conecte-se conosco


Cidades

Defesa Civil promove ações preventivas diante do alerta de chuvas no município

Publicado

Com a previsão de 45 milímetros de chuvas para esta quarta (4) e quinta-feira (5) no município, todas as equipes operacionais da Prefeitura de Vila Velha já estão mobilizadas com o Plano Municipal de Proteção e Defesa Civil (PMDEC) ativado no nível de atenção. A Defesa Civil está monitorando as áreas de encostas e com histórico de alagamentos.

O órgão já conta até com um Plano Municipal de Redução de Risco (PMRR) praticamente concluído, que traz um mapeamento geológico preciso de todas as áreas, com classificação do risco, prioridades, além de um projeto básico para prevenir o deslocamento de pedras ou de terras.

Nos últimos dois dias, técnicos da Defesa Civil realizaram quase 30 vistorias em edificações com algum problema estrutural nos bairros de Chácara do Conde, Argolas, Vinte e Três de Maio, Ulisses Guimarães e na Ponta da Fruta. Duas residências foram interditadas, sendo uma em Ponta da Fruta, na terça-feira (3); e a outra no bairro de Vila Garrido, na segunda-feira (2).

Para os moradores das áreas de encostas, o órgão orienta a observar possíveis indícios ocorridos durante as chuvas, que podem indicar algum risco, como rachaduras nas paredes e no piso, janelas e portas emperradas, inclinação de árvores e postes. E ao menor sinal de perigo, deixar a casa, procurar um abrigo seguro e acionar a Defesa Civil pelo telefone 199, 162 (Ouvidoria) ou o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Técnicos da Defesa Civil também acompanham os avisos meteorológicos, intensidade pluviométrica (chuvas), nível dos canais e a movimentação das marés. Em função das chuvas do último domingo (1), o município registrou 34 pessoas desalojadas.

Assistência Social

Em conjunto com a Defesa Civil, a Secretaria Municipal de Assistência Social mantém seus técnicos de prontidão para o caso de necessidade de abrigo e orientações à população.
 
Caso a contingência se confirme, os aparelhos públicos municipais, poderão ser utilizados na assistência às pessoas ou famílias atingidas pelas chuvas previstas.

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informa que o Pronto Atendimento da Glória e o Pronto Atendimento de Cobilândia estão preparados para receber um possível aumento de pacientes, decorrentes da chuva que está prevista para essa quarta-feira na região da Grande Vitória.

Leia mais:  Posto de recarga de veículos elétricos é inaugurado em Guarapari
publicidade

Cidades

Adolescente é resgatado de helicóptero após ter pulmão perfurado por galho de árvore

Publicado

O menino e o pai faziam a poda de uma árvore no sítio da família, em Laranja da Terra, interior do Espírito Santo, quando o acidente aconteceu

Um adolescente de 16 anos foi resgatado por um helicóptero do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Secretaria da Casa Militar (Notaer) após ser atingido por um galho de árvore e ter o pulmão perfurado e as costelas quebradas.

O acidente aconteceu na manhã deste sábado (23) em Laranja da Terra, interior do Estado. Em 25 minutos, a aeronave levou o menino para o Hospital São Lucas, em Vitória, onde ele está internado.

Eles preferiram não gravar entrevista, mas contaram que o adolescente e o pai acordaram cedo e foram cortar os galhos de uma árvore no sítio da família. Durante a poda, um galho caiu em cima do menino.

Segundo informações da polícia, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) fez os primeiros atendimentos ao adolescente e acionou o transporte aéreo logo em seguida.

O Major Pablo afirmou que acionar o Notaer reduziu o tempo de deslocamento até o hospital: “Um trajeto que uma ambulância demoraria entre 3 a 4 horas para realizar, o helicóptero fez em 25 minutos”.

Ainda segundo a família, as primeira informações da equipe médica do hospital são de que o menino está na chamada “sala de choque” para se recuperar do trauma.

Leia mais:  Oportunidades: Sine de Linhares abre 133 vagas de emprego nesta segunda-feira (21)
Continue lendo

Cidades

Carro vai parar embaixo de caminhão em Nova Venécia

Publicado

Neste sábado (23), por volta de 11h15min, um acidente foi registrado na rotatória da Avenida Guanabara, em Nova Venécia.

Um veículo, Fiat Strada HD WK, de cor prata, registrado em Vila Pavão, desceu o morro que fica ao lado do posto de gasolina e descontrolado bateu na carroceria de um caminhão.

Com o impacto, o para-choques que fica na traseira do caminhão foi arrancado.

No Fiat Strada estava apenas a motorista que sofreu ferimentos em uma das mãos.

Por sorte não havia ninguém no carona, parte que ficou completamente destruída.

A motorista do Fiat Strada, em estado de choque, não soube explicar o que aconteceu.

Leia mais:  Vitória e Serra entram para o 'Risco Baixo' e comércio pode voltar a funcionar normalmente
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana