflito e o deslocamento deixaram inúmeras pessoas em real necessidade. Cada oração e cada doação trarão esperança às pessoas atingidas pelo desastre.”
Folha Gospel com informações de The Christian Today