Com a previsão de 45 milímetros de chuvas para esta quarta (4) e quinta-feira (5) no município, todas as equipes operacionais da Prefeitura de Vila Velha já estão mobilizadas com o Plano Municipal de Proteção e Defesa Civil (PMDEC) ativado no nível de atenção. A Defesa Civil está monitorando as áreas de encostas e com histórico de alagamentos.
O órgão já conta até com um Plano Municipal de Redução de Risco (PMRR) praticamente concluído, que traz um mapeamento geológico preciso de todas as áreas, com classificação do risco, prioridades, além de um projeto básico para prevenir o deslocamento de pedras ou de terras.
Nos últimos dois dias, técnicos da Defesa Civil realizaram quase 30 vistorias em edificações com algum problema estrutural nos bairros de Chácara do Conde, Argolas, Vinte e Três de Maio, Ulisses Guimarães e na Ponta da Fruta. Duas residências foram interditadas, sendo uma em Ponta da Fruta, na terça-feira (3); e a outra no bairro de Vila Garrido, na segunda-feira (2).
Para os moradores das áreas de encostas, o órgão orienta a observar possíveis indícios ocorridos durante as chuvas, que podem indicar algum risco, como rachaduras nas paredes e no piso, janelas e portas emperradas, inclinação de árvores e postes. E ao menor sinal de perigo, deixar a casa, procurar um abrigo seguro e acionar a Defesa Civil pelo telefone 199, 162 (Ouvidoria) ou o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Técnicos da Defesa Civil também acompanham os avisos meteorológicos, intensidade pluviométrica (chuvas), nível dos canais e a movimentação das marés. Em função das chuvas do último domingo (1), o município registrou 34 pessoas desalojadas.
Assistência Social
Em conjunto com a Defesa Civil, a Secretaria Municipal de Assistência Social mantém seus técnicos de prontidão para o caso de necessidade de abrigo e orientações à população.
Caso a contingência se confirme, os aparelhos públicos municipais, poderão ser utilizados na assistência às pessoas ou famílias atingidas pelas chuvas previstas.
Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informa que o Pronto Atendimento da Glória e o Pronto Atendimento de Cobilândia estão preparados para receber um possível aumento de pacientes, decorrentes da chuva que está prevista para essa quarta-feira na região da Grande Vitória.