conecte-se conosco


Camisa 10

Déborah Medrado e Mariana Gesteira vencem o Prêmio ‘Melhores do Esporte 2024’

Publicado

O público elegeu os atletas do ano de 2024: Déborah Medrado, da ginástica rítmica, e Mariana Gesteira, da natação paralímpica, foram as grandes vencedoras do Prêmio “Melhores do Esporte 2024”, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport). A solenidade de premiação foi realizada na noite dessa quarta-feira (04), no Ilha Buffet Álvares Cabral, em Bento Ferreira, e contou com a participação do governador do Estado, Renato Casagrande, do secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes, dos medalhistas olímpicos André Heller e Lars Grael, entre outros.

“Muito feliz em terminar o ano com essa festa linda. Esse evento é possível porque temos uma Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba (Liec), que é um grande instrumento para podemos financiar atividades em que os atletas possam atuar. E independente de quem recebe a homenagem, o que importa é que o esporte está sendo lembrado e homenageado”, destacou o governador Renato Casagrande.

O governador foi surpreendido e premiado como atleta do ano na nova categoria “Governador”. O júri especializado selecionou os melhores atletas em 43 modalidades esportivas e os nomes também foram anunciados durante a solenidade, que contou com mais de 400 convidados. Confira ao final do texto quem foram os vencedores.

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes, exaltou que 2024 foi o ano de ouro do esporte capixaba. “A Lei de Incentivo veio justamente para fortalecer o esporte capixaba. Tivemos uma performance magnífica esse ano, com 19 atletas na Olimpíada e Paralimpíada de Paris e conquistamos quatro medalhas. Estamos iniciando, a partir de 2025, um novo ciclo olímpico, que está logo ali”, destacou Nunes.

Os cinco atletas finalistas ao prêmio de melhor do ano foram Déborah Medrado Barbosa (ginástica rítmica), Bruno Xavier (beach soccer), Maíra Viana (bodyboarding), Pedro Arthur Alves Jesus (taekwondo) e Davi Gabriel Bastos da Silva (atletismo). Já os cinco paratletas finalistas foram Mariana Gesteira (natação paralímpica), Marcos Vinicius Barcelos (paratriatlo), Adalberto Rodrigues (tênis em cadeira de rodas), Ivanilde Cândida da Silva, a Bisa (basquete cadeira de rodas) e Luciana Lima do Amor Divino (remo paratleta).

Leia mais:  Confira quanto vale a classificação às semifinais da Copa do Brasil

Os 15 jurados do prêmio, composto por jornalistas esportivos e representantes da Sesport, também foram homenageados durante a premiação: Buru, Carlos Germano, Marcio Laporte, Filipe Souza, Fernando Zambom, Ferreira Neto, Flavio Dias Junqueira, Jair Oliveira, Jorge Buery, Jorge Félix, Leni Junior, Mariana Melo, Prof. Guilherme Filgueiras, Rodolfo Mageste e Sidney Fagundes Novo.

O Prêmio “Melhores do Esporte 2024” tem como objetivo homenagear os melhores atletas e paratletas do Estado, promover o esporte capixaba, incentivar talentos locais e celebrar a atuação desses atletas, que brilharam este ano.

O prêmio tem o patrocínio máster do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), via Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba (Liec).

Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba (LIEC)

Sancionada pelo governador do Estado, Renato Casagrande, a Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba (LIEC) é importante para promover atletas, clubes, federações, associações e competições esportivas, de forma geral, em todo o Estado, por meio de recursos captados com empresas instaladas no Espírito Santo.

O objetivo é abranger projetos em diversas categorias, como o desporto educacional, de lazer e de participação, voltados para as ações com o público em geral, e de rendimento, direcionados para atletas e paratletas de alto rendimento, com foco na melhora dos resultados em competições.

Como patrocinar

As empresas que desejam financiar os projetos esportivos do Estado, por meio da Lei de Incentivo, a LIEC, podem acessar o site oficial da Sesport e analisar os projetos já aprovados. Em caso de interesse por parte das empresas, ela pode entrar em contato com a Sesport para receber mais informações dos proponentes.

Sobre o Prêmio “Melhores do Esporte 2024”

As federações e associações esportivas indicaram três nomes, entre atletas e paratletas, em cada uma das 43 modalidades esportivas. A partir dessas indicações, um júri especializado formado por 15 integrantes, entre jornalistas esportivos e representantes da Sesport, definiu os dez concorrentes ao título de “Atleta do Ano 2024”. E o voto popular definiu os dois grandes vencedores entre cinco atletas e cinco paratletas, além do atleta do ano 2024.

Leia mais:  STJD aceita pedido do Flamengo e libera volta do público quando o clube for o mandante


VENCEDORES


Atleta do Ano Desporto

Déborah Medrado Barbosa (Ginástica Rítmica)

Atleta do Ano Paradesporto

Mariana Gesteira (Natação Paralímpica) 

Melhores atletas em cada categoria

  1. Atletismo: Davi Gabriel Bastos da Silva
  2. Basquetebol: Juan Alves Gama
  3. Basquete em Cadeira de Rodas: Ivanilde Cândida da Silva (Bisa)
  4. Beach Soccer: Bruno Xavier
  5. Beach Tennis: Daniel Friedrichisen
  6. Bodyboarding: Maíra Viana
  7. Boxe: Uindson Santos
  8. Brazilian Grappling: Fledis de Oliveira Gonçalves
  9. Canoa Havaiana: Thassia Marques
  10. Ciclismo: Nara Faria
  11. Fisiculturismo: Luiz Carlos Pereira Sarmento
  12. Full Contact: Leonardo Negrelli
  13. Futsal: Guilherme Falcão Lima de Barros
  14. Ginástica Rítmica: Déborah Medrado Barbosa
  15. Handebol: Pedro Henryque Borges Rodrigues
  16. Jiu-Jitsu: Letícia Wambier
  17. Judô: Heitor Bourguignon Caetano Bernabé
  18. Karatê: Nicole Mota
  19. Kickboxing: Edson Venturatto Miranda
  20. Motociclismo: Sandro Hoffmann
  21. Muay Thai: Genivan Ferreira Porto
  22. Natação: Lucas Sfalsin
  23. Natação Paralímpica: Mariana Gesteira Ribeiro
  24. Paraciclismo: Bruno Freitas de Moraes
  25. Para Jiu-Jitsu: Rafael Barbosa Coelho
  26. Paratriathlon: Marcos Vinicius Barcellos
  27. Pesca: Frederick Martins
  28. Remo: Jeferson Pereira Franco
  29. Remo Adaptado: Luciana Lima do Amor Divino
  30. Rugby em Cadeira de Rodas: Luiz Fernando Tulher Guerra
  31. Surfe: Rafael Teixeira
  32. Taekwondo: Pedro Arthur Alves Jesus
  33. Tênis de Mesa: Leandro Rossini
  34. Tênis em Cadeiras de Rodas: Adalberto Rodrigues
  35. Tiro com Arco: Eduardo Diamantino Almeida
  36. Tiro com Arco Paralímpico: Helba Aparecida Borges
  37. Tiro Prático: Carlos Eduardo Machado Aguiar
  38. Triathlon: Lila Pimenta Tavares
  39. Vela: Livia Tavares Martini Quintas
  40. Voleibol de Praia: Thamela Coradello Galil
  41. Voleibol Sentado: Karoline da Silva Castro
  42. Voo Livre: Micheli Sossai Spadeto
  43. Wrestling: Enzo Pegorette

publicidade

Camisa 10

Jorge Jesus diz que aguarda decisão de Neymar sobre participação nos torneios: ‘Espero que ele aceite’

Publicado

Proposta surge em função das dificuldades físicas que o atleta tem enfrentado, especialmente após uma série de lesões desde sua chegada ao clube

Jorge Jesus, técnico do Al-Hilal, está aguardando uma resposta de Neymar sobre a possibilidade de participar apenas de dois torneios: a Liga dos Campeões da Ásia e o Mundial de Clubes. Essa proposta surge em função das dificuldades físicas que o atleta tem enfrentado, especialmente após uma série de lesões desde sua chegada ao clube. O treinador comentou sobre a situação, afirmando que, caso Neymar não participe do Campeonato Saudita, ele poderá contar com o jogador nas outras competições. Jesus expressou seu desejo de que Neymar aceite essa condição, mas não tem certeza se o atleta concordará. Desde que retornou de uma cirurgia no joelho, Neymar já sofreu uma nova lesão na coxa, o que complicou ainda mais sua situação.

O vínculo de Neymar com o Al-Hilal se estende até junho de 2025, e ele ainda pode ser registrado no Campeonato Árabe até o dia 31 de janeiro. Jesus ressaltou que o jogador não tem conseguido acompanhar o ritmo da equipe devido ao tempo que ficou afastado, o que torna a recuperação um desafio considerável. No Campeonato Saudita, as regras permitem que as equipes inscrevam até dez jogadores estrangeiros, sendo que apenas oito podem atuar simultaneamente em campo.

O Al-Hilal possui um elenco diversificado, incluindo atletas como Bono, Koulibaly, Malcom, Marcos Leonardo, Renan Lodi, João Cancelo, Rúben Neves, Mitrovic e Milinkovic-Savic, além de Neymar. Jesus expressou sua frustração em relação às lesões de Neymar, lamentando não ter tido a chance de trabalhar com um dos melhores jogadores do mundo em sua plenitude. Ele também elogiou o caráter do atacante, destacando que Neymar é um excelente companheiro de equipe, o que torna sua ausência ainda mais sentida no grupo.

Leia mais:  Ex-Flu é cortado da seleção por suspeita de envolvimento em aposta
Continue lendo

Camisa 10

Idosas vão representar o ES em competição nacional de vôlei

Publicado

Atletas capixabas conquistaram vaga para a Superliga Melhor Idade e intensificam treinos para o campeonato nacional, que acontece em janeiro

Atletas capixabas garantiram a participação na Superliga Melhor Idade, campeonato nacional de vôlei adaptado organizado pela Confederação Brasileira de Vôlei Adaptado (CBVA). A competição será realizada em Palmas, Tocantins, de 22 a 26 de janeiro de 2025.

As atletas integram o projeto Viva Vôlei, idealizado pela educadora física Kátia Siquara e apoiado pela MedSênior. O grupo conquistou a vaga no torneio após vencer etapas do campeonato estadual, encerrado em setembro de 2024.

“Este ano, levaremos aproximadamente 35 atletas que representarão o Espírito Santo nas categorias 45+, 58+, 68+ e 75+”, explica Kátia.

vôlei adaptado é uma modalidade inspirada no vôlei tradicional, com ajustes para atender às necessidades da terceira idade.

“Algumas regras, como a proibição de saque por cima e salto na linha dos três metros, foram pensadas para proteger a integridade física dos atletas”, detalha Kátia.

Leia mais:  Delegação capixaba de kickboxing viaja para Campeonato Mundial na Itália

Com adeptos em todo o país, o vôlei adaptado tem crescido nos últimos anos, culminando na criação da CBVA. Os times do projeto Viva Vôlei, após conquistarem medalhas de ouro e prata na etapa estadual, intensificaram os treinos para o torneio nacional.

Foto: MedSênior/Divulgação

Benefícios da atividade física na terceira idade

A prática de exercícios é essencial em qualquer fase da vida, ressalta o geriatra e superintendente de Medicina Preventiva da MedSênior, Roni Mukamal.

“Mesmo quem foi sedentário a vida inteira pode começar. O ideal é experimentar atividades e encontrar uma que desperte paixão”, afirma o médico.

Essa paixão pelo esporte também transformou a vida de Ivone Endres Spellmeier, de 74 anos. “Quando me mudei para o Espírito Santo, procurei um lugar para continuar jogando. O vôlei adaptado me manteve ativa e me trouxe novas amizades”, conta Ivone, atleta do projeto.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana