O vereador eleito, Wanderlei Segantini (MDB), está de volta para ocupar uma das 11 cadeiras que compõem o plenário da Câmara Municipal de São Mateus. Ele é natural de Nova Venécia, tem 57 anos e foi parlamentar na legislatura de 2008 a 2012. Depois não conseguiu a reeleição. Com isso voltou a ocupar o posto de guarda municipal, mas não abandonou a política. Agora, com 841 votos, se elegeu e tomará posse em 1º de janeiro de 2025.
Ele é servidor público efetivo, é guarda municipal e se diz orgulhoso da profissão que ocupa. “Amo a minha profissão”, ressalta.
Mas vamos conferir a entrevista do vereador eleito, Wanderlei Segantini.
JN – A que o senhor atribui a sua vitória?
Wanderlei Segantini – A Deus, aos amigos e familiares, além daqueles que acreditaram nas minhas propostas. O apoio que recebi de algumas lideranças do partido e do nosso grupo. Sou grato a todos. Mas Jesus é a chave da vitória.
O senhor já foi vereador. O que mudou de lá para cá em relação ao eleitorado mateense?
– Para mim não, a política não, quase nada, mas o eleitor se interessa mais por política e está mais exigente. No meu caso pessoal, continuo a mesma pessoa, sempre dialogando e ouvindo a todos.
Quais as questões que vão pautar seu mandato?
– Quero atuar fortemente na saúde, buscando apoio do Executivo cada vez para obtermos mais investimento, defender a contratação de mais médicos e dentistas e também que a municipalidade disponibilize ambulância 24 horas.
Na segurança defendo a necessidade de se trabalhar juntos com os órgãos de segurança com a Guarda Municipal.
No setor da agricultura, trazer o secretário ao interior, para ver de perto as necessidades do produtor rural.
O esporte vai merecer nossa atenção. Sempre pratiquei esporte no interior do nosso município e sei da necessidade de se construir quadras poliesportivas com cobertura e iluminação para que a comunidade, principalmente os mais jovens possam utilizá-las nos três horários
Como será a sua atuação diante do novo governo? Submissão ou de independência?
– Com relação ao novo governo, serei parceiro defendendo pautas que interessam a população. Tenho boa relação com as pessoas que lá estarão e desejo manter essa situação de apoio. Vale destacar que o MDB e mais outros partidos foram fundamentais na vitória do nosso grupo. Vamos estar unidos em prol da nossa cidade e do município como um todo.
Com relação a presidência da Câmara, tem interesse em ocupar o cargo? Existe alguma movimentação nesse sentido? O prefeito eleito já acenou com alguma possibilidade ou já tem algum nome que vem trabalhado para essa finalidade?
– Tenho interesse em disputar a presidência da Câmara. Mas é preciso ouvir os colegas eleitos, criar um clima de confiança mútua, respeito por todos e defender interesses comuns a todos.
Ainda não sentamos com o prefeito eleito Marcus para discutir o assunto, mas tenho interesse de colocar meu nome à disposição.