conecte-se conosco


Cidades

Definidos os pontos de atendimento da força-tarefa para vítimas das chuvas no sul do ES

Publicado

Sete escritórios, sendo três fixos e quatro itinerantes, estarão disponíveis para atendimento ao público, a partir da próxima terça-feira (28), nos municípios atingidos pelas chuvas na região sul do Estado. Os atendimentos fazem parte da força-tarefa coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento (Sedes), em parceria com demais entidades públicas e privadas.

No município de Iconha, o escritório fixo será na Escola Paulo Assis, localizada na Rua José de Paula Beiriz, 267, Morro do Paraíso. Em Alfredo Chaves, o atendimento será na Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz), Avenida Getúlio Vargas, 545, Centro. Em Vargem Alta, o público será atendido na Câmara de Vereadores, na Rua Nelson Lírio, 77, no Centro.

Em Rio Novo do Sul, o atendimento será realizado, exclusivamente, pelo escritório itinerante, com apoio das vans da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), que também circularão pelas regiões centrais e interior dos outros três municípios afetados.

Em todas as cidades, os atendimentos serão realizados a partir das 09 horas. Nos escritórios serão oferecidas consultorias contábil e financeira, além de apoio para captação das anunciadas linhas de financiamento emergencial.

O secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip, destacou a importância social e econômica da ação. “Queremos ofertar o maior número de serviços possíveis aos moradores dessas cidades, para que tenham condições de retomar suas rotinas de forma mais rápida. Essa é uma força-tarefa que possui grande caráter social e que, ao mesmo tempo, vai contribuir para o retorno do dinamismo econômico dessas regiões”, afirma.

Leia mais:  Prefeitura da Serra oferece assistência jurídica gratuita

Reuniões com empresários

Nessa quinta-feira (23), o diretor técnico da Aderes, Hugo Tofoli, se reuniu com a Associação de Comerciantes e representantes dos escritórios de contabilidade de Iconha. Na ocasião, ele destacou as ações que serão realizadas a partir desta terça-feira (28).

“Os comerciantes, assim como os demais moradores de Iconha, estão sofrendo muito com os impactos das chuvas. Fizemos essa reunião para apresentar esse pacote de medidas que será ofertado para a retomada econômica, além de mostrarmos que estamos à disposição para ajudar no que for necessário”, destacou Tofoli.

Já o diretor presidente da Aderes, Alberto Gavini, destacou a importância da força-tarefa para apoio aos micros e pequenos empreendedores. “A perda de documentação é uma das principais demandas dos pequenos empresários e muitos não sabem por onde recomeçar. Nós vamos participar deste mutirão levando justamente as orientações necessárias para que essas pessoas consigam reabrir seus negócios, inclusive com oferecimento de microcrédito, que, nessas horas, é fundamental para dar um fôlego aos pequenos empreendedores”, acrescentou.

Também são parceiros da força-tarefa o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Banco do Espírito Santo (Banestes), Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), a Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Polícia Civil (PCES), Secretaria da Fazenda (Sefaz), Defensoria Pública e Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo.

Leia mais:  Campanha de Verão estima fazer 10 mil abordagens de conscientização no trânsito

Consultorias gratuitas

Para esta força-tarefa, o Sebrae/ES vai atuar integrado com as ações planejadas pelo Governo do Espírito Santo. Serão oferecidos R$ 500 mil em consultorias gratuitas, atendimentos em caravanas itinerantes, visitas porta-a-porta e mutirões nas sedes das cidades de Iconha, Vargem Alta e Alfredo Chaves. Na próxima segunda-feira (27), equipes do Sebrae/ES vão percorrer os municípios atingidos, fazendo um diagnóstico territorial, oferecendo ajuda e cadastrando comerciantes, profissionais liberais, produtores rurais e empresários interessados em linhas de crédito facilitadas.

Será oferecido um plano de negócios para reestruturar empreendimentos que foram afetados pelas chuvas. “Precisamos ser solidários. O Sebrae/ES não vai medir esforços para contribuir com a retomada das atividades comerciais e fazer a roda da economia girar novamente nessas localidades”, adianta Pedro Rigo, superintendente da instituição.

Serviço
Força-tarefa para atendimento às vítimas das chuvas
Quando: a partir do dia 28 de janeiro (terça-feira)

Horário: a partir das 09 horas

Locais:

Alfredo Chaves – Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz), Avenida Getúlio Vargas, 545, Centro.

Iconha – Escola Paulo Assis, Rua José de Paula Beiriz, 267, Morro do Paraíso
Vargem Alta, Câmara de Vereadores, na Rua Nelson Lírio, 77, Centro.

Rio Novo do Sul – Escritório itinerante com atendimento exclusivo com vans da Aderes

*Além dos escritórios fixos, vans circularão nas regiões centrais e interior dos quatro municípios atingidos.

publicidade

Cidades

Prefeitura inicia programa de recuperação de áreas degradadas em Jaguaré

Publicado

Prefeitura de Jaguaré vai doar mil mudas de espécies nativas para vinte produtores rurais; entre os critérios, produtores devem estar em dia com o Cadastro Ambiental Rural; objetivo é a recuperação ecológica e a promoção de práticas sustentáveis na área rural do município

A Prefeitura de Jaguaré lançou nesta segunda-feira, 19, o Edital de Seleção de Produtores Rurais para Doação de Mudas de Árvores Nativas. O edital faz parte do Programa Municipal de Revegetação de Áreas Degradadas – Jaguaré + Verde, organizado pelas secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente e é voltado para os produtores de Jaguaré. A iniciativa quer selecionar 20 produtores rurais para receber, de forma gratuita, 50 mudas de espécies nativas da região.

Inscrições

O objetivo é a restauração da vegetação nativa em áreas impactadas e promover a conservação das espécies, além de incentivar práticas sustentáveis na zona rural. O período de inscrição será do dia 21/05 ao dia 30/05 através de formulário online que será disponibilizado nas redes sociais e no site da Prefeitura de Jaguaré. Cada produtor selecionado vai receber 50 mudas de árvores nativas de espécies adequadas à região, além de orientações técnicas básicas para o plantio e manejo das mudas.

Leia mais:  Governo do ES conclui obras da Pista do Aeroporto Regional de Linhares

Para participar, os produtores devem atender aos critérios constantes no Edital, que podem ser consultados AQUI, entre eles, estar em dia com o Cadastro Ambiental Rural – CAR. O resultado será divulgado no dia 18/07 nos canais oficiais da Prefeitura de Jaguaré. As mudas, que serão entregues em data e local a serem definidos, são de espécies típicas da região, como jequitibá-rosa, braúnas, angicos, bicuíbas, sapucaias, imbiribas, imbiremas, gonçalo-alves, jataípebas, copaíbas, palmeiras, bromélias, entre outras.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Jordano Sossai, destaca as vantagens da restauração ecológica, com a iniciativa. “Incentivamos o reflorestamento e a recuperação de áreas degradadas por meio da distribuição gratuita de mudas de espécies nativas da nossa região. Participando, os produtores além de contribuir para a preservação ambiental, ainda são beneficiados com a melhoria da qualidade do solo e da água, e com o fortalecimento da sustentabilidade da sua propriedade”, afirmou Jordano.

Investimento no futuro

O projeto Jaguaré + Verde é considerado de grande importância para o município, em especial para os produtores rurais, de acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Yara Ferraço. “O projeto contribui para a recuperação das áreas degradadas, melhora a qualidade do solo e da água, além de preservar a biodiversidade local. Ao envolver os agricultores, promovemos práticas sustentáveis que garantem uma produção mais equilibrada e responsável. Cuidar do solo e reflorestar hoje é investir em um futuro melhor para as próximas gerações”, ressaltou a secretária.

Leia mais:  ES Gás participa de evento para desenvolvimento de fornecedores capixabas

Continue lendo

Cidades

Colatina sedia Encontro Regional de Educação com participação de 10 municípios

Publicado

Colatina foi sede de um importante encontro regional promovido pelo Núcleo Pedagógico de Apoio à Alfabetização (NUPAES), em parceria com o Programa PAES e o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. O evento reuniu representantes de 10 municípios da região no auditório do Centro de Ciências, na última sexta-feira, dia 16/05.

A programação faz parte das ações do RENALFA – Rede Nacional de Articulação de Formadores da Alfabetização – que visa fortalecer as políticas públicas voltadas à alfabetização na idade certa, por meio da formação de educadores e da colaboração entre União, Estado e municípios.

Durante o encontro, gestores, coordenadores pedagógicos e formadores locais discutiram estratégias para garantir o direito de aprender a ler e escrever até o final do 2º ano do ensino fundamental, como estabelece o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

A programação começou com uma apresentação cultural de Cacá e Renam e também teve participação especial dos estudantes da EMEF Ferruccio Forrechi. A manhã seguiu com desafios matemáticos interativos, café da manhã e uma formação com o tema “Todas as coisas do mundo: PAES e RENALFA”.

Leia mais:  Jovens da Periferia da Grande Vitória e interior do Estado poderão participar do Formemus

A secretária municipal de Educação de Colatina, Maricelis Caetano, destacou a importância da articulação regional. “Esse é um momento de união de forças, de troca de experiências e de fortalecimento da nossa rede de ensino. A alfabetização é a base de toda trajetória escolar e merece toda nossa atenção”, afirmou.

Além de promover formação continuada, o encontro serviu para acompanhar os avanços do PAES e alinhar novas estratégias de cooperação entre as redes municipais da região.

Fotos: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Colatina.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana