conecte-se conosco


São Mateus

Daniel Santana assume Henrique Follador como pré-candidato em São Mateus

Publicado

Ex-secretário era apontado como nome da preferência do prefeito, que agora articula a vaga de vice

O prefeito de São Mateus, Daniel Santana, o Daniel da Açaí, assumiu a pré-candidatura do ex-secretário de Saúde de sua gestão Henrique Follador (PDT), que já era apontado como possível nome de sua preferência, e participa diretamente das articulações para a indicação do vice, que não foi anunciado na convenção do partido realizada no último sábado (27). 

Ao confirmar Follador, o prefeito afirmou: “O Henrique não é um candidato qualquer; é o meu candidato, é o candidato da periferia”, exaltou, citando a área onde tem maior popularidade. Por esse motivo, a convenção foi realizada no bairro Liberdade, onde se concentram camadas mais pobres da população.

Nos meios políticos, as conversas para escolha vice envolvem alguns partidos, até mesmo o PP, do deputado federal Da Vitória, que na semana passada, lançou a pré-candidatura do empresário Cássio Caldeira. A federação PT, PV e PCdoB, que lançou Zenilza Pauli como pré-candidata, também estaria no leque de articulações.

Leia mais:  Casagrande na inauguração da nova sede da Câmara de São Mateus

Há ainda a possibilidade de abertura de diálogo com a Rede Sustentabilidade, federada com o Psol, e o PSB, do governador Renato Casagrande, aliado do prefeito da Serra, Sergio Vidigal, principal liderança do PDT no Espírito Santo.

São Mateus mantém, até esta segunda-feira (29), 10 pré-candidatos para a disputa eleitoral. Somam-se ao cenário, ainda, o radialista Carlinhos Lyrio, confirmado em convenção do Republicanos nesse final de semana; o também radialista Ferreira Júnior (Rede); o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Fundão (União); o empresário Marcus Cozivip (Podemos); Clebinho Bazoni (PSDB); ex-prefeito Amadeu Boroto (MDB), caso consiga liminar na Justiça; e o pastor Nilis Castberg (PL).

publicidade

São Mateus

Passagem de Comando do 13º Batalhão é realizada em São Mateus

Publicado

Na manhã desta terça-feira (14), ocorreu a solenidade de passagem de comando do 13º Batalhão, em São Mateus. Após liderar a Unidade Operacional desde setembro de 2021, o tenente-coronel Jefson Coelho Correia transferiu a gestão ao tenente-coronel Alielso de Oliveira Ribeiro.

O evento contou com a presença do comandante do 2º CPOR, coronel Sandro Roberto Campos, além de representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, dos Poderes Executivo e Legislativo Municipal, da Polícia Civil, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, do Corpo de Bombeiros Militares, da Polícia Militar da Bahia e diversas outras autoridades civis e militares.

Durante a cerimônia, o tenente-coronel Jefson Coelho Correia foi homenageado por sua destacada atuação à frente do 13º BPM. Sob sua liderança, a Unidade registrou avanços importantes no fortalecimento da segurança pública, com a consolidação de parcerias institucionais e o estreitamento dos laços com a comunidade local.

Em seu discurso de despedida, o tenente-coronel Jefson expressou gratidão aos militares e autoridades que colaboraram na área de jurisdição do 13º BPM, relembrando momentos marcantes de sua trajetória e as conquistas obtidas durante seu comando.

Leia mais:  Empresário diz ter solução definitiva para resolver o abastecimento de água e saneamento básico de São Mateus, mas o prefeito não deu atenção ao projeto apresentado

O comandante do 2º CPOR, coronel Sandro Roberto Campos, encerrou a solenidade parabenizando o tenente-coronel Jefson pelos resultados alcançados e desejando sucesso ao tenente-coronel Alielso de Oliveira Ribeiro em sua nova missão.

Continue lendo

São Mateus

UFES-São Mateus – Inscrições abertas até dia 31 para Licenciatura em Educação do Campo

Publicado

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/Ufes) está com inscrições abertas para 160 vagas em cursos de Licenciatura em Educação do Campo, nos campi de Goiabeiras e de São Mateus. Pessoas interessadas devem enviar a documentação exigida até 31 de janeiro,  por meio do formulário on-line disponível no site do Processo Seletivo. A classificação será feita por meio da avaliação do memorial produzido pelo candidato, descrevendo sua vida, trajetória política e lutas sociais, além da sua história de vinculação com a educação do campo.

As oportunidades se destinam prioritariamente a jovens e adultos residentes em comunidades do campo. Caso existam vagas remanescentes, elas serão  ofertadas para  professores em exercício nas escolas do campo da rede pública que não possuem licenciatura na área de atuação; além de professores ou outros profissionais da educação com atuação em experiências educacionais alternativas de educação do campo, vinculadas aos movimentos sociais ou sindicais do campo, ou com atuação em programas governamentais que visem à ampliação do acesso à educação básica da população do campo.

Leia mais:  Casagrande na inauguração da nova sede da Câmara de São Mateus

Serão ofertadas as seguintes Licenciaturas, com 40 vagas cada uma: Linguagens (Língua Portuguesa, Artes, Literatura e Educação Física), em Goiabeiras; Ciências Humanas e Sociais (Geografia, História, Sociologia e Filosofia), em Goiabeiras e em São Mateus; e Ciências Naturais (Química, Física e Biologia), em São Mateus.

O edital completo está disponível na página de acompanhamento da seleção. Outras informações também podem ser obtida pelo e-mail [email protected].

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana