conecte-se conosco


Política e Governo

Da Vitória quer unir Pazolini e Casagrande nas eleições 2026. E trabalhará por isso

Publicado

Ouvindo o futuro presidente estadual da federação PP/União, explicamos aqui os impactos do gigante siamês nas disputas para o Senado e o Governo do Estado no ES

Se de fato nascer o gigante siamês que será a federação do PP com o União Brasil, seu presidente no Espírito Santo será o deputado federal Josias da Vitória (PP). Essa operação partidária sem precedentes terá profundos reflexos no Brasil inteiro nas próximas eleições gerais, inclusive no Espírito Santo. Para entendermos melhor os desdobramentos locais, conversamos com o próprio Da Vitória.

O governador Renato Casagrande (PSB) pretende ser candidato a senador em 2026 e apoiar um candidato à própria sucessão. Hoje, a aposta maior do Palácio Anchieta para isso é o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB).

No fim de janeiro, pouco antes da eleição da Mesa Diretora da Assembleia, para garantir o apoio do União a esse projeto, Casagrande, Ricardo Ferraço e Marcelo Santos foram a Brasília e se encontraram com o presidente nacional do União, Antônio de Rueda.

Após esse encontro, Marcelo anunciou o compromisso do União em estar no projeto eleitoral liderado por Casagrande e Ricardo no Espírito Santo em 2026. Informou, ainda, que Euclério assumiria a presidência estadual do União – por decisão da direção nacional, no lugar de Felipe Rigoni, após acordo firmado entre Marcelo e Casagrande.

Euclério confirmou o convite recebido de Rueda. Cumprindo sua parte no acordo, Casagrande apoiou a recondução de Marcelo à presidência da Assembleia. Marcelo declarou apoio a Ricardo Ferraço para o governo.

Tudo isso, porém, ocorreu antes da evolução da superfederação com o PP. E agora? Como fica esse acordo (sem a participação do PP e do homem que dirigirá a federação no Espírito Santo)? Seguirá valendo? Foi o que perguntamos diretamente a Da Vitória.

Leia mais:  Casagrande visita obras da Rodovia ES-475 que liga Vargem Alta a Castelo

O deputado não chega a dizer que uma borracha será passada nesse acordo, mas dá um passo atrás movido pela cautela: ele mesmo não anunciou acordo algum. “A federação não se dissolve. Estará em um único local. Você não viu nenhum entrevista minha dizendo que estarei no palanque A, B ou C. Tenho muita cautela, até para que possamos declinar um apoio e cumprir esse apoio.”

O União, hoje, está inteiramente no governo Casagrande e em sua base. O PP, por sua vez, está dividido, mantendo um pé em cada canoa: ao mesmo tempo em que faz parte do governo Casagrande, também apoia o governo do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) em Vitória, com a vice-prefeita, Cris Samorini, e, agora, duas secretarias (a de Desenvolvimento da Cidade, com a própria Cris, e a de Assistência Social, com Soraya Manatao), além de ter chancelado a nomeação de Edu Henning, em 2023, para a Cultura.

Pazolini é tratado, hoje, como o principal adversário, potencialmente, do governo Casagrande na próxima corrida ao Palácio Anchieta.

Da Vitória reforça compromisso de união com Casagrande

Da Vitória não assume compromisso eleitoral antecipado com ninguém, mas, em suas declarações à coluna, dá uma sinalização importante de manutenção de seu apoio e sua lealdade a Casagrande.

“No início do ano, você mesmo noticiou algumas vezes o estreitamento do meu diálogo com o governador Renato Casagrande. E, dentro desses estreitamento de diálogo, mantemos o mesmo compromisso de trabalhar para convergirmos e construirmos juntos”, afirma o deputado.

De fato, esse “estreitamento” ocorreu, passando pela nomeação de Marcos Soares, por indicação de Da Vitória, para a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano, no começo de janeiro. O novo secretário é aliado do deputado.

Leia mais:  Governo entrega equipamentos para associações de agricultores de São Roque do Canaã

Da Vitória afirma que quer construir o processo eleitoral de 2026 no Espírito Santo em diálogo com Casagrande:

“O governador é o maior cabo eleitoral desse processo. Muita gente que quer ser candidato a governador espera o apoio do Casagrande. Na minha relação com ele, temos o compromisso de construir juntos essa proposta”.

Da Vitória acredita ser possível a união de Pazolini com Casagrande. E trabalhará por isso

Em sua mais impressionante declaração, Da Vitória diz acreditar que seja possível até uma aliança eleitoral entre Pazolini, Casagrande e os respectivos grupos em 2026:

“O governador não pode ser candidato à reeleição, e vamos trabalhar para unir o Espírito Santo o máximo possível. É um direito dos nossos amigos também pleitearem candidatura ao governo. Temos um cronograma a cumprir e vamos trabalhar para fazer caber todo mundo nessa proposta de governar o Espírito Santo mais para a frente. Acredito que possamos ter uma convergência até maior lá na frente, com o Republicanos”.

Mais que isso: Da Vitória afirma que ele, como presidente da federação PP/União, dispõe-se a desempenhar pessoalmente o papel de ponte entre os dois lados:

“Tudo sempre é possível. O diálogo é o instrumento mais forte que existe. E vamos dialogar muito para convergir. É legítimo que haja movimentos de candidatura majoritária fora do grupo de Renato Casagrande. Mas talvez o governador precise de uma ponte para estreitar a relação com outros grupos. Eu posso ser essa ponte.”

 

publicidade

Política e Governo

Deputados e até prefeito de outra cidade na campanha por comando de bairro em Vitória

Publicado

Cinco parlamentares e o prefeito de Cariacica estão apoiando as chapas que concorrem pela presidência da Associação de Moradores do Bairro República

Está pegando fogo a disputa pelo comando do Bairro República, que fica na Região da Grande Goiabeiras, em Vitória. Ao menos cinco deputados estaduais e um prefeito da Grande Vitória estão envolvidos no pleito, apoiando as chapas que concorrem.

A eleição para a nova diretoria da Associação de Moradores do Bairro República acontece neste domingo (27), das 9h às 17h, na quadra da Praça Terezinha Grecchi. Duas chapas estão na disputa:

A Chapa 1 é liderada por duas mulheres e representa a continuidade da gestão que está no comando. Kátia Oliveira disputa como presidente e Simone Oliveira como vice. A chapa, que tem como lema “Unidos faremos muito mais”, também conta com o atual presidente da associação, Walter Guedes, no posto de secretário. O grupo de Walter comanda a associação por 9 anos.

Eles são apoiados pelo deputado estadual Denninho Silva (União) e, na última sexta-feira (25), receberam o reforço do prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), que, ao lado de Walter, pediu votos para a chapa.

Leia mais:  Governo lança editais de Boas Práticas e Reinserção Social e Produtiva no campo da política sobre drogas

“Não vamos arriscar mudar (…) Esse homem aqui é trabalhador, é guerreiro. Eu estou hipotecando a minha solidariedade a Walter Guedes”, disse Euclério.

O vídeo de Euclério pedindo votos para a chapa 1 foi postado no perfil pessoal do deputado Denninho, que é sobrinho do prefeito. O deputado fez várias outras postagens pedindo votos também: “O trabalho que vem transformando a nossa região não pode ser interrompido”, escreveu o deputado na legenda de uma das postagens.

Euclério e Walter Guedes

Para quebrar a hegemonia, o funcionário público Antônio Carlos Fraga e a professora aposentada Maria Ângela Veltem, a Anginha, colocaram os nomes à disposição e formam a chapa 2, que tem como lema “Renova Bairro República”.

Antônio Carlos, que encabeça a chapa, é assessor parlamentar do deputado estadual Coronel Weliton (PTB), que apoia a chapa. Além de Weliton, também estão com Antônio os deputados Fabrício Gandini (PSD), Danilo Bahiense (PL) e Mazinho dos Anjos (PSDB) – segundo informou à coluna a assessoria de Gandini.

“Eles representam a renovação, a transparência e a participação popular. É hora de abrir espaço para quem realmente ouve os moradores e quer o bem do bairro. Eu estou com a chapa 2”, disse Gandini, ao lado de Anginha, num vídeo que foi publicado em seu perfil no Instagram.

Leia mais:  Governo entrega equipamentos para associações de agricultores de São Roque do Canaã

O mandato do presidente da associação é de três anos, podendo ser renovado por mais três. Mas, segundo a chapa 2, Walter não teria convocado eleições ao final do seu segundo mandato (em 2022), tendo sido pressionado pela chapa adversária para marcar o pleito.

Nos bastidores, a disputa está acirrada e movimentando outros atores políticos do município. Ontem (25), o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) fez a entrega do Parque Kids do bairro num evento concorrido pelas lideranças que disputam o comando da associação.

Um dos pontos mais sensíveis no bairro, que conta com aproximadamente quatro mil moradores, é a questão da segurança, com moradores assustados com furtos e arrombamentos. Um ponto também muito destacado é a defesa de ações para movimentar a economia local e o empreendedorismo, como o retorno da feirinha na praça do bairro.

Para votar é preciso ser maior de 16 anos e comparecer ao local de votação com documento de identidade e comprovante de residência. O resultado deve sair ainda na noite de amanhã (27).

Continue lendo

Política e Governo

Governo inicia obras de restauro do Radium Hotel e da Praça Ciríaco Ramalhete de Oliveira, em Guarapari

Publicado

O governador do Estado, Renato Casagrande, assinou, neste sábado (26), a Ordem de Serviço para o início das obras de restauro e reabilitação do histórico Radium Hotel e da Praça Ciríaco Ramalhete de Oliveira, no município de Guarapari. As obras vão contar com investimento superior a R$ 20 milhões, com execução por meio de contratação de Organização da Sociedade Civil (OSC) já definida por meio de licitação. O prazo de conclusão estimado é de 360 dias.

O Radium Hotel será restaurado respeitando suas características originais, mas com modernização necessária para que possa ser transformado em um centro de inovação, tecnologia e cultura, aberto à população e aos visitantes. O espaço também vai abrigar atividades de difusão científica e formação profissional, ampliando seu alcance para além do turismo histórico.

“Essa é mais do que uma obra, é o restauro de uma memória afetiva. Teremos um equipamento lindíssimo e que poderá ser utilizado em uma parceria com o terceiro setor. Vamos formar pessoas em turismo e hotelaria, setores que são muito fortes aqui em Guarapari. A cidade recebe investimentos do Governo do Estado, como a Orla de Meaípe, o acesso de Setiba, a Rodovia do Flamboyant, entre outros. Abrimos um hospital que hoje tem 167 leitos e em três meses já foram realizadas 358 cirurgias”, listou o governador Casagrande.

Leia mais:  Casagrande participa de reunião com governadores sobre tributação dos combustíveis

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, destacou a importância da obra para o Espírito Santo: “Hoje celebramos não apenas o início de uma obra, mas a preservação da nossa história e a construção de um novo futuro para Guarapari e para todo o Estado. O Radium Hotel volta a ser símbolo de orgulho, agora como espaço de inovação e conhecimento acessível a todos os capixabas.”

Além da restauração do equipamento, o Governo do Estado firmou um Termo de Compromisso com a Prefeitura de Guarapari para a construção de um novo espaço de lazer destinado aos feirantes da região. Por meio da transferência de R$ 1,28 milhão, o projeto prevê a criação de uma infraestrutura definitiva para acomodar as atividades das Associação dos Expositores do Radium Hotel e da Associação das Mulheres Unidas do Artesanato e Variedades de Guarapari.

A iniciativa garantirá melhores condições de trabalho para os expositores e fortalecerá o artesanato local, promovendo desenvolvimento econômico e social na região central de Guarapari. A gestão dos recursos e a execução da obra serão de responsabilidade da prefeitura, com fiscalização do Governo do Estado para assegurar a correta aplicação dos investimentos.

Leia mais:  Governo lança editais de Boas Práticas e Reinserção Social e Produtiva no campo da política sobre drogas

Radium Hotel

Inaugurado em 1953, em Guarapari, e originalmente planejado como uma Escola Naval, o edifício foi adaptado para se tornar um hotel cassino de padrão internacional. Localizado próximo à Praia da Areia Preta, o hotel tinha 140 quartos e atraía celebridades e políticos de todo o País. Ao longo dos anos, enfrentou períodos de declínio, mas permaneceu como um símbolo de uma época marcante para Guarapari, sendo atualmente reconhecido como um patrimônio histórico de grande importância para a cidade.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana