conecte-se conosco


Cidades

Cronograma do Fonplata é apresentado em Assembleia Popular

Publicado

A vinda de uma equipe do Fundo de Desenvolvimento Fonplata e o cronograma do workshop para o início de obras do Programa de Requalificação Urbana em Vila Velha foram apresentados durante a tradicional Assembleia Popular, ocorrida nesta segunda-feira (10). O encontro com a comunidade foi realizado no Centro de Capacitação e Complementação (Titanic), na Praça Duque de Caxias, Centro.

 O prefeito Max Filho, ao lado do vice-prefeito Jorge Carreta, destacou que nos dias 29 e 30 de dezembro, o Executivo Municipal firmou contrato de financiamento no valor de U$ 27,6 milhões (mais de R$ 110 milhões) com o Fonplata, para investimentos em infraestrutura e melhorias ambientais em regiões da cidade.

“Serão obras em 30 bairros e mais a implantação de quatro parques na cidade”, frisou o prefeito, que ainda lembrou da primeira vez que assumiu a Prefeitura de Vila Velha, em 2000, e lutou para conseguir um financiamento para melhorias no bairro Dom João Batista.
 
“Quando assumi a Prefeitura, Vila Velha estava entre os 126 municípios brasileiros que iriam receber recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento, no programa Habitar Brasil. Antes da minha posse, o antigo prefeito assinou um convênio em que Vila Velha estava renunciando o programa Habitar Brasil. Eu só descobri isso depois de quase três meses na Prefeitura e fiquei sem chão. Na época, Max Mauro era deputado federal e reunimos os deputados”, contou.

Leia mais:  Aberta exposição que retrata os 150 Anos da imigração italiana

O prefeito ainda acrescentou que, depois de muita luta, conseguiu, junto com a comunidade, reaver os recursos. “Dos 126 municípios que estavam contemplados no Habitar Brasil, apenas 20 executaram as obras. E dentro destes, Vila Velha foi contemplado. E foi na raça”, ressaltou. Assim, “o programa do Fonplata não é o projeto do prefeito Max Filho, tem que ser um projeto da cidade de Vila Velha”, afirmou o prefeito.

O secretário municipal de Planejamento e Projetos Estratégicos (Sempla), Ricardo Ferreira dos Santos, apresentou o cronograma de trabalho conjunto entre a instituição financeira e o município. “O contrato de financiamento vinha sendo trabalhado desde junho de 2017. Levamos 30 meses para conseguir realizar esta importante operação de crédito, envolvendo pavimentação, drenagem vias, abrigo de ônibus, calçadas, ciclovias e outras melhorias urbanas, além dos parques, para que tenham condições de terem uma visão física do território de Vila Velha”.

O presidente do Centro Comunitário de Santa Paula I, Adir Barbosa, utilizou a tribuna para vibrar com obras para o bairro. “Minha comunidade de Santa Paulo I tem mais de 30 anos e nunca em nenhuma gestão contemplou com nenhuma obra nessa magnitude. Os moradores estão ansiosos e felizes em saber que seremos contemplados já de início em seis ruas, com drenagem e pavimentação em nossa comunidade que vai melhorar a qualidade de vida do nosso povo”, contou.
Como de costume, durante a reunião, outros moradores e lideranças comunitárias de vários bairros de Vila Velha registraram suas demandas.

Leia mais:  Resultado semestral do Banestes registra R$ 185 milhões de lucro líquido

publicidade

Cidades

Operação Verão: Procon-ES fiscaliza bares, quiosques e restaurantes no interior do Estado

Publicado

Na última segunda-feira (13), o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) iniciou a Operação Verão nos municípios de Aracruz, Linhares e São Mateus. A ação visa fiscalizar bares, quiosques e restaurantes para garantir a conformidade desses estabelecimentos com as legislações Estadual e Federal, e promover a segurança, qualidade dos serviços e o bem-estar dos consumidores.

Ao longo da operação, diversos aspectos estão sendo abordados, como a cobrança obrigatória ilegal da taxa de serviço de 10%, a presença de placas comunicando a cobrança da taxa de Couvert Artístico, a clareza na precificação, as formas de pagamento, a proibição da imposição de consumação mínima, a cobrança de multa por perda de comanda, a presença de placas obrigatórias e a disponibilização do Código de Defesa do Consumidor para consulta, entre outras legislações.

Durante a ação, foram encontradas nos locais diferentes irregularidades, como cardápios não traduzidos em braile, cardápios sem a identificação dos produtos que contêm ou não glúten e a ausência de placas informativas sobre as formas de pagamento. Os estabelecimentos que estiverem em desacordo com a legislação serão autuados, sendo sujeitos a processos administrativos e, possivelmente, a multas.

Leia mais:  Trecho da BR-101 na Serra vai virar Avenida Mestre Álvaro e cortar mais de 30 bairros

A diretora-geral do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, explicou a importância da prática fiscalizatória neste período: “Com as férias, os consumidores passam a frequentar mais esses estabelecimentos e, consequentemente, as irregularidades vão aparecendo por meio das denúncias. A Operação Verão é fundamental para garantir justamente que tudo esteja em conformidade com as legislações Estadual e Federal.”

Reclamação

Os consumidores podem registrar reclamações pessoalmente na sede do Procon-ES, localizada na Avenida Jerônimo Monteiro, 935, no Centro, em Vitória, de segunda-feira a sexta-feira, mediante agendamento pelo site www.agenda.es.gov.br. Outra unidade do Procon-ES está localizada no Faça Fácil, em Cariacica, que atende de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, e, aos sábados, até as 13 horas. O agendamento para o Faça Fácil deve ser feito pelo site www.facafacil.es.gov.br.

A população também pode registrar reclamações, sem sair de casa, pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site www.procon.es.gov.br. Denúncias e dúvidas podem ser formalizadas pelo WhatsApp (27) 3134-8499.

É importante que o consumidor apresente cópia dos documentos pessoais (Carteira de Identidade, CPF) e dos comprovantes da compra ou da prestação de serviço (nota fiscal, ordem de serviço, contrato, boletos, entre outros).

Leia mais:  Resultado semestral do Banestes registra R$ 185 milhões de lucro líquido

Continue lendo

Cidades

Levantamento da EDP mostra que energia recuperada de furto em 2024 daria para abastecer Cariacica por um mês

Publicado

Mais de 34 mil fiscalizações foram realizadas nesse período nos 70 municípios capixabas atendidos pela concessionária

Um levantamento realizado pela EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, constatou que a quantidade de energia recuperada de furto em 2024, na sua área de concessão no estado, daria para abastecer por um mês o município de Cariacica. No período, a concessionária fiscalizou 34.483 instalações com suspeitas de irregularidades, tais como manipulações ou desvios no medidor, recuperando, nas ações de combate ao furto de energia, 42,31 GWh.

Em 110 casos, as inspeções ocorreram com a presença de peritos policiais, ocasionando na condução de 53 suspeitos à delegacia para a adoção de medidas cabíveis após a constatação da prática de furto de energia elétrica.

De acordo com a EDP, os altos investimentos em tecnologia são fundamentais para combater esse crime. Já que o sistema computacional adotado pela concessionária detecta potenciais alvos de irregularidade por meio da análise dos diversos padrões de consumo dos clientes. Esse mapeamento permite um melhor direcionamento das equipes especializadas para as inspeções em campo, munidas de equipamentos de última geração. Como o furto de energia é crime, as operações podem ser realizadas com o apoio das autoridades policiais.

Leia mais:  Defesa Civil de Pedro Canário alerta população sobre risco de chuvas intensas na cidade

A EDP reforça que somente profissionais habilitados podem manusear a rede elétrica com toda técnica e os equipamentos de segurança necessários. As ligações clandestinas oferecem risco e prejuízos a toda a população, já que parte dos custos acaba sendo diluída na conta de todos, de acordo com a regulamentação vigente.

Crime

O furto de energia elétrica é um crime previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro e que traz prejuízos para além da Concessionária. Isso porque, como determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a tarifa de energia também inclui as perdas elétricas e o custo da energia usada irregularmente, sendo repassado a todos os consumidores.

Além da aplicação de multa e da pena de reclusão, que pode ser de um a quatro anos, o proprietário do estabelecimento irá arcar, conforme a regra da Resolução Aneel, com a cobrança de toda energia não faturada durante o período da irregularidade e o custo administrativo.

Risco à vida

O furto de energia, além de ser uma prática perigosa e que pode provocar a morte, também traz risco de sobrecarga à rede elétrica, com prejuízo para a população que sofre com a falta do fornecimento em suas residências e ruas ou, por exemplo, com danos aos equipamentos elétricos e ainda devido à queda na qualidade da energia.

Leia mais:  Parceria produz cesta verde para famílias do município de Viana

De acordo com a Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia (Abradee), a ligação clandestina é quarta maior causa de morte no país relacionada à energia elétrica.

Com intuito de coibir cada vez mais o furto de energia, a EDP pede que a população contribua denunciando as ligações irregulares. Para tanto, disponibiliza os canais de atendimento aos consumidores: pelo site www.edponline.com.br, aplicativo EDP Online, Agências de Atendimento presencial e a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 721 0707, que funcionam 24 horas e com ligação gratuita. O sigilo é total, e a inspeção realizada com a máxima urgência.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana