conecte-se conosco


Mundo Cristão

Debilitado, Papa quebra tradição e diz que deseja ser sepultado fora do Vaticano

Publicado

Há pelo menos 100 anos, todos os papas católicos falecidos foram sepultados nas grutas sob a Basílica de S. Pedro, dentro do Vaticano, cidade envolvida por Roma, na Itália, onde é a sede da Igreja Católica Romana. Dessa vez, porém, a tradição será quebrada pelo atual Papa Francisco.

A informação foi dada pelo próprio Francisco durante uma entrevista para uma emissora mexicana. A alguns dias de completar 87 anos, o líder máximo dos católicos tem consciência de que a sua saúde está debilitada, por isso já vem conduzindo algumas tratativas sobre o seu sepultamento.

Entre os desejos do pontífice está o de ser enterrado na Basílica de Santa Maria Maior, também em Roma, local que ele já visitou 115 vezes desde que assumiu o papado em 2013, segundo o Vatican News.

Segundo Francisco, existe uma ligação devocional entre ele e a basílica, lugar que costuma utilizar para rezar antes e depois das suas viagens internacionais. . “É minha grande devoção. Minha grande devoção. E antes de ser Papa, quando estava em Roma, eu sempre ia lá nas manhãs de domingo, ficava lá por um tempo. Há um vínculo muito grande”, disse ele na entrevista.

Leia mais:  Marcha para Jesus 2020 terá mega carreata para arrecadar alimentos

Papa Francisco diz que está com bronquite aguda infecciosa e pede orações |  CNN Brasil

Renúncia

Diferentemente do seu antecessor, o Papa Bento XVI, Francisco disse que não pretende renunciar ao cargo de líder da Igreja Católica devido à idade avançada. Isto só acontecerá, segundo ele, caso realmente se torne fisicamente incapaz.

“Não pensei a respeito e vi a coragem de Bento quando percebeu que não conseguia, preferiu dizer basta, e isso é bom para mim como exemplo e peço ao Senhor que, em um determinado momento, eu possa dizer basta, mas quando Ele quiser”, disse ele.

Apesar das debilitações físicas, Francisco se mostrou determinado em fazer mais algumas viagens pelo mundo. Ele anunciou que ano que vem pretende ir para algum lugar na Polinésia, na Bélgica, bem como à Argentina, seu país natal.

Críticas

No cargo de líder máximo da Igreja Católica Romana desde 2013, o Papa Francisco tem dividido opiniões até mesmo entre os católicos. O motivo é o viés progressista da sua liderança, com alguns o criticando por demonstrar certa aproximação com pautas liberais.

Leia mais:  Mais magra e abatida Pastora Ludmila feber faz postagem emocionante

Recentemente, por exemplo, o pontífice disse que “a Igreja é mulher”, pedindo para que “desmasculinizem ela”, sugerindo um alinhamento aos interesses da agenda de gênero, a qual combate o motivo pelo qual Deus colocou a figura masculina como liderança sobre a família e a igreja.

publicidade

Mundo Cristão

Evangélicos se unem às transmissões ao vivo de Frei Gilson em apoio após ataques

Publicado

Um movimento crescente tem ganhado destaque nas redes sociais, com evangélicos participando das lives do Frei Gilson durante a Quaresma, que têm alcançado mais de 1 milhão de visualizações às 4h da manhã.

Embora muitos desses participantes não sigam as práticas da Igreja Católica, eles se mostram solidários ao frade, que recentemente tem sido alvo de duras críticas.

“Apesar de não ser católico, sou evangélico e acordei às 4h da manhã para acompanhar o Frei Gilson”, escreveu um internauta em X. Outro seguidor afirmou: “Sou evangélico e gosto muito do Frei Gilson. Sempre que posso, assisto suas lives. É uma benção. Toda honra e glória a Deus.”

O crescente apoio a Frei Gilson tem gerado reações intensas, especialmente de setores mais à esquerda, que o acusaram de ser “fascista”, “negacionista” e “oportunista”, principalmente devido à sua postura conservadora. Além disso, tentaram associá-lo ao padre José Eduardo, que está sob investigação da Polícia Federal.

Em meio às controvérsias, o ex-presidente Jair Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro manifestaram apoio ao frade. Bolsonaro afirmou que a fé cristã nunca se curvou à perseguição e reafirmou seu respaldo a Frei Gilson. Já Michelle, figura respeitada entre os evangélicos, também expressou solidariedade ao religioso.

Leia mais:  Pastor que tinha 10% de chance de sobreviver ao coronavírus se recupera milagrosamente

Por que os evangélicos não seguem certas práticas católicas?

Embora o apoio a Frei Gilson seja expressivo, muitos evangélicos reconhecem as diferenças doutrinárias entre suas crenças e as práticas do frade. O rosário, por exemplo, é uma prática católica que envolve orações direcionadas à Virgem Maria, recitando “Ave-Marias” e “Pai-Nossos” enquanto se medita sobre episódios da vida de Jesus.

A Quaresma, por sua vez, é um período de 40 dias de preparação para a Páscoa, caracterizado por jejum, oração e penitência, conforme as tradições católicas.

Em contraste, os evangélicos não seguem essas práticas, uma vez que acreditam na oração direta a Deus, sem a intercessão de Maria ou dos santos. Além disso, a Quaresma não é parte do calendário litúrgico da maioria das igrejas evangélicas.

Ainda assim, a participação dos evangélicos nas lives de Frei Gilson reflete uma disposição em defender a liberdade religiosa e o direito de pregar o evangelho, mesmo diante das diferenças doutrinárias.

Continue lendo

Mundo Cristão

Festa da Penha 2025 terá show de graça do Padre Reginaldo Manzotti

Publicado

Festa da Penha 2025, uma das mais tradicionais celebrações religiosas do Espírito Santo, terá a apresentação do Padre Reginaldo Manzotti no show de encerramento, que será realizado no dia 28 de abril.

O show irá acontecer logo após a missa solene presidida por Dom Ângelo Ademir Mezzari, no Parque da Prainha, em Vila Velha, aos pés do Convento da Penha. A entrada será gratuita.

O público poderá acompanhar o repertório com sucessos que marcaram a trajetória do sacerdote, como “Eu Navegarei”, “Podes Reinar”, “Tantum Ergo”, “Sanctus” e “Ninguém Te Ama Como Eu”.

Quem é Padre Reginaldo Manzotti?

Além de sacerdote, Padre Reginaldo Manzotti é escritor, cantor, compositor e comunicador. Os programas midiáticos do sacerdote são transmitidos por mais de 1.680 emissoras, alcançando ouvintes no Brasil e no exterior.

O religioso possui mais de 7,4 milhões de seguidores no Facebook, 4,6 milhões no Instagram e 3,59 milhões de inscritos no YouTube. Além disso, ele já publicou 27 livros, somando mais de 6,9 milhões de exemplares vendidos.

Leia mais:  Mais magra e abatida Pastora Ludmila feber faz postagem emocionante

Como cantor, o padre lançou 15 CDs e 5 DVDs, superando 1,5 milhão de cópias vendidas, com indicações ao Grammy Latino e colaborações com artistas como Alok e Thiaguinho.

Festa da Penha 2025: fé e tradição

Com o tema “Com Maria, peregrinos de esperança”, a Festa da Penha 2025 reforça a espiritualidade e o espírito de peregrinação. Ela acontecerá entre os dias 20 e 28 de abril, sendo um dos eventos religiosos mais importantes do Brasil.

Neste ano, a festividade também estará em sintonia com o Jubileu de 2025, um marco para a Igreja Católica, iniciado pelo Papa Francisco no Ano Santo, celebrado desde 24 de dezembro de 2024.

A identidade visual da festa traz o simbolismo do caminho da fé, iluminado pela presença do Menino Jesus, representando a esperança dos devotos que participam das romarias, missas e demais atividades religiosas.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana