conecte-se conosco


Medicina e Saúde

Cuidado redobrado! Chegada do verão acende alerta para doenças de pele

Publicado

Mesmo com os cuidados diários, a atenção deve ser redobrada durante o verão para que doenças como o câncer de pele não transformem o período de férias em um sofrimento

A estação mais quente e aguardada por aqueles que adoram sol e mar começou nesta segunda-feira (21) e vai até o dia 20 de março de 2021. Mas para curtir as altas temperaturas com segurança é preciso tomar alguns cuidados para evitar doenças de pele bem comuns nesta época. 

A principal delas é, sem dúvidas, o câncer de pele. Para evitá-lo, a médica dermatologista da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, ensina que a melhor arma é o filtro solar.

“Essa é uma dica de ouro. Além do câncer de pele, o filtro solar também ajuda a evitar manchas e envelhecimento da pele”, destacou.

E a orientação, segundo ela, é usar fator acima de 30 e reaplicar sempre que estiver com excesso de suor ou entrar na água. Bonés, chapéus e óculos de sol também são acessórios indispensáveis.

“Lembrando que o filtro solar deve ser usado também no dia a dia, principalmente na nossa região onde o sol e as altas temperaturas são constantes”.

Hidratação

Outra dica da dermatologista é usar sempre hidratante na pele. “O sal do mar e o cloro da piscina agridem bastante a pele, o que pode causar ressecamento e, consequentemente, o surgimento das dermatites”, orientou.

Para evitar aumento de acnes, as temidas espinhas, é importante usar sabonete específico no rosto para cada tipo de pele. “É importante deixar a pele sempre limpa, já que nesse período é comum o aumento da produção sebácia”.

Durante o período de altas temperaturas, quando a pele fica mais úmida devido ao contato maior com mar, piscina e cachoeiras, a especialista orienta ainda tomar cuidados na hora de se enxugar após o banho.

“Se for necessário, use o secador de cabelo para secar entre os dedos e as dobras do corpo. Com isso a gente evita a proliferação de fungos que causam as micoses”, disse.

Leia mais:  Covid-19: Governo do Estado adota novo procedimento para agilizar importações na área de saúde
publicidade

Medicina e Saúde

Vacina Covid-19: Estado recebe mais de 108 mil doses nesta quinta-feira (16)

Publicado

O Espírito Santo receberá, nesta quinta-feira (16), mais 108.280 doses de vacinas contra Covid-19 enviadas pelo Ministério da Saúde. Dessas, 69.030 doses são da Pfizer/BionTech, que chegaram nesta manhã, e 39.250 da AstraZeneca (Fiocruz/Oxford), que chegarão na noite de hoje. 

O primeiro imunizante será destinado para aplicação da dose de reforço do público de 60 anos ou mais que tenha completado o esquema vacinal básico (D2 ou dose única) há no mínimo cinco meses; vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, com deficiência permanente, lactantes, privados de liberdade, gestantes e puérperas; vacinação de adolescentes de 15 a 17 anos sem comorbidades; e aplicação da segunda dose.

Já as doses da AstraZeneca serão exclusivamente à aplicação da segunda dose da população capixaba que que recebeu a vacina como D1.

As vacinas serão encaminhadas à Central Estadual de Rede de Frio e distribuídas aos municípios da Região Metropolitana e às Regionais de Saúde Norte, Central e Sul na sexta-feira (17).

Leia mais:  O que se sabe sobre a mucormicose e sua relação com a covid-19
Continue lendo

Medicina e Saúde

Secretaria de Saúde de Pedro Canário inicia vacinação em adolescentes de 12 anos acima nesta quinta-feira (16)

Publicado

A Prefeitura de Pedro Canário deve iniciar nesta quinta-feira (16) a vacinação contra a Covid-19 em adolescentes com mais de 12 anos. A vacinação acontecerá na Câmara Municipal, das 08 às 16h.

Os adolescentes da cidade podem receber o imunizante acompanhados pelos pais, avós ou familiares de até terceiro grau.

Visualização da imagem

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, além dos acompanhantes, os adolescentes devem portar o CPF, cartão do SUS e cartão de vacina para receberem o imunizante. Em caso de não possuir o cartão do SUS, o adolescente pode procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para a confecção do documento.

Visualização da imagem

O agendamento está disponível no site www.vacinaeconfia.es.gov.br . Ao acessar a página, o cidadão deve escolher a 1ª dose, população de 12 anos ou mais, preencher os dados solicitados, escolher a unidade, data e horário em que receberá a vacina.

Vacinação

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde de Pedro Canário, até a última terça-feira (14), a cidade já teria vacinado 13.753 pessoas do imunizante contra a Covid-19 com a primeira dose. Destas, 6.745 também já receberam a segunda dose e 815 em dose única

Leia mais:  Viana Vacinada: dia D marca a aplicação da segunda meia dose na população vianense
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana