conecte-se conosco


São Mateus

Depois de abandonar os vivos, prefeito desrespeita os mortos

Publicado

Cemitério Municipal do bairro Aviação foi abandonado pela Prefeitura de São Mateus

O prefeito do município de São Mateus-ES, Daniel Santana (PSDB) vem sendo muito criticado pela incapacidade de gerenciar as demandas da população e ser dotado de uma capacidade muito grande e competente para realizar festas com recursos públicos. Ele é empresário de eventos e dono de trios elétricos e isso explica a sua coerência em investir vultosos recursos da municipalidade em festividades no balneário de Guriri.

Agora apareceram denúncias comprovadas contra a administração municipal. Trata-se do abandono em que se encontra o cemitério localizado no bairro Aviação. Covas são abertas em qualquer lugar, sem qualquer fiscalização e controle. Existem algumas abertas fora do cemitério, beirando o muro, onde, inclusive existe água parada servindo como criadouro de mosquitos e outras doenças.

O cemitério já chegou ao seu limite e espaço para abertura de novas covas praticamente não existe. Tem denúncias que covas antigas são violadas, retirados os ossos, colocados em saco plástico, jogado no mato e enterrado o novo cadáver.

Parte da área do Cemitério Municipal do bairro Aviação é íngreme descendo em direção a um bairro próximo (Buritis) que até cedeu um pedaço par ampliar o cemitério. Mesmo assim o cemitério já alcançou a sua ocupação máxima. Por isso covas são escavadas aleatoriamente.

Uma fonte falou ao JN que houve época em que num dia eram abertas 15 covas e no dia seguinte teriam que abrir mais devido à grande demanda de cadáveres a serem sepultados. “Toda a região é atendida por esse cemitério e nunca se pensou em solucionar essa questão adquirindo outra área”, disse a fonte que já esteve na responsabilidade de cuidar do cemitério.

Mas é preciso destacar que a lotação do atual cemitério da Aviação é coisa antiga. Durante o governo da ex-prefeito Amadeu Boroto já havia informação sobre a necessidade de ser adquirida outra área para se construir um novo cemitério. Afinal as pessoas mais humildes não têm condições de enterrarem seus mortos em um cemitério do tipo cemitério-jardim localizado próximo ao da Aviação.

Existe a informação de que a Prefeitura está procurando uma área, provavelmente no bairro Colina para a construção de um novo cemitério municipal. A Prefeitura não deu resposta a informação que o JN solicitou sobre essa possibilidade de compra de uma nova área.

Leia mais:  Superintendência de São Mateus divulga resultado da Feira Regional de Ciências e Tecnologia
publicidade

São Mateus

Guarda municipal de São Mateus ganha viaturas novas

Publicado

A Secretaria Municipal de Defesa Social recebeu da Prefeitura, nesta sexta-feira (14), três viaturas 0 km, além de 15 notebooks. Nos próximos dias serão entregues mais 14 veículos para a Pasta.

De acordo com o secretário municipal de Defesa Social, Cilmar Quartezani, as viaturas ficarão à disposição da Guarda Municipal para atender a população e reforçar a segurança no Município. Os veículos são do modelo Chevrolet Spin Premier, com sete lugares. 

Os veículos e os equipamentos foram adquiridos através de emenda da senadora Rose de Freitas.

 

Leia mais:  Shopping São Mateus aberto neste dia 12, das 9h às 13h
Continue lendo

São Mateus

São Mateus segue em risco moderado pelo novo Mapa de Risco Covid-19

Publicado

O Governo do Estado anunciou, nesta sexta-feira (14), o 55º Mapa de Risco Covid-19, que terá vigência desta segunda-feira (17) até o próximo domingo (23). Dos 78 municípios capixabas, 18 estão classificados em Risco Baixo, 32 em Risco Moderado e outros 28 em Risco Alto. Com o fim da regra da conurbação dos municípios da Grande Vitória, a classificação dos municípios passa a ser feita de forma individual.

Também foi anunciada a liberação total do transporte intermunicipal e interestadual, além da ampliação do horário do serviço de transporte público coletivo na Região Metropolitana de 5h à meia-noite.


A Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Já o eixo de vulnerabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença. A estratégia de mapeamento de risco teve início em abril do ano passado.

O Mapa de Risco segue as orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC) Covid-19 no Espírito Santo, que é composto pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). As decisões adotadas pelo Governo do Estado seguem parâmetros técnicos.

Confira a classificação de todos os municípios capixabas:

RISCO BAIXO: Águia Branca, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Colatina, Governador Lindenberg, Iconha, Itaguaçu, Itarana, Jaguaré, João Neiva, Mucurici, Muqui, Piúma, Ponto Belo, Santa Maria de Jetibá, São Domingos do Norte, São Roque do Canaã e Vila Pavão.

RISCO MODERADO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Aracruz, Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco, Brejetuba, Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Iúna, Jerônimo Monteiro, Laranja da Terra, Mantenópolis, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Nova Venécia, Pancas, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Teresa, São Gabriel da Palha, São Mateus, Sooretama e Vitória.

RISCO ALTO: Alegre, Anchieta, Apiacá, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Ecoporanga, Fundão, Guaçuí, Guarapari, Irupi, Itapemirim, Linhares, Marataízes, Montanha, Pedro Canário, Pinheiros, Presidente Kennedy, Rio Bananal, São José do Calçado, Serra, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Valério e Vila Velha.

Leia mais:  Veja AO VIVO julgamento do Recurso do Prefeito Daniel Santana no TSE
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana