conecte-se conosco


Cidades

Defesa Civil promove ações preventivas diante do alerta de chuvas no município

Publicado

Com a previsão de 45 milímetros de chuvas para esta quarta (4) e quinta-feira (5) no município, todas as equipes operacionais da Prefeitura de Vila Velha já estão mobilizadas com o Plano Municipal de Proteção e Defesa Civil (PMDEC) ativado no nível de atenção. A Defesa Civil está monitorando as áreas de encostas e com histórico de alagamentos.

O órgão já conta até com um Plano Municipal de Redução de Risco (PMRR) praticamente concluído, que traz um mapeamento geológico preciso de todas as áreas, com classificação do risco, prioridades, além de um projeto básico para prevenir o deslocamento de pedras ou de terras.

Nos últimos dois dias, técnicos da Defesa Civil realizaram quase 30 vistorias em edificações com algum problema estrutural nos bairros de Chácara do Conde, Argolas, Vinte e Três de Maio, Ulisses Guimarães e na Ponta da Fruta. Duas residências foram interditadas, sendo uma em Ponta da Fruta, na terça-feira (3); e a outra no bairro de Vila Garrido, na segunda-feira (2).

Leia mais:  Senac-ES participa de ação do Outubro Rosa realizada pela Prefeitura de Colatina

Para os moradores das áreas de encostas, o órgão orienta a observar possíveis indícios ocorridos durante as chuvas, que podem indicar algum risco, como rachaduras nas paredes e no piso, janelas e portas emperradas, inclinação de árvores e postes. E ao menor sinal de perigo, deixar a casa, procurar um abrigo seguro e acionar a Defesa Civil pelo telefone 199, 162 (Ouvidoria) ou o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Técnicos da Defesa Civil também acompanham os avisos meteorológicos, intensidade pluviométrica (chuvas), nível dos canais e a movimentação das marés. Em função das chuvas do último domingo (1), o município registrou 34 pessoas desalojadas.

Assistência Social

Em conjunto com a Defesa Civil, a Secretaria Municipal de Assistência Social mantém seus técnicos de prontidão para o caso de necessidade de abrigo e orientações à população.
 
Caso a contingência se confirme, os aparelhos públicos municipais, poderão ser utilizados na assistência às pessoas ou famílias atingidas pelas chuvas previstas.

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informa que o Pronto Atendimento da Glória e o Pronto Atendimento de Cobilândia estão preparados para receber um possível aumento de pacientes, decorrentes da chuva que está prevista para essa quarta-feira na região da Grande Vitória.

Leia mais:  Semana Nacional de Trânsito começa no Espírito Santo com foco em motociclistas

publicidade

Cidades

Evento da Jucees e Sebrae debate ações de simplificação na abertura de empresas

Publicado

O Governo do Estado, por meio da Junta Comercial do Espírito Santo (Jucees), e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), realizaram, nessa terça-feira (05), o Seminário “Simplificando o Ambiente de Negócios”. Com o auditório do Sebrae lotado, o evento reuniu secretarias, órgãos de licenciamento, profissionais e prefeituras para palestras, lançamento de projetos e homenagem aos 115 anos da Jucees.

Na ocasião, os presidentes que passaram pela autarquia desde 2003 receberam placas comemorativas. Foram homenageados Paulo Brusqui (2003 a 2006), Marcelo Zanúncio (2006 a 2011), Paulo Vieira Pinto (2011 a 2015), Leticia Serrão Chieppe (2015 a 2019), Carlos Rafael (2019 a 2022), Victor Bolelli (2022) e o atual presidente, Paulo Alfonso Menegueli. Também recebeu a homenagem o secretário-geral, Paulo Cezar Juffo.

A comemoração contou com a participação da presidente da Fenaju, Cilene Sabino, por mensagem de vídeo, do superintendente do Sebrae, Pedro Rigo, do vice-presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Eduardo do Carmo, e da vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Paula Pinto.

O governador Renato Casagrande enviou mensagem de vídeo. “A Junta Comercial vem fazendo um trabalho extraordinário. Eu deixo meu abraço e confiança de que a gente vai transformando cada vez mais o Espírito Santo no melhor lugar para se fazer investimento neste País”, destacou.

Leia mais:  Apresentado estudo para área de educação ambiental no Morro do Cruzeiro

A secretária de Estado do Governo, Maria Emanuela Pedroso, também participou do evento e apontou a desburocratização como um dos pilares das Administração Pública Estadual. “A energia para desburocratizar, criando um bom ambiente de negócios, passa pela Junta Comercial, com a união de esforços envolvendo outras secretarias e órgãos do Governo, além do Sebrae, da Findes e Amunes”, salientou.

Novos projetos

Durante o seminário, duas novidades foram lançadas. A primeira é a parceria entre a Jucees e o Sebrae no projeto que inclui, entre outras ações de suporte ao empreendedor, a atualização do Radar de Oportunidades. A ferramenta que aponta o melhor local para se montar um negócio, agora passa a contar com dados em tempo real da Jucees. O projeto, que inclui uma plataforma digital, foi apresentado pela gerente de Unidade de Relacionamento do Sebrae, Adriana Rocha, e pelo gerente da Unidade de Negócios do Sebrae, Eduardo Simões.
Outra novidade lançada no evento foi a primeira edição do Prêmio Município Mais Empreendedor, que, em 2024, vai eleger os municípios capixabas que mais têm trabalhado em ações de simplificação dos procedimentos de abertura, alteração e baixa de empresas.

A apresentação foi feita pelo presidente da Jucees, Paulo Menegueli, que reforçou a importância de simplificação. “O que nós desejamos é que tudo seja mais simples e que todos ganhem, especialmente o empreendedor. Por isso queremos, com critérios de transparência, premiar os municípios que mais trabalharam para desburocratizar”, pontuou.

Leia mais:  Vitória + Verde: maior investimento na estruturação de Unidades de conservação

Com a participação do subsecretário do Estado de Integridade Governamental e Empresarial, Alexandre Del’santo Falcão, foi apresentada a primeira versão do Plano de Integridade da Jucees.

O evento contou com palestras do consultor do Sebrae ES, Fabricio Yee, sobre “Lei do Ambiente de Negócios 14195/2021 – Alvarás e licenças”, e do diretor-presidente da Vox Tecnologia, James Matos, falando sobre “Dados do Ambiente de Negócio do Estado”, na parte da manhã.

À tarde, foi a vez de Helena Rego, do Sebrae Nacional, abordar o tema “MEI: da inclusão produtiva ao desenvolvimento local”, e da subsecretária de Estado de Competitividade da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes), Rachel Freixo, falar sobre “Como a simplificação pode atrair novos investimentos para o seu município?”.

Encerrando o evento, uma mesa-redonda debateu ações de melhorias para o ambiente de negócios. Com mediação do diretor presidente da Aderes, Alberto Gavini, participaram a assessora jurídica da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), Fernanda Rabello; o subsecretario da Receita Estadual, Thiago Venâncio; o chefe do Núcleo Especial da Vigilância Sanitária Estadual, Éber Dantas, e o tenente coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), Andrisson Gomes.

Continue lendo

Cidades

Acontece neste final de semana a Feira de Mulheres Empreendedoras de Santa Teresa

Publicado

Muito se fala que o mundo é das mulheres!

Na verdade, as mulheres ganharam seu espaço por merecimento devido a sua capacidade de disputar com os homens as mesmas oportunidades em posição de igualdade. Hoje inúmeras são empresárias, comerciantes e são reconhecidas no mercado como atuantes, competentes e capacitadas naquilo a que se propõem.

No próximo dia 8 será realizado a Feira de Mulheres Empreendedoras de Santa Teresa. Serão três dias (8,9 e 10) em que haverá várias atrações como Oficinas, música, Sorteio de Brindes, Palestras, atividade cultural e Roda de Conversa. Vale lembrar que todos podem participar e o evento é gratuito.

Confira a programação:

Leia mais:  Apresentado estudo para área de educação ambiental no Morro do Cruzeiro
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana