conecte-se conosco


São Mateus

De volta à Câmara, Wanderley Segantini defende a importância de estar unido ao novo governo para ajudar na reconstrução de São Mateus

Publicado

O vereador eleito, Wanderlei Segantini (MDB), está de volta para ocupar uma das 11 cadeiras que compõem o plenário da Câmara Municipal de São Mateus. Ele é natural de Nova Venécia, tem 57 anos e foi parlamentar na legislatura de 2008 a 2012. Depois não conseguiu a reeleição. Com isso voltou a ocupar o posto de guarda municipal, mas não abandonou a política. Agora, com 841 votos, se elegeu e tomará posse em 1º de janeiro de 2025.

Ele é servidor público efetivo, é guarda municipal e se diz orgulhoso da profissão que ocupa. “Amo a minha profissão”, ressalta.

Mas vamos conferir a entrevista do vereador eleito, Wanderlei Segantini.

JN – A que o senhor atribui a sua vitória?

Wanderlei Segantini – A Deus, aos amigos e familiares, além daqueles que acreditaram nas minhas propostas. O apoio que recebi de algumas lideranças do partido e do nosso grupo. Sou grato a todos. Mas Jesus é a chave da vitória.

O senhor já foi vereador. O que mudou de lá para cá em relação ao eleitorado mateense?

Leia mais:  Combate à COVID: Vacinação segue a todo vapor em São Mateus

– Para mim não, a política não, quase nada, mas o eleitor se interessa mais por política e está mais exigente. No meu caso pessoal, continuo a mesma pessoa, sempre dialogando e ouvindo a todos.

Quais as questões que vão pautar seu mandato?

– Quero atuar fortemente na saúde, buscando apoio do Executivo cada vez para obtermos mais investimento, defender a contratação de mais médicos e dentistas e também que a municipalidade disponibilize ambulância 24 horas.

Na segurança defendo a necessidade de se trabalhar juntos com os órgãos de segurança com a Guarda Municipal.

No setor da agricultura, trazer o secretário ao interior, para ver de perto as necessidades do produtor rural.

O esporte vai merecer nossa atenção. Sempre pratiquei esporte no interior do nosso município e sei da necessidade de se construir quadras poliesportivas com cobertura e iluminação para que a comunidade, principalmente os mais jovens possam utilizá-las nos três horários

Como será a sua atuação diante do novo governo? Submissão ou de independência?

– Com relação ao novo governo, serei parceiro defendendo pautas que interessam a população. Tenho boa relação com as pessoas que lá estarão e desejo manter essa situação de apoio. Vale destacar que o MDB e mais outros partidos foram fundamentais na vitória do nosso grupo. Vamos estar unidos em prol da nossa cidade e do município como um todo.

Leia mais:  Câmara requer pagamento de piso nacional a DTs da educação

Com relação a presidência da Câmara, tem interesse em ocupar o cargo? Existe alguma movimentação nesse sentido? O prefeito eleito já acenou com alguma possibilidade ou já tem algum nome que vem trabalhado para essa finalidade?

– Tenho interesse em disputar a presidência da Câmara. Mas é preciso ouvir os colegas eleitos, criar um clima de confiança mútua, respeito por todos e defender interesses comuns a todos.

Ainda não sentamos com o prefeito eleito Marcus para discutir o assunto, mas tenho interesse de colocar meu nome à disposição.

publicidade

São Mateus

Rodrigo da Cozivip recebe medalha da Câmara: “Nós somos apaixonados por São Mateus”

Publicado

Homenagem pe de autoria do vereador presidente Paulo Fundão

São Mateus – Proposta pelo vereador presidente Paulo Fundão e aprovada por unanimidade no plenário, a homenagem ao empresário Rodrigo Azevedo Batista (Rodrigo da Cozivip) foi concretizada num ambiente descontraído e de gratidão. A entrega da Medalha Amigos de São Mateus aconteceu na noite desta segunda-feira (9/12), no Palácio Legislativo Matheus Cunha Fundão, durante a sessão ordinária do Parlamento Municipal. A homenagem faz parte das celebrações dos 480 anos de São Mateus, cuja entrega de títulos, medalhas e comendas honoríficas foi concentrada na sessão solene realizada em 30 de novembro, no Sesc.

Ao recepcionar o homenageado, o anfitrião Paulo Fundão destacou virtudes do empreendedor, classificando-o como “grande amigo”. O presidente do Legislativo lembrou inclusive que apoiou a candidatura de Rodrigo a deputado estadual, em 2022, pleito em que o empresário recebeu 10.971 votos.

Descontraído, Rodrigo utilizou a tribuna para agradecer a honraria. E começou brincando com os parlamentares. “Desculpe-me, pois não tenho o dom da palavra; meu negócio é marmita”, ressaltou, lembrando o segmento industrial em que se projetou como fornecedor principalmente do segmento de petróleo e gás.

Leia mais:  Prefeitura abre buraco e em seis meses não consegue fechá-lo

Rodrigo ressaltou que ele e o irmão e sócio Marcus de Azevedo Batista (prefeito eleito de São Mateus) chegaram à cidade há 24 anos, “puxando a cachorrinha”. Ao valorizar a homenagem, ressaltou que ao deixar Linhares para empreender em São Mateus encontrou um novo lar: “Aqui me tornei homem, empresário, pai”.

Sem esconder a emoção, Rodrigo reforçou que estava muito orgulhoso pelo reconhecimento: “Nós somos apaixonados por São Mateus”. O empresário ainda elogiou o Parlamento Municipal: “Grande emoção em falar que vocês fazem a diferença. Os vereadores de São Mateus fazem a diferença. Tem que ter vocês no jogo. Estou muito feliz de estar aqui hoje, do fundo do meu coração”.

O linharense Rodrigo Azevedo Batista nasceu em 16 de agosto de 1975. Casado com Viviane Bonfim Azevedo, é pai de Sara e Rodrigo Filho.

MAIS HOMENAGENS

Na sessão desta segunda-feira, a Câmara de São Mateus entregou títulos e comendas a outros três homenageados. Rômulo Brito Sírio e a esposa Júlia Peruchi Guimarães Brito receberam títulos de cidadania honorária “Cidadão Mateense”, em homenagem proposta pelo vereador Paulo Fundão. O cantor Carlinhos Rocha (Carlos Santos Rocha) recebeu a “Comenda de Mérito Herinéa Lima Oliveira”, por indicação do vereador Carlinho Simião. Todas as homenagens foram aprovadas por unanimidade.

Leia mais:  Câmara de São Mateus homenageia escoteiros por conquista de certificação Padrão Ouro

Continue lendo

São Mateus

PF cumpre mandados em ação contra desvio de dinheiro em São Mateus e Pedro Canário

Publicado

Investigadores apuram o favorecimento de empresas em 250 licitações, com valor total de R$ 5 milhões

Agentes da Polícia Federal cumpriram, na manhã nesta terça-feira (10), 18 mandados de busca e apreensão em uma ação que investiga o desvio de recursos públicos em São Mateus e Pedro Canário, decorrentes do direcionamento de licitações para beneficiar empresários. 

As investigações, segundo a Polícia Federal, indicam uma série de fraudes em licitações que favoreceram empresas específicas. De acordo com a PF, duas dessas empresas venceram 250 licitações públicas, com contratos que somados chegam a R$ 5 milhões.

Ao todo, 50 policiais federais participaram da ação, que teve ainda o apoio da Corregedoria-Geral da União. 

O objetivo da operação, de acordo com a PF, é colher elementos sobre a relação entre empresários e servidores públicos municipais, bem como quantificar os prejuízos causados ao erário. 

Além das buscas e apreensões, a 3ª Vara Criminal de São Mateus determinou o bloqueio de valores em contas bancárias até o limite das contratações apuradas, como medida para assegurar o ressarcimento ao patrimônio público.

Leia mais:  Wan Borges, vereador eleito, promete um mandato propositivo e transparente

De acordo com a apuração dos investigadores da Polícia Federal, também teria ocorrido uma movimentação financeira intensa entre os empresários envolvidos e servidores públicos, além de familiares.

No cumprimento das medidas cautelares, foram apreendidos sete veículos e bloqueados valores depositados em contas bancárias dos investigados. 

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana